quarta-feira, 6 de março de 2024

"Mulheres de Areia" repetiu o sucesso em sua terceira reprise

 No dia 1º de fevereiro, a estreia de "Mulheres de Areia" completou 31 anos. O remake da saudosa Ivani Ribeiro, com direção de Wolf Maya, foi um imenso sucesso e marcou a carreira de vários atores que participaram da produção. Foram muitos personagens emblemáticos e a história arrebatou o público da mesma forma como ocorreu em 1974, quando foi exibida a versão original protagonizada por Eva Wilma. A novela foi reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo" duas vezes: entre novembro de 1996 e abril de 1997, e entre setembro de 2011 e março de 2012. A sua terceira reprise estreou em 26 de junho de 2023, no início das tardes, em uma faixa que até hoje não foi nomeada pela Globo. 


A trama central aborda a clássica rivalidade de duas irmãs gêmeas que, embora fisicamente idênticas, têm personalidades completamente distintas. Gloria Pires brilhou absoluta interpretando Ruth e Raquel em uma época onde os efeitos visuais ainda estavam engatinhando, o que provocava um trabalho ainda maior nas cenas que necessitavam da presença das irmãs juntas. A doce Ruth é uma mulher tímida que volta para a fictícia cidade Pontal D`Areia, após dar aulas para alunos em uma fazenda do interior. Raquel (que tem um caso com o malandro Wanderley - Paulo Betti) é uma mulher ambiciosa e extremamente sedutora que tem como principal objetivo de vida ficar rica sem fazer esforço.

As duas são filhas de Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcellos), humildes pescadores que lutam para ter uma vida digna. A mãe tem uma clara predileção por Raquel, enquanto que o pai se identifica com Ruth.
A mocinha se envolve com o poderoso empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes), que se encanta pela professora assim que retorna à cidade litorânea para administrar os negócios da família. Porém, o rapaz vira alvo da irmã má, que se interessa por sua excelente condição de vida.


Raquel inicia um plano para separá-lo da irmã e quem percebe suas reais intenções é o Tonho da Lua (Marcos Frota), homem com deficiência mental que faz lindas esculturas na areia e tem um carinho imenso pela sua fiel amiga Ruth. A vilã o tortura psicologicamente com frequência e várias vezes destrói as estátuas feitas por ele. Aliás, o ator viveu seu melhor personagem na carreira neste remake. Até hoje sua interpretação é lembrada e elogiada. Foi um tipo muito marcante.


Vale lembrar ainda da crueldade que Donato (saudoso Paulo Goulart, que deu um show do início ao fim) fazia com Tonho da Lua. O vilão era padrasto dele e maltratava muito o enteado. Para culminar, o asqueroso homem (que explorava os pescadores da região) ainda assediava sexualmente Glorinha (Gabriela Alves), sua outra enteada --- situação impensada hoje em dia em uma novela das seis diante do que pode ser chamado de retrocesso dramatúrgico, já que há um constante medo de exibir cenas mais fortes para o público. Paulo teve um desempenho grandioso e o papel foi um dos mais importantes de seu respeitável currículo.


Outro mau caráter que se destacou na história de Ivani Ribeiro foi o Virgílio, pai de Marcos, vice-prefeito e dono do maior hotel da cidade, que sonhava transformar o lugar em uma grande centro turístico. Casado com a submissa Clarita (ótima Susana Vieira), o vilão demonstrou interesse por Tônia (Andrea Beltrão) e era um típico galinha. Interpretado magistralmente pelo saudoso Raul Cortez, o personagem não tinha escrúpulos para alcançar seus objetivos. Além de querer manipular a vida do filho, ainda protagonizava vários embates com Malu (Vivianne Pasmanter), sua outra filha, que transbordava rebeldia e culpava o pai pela morte de seu noivo. A garota foi 'domada' pelo vaqueiro rústico Alaor (Humberto Martins), homem por quem se apaixonou, formando um ótimo casal que vivia entre tapas e beijos ---- um contexto que transbordava machismo e nos dias atuais certamente sofreria alterações. Vale lembrar a marcante trilha da personagem: "Ovelha Negra", de Rita Lee. 


