segunda-feira, 8 de abril de 2024

Ótimo como Sérgio, Marcos Caruso foi valorizado em "Elas por Elas"

 O telespectador mais atento já está cansado de saber que todas as novelas depois da pandemia praticamente aboliram a presença de atores mais velhos em cena. Dá para contar nos dedos de uma mão quantos estão no elenco dos três folhetins atuais da Globo. O etarismo está a cada dia mais descarado. Ator ou atriz com mais de 65 anos na televisão virou raridade. Por isso é tão gratificante ver Marcos Caruso em "Elas por Elas". 


O veterano, aos 72 anos, ganhou um dos melhores personagens do remake de Alessandro Marson e Thereza Falcão. O personagem foi interpretado brilhantemente pelo saudoso Mário Lago na obra original de Cassiano Cabus Mendes, exibida em 1982. Mas há 42 anos o pai de Helena (Aracy Balabanian) não tinha o mesmo destaque que tem agora. Até porque a releitura dos autores passou a contar uma história inédita depois do centésimo capítulo, que marcou o encerramento da obra na época. A descoberta da troca dos bebês ocorreu apenas no penúltimo capítulo e nem deu tempo para aproveitar os bons desdobramentos que aquele crime causaria. A dupla soube aproveitá-los na adaptação. 

E o aproveitamento dos conflitos em torno do principal núcleo de "Elas por Elas" vem proporcionando para Caruso uma sucessão de ótimas cenas. Até porque na versão original Sérgio era o responsável pela troca das crianças, mas não pelo assassinato de Bruno.

Agora foi o autor de ambos os crimes e ainda cometeu vários outros, como o assassinato de Miriam (Paula Cohen), que em 1982 nem morre. Ou seja, os autores transformaram o personagem no grande vilão da novela ao mesmo tempo que conseguiram deixá-lo cheio de camadas a ponto do telespectador entender suas motivações e até justificar algumas de suas ações. 

Sérgio não é um sujeito que faz planos mirabolantes de enriquecer e conquistar o mundo. Não é um homem essencialmente mau. Não traça objetivos torpes para alcançar seus objetivos. É um cara bem-sucedido que construiu uma empresa de cosméticos e a transformou no sustento de sua família. O que o move é o amor incomensurável que sente por sua filha. Helena (Isabel Teixeira) cresceu tendo todas as suas vontades atendidas a ponto de virar uma mulher totalmente dependente emocionalmente do pai. O empresário é aquela pessoa que defende a filha de tudo e todos a ponto de evitar a qualquer custo um mísero sofrimento da herdeira. Tamanho empenho transformou a ex-presidente da Helàne em um poço de arrogância, amargura, desequilíbrio e infelicidade. 

E todos os crimes cometidos por Sérgio tiveram como objetivo 'proteger' a filha. A troca de bebê só ocorreu porque o filho de Helena nasceu muito frágil e o empresário não quis correr o risco da criança morrer e a filha ter a dor da perda, ainda mais porque não poderia engravidar novamente. Virou cúmplice do incêndio provocado por Helena no abrigo de Ísis (Rayssa Bratillieri) porque jamais permitiria que a filha fosse para a cadeia, ainda que merecesse. Matou Miriam para impedir que a enfermeira revelasse que Helena era irmã de Ísis, uma das pessoas que mais odeia na vida. E assassinou Bruno no passado porque o rapaz ameaçou contar para todo mundo que o filho que Helena esperava era dele e não de Jonas (Mateus Solano). Tudo pela filha. 

Um perfil tão grande quanto o Sérgio tinha que ser interpretado por um ator que fizesse jus ao bom desenvolvimento do personagem. E a escolha de Marcos Caruso foi precisa. O veterano merecia um tipo bem escrito depois da problemática "Travessia", onde ganhou um papel bem aquém do seu talento. Fora que o intérprete nunca tinha vivido um grande vilão na televisão. Sempre escalado para tipos bondosos ou cômicos, foi uma delícia vê-lo na pele de uma figura tão controversa. Sua parceria com Isabel Teixeira e Rayssa Bratillieri vem rendendo grandes cenas e vale destacar ainda as sequências que o veterano protagonizou ao lado de Paula Cohen, Filipe Bragança (Giovanni), Thalita Carauta (Adriana) e tantos outros. 

"Elas por Elas entrou em sua última semana e o destaque dado ao gigante Marcos Caruso --- que também vem brilhando ao lado de Eliane Giardini com a peça "Intimidade Indecente" --- foi um dos grandes êxitos do remake de Alessandro Marson e Thereza Falcão. 

8 comentários:

Marly disse...

Acho o etarismo o fim da picada, o preconceito mais burro entre todos os preconceitos que já sáo, por definição, posturas resultantes de ignorância.
Quanto ao Marcos Caruso, fico feliz por ele vir sendo tão bem aproveitado nessa novela!

Beijo

Anônimo disse...

Marcos Caruso foi vilão na Novela Tempos Modernos!!!

Anônimo disse...

Etarismo nenhum apaga a grandiosidade cênica dos veteranos das emissoras de televisão. Marcos Caruso foi agraciado com um papel em que pôde explorar todas as nuances atribuídas ao personagem por Thereza Falcão e Alessandro Marson no reboot de "Elas Por Elas".

Guilherme

Anônimo disse...

Ele é maravilhoso e versátil.

Pedrita disse...

eu gosto da complexidade dos personagens em elas por elas. ontem mesmo o núcleo da adriana dizia que sergio ama sim as filhas e q o ser humano é complexo. eu adoro essa novela. não gostei nada das mudanças q aumentaram o ibope. mas continuo amando. tem um ótimo texto. beijos, pedrita

Ane disse...

Gosto deste ator!
Análise nota 10!
Beijos! 🌼

Adriana Helena disse...

Sérgio, é maravilhoso você mencionar o etarismo nos programas da tv, principalmente nas novelas!
Estamos perdendo os melhores intérpretes por conta dessa discriminação ridícula...
Marcos Caruso é gênio e ele há 30 anos continua com o mesmo aspecto, não envelheceu nada externamente. Um ator bravíssimo!
Grata por esse lindo artigo!!

Teresa Isabel Silva disse...

Não sabia, muito obrigada pela partilha!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram