quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Camila Pitanga fez de Lola o maior acerto de "Beleza Fatal"

 A estreia de "Beleza Fatal" (no dia 27 de janeiro, na Max) mostrou que Raphael Montes, além de um ótimo escritor de livros e séries, também sabe fazer uma novela. O primeiro folhetim da plataforma de streaming da HBO, dirigido por Mária de Médicis, vem despertando atenção através de bons ganchos e muitos clichês típicos do gênero. E o maior acerto da trama vem sendo a carismática Lola, vilã vivida por Camila Pitanga. 


Lola é um perfil intrigante e multifacetado que encarna uma ambição desmedida, movendo-se entre o brilho encantador das redes sociais e os segredos obscuros escondidos sob a fachada de seu sucesso. E todos os segredos o público já descobre nos primeiros cinco capítulos que contam a primeira fase do enredo. De uma secretária sonhadora a uma poderosa empresária, Lola constrói seu império, a Lolaland, a maior clínica de estética do país, às custas de escolhas que colocam sua moralidade em xeque. 

Ao lado de Benjamin Argento (Caio Blat), a vilã projeta a imagem de uma vida perfeita, marcada por modernidade, luxo e virtude. No entanto, por trás da aparência impecável, manipulações, mentiras e até assassinatos se tornam ferramentas indispensáveis para manter o controle de tudo o que conquistou.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

"A Lista" emociona e diverte com a mesma intensidade

 Sucesso de público e crítica, assistido por mais de 50 mil pessoas em casas de teatro desde 2022, a peça "A Lista" ganhou uma adaptação para as telas, exibida nesta segunda-feira, dia 17, na faixa da "Tela Quente" da TV Globo. O filme faz parte de um grande projeto da emissora, em parceria com o Globoplay, na produção de vários longas por ano. 


Estrelada por Lilia Cabral e sua filha, Giulia Bertolli, a comédia conta a história de Laurita, uma professora aposentada, moradora de Copacabana, que se vê obrigada a estabelecer uma relação com uma vizinha décadas mais nova, a cantora lírica Amanda, personagem de Giulia. O encontro das duas desencadeia um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcam suas vidas para sempre. Gustavo Pinheiro, autor da peça, também assina o roteiro do filme, com colaboração de Giulia Bertolli e supervisão de texto de Marcelo Saback. A direção é de José Alvarenga Jr.

A primeira versão da história das duas personagens ganhou vida em 2020, ainda na pandemia, quando Lilia e Giulia encenaram pela primeira vez o texto de Gustavo Pinheiro em um teatro vazio, com apenas três câmeras que transmitiam a peça online para pessoas de todo o mundo.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Bella Piero se destacou em "Garota do Momento"

 A atual novela das seis da Globo segue impecável e repleta de acontecimentos. Alessandra Poggi está cada vez mais inspirada e os capítulos de "Garota do Momento" sempre deixam um gostinho de quero mais. A última grande movimentação da trama foi a entrada de Flora, uma nova vilã que chegou como aliada dos vilões e logo depois virou a pedra no sapato deles. 

Interpretada por Bella Piero, a personagem roubou a cena assim que surgiu no quarto de Zélia (Letícia Colin) e transbordou animação por conta de sua chegada ao Rio de Janeiro A menina é sobrinha da falsa irmã de Clarice (Carol Castro) e veio com a missão de interpretar Isabel, o verdadeiro nome de Bia (Maisa), que é neta de Arlete (Bete Mendes) e filha de Valéria (Júlia Stockler), amante que foi assassinada por Juliano (Fábio Assunção) no primeiro capítulo da novela. O objetivo era enganar Arlete, que estava muito perto da verdade depois da exposição pública promovida por Beatriz (Duda Santos) a respeito dos podres de Juliano e Maristela (Lilia Cabral). 

