segunda-feira, 1 de julho de 2024

Valdineia Soriano fará falta em "No Rancho Fundo"

 A morte de Dona Manuela estava prevista na sinopse de "No Rancho Fundo" e a personagem surgiu em cena já demonstrando uma condição frágil de saúde. Seu desfecho não era surpresa para ninguém. Mas, ainda assim, é uma perda para o elenco da atual novela das seis da Globo. Valdineia Soriano se despediu da trama no capítulo desta segunda-feira (01/07) com uma bonita sequência. 


A atriz baiana é integrante do Bando de Teatro Olodum desde a formação do grupo, em 1990, e tem mais de 16 anos de carreira. Brilhante em "Ó Paí, Ó" (2007), como Maria, companheira de Reginaldo (Érico Brás), a intérprete também participou da continuação do filme --- "Ó Paí, Ó 2", em 2023 ---- e esteve em outras produções, como "Tim Maia" (2014), "Café com Canela" (2018) e "O Alecrim e o Sonho" (2023). 

Porém, mesmo com tantos anos de profissão, Valdineia fez sua estreia em novelas apenas no ano passado. O fenômeno "Vai na Fé", escrito por Rosane Svartman, contou com uma pequena participação da intérprete, que ganhou uma personagem que transbordava doçura: a Mãe Ana.

A sua missão era confortar o mocinho, Ben (Samuel de Assis), e apresentar o candomblé ao advogado. A cena foi tão emocionante e emblemática que a atriz permaneceu no elenco e passou a aparecer em momentos importantes da vida do protagonista, incluindo a celebração de seu casamento com Sol (Sheron Menezzes) no último capítulo. 

A escalação para "No Rancho Fundo" foi muito bem-vinda e a atriz valorizou a oportunidade merecida que teve. Dona Manuela foi uma mulher que passou longe de qualquer estereótipo e Valdineia brilhou na pele daquela personagem elegante e amável. A sua delicadeza contrastava com a amargura do marido, Ariosto (Du Moscovis), e os embates eram constantes. Tanto que o casal se separou porque o sujeito nunca superou a desconfiança da traição da esposa ---- ele tem certeza que Artur (Túlio Starling), o filho que adotou, é na verdade herdeiro biológico da mulher com um amante. 

A atriz esteve bem desde o início da trama das seis, mas suas melhores cenas vieram por conta da descoberta da doença terminal de Manuela. A personagem, em um enredo parecido com o de Dora (Claudia Ohana) em "Vai na Fé", decidiu viver seus últimos momentos da melhor forma possível, o que resultou em uma sucessão de sequências poéticas e tocantes, como a dança na chuva ao lado de Artur, que chorou muito ao lado da mãe. Valdineia emocionou ao lado de Túlio Starling e teve boas parcerias com Du Moscovis, Andrea Beltrão e Jorge Ritchie (o mordomo e fiel escudeiro Torquato Tasso). 

"No Rancho Fundo" foi apenas a segunda novela de Valdineia Soriano. Dona Manuela foi uma mulher linda por dentro e por fora. A atriz sai de cena sensibilizando o público e resta torcer para que novas oportunidades venham o mais breve possível. 

7 comentários:

Citu disse...

Genial.

Anônimo disse...

Uma delicia de assistir ate breve

Adriana Helena disse...

Cenas muitos tocantes e emocionantes!!
Ela é uma grande atriz, sabe como penetrar no âmago a interpretação e emocionar demais!
Grata por este post Sérgio, ela merecia muito!!
Tenha uma semana maravilhosa!! :)))))

Fá menor disse...

Que novas oportunidades sejam dadas a artistas que marcam.

Regina disse...

Pense numa pessoa que jamais esquecerá as cenas dos capítulos da novela No rancho fundo com as personagens D. Manuela e Arthur... Pura emoção. Que delicadeza! Que conexão!!!!... Uma delícia de assistir. Parabéns!!! Parabéns!!!! Parabéns!!!!

Marly disse...

Acho tão bom que um artista obtenha uma oportunidade, que fez por merecer, e faça um ótimo uso dessa. Para mim é como se fosse um ato de justiça da vida, coisa que não é lá tão comum, como sabemos. Parabéns, então, à atriz, que ela volte a brilhar em outros trabalhos!

Beijão

Ane disse...

Quando a atriz faz um ótimo trabalho
quem ganha somos nós que assistimos.
Um abraço!