Uma das artistas mais celebradas do país, Fernanda Montenegro acumula várias paixões ao longo da vida: pela arte, família e por seu eterno companheiro, o também ator Fernando Torres, falecido em 2008. Todos esses temas são revisitados no episódio de ‘Tributo’ que ficou disponível no Globoplay nesta quarta-feira, 16 de outubro – dia em que a atriz faz aniversário –, e hoje, dia 17, foi exibido na TV Globo, após "Mania de Você".
Após a adoção de um nome artístico – que ela mesma criou, ainda no início da carreira – a homenageada revela o segredo para equilibrar a convivência entre a celebridade e a pessoa física. “Sou, ao mesmo tempo, Arlette Pinheiro Monteiro Torres e Fernanda Montenegro. Uma é a chamada de uma arte, de uma profissão. A outra, sou eu de porta fechada, sólida, dentro de casa. Será que isso é sadio? Não sei! Mas é desafiador. E já que estou com essa idade, tenho sobrevivido”.
Embora tenha sido uma das pioneiras da televisão, Fernanda não esconde a sua identificação com o palco. Ou, como definiu a filha, Fernanda Torres, uma “devoção pelo teatro”. “Ela é um ser totalmente do presente. E trabalha mais do que nós todos: é chamada para filme, novela, peça, debate e comerciais. É requisitadíssima. E dá conta. Ao mesmo tempo, há atrás dela uma corrente de pessoas e de experiências. Como traduzir isso? Talvez seja o preço de viver muito, lucidamente”, elogia Fernanda Torres.
"Tributo" repassa acontecimentos importantes como a fundação da Companhia Teatro dos Sete – da qual também faziam parte Fernando Torres, Sergio Britto e Ítalo Rossi, além do diretor Gianni Ratto – em 1959; e sua atuação como Dora em 'Central do Brasil' (1998), de Walter Salles, que lhe rendeu a indicação para o Oscar de melhor atriz no ano seguinte. Em seu depoimento, ela pondera que a derrota [para Gwyneth Paltrow, por 'Shakespeare Apaixonado'] não se tornou um trauma. Pelo contrário. “Jamais pensei que iria levar esse negócio. Mesmo que não pegue a estatueta, aquilo já bota você no noticiário. Eu assisti como se estivesse em uma fantasia. Sabia que não ia levar nada, mas estive lá. Eu sou obediente, às vezes”, brinca.
O episódio, costurado pela leitura de poemas e trechos de autores renomados, traz ainda uma declaração para o inesquecível companheiro. “Sem Fernando, a minha vida não se cumpriria. Do nosso mais profundo pacto de existir, vieram dois filhos maravilhosos [além de Fernanda Torres, ela é mãe do cineasta Claudio Torres], que também são referências dentro do nosso processo artístico. Tenho que agradecer, viu Fernando, a você”.
O especial tem uma hora de quinze minutos de duração e nem dá para sentir o tempo passar. Fernanda tem o dom de prender a atenção através de sua voz potente e figura majestosa. Dá gosto ouvi-la e o programa conta com trechos de várias entrevistas excelentes da atriz, além de um bate-papo ótimo de Fernandona e Fernanda Torres. Uma conversa gostosa de mãe e filha que o telespectador tem o privilégio de acompanhar. Fica perceptível a cada minuto a paixão da veterana pelo teatro e seu ofício de atriz. Não por acaso, virou uma das maiores representantes das artes dramáticas e uma das figuras mais admiradas do país. Seu próprio nome já tem uma força gigantesca.
"Tributo" é uma série original Globoplay com redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich, direção artística de Antonia Prado, direção de Matheus Malafaia e direção de gênero de Mariano Boni. O especial sobre Fernanda Montenegro representa toda a grandeza de uma profissional que nasceu para interpretar. Vida longa a ela.
Vou tentar ver ! Deve ser um belo trabalho pois a Fernanda é demais sempre! abraços, lindo fds! chica
ResponderExcluirVale a pena, Chica.
ExcluirFoi uma homenagem repleta de esplendor com o qual a trajetória de Fernanda Montenegro merece ser retratada. Sérgio, você se lembra de um momento do "BBB 24" (2024) em que a Alane Dias falou o nome da Fernanda Montenegro durante um papo com o Davi Brito, que perguntou: "Quem é essa?", e a Alane, rindo de espanto, disse: "É tipo a maior atriz brasileira."?
ResponderExcluirGuilherme
Que vergonha foi aquilo, Guilherme.... Prefiro esquecer.
ExcluirOlá, tudo bem? Comentei sobre o especial também no meu blog. Uma trabalhadora da arte! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirAbçs, Fabio.
ExcluirOi, Sérgio!
ResponderExcluirFernanda Montenegro é muito conhecida em Portugal e eu pensava que era o seu nome próprio e não artístico.
90 anos. Deve ter sido uma linda homenagem.
Abraço.
Foi sim, Ceu.
ExcluirBonita homenagem para esse nome de peso!
ResponderExcluirBeijos e Abraços,
BLOG | Instagram
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBjs, Teresa.
ExcluirHomenagem linda e muito merecida. Fernanda Montenegro é uma atriz que honra e eleva o Brasil, nas artes cênicas.
ResponderExcluirBeijo
Merecida, Marly.
ExcluirUma homenagem grandiosa e bem merecida!!
ResponderExcluirEssa eu preciso ver de todas as maneiras!!
Abraços Sérgio!!!
Vai amar, Dri.
ExcluirBravíssimo Sergio!
ResponderExcluirBelíssima matéria.
Obrigada por mais
esse presente.
Bjins e Abraço
CatiahoAlc.
Eu que agradeço, catiaho.
ExcluirAprecio muito a artista, mas não sabia que o seu nome verdadeiro era outro.
ResponderExcluirMuita gente nao sabe, Fá.
Excluir