O plano funcionou perfeitamente e Flora ainda adotou um sotaque francês, já que para Arlete a sua neta mora com a mãe na Europa. Porém, depois que recebeu seu pagamento, ao contrário do combinado, a garota decidiu ficar na cidade.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

"Cabocla" foi um remake saboroso

 A edição especial de "Cabocla" chega ao fim nesta sexta-feira, dia 14. O remake exibido em 2004 foi a terceira adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa, após a versão de 1959 da TV Rio e a de 1979 da própria Globo. A reprise ocupou a faixa 'pós-Jornal Hoje', preenchida anteriormente pelo extinto "Vídeo Show", que até hoje a emissora não nomeou. Então segue mantendo a classificação de 'edição especial', sendo que de especial não tem nada, já que tem a mesma duração das reexibições do "Vale a Pena Ver de Novo". 


"Cabocla" é inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto – escritor da primeira fase do Modernismo - e se passa no fictício município rural de Vila da Mata, em 1918. De um lado da história, a disputa por terras entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) e, do outro, a paixão de Zuca, personagem que revelou a atriz Vanessa Giácomo na TV, pelo "almofadinha" Luís Jerônimo, primo de Boanerges.

No começo da trama, a jovem está noiva do peão Tobias - vivido por Malvino Salvador, também em sua estreia na TV - mas acaba se encantando pelo bon-vivant depois de o rapaz passar uma noite no hotel de seus pais, Zé da Estação (Otávio Augusto) e Sinhá Bina (Jussara Freire). Luís, filho do exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria) e um assíduo frequentador de festas no Rio de Janeiro, é aconselhado pelo doutor Edmundo (Othon Bastos) a se mudar para o Interior ao ser diagnosticado com tuberculose.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Tudo sobre a coletiva online de "Confia: Sonho de Cria", novo filme do Globoplay

 O Globoplay promoveu na quinta-feira passada, dia 6, a coletiva virtual de 'Confia: Sonho de Cria', comédia romântica protagonizada poor MC Cabelinho, que estreou no Globoplay dia 6 de fevereiro. Participaram o protagonista, a cantora Malía, o diretor Fabio Rodrigo e os roteiristas Fabrício Santiago, Pedro Alvarenga e Renata Sofia. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo a seguir. 


Pedro Alvarenga comentou sobre a história: "É um filme pensado para todo mundo assistir junto, teve essa preocupação. A escolha do Nando ser um entregador é para referenciar o trabalhador brasileiro, o universo do trap, enfim, foi uma construção cuidadosa das referências urbanas para não deixar como um filme de nicho. É um entregador que sonha em ser cantor de trap e tem um mosaico que reflete bem a juventude brasileira. Vou roubar a frase da Fernanda Torres porque estou me sentido o Pikachu. Sou um roteirista profissional, nós somos e contamos muitas histórias, mas essa é uma ideia nossa, o que nós queremos discutir com o mundo e isso é muito bonito. Contar a história de um jovem trabalhador e não podia estar mais feliz do que lançando esse filme com essa equipe e essas pessoas". 

Renata Sofia falou sobre a criação do roteiro: "Eu, Pedro e Fabricio fomos colaboradores de 'Vai na Fé' e nos três escrevemos muito para o personagem do Cabelinho. E o Hugo era um personagem pequeno, mas desde a primeira leitura o Cabelinho mostrou a que veio. O personagem tinha uma fala e em seguida a Kate falava 'ele é do movimento, fico nervosa, ele é muito bonito'. Aí o Cabelinho falou 'Eu gostei, hein' e todo mundo riu. Até Renata Sorrah caiu na gargalhada.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Virada em "Mania de Você" deixou a novela ainda pior

 A atual novela das nove já é considerado um caso perdido. A dois meses de seu fim, "Mania de Você" mergulhou em um buraco sem fundo e não há boia de salvação. Mas João Emanuel Carneiro tentou uma última cartada com uma nova virada no capítulo 100, exibido recentemente, utilizando o clichê que ele tanto gosta: a vingança. Mas é impressionante como a sua obra não consegue apresentar nada que empolgue ou surpreenda positivamente. A trama, que já estava muito ruim, conseguiu ficar pior. 


