sábado, 30 de novembro de 2019

"Popstar" segue como ótimo entretenimento aos domingos

A Globo estreou a primeira temporada do "Popstar" em 2017, sem alarde ou grande divulgação. Era uma tentativa de emplacar um novo formato nas tardes de domingo. Resolveram utilizar a dinâmica do extinto "SuperStar" --- ótimo programa que apresentava bandas desconhecidas ao grande publico ---- em uma disputa com famosos. Todos cantando no mesmo palco e sendo avaliados por um juri repleto de estrelas da música nacional. O tiro no escuro virou tiro certeiro. O produto agradou. Tanto que emplacou a segunda temporada em 2018 e agora estreou a terceira no final de outubro.


Fernanda Lima foi a primeira apresentadora e Taís Araújo entrou em seu lugar ano passado. Insegura na segunda temporada --- afinal, era sua primeira experiência na função de comunicadora ---, a atriz está bem mais desenvolta agora. E o êxito da atração nos anos anteriores facilitou a escalação dos participantes. Muitos até se oferecem para o time. Em 2017, o vencedor foi André Frateschi e Jeniffer Nascimento triunfou em 2018. Ambos campeões com méritos. Agora a disputa tem Marcelo Serrado, Letícia Sabatella, George Sauma, Babi Xavier, Robson Nunes, Totia Meirelles, Eriberto Leão, Helga Nemetik, Jakson Follman, Danilo Vieira, Cláudia Ohana, Yara Charry e Nany People.

A composição do juri segue como um dos acertos do formato. São dez especialistas que avaliam os candidatos com notas entre 9,7 e 10, levando em conta ainda a possibilidade da estrela bônus, uma espécie de ponto extra pela performance do candidato.
E quase sempre todos os jurados participam ativamente com boas análises e críticas fundamentadas, o que nunca acontece em formatos como o desgastado "The Voice Brasil", onde a quantidade de elogios cansa qualquer um. Tony Tornado até se destacou no primeiro programa da terceira temporada pela rigidez das notas, o que é ótimo. Tanto que já voltou para outra participação. Artur Xexéu, Maria Rita, Preta Gil, Dinho Ouro Preto, Fafá de Belém e Vanessa da Mata costumam ser figuras mais frequentes.

A rotatividade do juri é outra questão que atrai, evitando desgaste. Como o time sempre varia a cada domingo, há uma renovação bastante válida até para ouvir outras opiniões sobre as apresentações. E na temporada atual há vários participantes que já se destacam positivamente, confirmando o acerto na escolha da produção. Letícia Sabatella é uma conhecida atriz, mas seu talento vocal costumava ser apreciado apenas em peças teatrais ----- embora sua competência como cantora tenha sido observada em sua participação em "Sangue Bom" (2013). Agora os telespectadores estão podendo conhecer melhor a habilidade que a intérprete tem de se desnudar no palco.

Nany People se mostra realizada no programa, após a ótima estreia na fracassada "O Sétimo Guardião". A novela de Aguinaldo Silva foi uma bomba em todos os sentidos, mas Nany foi a única que saiu ilesa e estreou com o pé direito na Globo. O convite para o "Popstar" foi merecido e a atriz dá show cantando, o que fazia frequentemente em seus espetáculos teatrais. Pena que uma gripe tenha prejudicado seu desempenho. Yara Charry, que esteve nas fracas "Velho Chico" e "Malhação - Vidas Brasileiras", é outro bom nome do time e sua voz suave costuma receber justos elogios de todos. Helga Nemetik também se destaca com sua potência vocal. Já o ex-goleiro Jakson Follman foi a maior surpresa do programa. O jogador sobrevivente da queda do voo da Chapecoense, em 2016, tem um desempenho e tanto. Suas apresentações costumam emocionar. É o favorito.

O "Popstar" é o maior acerto da Globo em se tratando de formatos originais. A bem-sucedida criação da emissora se firmou na grade e não é exagero afirmar que vem se mostrando um reality musical muito mais interessante que formatos consagrados. Entretenimento despretensioso de qualidade.

12 comentários:

Anônimo disse...

Concordo mas essa edição achei chata. Ninguem sobressai.

Anônimo disse...

Com a Angélica desempregada porque colocam Taís Araújo apresentando???

Gabriella disse...

Só discordo da Leticia Sabatella que é muito exagerada tanto que já saiu hoje...

João Pedro disse...

O vídeo da Leticia cantando Geni e o Zepelim me arrepia sempre que vejo, mas nessa edição de fato ela não foi tão bem. E, diferente do ano passado, não vejo ninguém que se destaque tanto.
De qualquer forma, adorei ver Nany conquistando a imunidade no programa de hoje.

Anônimo disse...

Está gostando da Titia Meirelles? Amei o texto e o programa é muito bom mesmo.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Gabriela.

Sérgio Santos disse...

Eu tb adorei a Nany dando a volta por cima, João.

Sérgio Santos disse...

To amando a Totia, anonimo!!!

Lulu on the sky disse...

Eu adoro esse programa e faço questão de votar e dar meus pitacos no twitter.
big beijos

Adriana Helena disse...

Sérgio, a atuação da Letícia Sabatella dá um certo medinho, às vezes.... rsrs Mas ela canta muito bem!!!
Ahh e por falar em uma certa estranheza, a única que está com um aspecto mais sinistro na foto que você colocou para ilustrar esse post, com todos os participantes do programa, é ela, veja se não é verdade? rsrs
Adorei amigo!
Desejo uma semana maravilhosa!
Beijos!!