quinta-feira, 17 de outubro de 2024

"Tributo" faz linda homenagem a Fernanda Montenegro

 Uma das artistas mais celebradas do país, Fernanda Montenegro acumula várias paixões ao longo da vida: pela arte, família e por seu eterno companheiro, o também ator Fernando Torres, falecido em 2008. Todos esses temas são revisitados no episódio de ‘Tributo’ que ficou disponível no Globoplay nesta quarta-feira, 16 de outubro – dia em que a atriz faz aniversário –, e hoje, dia 17, foi exibido na TV Globo, após "Mania de Você". 

Após a adoção de um nome artístico – que ela mesma criou, ainda no início da carreira – a homenageada revela o segredo para equilibrar a convivência entre a celebridade e a pessoa física. “Sou, ao mesmo tempo, Arlette Pinheiro Monteiro Torres e Fernanda Montenegro. Uma é a chamada de uma arte, de uma profissão. A outra, sou eu de porta fechada, sólida, dentro de casa. Será que isso é sadio? Não sei! Mas é desafiador. E já que estou com essa idade, tenho sobrevivido”.
 
Embora tenha sido uma das pioneiras da televisão, Fernanda não esconde a sua identificação com o palco. Ou, como definiu a filha, Fernanda Torres, uma “devoção pelo teatro”. “Ela é um ser totalmente do presente. E trabalha mais do que nós todos: é chamada para filme, novela, peça, debate e comerciais. É requisitadíssima. E dá conta. Ao mesmo tempo, há atrás dela uma corrente de pessoas e de experiências. Como traduzir isso? Talvez seja o preço de viver muito, lucidamente”, elogia Fernanda Torres.
 
"Tributo" repassa acontecimentos importantes como a fundação da Companhia Teatro dos Sete – da qual também faziam parte Fernando Torres, Sergio Britto e Ítalo Rossi, além do diretor Gianni Ratto – em 1959; e sua atuação como Dora em 'Central do Brasil' (1998), de Walter Salles, que lhe rendeu a indicação para o Oscar de melhor atriz no ano seguinte. Em seu depoimento, ela pondera que a derrota [para Gwyneth Paltrow, por 'Shakespeare Apaixonado'] não se tornou um trauma. Pelo contrário. “Jamais pensei que iria levar esse negócio. Mesmo que não pegue a estatueta, aquilo já bota você no noticiário. Eu assisti como se estivesse em uma fantasia. Sabia que não ia levar nada, mas estive lá. Eu sou obediente, às vezes”, brinca.
 
O episódio, costurado pela leitura de poemas e trechos de autores renomados, traz ainda uma declaração para o inesquecível companheiro. “Sem Fernando, a minha vida não se cumpriria. Do nosso mais profundo pacto de existir, vieram dois filhos maravilhosos [além de Fernanda Torres, ela é mãe do cineasta Claudio Torres], que também são referências dentro do nosso processo artístico. Tenho que agradecer, viu Fernando, a você”.

O especial tem uma hora de quinze minutos de duração e nem dá para sentir o tempo passar. Fernanda tem o dom de prender a atenção através de sua voz potente e figura majestosa. Dá gosto ouvi-la e o programa conta com trechos de várias entrevistas excelentes da atriz, além de um bate-papo ótimo de Fernandona e Fernanda Torres. Uma conversa gostosa de mãe e filha que o telespectador tem o privilégio de acompanhar. Fica perceptível a cada minuto a paixão da veterana pelo teatro e seu ofício de atriz. Não por acaso, virou uma das maiores representantes das artes dramáticas e uma das figuras mais admiradas do país. Seu próprio nome já tem uma força gigantesca. 
 
"Tributo" é uma série original Globoplay com redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich, direção artística de Antonia Prado, direção de Matheus Malafaia e direção de gênero de Mariano Boni. O especial sobre Fernanda Montenegro representa toda a grandeza de uma profissional que nasceu para interpretar. Vida longa a ela.

19 comentários:

chica disse...

Vou tentar ver ! Deve ser um belo trabalho pois a Fernanda é demais sempre! abraços, lindo fds! chica

Anônimo disse...

Foi uma homenagem repleta de esplendor com o qual a trajetória de Fernanda Montenegro merece ser retratada. Sérgio, você se lembra de um momento do "BBB 24" (2024) em que a Alane Dias falou o nome da Fernanda Montenegro durante um papo com o Davi Brito, que perguntou: "Quem é essa?", e a Alane, rindo de espanto, disse: "É tipo a maior atriz brasileira."?

Guilherme

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Comentei sobre o especial também no meu blog. Uma trabalhadora da arte! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

CÉU disse...

Oi, Sérgio!
Fernanda Montenegro é muito conhecida em Portugal e eu pensava que era o seu nome próprio e não artístico.
90 anos. Deve ter sido uma linda homenagem.
Abraço.

Teresa Isabel SIlva disse...

Bonita homenagem para esse nome de peso!

Beijos e Abraços,

BLOG | Instagram

Marly disse...

Homenagem linda e muito merecida. Fernanda Montenegro é uma atriz que honra e eleva o Brasil, nas artes cênicas.

Beijo

Adriana Helena disse...

Uma homenagem grandiosa e bem merecida!!
Essa eu preciso ver de todas as maneiras!!
Abraços Sérgio!!!

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Bravíssimo Sergio!
Belíssima matéria.
Obrigada por mais
esse presente.
Bjins e Abraço
CatiahoAlc.

Fá menor disse...

Aprecio muito a artista, mas não sabia que o seu nome verdadeiro era outro.

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, Chica.

Sérgio Santos disse...

Que vergonha foi aquilo, Guilherme.... Prefiro esquecer.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Foi sim, Ceu.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Bjs, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Merecida, Marly.

Sérgio Santos disse...

Vai amar, Dri.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, catiaho.

Sérgio Santos disse...

Muita gente nao sabe, Fá.