A novela está cercada de situações absurdas e não há credibilidade em absolutamente nenhum conflito. A virada até poderia marcar uma nova fase e corrigir alguns erros, mas as soluções encontradas pelo autor deixaram o conjunto da obra catastrófico. É até desanimadora a constatação diante de um elenco tão talentoso e que vem fazendo o que pode. Tudo o que vem acontecendo após a falsa morte de Viola (Gabz) beira o inacreditável, até mesmo em uma ficção. Afinal, todo folhetim tem suas licenças poéticas e algumas cenas que desafiam a lógica, mas o que tem sido visto em "Mania de Você" deixa qualquer telespectador incrédulo e irritado. 

A mocinha ser dada como morta e voltar para se vingar é um clássico e a premissa costuma atrair a atenção do público por ser um recurso quase sempre irresistível. Só que a sequência da 'morte' de Viola se mostrou constrangedora, tanto na execução quanto no texto. Mavi (Chay Suede) sabotou um helicóptero para matar Volney (Paulo Rocha), só que foi o fruto de sua obsessão que entrou na aeronave para fugir do vilão, que a perseguia.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Entrevista com Camila Pitanga, a Lola de "Beleza Fatal"

 'Beleza Fatal' estreou na Max, plataforma de streaming da HBO, no dia 27 de janeiro e cinco capítulos foram disponibilizados. Nesta segunda, dia 3, mais cinco foram colocados para o público e será assim toda segunda-feira até o quadragésimo capítulo. Bati um delicioso papo com Camila Pitanga, que vem roubando a cena na pele da vilã Lola, e compartilho aqui com vocês. 


Como surgiu o convite para a Lola? Você aceitou imediatamente? Quem te chamou?

Camila Pitanga: "Aceitei imediatamente. Mônica Albuquerque (então diretora executiva da Warner Bros.Discovery) me chamou para a novela e eu tive um jantar com o Raphael (Montes, o autor), já impactada pela personagem, já entregue, e só pra dizer olhando no olho dele 'Óbvio que eu quero'. Agradecer ao presente, ao tesouro que ele estava me confiando. A Mônica que me levou para a WBD e ela que foi fiadora, junto com o Raphael, dessa aposta que a Max está fazendo, dessa grande aposta, dessa superprodução do Brasil para o mundo, que é 'Beleza Fatal'."

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

"Volta por Cima" é uma novela gostosa de acompanhar

 Na quinta-feira passada, dia 23, "Volta por Cima" chegou ao seu centésimo capítulo. E a atual novela das sete da Globo, dirigida por André Câmara, vem sendo muito bem conduzida por Claudia Souto. A autora está desenvolvendo com competência os conflitos de sua história, que tem poucos personagens e muitos bons atores no elenco. 


O capítulo 100 trouxe a aguardada reviravolta na família de Madá (Jéssica Ellen). Jayme (Juliano Cazarré) contou para Doralice (Tereza Seiblitz) a verdade sobre o bilhete premiado que Osmar (Milhem Cortaz) roubou, o que provocou o choque da mãe da mocinha, que resolveu tirar a história a limpo e foi ao encontro do irmão na casa de Violeta (Isabel Teixeira). O tio de Tati (Bia Santana) tentou explicar as razões que o levaram a pegar o prêmio de Lindomar (MV Bill), mas Doralice explodiu e o acusou de ter roubado a própria família e ter seguido com a vida como se nada tivesse acontecido, mesmo sabendo que elas precisavam do dinheiro. Ainda travou uma discussão com Violeta, o que resultou em ótimas cenas de Tereza, Milhem e Isabel. 

Com a revelação do segredo, o que as filhas de Doralice mais temiam acaba acontecendo: a decepção e a tensão gerada fizeram a costureira passar mal e ser levada às pressas para o hospital. E o quadro de Doralice se agravou, resultando em uma parada cardíaca.

