sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Reprise de "A Favorita" reforçou a potência da trama central e os vários problemas dos núcleos secundários

 A reprise de "A Favorita" no "Vale a Pena Ver de Novo" está em plena reta final. A decisão da Globo de reprisá-la surpreendeu muita gente, afinal, a novela de João Emanuel Carneiro tem cenas fortes. Infelizmente, a suspeita do público foi confirmada. A reprise foi mutilada. Mas houve uma preocupação em cortar muito mais os núcleos paralelos do que o central. Até as cenas icônicas pesadas foram exibidas na íntegra, como o assassinato de Salvatore e de Gonçalo, mas várias cenas com frases irônicas da grande vilã foram eliminadas. Uma pena. E, apesar das edições grosseiras, a reexibição confirmou o que todos já sabiam: a potente trama central fez a história entrar para a galeria de grandes produções da teledramaturgia, enquanto quase todos os núcleos paralelos merecem o esquecimento. 

  A novela foi emblemática porque começou a ser exibida para o público sem as 'determinações' clássicas a respeito de quem era mocinha e quem era vilã. O telespectador não ficou na condição privilegiada de saber o contexto do enredo, muito pelo contrário, ele simplesmente passou a fazer parte daquela trama, podendo ser enganado ou não pelas duas principais personagens. Eram duas versões de uma mesma história e a pergunta exposta no teaser chamava atenção: "Quem está falando a verdade?". Um dos atrativos era justamente bancar o detetive, analisando o comportamento dos perfis.

O público se viu na mesma condição dos personagens, não podendo julgar quem acreditava ou não em quem. Afinal, o telespectador ficou tão em dúvida quanto várias figuras pertencentes ao enredo tão bem trabalhado pelo autor. Porém, João, muito inteligentemente, soube induzir com competência, abusando de estereótipos clássicos em folhetins.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Tudo sobre a coletiva presencial de "Todas as Flores", a nova novela do Globoplay

 A Globo promoveu uma coletiva presencial da nova novela do Globoplay nesta segunda-feira, dia 24. O evento reuniu elenco, criadores, convidados e imprensa para celebrar a estreia de "Todas as Flores", nova novela Original Globoplay, criada e escrita por João Emanuel Carneiro com direção artística de Carlos Araújo. Realizado no Xian - Rooftop do Bossa Nova Mall, no Centro do Rio de Janeiro, o encontro marcou a chegada dos cinco primeiros episódios da trama na plataforma, liberados na última quarta-feira (19). A cada semana, cinco novos capítulos serão disponibilizados, sempre às quartas-feiras, até o dia 14 de dezembro, quando se encerra a primeira fase da novela. A segunda fase está prevista para chegar ao Globoplay no primeiro semestre de 2023. Toda obra entrará no catálogo com e sem audiodescrição. 

"O orgulho que nós temos com esse trabalho é gigante. 'Todas as Flores' fala de coisas que são importantes para a sociedade brasileira, e tudo isso com uma das melhores dramaturgias que a gente colocou nas nossas telas nos últimos anos, algo que só seria possível com a maestria de João Emanuel Carneiro, com a direção do Carlos Araújo e com esse elenco incrível, maravilhoso. Essa é uma noite de festa, de celebração. Estamos em festa pela repercussão avassaladora da novela", afirmou Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo. 

 O autor João Emanuel Carneiro ressaltou sobre a experiência pioneira de fazer uma novela para o streaming: "Ter 'Todas as Flores' no streaming é uma aventura diferente. Os episódios são mais concentrados, e eu sou um autor de ganchos e viradas, gosto de brincar com a história. Acho que me adaptei muito bem.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

"Todas as Flores": o que esperar da nova novela do Globoplay?

 A nova novela de João Emanuel Carneiro estava prevista para substituir o remake de "Pantanal" e tinha o título de "Olho por Olho". No entanto, em uma mudança de planos, a Globo resolveu transferir a trama para o Globoplay e assim sair na frente da HBO Max, serviço de streaming da HBO que planejava lançar um folhetim em breve (agora o projeto está suspenso). Com a alteração, a história ficou mais curta: 85 capítulos. E haverá um pausa no final do ano por causa da estreia do "BBB 23" em janeiro. A primeira parte ficará com 45 capítulos. Para não dividir as atenções, a plataforma exibirá os 40 restantes a partir de abril, após o término do reality. 


Uma das premissas de "Todas as Flores" é evidenciar o paradoxo entre 'essência' e 'aparência'. O bairro da Gamboa e a empresa Rhodes & Co. Tailleur são os principais universos que representam esse antagonismo ao transitar por mundos que contrastam o 'ser' (uma vida simples, desprovida de ganância ou posses) e o 'ter' (uma vida de status social, riqueza e consumo), respectivamente. A novela conta com muitas locações reais no bairro da Gamboa, que fica localizado na região portuária do Rio de Janeiro e é um dos principais redutos do samba carioca. Entre as locações do bairro e arredores que podem ser vistas na novela, destacam-se a Pedra do Sal, o Largo São Francisco da Prainha, a Ladeira da Conceição e o Porto Maravilha. 

A equipe da novela usou como referência os casarões antigos do bairro, com fachadas pequenas e interiores compridos, para reproduzir o interior dos lares de Judite (Mariana Nunes) e Seu Darci (Xande de Pilares) nos Estúdios Globo. Diversos elementos que compõem a personalidade ou profissão dos personagens estão espalhados pelos cenários como parte do trabalho da produção de arte assinada por Moa Batsow.

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

"Mar do Sertão" diverte, mas tem claros problemas de desenvolvimento

 A atual novela das seis da Globo estreou no dia 22 de agosto. Está há dois meses no ar. "Mar do Sertão" vem se mostrando um folhetim agradável e com muitas cenas cômicas que entretêm, protagonizadas por um elenco repleto de talentos. E a história ainda está no início. Todavia, já fica perceptível que Mário Teixeira tem sérias dificuldades para desenvolver sua narrativa e não é a primeira vez que o autor demonstra fragilidade na condução de um enredo. 

A história apresentou um dos mais conhecidos clichês da teledramaturgia: o mocinho que protagoniza um triângulo amoroso, sofre um acidente, é dado como morto e volta para se vingar. Mas o escritor resolveu tudo em menos de um mês. Zé Paulino (Sérgio Guizé) sofreu um acidente enquanto estava com Tertulinho (Renato Góes) e desapareceu nas águas. Pouco tempos depois, o vilão descobriu que o rival não tinha morrido e foi até o hospital para matá-lo. Pensou que tinha conseguido, mas o herói escapou. Candoca (Isadora Cruz) ficou desolada, mas ninguém viu a reação da mocinha com a trágica notícia porque houve um atropelo de acontecimentos. 

Houve uma passagem de tempo de um ano para que Candoca se casasse com Tertulinho. No dia do casamento, Zé Paulino voltou para a fictícia cidade de Canta Pedra e presenciou a cerimônia. O telespectador até hoje não sabe como o rapaz se recuperou, como conseguiu sobreviver durante meses e nem o seu plano de vingança.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Tudo sobre a terceira coletiva online de "Todas as Flores", a nova novela do Globoplay

 A Globo promoveu na última sexta-feira, dia 14, a terceira coletiva online de "Todas as Flores", nova novela do Globoplay, escrita por João Emanuel Carneiro e dirigida por Carlos Araújo. Participaram do encontro virtual o autor, a assistente de direção Nathalia Santos e os atrizes Regina Casé, Letícia Colin, Mariana Nunes e Sophie Charlotte. Fui um dos convidados e conto sobre tudo o que rolou no bate-papo. 


Sophie Charlotte contou um pouco sobre a sua protagonista: "Minha personagem vive em harmonia com o pai. Tem deficiência visual, estudou e é formada em farmácia. Sonha em ser perfumista, profissão do pai (vivido por Chico Diaz). A vida dela é transformada com a chegada da mãe. A Maíra achou que ela tinha falecido quando era bebê. No mesmo dia que aparece o pai da Maíra falece. Ela então resolve ir pro Rio de Janeiro conhecer a irmã, Vanessa, e inicia sua jornada. A Letícia ser minha irmã foi um presentaço. A gente precisa de muita confiança e parceria para enfrentar situações de risco como é o caso das personagens. Tenho pela Letícia um afeto. Maíra chega nessa relação de coração aberto e aos poucos vai vendo que não é aquilo que ela esperava. É uma relação muito complexa. Há uma atração que as une e vivências de vida que as repelem. Maíra ainda acaba se apaixonando pelo noivo da irmã, o que gera um combustível para a Vanessa. A Maíra tem sido de uma transformação imensa na minha vida. Ter entrado em contato com pessoas com deficiência visual tem sido uma transformação para sempre. É um divisor na minha vida. Consegui entender a importância da luta contra o capacitismo. A Maíra convive com uma deficiência, mas isso não a define", observou a atriz.

Letícia Colin comentou sobre a parceria com a colega que interpreta sua irmã e a conduta de sua vilã: "A Sophie é um luxo. Uma colega dessas. Fico emocionada em ouvir a Sophie falando. Isso me faz lembrar o dia que vi a Maíra dela nascendo. Tive a honra de ver uma das primeiras vezes que a Maíra surgiu. O trabalho da Sophie é um primor. É incrível ver o comprometimento dela com essa obra. O trabalho dela é arrebatador.

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

"A Fazenda 14" é um verdadeiro circo dos horrores

 É verdade que o reality mais famoso da Record nunca primou pela ética e muito menos transparência. Quem acompanha desde a primeira edição sabe bem. A falta de nível, situações que aparentam de todas as formas uma manipulação e o elenco recheado de nomes controversos sempre foram a maior identidade do formato, ainda que qualquer reality show tenha sua dose de baixaria ao longo do percurso. Porém, em "A Fazenda 14" tudo vem dando errado desde o início. O pouco (e bem pouco, quase nada) de 'credibilidade' que o programa tinha foi jogado na lata do lixo. 

Até na primeira semana o reality demonstrou que não teria um bom caminho pela frente. Isso porque em uma dinâmica com jornalistas convidados foi exposto que quase todos os participantes já haviam se comunicado sobre a entrada no jogo e até combinaram estratégias. Como houve um vazamento antecipado dos nomes pela imprensa, vários já entraram em contato uns com os outros para planejar o que fariam. Eles mesmos já deixaram escapar isso várias vezes. Pétala, por exemplo, disse que Thomaz chegou a propor para fazerem um casal. 

Ainda na primeira semana, antes mesmo da primeira eliminação, já houve um barraco generalizado onde as protagonistas foram Deolane e Deborah. E o nível de xingamentos foi tão pesado que parecia um ódio antigo e não que surgiu na casa. 'Cadela', 'cachorra' e 'putinha' foram só algumas entre muitas ofensas proferidas pela dita advogada.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Reprise de "Alma Gêmea" no Viva repete o êxito de um dos maiores fenômenos de Walcyr Carrasco

 O Canal Viva acertou em cheio com a reprise de "Alma Gêmea", que está em plena reta final. Escrita por Walcyr Carrasco, a história foi uma das melhores novelas do autor e um dos maiores fenômenos de audiência do horário das seis. A trama chegou a marcar impressionantes 53 pontos, com picos de 56, no último capítulo, índice inimaginável na época, e impossível de ser alcançado hoje em dia até mesmo em uma novela de horário nobre. A história de época que tinha a reencarnação como tema central conquistou o público e foi um grande sucesso.


Logo no primeiro capítulo (exibido no dia 20 de junho de 2005), Luna (Liliana Castro), grande amor da vida do floricultor Rafael (Eduardo Moscovis) ---- que criou uma espécie de rosa branca especialmente para a amada ----, leva um tiro durante um assalto (planejado pela invejosa Cristina para ficar com as joias da prima) e morre, para o desespero do florista e da mãe (Agnes - Elizabeth Savalla) da pianista. Mas o sentimento que unia o casal era tão intenso que a mulher voltou na pele de uma índia (Serena - Priscila Fantin), para reencontrar o amor de sua vida.

Vinte anos se passam, e aquela criança, que nasceu em uma aldeia indígena, vira uma bela mulher. Já Rafael segue amargurado com a vida e infeliz sem Luna ----- apesar de ser constantemente cortejado por Cristina (Flávia Alessandra) ----- e se fecha em seu mundo de sofrimento e solidão, mesmo tendo um filho (Felipe - Sidney Sampaio) com sua falecida mulher.

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Tudo sobre a segunda coletiva online de "Todas as Flores", a nova novela do Globoplay

 A Globo promoveu na primeira segunda-feira de outubro, dia 3, a segunda coletiva online de "Todas as Flores", novela de João Emanuel Carneiro, exclusiva do Globoplay. Participaram os atores do núcleo da empresa Rhodes: Fábio Assunção, Humberto Carrão, Yara Charry, Camila Alves, Thalita Carauta e Nicolas Prattes. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo. 


Fábio Assunção analisou o comportamento de seu vilão: "O Humberto teve uma infância e adolescência na rua, na Gamboa. Através do convívio com Zoé (Regina Casé) acaba aprendendo a sobreviver a essa situação de abandono. E vai ascendendo financeiramente com golpes de uma maneira não muito correta. Apesar da paixão que tem pela vida, é contraditório, dúbio, vulnerável e tem fraqueza de caráter. Tem um casamento com a Guelmar, vivida pela Ana Beatriz Nogueira. Casa para ter uma melhor condição de vida. Ele tem um amor pelo filho, vivido pelo Humberto Carrão, mas tem o desejo de alcançar o poder dentro de uma empresa que é a Rhodes. Não é um personagem fácil de explicar. Ele vive em um mundo elitizado que não se identifica, mas é muito ressentido. Não é um cara de bem com a vida. É bastante bifurcado. Estou apaixonado pelo Carrão. A gente divide muitas afinidades em relação ao Brasil e ao trabalho. É uma sorte estar nesse trabalho com ele. A nossa afetividade é atropelada pela trama porque temos muitas cenas e nenhum são de papos sinceros entre pai e filho. É uma paternidade atravessada", observou o ator.

Humberto Carrão comentou sobre a trajetória de seu perfil: "Meu personagem é o Rafael. Sou filho dos personagens do Fábio Assunção e Ana Beatriz Nogueira. Gravo quase tudo na Rhodes, empresa criada pelo bisavô do meu personagem. É a razão da vida do trabalho da família. Há um peso em cima do Rafael pela mãe para herdar aquilo tudo, mas nunca foi o objetivo dele.

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Grazi Massafera dominou o primeiro capítulo de "Travessia"

 Provocou uma boa repercussão nas redes sociais sobre o destaque em torno de Chiara (Jade Picon) na estreia de "Travessia", nova novela das nove da Globo, escrita por Gloria Perez e dirigida por Mauro Mendonça Filho. Afinal, a protagonista é Brisa (Lucy Alves), que, ao menos inicialmente, apareceu bem menos. Só que a verdade é que nenhuma das duas teve o destaque de Débora, que marcou a curta participação de Grazi Massafera na trama. 


E quem dominou a história no primeiro capítulo foi a atriz. Claro que a personagem teve um destaque maior porque sua trajetória foi curta, mas Grazi agarrou a oportunidade e mostrou a como cresceu na profissão. Não é novidade para ninguém o quanto a intérprete, que estreou na televisão em "Páginas da Vida" (2006), é talentosa. Seu desempenho como Larissa, em "Verdades Secretas", exibida em 2015, foi um divisor de águas em sua carreira. A modelo que caía em desgraça por conta do vício em crack rendeu inúmeros prêmios, reconhecimento de público e crítica, além de uma indicação ao Emmy Internacional como Melhor Atriz. 

Em 2019, Grazi honrou o protagonismo de "Bom Sucesso", deliciosa novela das sete escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, onde brilhou na pele da destemida Paloma. Sua parceria com Antônio Fagundes foi um dos maiores trunfos da história, assim como sua química com Rômulo Estrela. Já no início deste ano, a atriz não renovou seu contrato com a Globo e chegou a declarar que daria um tempo das novelas. Vai se dedicar a séries e filmes.

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

"Travessia": o que esperar da nova novela das nove?