A grande virada da trama se dá quando Raquel se casa com Marcos e depois sofre um acidente de barco, sendo dada como morta. Ruth assume o lugar da irmã para ficar perto do seu grande amor, sem saber que a gêmea perversa não morreu. A vilã volta para se vingar, promovendo uma reviravolta inesquecível. Gloria Pires esteve impecável em todos os momentos: quando vivia a mocinha, quando interpretava a vilã e quando fazia a boazinha fingindo ser a malvada, ou vice-versa. Foi seu maior papel da carreira, com todo respeito a Maria de Fátima", de "Vale Tudo". É preciso citar também o grandioso desempenho da grande Laura Cardoso e do saudoso Sebastião Vasconcellos, que protagonizaram muitas cenas dramáticas e densas.


Além dos talentosos atores mencionados, o elenco ainda contou com Daniel Dantas (o ambientalista Breno), Evandro Mesquita (o gente boa Joel), Nicette Bruno (a perua Juju), Eduardo Moscovis (Tito), Jonas Bloch (Alemão), Irving São Paulo (Zé Luiz), Denise Milfont (Vilma), Thais de Campos (Arlete), Giovanna Gold (Alzira), Henrique Pagnoncelli (César), Carlos Zara (José Pedro), Ricardo Blat (Marujo), Suely Franco (Celina), Serafim Gonzalez (Garnizé) ---- o saudoso ator é quem fazia as esculturas de Tonho da Lua ----, Totia Meirelles (Sônia), Edwin Luisi (Dr. Munhoz), Adriano Reys (Oswaldo), Stepan Nercessian (Delegado Rodrigo), entre outros.


"Mulheres de Areia" foi um remake primoroso e deixou sua marca. Ivani Ribeiro conseguiu reunir um elenco de peso e conquistou o público com uma inesquecível novela das seis. O sucesso em sua terceira reprise apenas demonstra mais uma vez a força de um dos maiores clássicos da autora que faz falta na teledramaturgia. 

8 comentários:

Adriana Helena disse...

Que novelão Sérgio!!
Sinto saudades imensas de Raul Cortez, que ator magnífico, sem palavras para falar dele. Sem contar Sebastião Vasconcellos e o "vilão"Paulo Goulart. Chega a dar uma tristeza no coração saber que atores tão brilhantes já partiram deixando imensas saudades...
Maravilhoso texto amigo, obrigada!!
Tenha um lindo final de semana!

Anônimo disse...

É nítido que alguns autores criam obras dramatúrgicas a serem merecidamente rememoradas, fascinando o público em todas as exibições, seja nas versões originais ou nas releituras. Ivani Ribeiro é um claro exemplo deles.

Guilherme

Marly disse...

Esta novela sempre teve bons recursos para atraiar o público: uma estória consistente, o caso inesperado das gêmeas fisicamente idênticas e com personalidades muito diferentes. Os vilões muito bem encarnados pelos atores que os representaram, o Tonho da lua, enfim, penso que pode até vir a ter um novo remake no futuro.

Beijão e bom fim de semana

BIA disse...

Que incrível essa novela, Sérgio! Valeu a pena todas as reprises! Adoro ler seus textos maravilhosos nos trazendo realmente todos os detalhes, elenco, histórias e curiosidades das novelas, também de tudo sobre TV. Parabéns!
Sempre lembro de você quando a temperatura está muito alta no Rio de Janeiro! Tem feito um calor absurdo no Brasil inteiro! Saudades de Você! Bjs :))))

Sérgio Santos disse...

Tb sinto saudades desses 3 gigantes, Dri.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Exato, Marly!

Sérgio Santos disse...

Bia, que saudades!!!!! Pois é, odeio tanto esse calor!!!! kkk