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Nova virada em "Garota do Momento" proporciona ótimas cenas

 Sim, caro leitor, está ficando repetitivo. De novo "Garota do Momento?" Não tem outro assunto? Até tem, mas está difícil não escrever sempre sobre a atual novela das seis da Globo. Alessandra Poggi vem escrevendo um capítulo melhor que o outro e neste sábado, dia 25, foi ao ar a sequência mais aguardada da trama, que resultou em um gancho de arrepiar: Beatriz (Duda Santos) revelou a todos que é filha de Clarice (Carol Castro). 


A revelação aconteceu durante o concurso 'Senhoritas Galantes', promovido pela Tecelagem Tropical, graças a um delicioso 'crossover' feito pela autora, que trouxe o amado casal Eugênio (Marcello Novaes) e Violeta (Malu Galli) de volta, após o sucesso em "Além da Ilusão", novela que marcou sua estreia como escritora solo, em 2022, também na faixa das seis. A famosa união do útil ao agradável. E a utilização de uma grande festa para a tão aguardada cena da protagonista é aquele clichê quase que indispensável para gerar todo o impacto necessário. O fato de ter sido um desfile de máscaras deixou tudo ainda melhor.

Aliás, a sequência em que Beatriz venceu o concurso e, na hora do recebimento de seu prêmio, retirou sua máscara, para a surpresa de todos, lembrou bastante a volta triunfal de Clara Tavares (Bianca Bin) em "O Outro Lado do Paraíso", fenômeno de Walcyr Carrasco exibido em 2017 no horário nobre. Só faltou a frase 'Não imaginam o prazer que é estar de volta'. E isso é um elogio.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

"APCA" faz justiça e expõe o 2024 trágico para a teledramaturgia da Globo

 Em assembleia geral realizada no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo na noite de segunda-feira, dia 20, a APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes escolheu os melhores de 2024 nas seguintes categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão. Mais uma vez a justiça prevaleceu e ainda expôs bem como foi o cenário da teledramaturgia ano passado na categoria de TV. 


A Globo sofreu um baque histórico porque perdeu a categoria Novela, após 31 anos de hegemonia, para "Pedaço de Mim", drama impecável de Ângela Chaves, produzido pela Netflix. A última derrota da líder tinha sido em 1994, quando o primoroso remake de "Éramos Seis", adaptado por Silvio de Abreu e Rubens Edwald Filho no SBT, venceu como o melhor folhetim. A derrocada comprovou o ano catastrófico que foi 2024 para a teledramaturgia da emissora. A vencedora concorreu com "No Rancho Fundo", o remake de "Renascer", "Volta por Cima" e "Garota do Momento". 

É importante ressaltar que "Volta por Cima" e "Garota do Momento" têm muitas qualidades, mas foram indicadas, mesmo recém-iniciadas na época da indicação, porque "Família é Tudo" e "Mania de Você" foram (são) péssimas. Vale destacar ainda que antes de "No Rancho Fundo" teve o remake fracassado de "Elas por Elas" e antes de "Família é Tudo" a problemática "Fuzuê". Ou seja, nem tinha opções disponíveis.

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

"Garota do Momento" apresenta mais um capítulo impecável

 A atual novela das seis da Globo vem angariando cada vez mais elogios, inclusive internacionais, vide a matéria da revista Variety, companhia de mídia sediada nos Estados Unidos, que conversou com a autora Alessandra Poggi e o conteúdo foi disponibilizado nesta segunda-feira (20/01). Coincidentemente, no mesmo dia foi exibido mais uma capítulo impecável da trama, que iniciou cheio de adrenalina e terminou repleto de emoção. 


A história, muito bem desenvolvida desde o começo, vem sendo preparada para um novo rumo, após uma virada drástica na vida da protagonista. Uma das partes do mote central do enredo foi solucionada semana passada, quando Beatriz (Duda Santos) descobriu que Beto (Pedro Novaes) era vítima de uma armação de Basílio (Cauê Campos) e reatou com seu amado. A reconciliação originou outra revelação: a mocinha soube, através de seu namorado, que Clarice (Carol Castro) perdeu a memória e por isso não lembra que ela é sua filha. Ao mesmo tempo, Zélia (Letícia Colin) desvendou toda a armação de Maristela (Lilia Cabral) e Juliano (Fábio Assunção) e os chantageou para conseguir parte das ações da Perfumaria Carioca. Ainda solucionou o mistério envolvendo a origem de Beatriz e contou aos vilões, que resolveram matar a garota. 