 A missão de Gloria Perez não é fácil: manter os excelentes índices alcançados pelo remake de "Pantanal". Mas a autora já tem experiência em substituir grandes sucessos, assim como imensos fracassos. Com "Salve Jorge", folhetim massacrado por crítica e público, falhou ao ocupar o lugar do fenômeno "Avenida Brasil", em 2013. Já com "A Força do Querer", em 2017, sua melhor novela até hoje, conseguiu reerguer a faixa das nove, que antes fracassava com a audiência pífia de "A Lei do Amor". Agora a escritora vem com "Travessia" e promete prender o telespectador com uma dramaturgia clássica. 


Ari (João Bravo/Chay Suede) e Brisa (Mariah Yohana/Lucy Alves) cresceram juntos no interior do Maranhão, às margens dos Lençóis. Ele, filho adorado de dona Núbia (Drica Moraes), uma comerciante local que destinou todas as economias para dar ao menino condições de galgar um futuro melhor. Ari estudou, se formou em arquitetura e, incentivado por Dante (Marcos Caruso), seu professor desde menino e mentor, se dedica à defesa do patrimônio histórico maranhense. Já Brisa é uma jovem que cresceu órfã e tirou desta ausência forças para se tornar uma mulher determinada e batalhadora. Ela pulsa a cultura de seu estado: dança em todas as rodas de Tambor de Crioula e se apresenta em grupos de Bumba Meu Boi, quando não está jogando nas sete para garantir o próprio sustento. 

Na infância, Ari e Brisa eram sinônimo de implicância mútua. Mas, aos poucos, o coração falou mais alto e eles engataram um romance despretensioso, no início. As coisas aceleram quando eles descobrem que estão esperando um bebê. Quando começa a história de "Travessia", Ari e Brisa ---- e o filho Tonho (Vicente Alvite) ---- já moram juntos há alguns anos e estão prestes a oficializar o casamento.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Sem adaptações relevantes, sucesso do remake de "Pantanal" se deu pela força da história e dos personagens emblemáticos de Benedito Ruy Barbosa

 O remake de "Pantanal" teve um tratamento diferenciado da Globo. Houve um intenso trabalho de divulgação bem antes da produção estrear e enquanto estava no ar foi assunto de todos os programas de entretenimento da grade. Também investiu bastante na novela que teve um clima de superprodução. O esforço valeu a pena. A obra baseada fielmente na história escrita por Benedito Ruy Barbosa na Rede Manchete em 1990, que chegou ao fim nesta sexta-feira (07/10), teve uma boa repercussão e audiência satisfatória. Fez sucesso. Aumentou oito pontos a média geral da faixa em comparação com a antecessora, "Um Lugar ao Sol", que não recebeu o mesmo tratamento.


A fotografia e o elenco foram os grandes trunfos da trama adaptada por Bruno Luperi, neto do autor. A direção de Rogério Gomes impressionou na primeira fase, enquanto a de Gustavo Fernandez manteve a qualidade na segunda. As imagens --- com direção de fotografia de Walter Carvalho --- encheram os olhos e pareciam pinturas. A preocupação em gravar várias cenas sempre ao entardecer, aproveitando os breves minutos do pôr-do-sol diante do verde e das águas do Pantanal, teve um resultado deslumbrante e deve credenciar a obra para concorrer ao Emmy Internacional. 

A primeira fase foi impecável. Com poucos personagens e um bom ritmo, sem pecar pela lentidão ou uma correria desnecessária, a trama logo conquistou o telespectador através dos personagens emblemáticos criados por Benedito há 32 anos e pelos atores que aproveitaram a curta chance que tiveram.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Tudo sobre a coletiva presencial de "Travessia", a nova novela das nove

 A Globo promoveu na última terça-feira, dia 4, a coletiva presencial de "Travessia", a nova novela das nove, escrita por Gloria Perez e dirigida por Mauro Mendonça Filho. Foi a primeira festa promovida para a imprensa de uma novela desde o início da pandemia do novo coronavírus. Foi uma retomada em grande estilo com a presença de vários profissionais da imprensa e de todo o elenco e equipe da trama. A experiência de imersão na novela contou com visita aos cenários de estúdios e cidade cenográfica, apresentações de Tambor de Crioula e um pocket show de Mart`nália, já que um dos bairros na história será Vila Isabel. Fui um dos convidados e conto tudo o que rolou. 


