quarta-feira, 10 de junho de 2026

Sucesso de 'Jotília' em "Guerreiros do Sol" pavimentou o caminho para 'Loquinha' em "Três Graças"

 Diante de uma sucessão de retrocessos na atual teledramaturgia da Globo, onde o conservadorismo vem tirando o destaque e a presença de casais homoafetivos na ficção, foi um alento o desenvolvimento do amor de Jânia e Otília em "Guerreiros do Sol", novela do Globoplay, escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg, e dirigida por Rogério Gomes, exibida ano passado e em reta final na Globo. O sucesso que o casal fez com o público nas redes sociais ainda foi fundamental para o êxito do casal lésbico em "Três Graças", encerrada há pouco tempo.


O casal não está no mote central do enredo, mas nem por isso a relação das personagens é tratada de forma superficial. Há uma preocupação dos autores em explorar o sentimento genuíno que surgiu entre as duas e que vem sendo trabalhado com muita delicadeza, em meio a um enredo repleto de assassinatos e cenas fortes. Quando as duas surgem em cena é quase um respiro para o telespectador, que não tem como deixar a tensão de lado enquanto acompanha o enredo impactante e arrebatador, protagonizado por personagens densos e defendidos por um elenco repleto de talentos. 

Jânia iniciou a novela como uma típica mulher de 1920: submissa ao marido, Idálio (Daniel de Oliveira), e sem voz na fazenda do sogro, Elói (José de Abreu). Otília também teve um começo parecido: cresceu sendo reprimida pelo pai, Seu Neném (Cláudio Jaborandy), e dedicou sua vida à irmã, Rosa (Isadora Cruz), por quem tem imensa cumplicidade.

As duas se encontraram quando Rosa foi quase obrigada a se casar com o coronel e pediu para a irmã morar com ela na fazenda. A convivência implicou em uma identificação através da leitura, uma vez que Jânia sempre fez da biblioteca da falecida sogra um templo para o seu conhecimento e ensinou Otília a ler. 

O cuidado com o nascimento daquele amor logo despertou torcida do público diante da sensibilidade das cenas e da sintonia entre as atrizes. Por ser mais estudada e madura, partiu de Jânia o flerte e depois o primeiro beijo, que deixou Otília desnorteada. A irmã de Rosa nunca teve qualquer experiência amorosa e a interpretação irretocável de Alice Carvalho imprimiu bem aquele estranhamento misturado com satisfação. Tanto que a personagem preferiu se afastar inicialmente até entender o que estava acontecendo. Mas pouco tempo depois se reaproximou e resolveu retribuir o carinho, ainda que Jânia tenha prometido não repetir o gesto. Todo esse conjunto de sentimentos originou um arco de sequências lindas e repletas de química, com direito a vários beijos e cenas de sexo, como qualquer casal heterossexual tem em folhetins.  

O sucesso de Jânia e Otília em "Guerreiros do Sol" demonstrou de forma clara que o público está cada vez mais interessado em histórias de amor entre mulheres contadas com profundidade, emoção e protagonismo. A forte repercussão do casal nas redes sociais, o engajamento dos fãs e a recepção positiva da crítica mostraram que romances sáficos podem mobilizar audiência e gerar identificação da mesma forma que qualquer outro casal central. Esse cenário ajudou a consolidar a percepção de que há espaço para narrativas mais diversas na televisão brasileira, incentivando autores a investirem com mais confiança nesse tipo de representação e a Globo em não censurar. Não por acaso, Lorena (Alanis Guillen) e Juquinha (Gabi Medvedovsky) tiveram tanta aceitação em "Três Graças". É verdade que a força dos fãs internacionais do casal foi vital para inibir a emissora de cortar ou ordenar a diminuição das cenas das personagens, mas também é inegável que 'Jotília' teve sua parcela de importância na abordagem da representatividade lésbica.

18 comentários:

Marly disse...

Acho uma besteira querer ocultar as relações homossexuais, que é coisa corriqueira, nesse mundo 'véio', rsrs. Então, como já disse, creio que alcançaremos o tempo em que o assunto deixará de ser tabu.

Beijão

Anônimo disse...

Elas são o melhor casal da novela.

Cláu disse...

Elas são o alívio cênico diante da barbárie que era a disputa pelo poder da época.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Guerreiros do Sol apresenta um texto mais maduro. Direção madura. Abs, Fabio blogfabiotv.blogspot.com.br

Pedrita disse...

a falta de censura deve ser pq acham q no streaming pode ter conteúdo adulto pq a cabeça torta deles duas pessoas do mesmo sexo se beijando é pra mais de 18 anos.

Sérgio Santos disse...

exatamente

Sérgio Santos disse...

são

Sérgio Santos disse...

exato

Sérgio Santos disse...

sim!

Sérgio Santos disse...

pois é

Anônimo disse...

As novelas antigas pouco destacavam os personagens gays,então não acho um problema eles não terem destaque, é uma volta ao estilo antigo,muitas vezes nem precisavam ter personagens gays, isso não afeta a história, Além da Ilusão criou dois personagens avulsos que se não existissem não fariam diferença, várias novelas atuais colocam esses personagens como uma cota,e sinceramente isso é desnecessário. Claro que teve personagens que tiveram destaque e ajudaram a história como Mulheres apaixonadas e Senhora do Destino

Sérgio Santos disse...

sim

Adriana Helena disse...

Oi querido Sérgio, cá estou de volta, meio cambaleante ainda, mas me recuperando!
Eu fiquei encantada com Guerreiros do Sol em todos os aspectos e realmente quando apareciam Jânia e Otília era como se abrisse um oásis em meio à terra árida. Elas passavam ternura e amor em um cenário de violência cortante!!
Grata pelo carinho de sempre amigo!!
Beijos e lindo final de semana!

Juvenal Nunes disse...

A descrição da novela feita através da sua publicação explica a opção homoerótica das protagonistas.
No fundo, nada acontece por acaso.São realidades da vida do dia a dia.
Bom fim de semana.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

Lulu on the sky disse...

Não acompanho a novela.
beijos,
www.luluonthesky.com

Giovana Oliveira disse...

Oi!
Foi bem divertido de conferir na internet (especialmente no Twitter) Loquinha se tornar um fenômeno global!

https://deiumjeito.blogspot.com/

Anônimo disse...

Bom cara, acho que o de Louquinha é outra coisa. O casal de guerreiros foi no streaming onde os autores tem mais liberdade, aqui (se bem não me importe com o casal da Louquinha) o verdadeiro guerreiro por falar de um jeito foi Aguinaldo e sua novela por ter que enfrentar e não encher o saco da verdadeira tia de sofá.

Anônimo disse...

De fato pode-se falar que foi o sucesso de Loquinha na tevê quem fez a Globo ter menos medo de expôr o casal Jotilia na teve aberta. E não é o mesmo o horário de maior audiência que o outro.