A execução do plano e suas consequências foram exibidas no capítulo desta segunda, que resultou em uma sucessão de cenas brilhantes. Após inúmeros acidentes realizados porcamente e com visível contenção de custos, a Globo finalmente voltou a fazer sequências de seus bons tempos, o que implicou em uma cena muito bem dirigida pela equipe de Natália Grimberg, que deixou o público em êxtase nas redes sociais.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

O que a televisão e o streaming reservam para o telespectador em 2025?

 O novo ano acabou de começar e o mundo do entretenimento está prometendo várias produções ao longo dos meses, tanto na televisão quanto no streaming. A HBO Max, que agora é só Max, lançará sua primeira novela no mercado, após vários adiamentos, enquanto o Globoplay confirmou "Guerreiros do Sol" para abril, após o cancelamento da exibição ano passado. Ainda haverá a programação especial da Globo em homenagem aos seus 60 anos e aos 100 anos do Grupo Globo. Enfim, vamos logo para a lista do que virá em 2025. 




"BBB 25": 

A edição comemorativa do "Big Brother Brasil" não terá Boninho, o diretor que implementou e foi o responsável pelo formato do maior reality do país até ano passado. É uma baixa significativa. Mas a temporada apresentou chamadas com vários ex-BBBs marcantes celebrando a história da atração e neste ano os novos participantes entraram em duplas. A decoração da casa é inspirada na teledramaturgia da Globo em comemoração aos seus 60 anos, mas o resultado ficou genérico e pouco inspirado. Já a apresentação segue de Tadeu Shimidt e a estreia, nesta segunda-feira, dia 13, foi movimentada. Resta torcer para que a vigésima quinta edição tenha bons competidores, ótimas rivalidades e boas brigas, mas sem crimes e polêmicas envolvendo o código penal...



"Beleza Fatal": 

Primeira novela original da Max em parceria com o estúdio Coração da Selva. Criada e escrita por Raphael Montes, a trama conta a história de Sofia, uma jovem que vê a mãe ser presa e morta injustamente por culpa de sua tia, Lola (Camila Pitanga), uma mulher ambiciosa e sem escrúpulos. Sem rumo, a garota é acolhida pela família Paixão, que também se encontra no sofrimento porque a filha Rebeca (Fernanda Marques) parou no hospital por conta de uma cirurgia mal-sucedida. O responsável pela operação foi Benjamin Argento (Caio Blat), um cirurgião plástico herdeiro de um império da beleza. Sofia e sua nova família se unem na indignação e na dor contra os culpados por suas tragédias. Anos se passam e Sofia, agora vivida por Camila Queiroz, traça seu plano de vingança. Com a ajuda da família, Sofia quer destruir Lola e todos que lhe fizeram mal. Durante o percurso encontra seu amor de infância, Gabriel (Enzo Romani), filho de Lola, cujo sonho é ser policial que nem o pai. O elenco tem ainda vários outros nomes conhecidos da Globo, como Vanessa Giácomo, Giovanna Antonelli, Marcelo Serrado, Júlia Stockler, Herson Capri, Ana Kutner e Murilo Rosa. Após vários adiamentos, a estreia finalmente foi marcada: 27 de janeiro

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

"Tributo" homenageia Renato Aragão

 Em mais um episódio da série ‘Tributo’, a TV Globo homenageou o humorista Renato Aragão no mês em que ele completa 90 anos. O especial foi exibido nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, depois do ‘BBB 25’, dois dias após o aniversário de Renato


O programa revisita a trajetória do eterno Didi e seu sucesso com 'Os Trapalhões'. Desde a adolescência, quando assistia repetidamente aos filmes de Charles Chaplin e Oscarito, Renato Aragão sonhava ser humorista. Uma vocação herdada do temperamento da mãe, Dinorá, que gostava de contar piadas. Natural de Sobral, no Ceará, ele chegou a cursar Direito em Fortaleza, mas percebeu que teria grande chance de realizar seu objetivo quando foi inaugurada a primeira emissora de televisão no estado, a TV Ceará.

 Em novembro de 1960, Renato estreou um programa da dupla Didi e Frederico, interpretado pelo ator Américo Picanço, que participa do episódio dando depoimento. Anos mais tarde, já vivendo no Rio de Janeiro, conheceu Dedé Santana, com quem se conectou imediatamente. "Foi um amor à primeira vista, senti que ele era a outra metade artística minha. Sou o tipo de ator que precisa de um companheiro, não sou o comediante que diz a piada, alguém tem que preparar a situação para eu dar o desfecho", conta Renato. O primeiro filme de Didi e Dedé, 'Na Onda do Iê-Iê-Iê', lançado em 1966, bateu recorde de bilheteria.

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

O que esperar do "BBB 25"?

 É chegado o momento de acompanhar uma nova temporada do ‘Big Brother Brasil’. Em um ano cheio de celebrações na Globo, o reality mais longevo do país comemora o marco das 25 edições e promove uma mudança significativa no jogo. Desta vez, a disputa começou em duplas. Nesta segunda-feira, dia 13, os novos competidores entraram na casa com laços previamente firmados e que devem impactar diretamente a convivência e a concorrência pelo prêmio milionário. Mas não basta serem amigos, irmãos, namorados, pai e filho, sogra e genro; vai ser necessário descobrir como essas relações vão se desenvolver no decorrer do game.


Alguns momentos iniciais das 24 edições passadas do "BBB" entraram para a história. Na décima temporada, por exemplo, o público acompanhou o surgimento das chamadas “tribos” de participantes apadrinhadas por ex-BBBs, que ganharam a chance de entrar novamente no jogo. Na 20ª edição, a primeira a contar com os Camarotes, o BBB ganhou o certificado do GUINNESS WORLD RECORDS™ pela maior quantidade de votos do público recebidos por um programa de televisão ---- o fator pandemia foi essencial para o resultado. À frente da direção do gênero Realities a partir deste ano, Rodrigo Dourado, que começou no ‘BBB 1’ como editor, assumiu a direção geral no ‘BBB 15’ e a direção artística em 2021, agora ocupa o posto do ex-todo poderoso Boninho, que não teve seu contrato renovado no fim do ano passado.  

De volta ao ar depois de alguns anos, o nostálgico translado dos participantes até a casa mais vigiada do Brasil foi exibido novamente em flashes na programação da TV Globo ao longo do dia de estreia do programa. O público acompanhou o trajeto até os Estúdios Globo.

sábado, 11 de janeiro de 2025

"Garota do Momento" apresenta capítulo de tirar o fôlego

 A atual novela das seis da Globo está a cada dia melhor e há 59 capítulos sem um defeito sequer, o que é uma tarefa muito difícil. Alessandra Poggi vem conduzindo "Garota do Momento" com maestria e apresentando um novelão, como há muito tempo não se via. E no capítulo deste sábado, dia 11, a autora preparou uma virada em todos os núcleos ao mesmo tempo, o que proporcionou um show de atuações e muitas cenas merecedoras de elogios. 


A descoberta do plano de Basílio (Cauê Campos) e Maristela (Lilia Cabral) para separar os mocinhos marcou a reconciliação de Beto (Pedro Novaes) e Beatriz (Duda Santos), o que evidenciou mais uma vez a química dos atores e a beleza do casal que honra o protagonismo da história. Mas o fim farsa também rendeu uma baita cena de Duda e Cauê, que brilharam quando a mocinha colocou seu agora ex-melhor amigo contra a parede. 

E ainda no núcleo central, mais uma sequência de impacto foi ao ar e protagonizada por Letícia Colin, que está brilhante como Zélia. A vilã, após muitas investigações, foi até Petrópolis, município do Rio de Janeiro, saber mais do passado de Clarice (Carol Castro) e conseguiu encaixar todas as peças do quebra-cabeças assim que viu uma foto de sua falsa irmã em um porta-retrato no orfanato, onde a personagem morava com sua filha e a sogra, Carmem (Solange Couto).

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Tudo sobre "BBB: O Documentário - Mais que uma espiada"

 No dia 07 de janeiro, estreou na Globo uma espécie de preparação para a vigésima quinta edição do ‘Big Brother Brasil’. Um documentário sobre os impactos do reality na vida dos participantes e na sociedade, mostrados pelos seus principais personagens. A série documental "BBB: O Documentário - Mais que uma espiada", dirigida e roteirizada por Bruno Della Latta, teve uma iniciativa inédita da emissora, que optou pela transmissão na grade aberta e não no Globoplay. A produção celebra as 24 edições já exibidas – a 25ª estreia dia 13 de janeiro – e os 22 anos do programa. Dividida em quatro episódios, a série traz exemplos de como o BBB se tornou um fenômeno cultural, além de um espelho das transformações sociais no Brasil ao longo dos anos. A obra será exibida em quatro dias consecutivos, até 10 de janeiro, na TV Globo, após ‘Mania de Você’. 


Bruno Della Latta explica que, para além de curiosidades de bastidores, resgate de acontecimentos marcantes e histórias dos participantes, a narrativa envolve, sobretudo, a troca mútua entre as discussões sociais geradas no reality e as mudanças observadas – e vividas, claro – fora da casa. “Percebi que o ‘Big Brother Brasil’ vai muito além do entretenimento, sendo um reflexo vivo das questões culturais, sociais e comportamentais de cada época. Sempre tentei olhar o programa como um recorte do seu tempo. Quais temas foram debatidos naquele ano? Quem foi escolhido vencedor? Quais roupas as pessoas estavam usando? Quais músicas estavam tocando? Dá para assistir ao BBB e entender muito sobre o que estava acontecendo na sociedade brasileira. Foi essa linha que segui para criar este documentário”, coloca Bruno. 

Amanda Prada, produtora de conteúdo e assistente de direção, destaca o papel transformador do BBB em ampliar horizontes e promover debates. "O programa desafia as bolhas em que vivemos e nos provoca a refletir sobre conflitos, empatia e julgamentos. Este documentário não é apenas uma retrospectiva; também mostra para a sociedade sobre como podemos evoluir", acrescenta.

domingo, 5 de janeiro de 2025

"Tô Nessa!" não teve a mínima graça

O dia 13 de outubro de 2024 marcou a estreia do "Tô Nessa!", que ocupou a faixa depois do "Fantástico" nas noites de domingo. Uma faixa que viveu seu auge na época do icônico "Sai de Baixo" e nunca mais teve outro formato tão vitorioso quanto. A primeira temporada da nova atração chegou ao fim neste domingo, dia 5, e ficou constatado que bons programas no horário seguem em falta. 


O sitcom exibe a rotina da família de Mirinda (Regina Casé), que cria ideias inusitadas para conseguir pagar o boleto da vez. Nesse lar que falta dinheiro, mas sobra amor e união, as filhas Mari (Luana Martau), Ina (Heslaine Viiera) e Nana (Valentina Bandeira), junto da neta Belinha (Heleninha Repertório), fazem o possível e o impossível para ajudar a provedora em um novo trabalho a cada episódio, e assim conseguir a quantia necessária para pagar o tal boleto da vez. A trama se passa em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio, mas todo o subúrbio carioca foi usado como principal fonte de inspiração.    

Criado por Regina Casé e Jorge Furtado, 'Tô Nessa!' é um sitcom com presença de plateia, participações e convidados musicais, formato que abre espaço para o improviso e a comunicação de Regina com o público - uma das principais vertentes de sua carreira.