quinta-feira, 21 de março de 2024

Divina como Inácia, Edvana Carvalho é o maior destaque da segunda fase de "Renascer"

 O remake de "Renascer vem apresentando mudanças praticamente imperceptíveis em relação ao enredo original de Benedito Ruy Barbosa, exibido em 1993. Bruno Luperi vem seguindo à risca o método que adotou no remake de "Pantanal": copiando e colando praticamente todo o texto de 31 anos atrás e alterando o que hoje não é mais aceitável na sociedade. No entanto, o neto do autor vem aproveitando melhor a potência de Inácia, vivida por Edvana Carvalho.


A personagem foi interpretada em 1993 por Solange Couto na primeira fase e pela saudosa Chica Xavier na segunda. Luperi chegou a convidar a grandiosa Lea Garcia para interpretá-la no remake, mas a veterana não aceitou de imediato por ser mais uma empregada doméstica que viveria na ficção em seus quase setenta anos de carreira. Porém, lamentavelmente, a atriz faleceu no dia 15 de agosto de 2023, aos 90 anos, durante o Festival de Cinema de Gramado, onde receberia o Troféu Oscarito. Partiu sem dar uma resposta. 

O autor então escalou Edvana Carvalho e preferiu mantê-la nas duas fases ao invés de escalar outra atriz mais velha para o papel na segunda. Houve apenas um 'embranquecimento' de seu cabelo, mas nada de maquiagem artificial, como fizeram com Juliana Paes na pele de Jacutinga.

É verdade que no início da nova trama houve, sim, um estranhamento diante da transformação de Humberto Carrão em Marcos Palmeira (Zé Inocêncio), de Adanilo em Jackson Antunes (Deocleciano), de Uiliana Lima em Ana Cecília Costa (Morena) e ver Edvana ali como se tivesse passado pouquíssimo tempo. Mas acabou sendo um acerto de Bruno. A atriz deu um show na primeira fase e vem sendo o maior destaque da segunda, que não vem apresentando os mesmos êxitos da história contada nos 13 capítulos iniciais. 

Inácia já era um perfil importante na obra de Benedito, mas a personagem era o estereótipo da empregada que vive em função do patrão, assim como acontece com as novelas de Manoel Carlos. Agora houve uma preocupação em colocá-la como mãe de Ritinha (Mell Muzillo) para ter ao menos um conflito para chamar de seu. Vale lembrar que a menina existia na trama de 1993, mas não tinha parentesco algum com Inácia. Só que para efeito prático ainda foi uma uma alteração sutil. Tanto que ver uma senhora com idade avançada trabalhando como doméstica de um fazendeiro rico provoca incômodo, ainda mais diante da idolatria que ela tem pelo patrão. Vale até mencionar a frase dita por Inocêncio em um capítulo recente para sua 'amiga': "Você é da família." É a típica expressão usada por patrões que exploram seus empregados, mas o autor a inseriu em uma cena que tinha o objetivo de emocionar. 

No entanto, se por um lado Luperi erra ao manter a devoção cega da personagem ao patrão, por outro ele acerta quando explora a crença de Inácia através de cenas repletas de sensibilidade, onde a batalhadora mulher fala dos Orixás aos quais sua fé cultua. No capítulo em que Norberto (Matheus Nachtergaele) pediu uma consulta para a mãe de santo, por exemplo, ela usou o oráculo de ifá, um oráculo africano originado entre os povos iorubás e que é o porta voz do Orixá Orunmilá. Já durante uma profunda conversa com o pastor Lívio (Breno da Matta), a personagem deixou claro que sua Orixá é Iemanjá e tem a energia dos caminhos abertos de Logun Edé. Edvana protagonizou sua melhor cena na trama até então, o que é até difícil de pontuar porque pouco tempo depois emocionou novamente em outra sequência delicada, quando Inácia foi até o mar e declarou seu amor a Iemanjá, prometendo que será sua porta-voz. E o que dizer do momento em que Inácia explicou ao padre Santo (Chico Diaz) o significado de todos os Orixás? "Oxalá é o ar, Iemanjá é o mar, os vento é de Iansã, e os rios são de Oxum. As mata de Oxóssi, o metal é de Ogum e o fogo é de Xangô!" foi um trecho do diálogo. Uma conversa didática, mas necessária. 

Na versão original, a empregada de Inocêncio era católica e não tinha quase relação com a umbanda e nem com o candomblé, o que ocorre agora no remake. Luperi tem aproveitado a mudança para informar o público a respeito das religiões de matriz africana e Edvana Carvalho vem defendendo as cenas com maestria. A potência de Inácia vem sendo melhor aproveitada em momentos que muitas vezes viram o grande chamariz do capítulo, diante da narrativa lenta e sem muitos acontecimentos da história. Até porque tem sido um prazer acompanhar a atriz no horário nobre. É a primeira novela das nove da intérprete, que estreou na televisão na série "Clandestinos", em 2008. A atriz também brilhou em "Malhação Conectados" entre 2011 e 2012, mas ganhou sua então personagem mais popular em "Malhação Sonhos", entre 2014 e 2015, quando se destacou na pele de Bete, mãe da cantora Sol (Jeniffer Nascimento). Ainda esteve em "Pega Pega", folhetim das sete de 2017. Já sua carreira no cinema é bem mais longeva e seu papel de maior repercussão é a carismática Lúcia, de "Ó Paí, Ó 1 e 2" (2007/2023). 

Edvana Carvalho merece todos os elogios possíveis por sua Inácia e vê-la no remake de "Renascer" é um justo reconhecimento ao seu talento. Não por acaso é o maior destaque da segunda fase. 

14 comentários:

Lulu on the sky disse...

Realmente essa atriz é ótima. Uma boa opção na escolha do elenco, para um personagem tão bem representado na primeira versão pela saudosa Chica Xavier.
Hoje tem resenha de livro no blog, não perca.
big beijos
www.luluonthesky.com

Maria Luiza disse...

Estou encantada com a atris, ela brilha sem medo! Amos novelas, sim senhor! Um abraço!

Maria Luiza disse...

ATRIZ, eu digitei errado! É com Z no final!

Marly disse...

Adoro me deparar com uma boa performance, como está sendo a dessa atriz, na nova versão da novela. É nessas ocasiões que a gente percebe a excelência na arte.

Beijão e bom fim de semana

Citu disse...

Gracias por la recomendación.

Maria Rodrigues disse...

Não conheço o trabalho de Edvana Carvalho pois vivo em Lisboa, mas pela resenha é certamente uma excelente atriz.
Abraços

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Maria.

Sérgio Santos disse...

É isso, Marly!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Citu.

Sérgio Santos disse...

É uma grande atriz, Maria.

Ane disse...

Quando a atriz é boa se destaca!
Suas análises são perfeitas!
Beijos!

Adriana Helena disse...

Que atriz maravilhosa Sérgio, estou encantada!!
Inácia é a melhor parte dessa segunda fase da novela, quando ela falou em Iemanjá me emocionei!!
Beijos querido amigo e uma Páscoa de muita luz!

Aviator disse...

Sua postagem é um farol de brilho! Esclarecedora, bem elaborada e verdadeiramente valiosa. Obrigado por compartilhar sua perspectiva conosco. Aprofunde-se no universo do Aviador com nosso blog.