Um tour pelos cenários fixos da construtora de Guerra (Humberto Martins) e do apartamento onde moram o empresário e sua filha, Chiara (Jade Picon), foi o start da ação. Na construtora, jornalistas, afiliadas e influenciadores foram recepcionados pelos responsáveis pela cenografia, direção de arte e produção de arte da trama, Cleo Megale, Alexandre Gomes, Nininha Medicis, respectivamente, que descreveram o processo de conceituação e construção dos espaços. No apartamento, a atriz Jade Picon deu as boas-vindas aos convidados, acompanhada, ainda, pela figurinista Nathalia Duran, que mostrou alguns looks dos personagens, e pelos responsáveis pela caracterização do elenco, Fernando Torquatto e Rachel Furman, que adiantaram algumas das tendências de maquiagem que a novela apresentará. 

De lá, todos seguiram para a cidade cenográfica onde está montada a venda de Núbia (Drica Moraes), sendo remetidos automaticamente ao interior do Maranhão. Drica Moraes e a protagonista Lucy Alves recepcionaram os convidados com docinhos típicos do estado, como o 'Doce de espécie'.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Tudo sobre a primeira coletiva online de "Todas as Flores", nova novela do Globoplay

 A Globo promoveu no dia 23 de setembro a primeira coletiva online de "Todas as Flores", novela escrita por João Emanuel Carneiro e exclusiva do Globoplay, com estreia marcada para o dia 19 de outubro na plataforma de streaming da emissora. Participaram do primeiro encontro os atores do núcleo do bairro da Gamboa: Micheli Machado, Jhona Burjack, Dougas Silva, Mary Sheila, Xande de Pilares, Mumuzinho, Leonardo Lima de Carvalho, Heloisa Honein e Zezeh Barbosa. Fui um dos convidados e conto sobre o que rolou no bate-papo. 

Douglas Silva falou rapidamente sobre seu papel porque estava atrasado para embarcar em um voo: "Meu personagem se chama Oberdan, é músico. Ele sofre de uma doença chamada priapismo. Quando falo sobre isso tenho vontade de rir, mas é um assunto sério. Que é ereção involuntária. Ele utiliza dessa doença dele pra justificar a falta de caráter", explicou o ator.

Mary Sheila complementou o colega falando da relação de seus personagens: "Faço a Jussara que é casada com o Oberdan e os dois são cantores de sucesso. Conheci o Douglas na série 'Cidade dos Homens'.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Irandhir Santos provou em "Pantanal" que consegue brilhar até com um personagem mal desenvolvido

Nada mais vantajoso para uma boa história do que a presença de um grande ator nela. O remake de "Pantanal" caiu nas graças do público e Bruno Luperi foi feliz na escolha do elenco. E acertou ainda mais quando colocou o extraordinário Irandhir Santos para participar das duas fases do folhetim. Uma pena, porém, que Zé Lucas de Nada tenha sido um papel tão ingrato. 


O ator não é uma figura frequente na televisão, embora esteja bastante requisitado nos últimos anos. Tanto que brilhou como o vilão Álvaro na controversa "Amor de Mãe", em 2019. Em "Pantanal", surgiu logo no primeiro capítulo na pele de Joventino, o pai de José Leôncio. E protagonizou a cena mais emblemática da estreia do remake. O telespectador não vai esquecer o momento que o peão encantou um marruá após muita insistência e uma coreografia que prezou o respeito pelo animal. O texto nem foi necessário. Um momento de pura emoção protagonizado por um ator que sabe aproveitar cada minuto de tela. Foram poucas sequências, mas todas marcaram. E dias depois Jove sumiu no mato para nunca mais voltar. 

Só que Luperi não desperdiçou a chance de trabalhar novamente com Irandhir. Um ator de seu nível não podia ficar na novela por apenas alguns capítulos. O autor escolheu o intérprete para ser o Zé Lucas de Nada na segunda fase e assim que o personagem surgiu, quase dois meses depois do encerramento da primeira parte da história, houve um impacto por conta da comparação com o personagem anterior.