domingo, 7 de julho de 2024

Plateia mancha a final acirrada da "Dança dos Famosos"

 A vigésima primeira edição da "Dança dos Famosos" chegou ao fim neste domingo, dia 7. A estreia foi no dia 3 de março e foram quase cinco meses de competição. Mais uma vez o formato se mostrou um do pontos altos do "Domingão" e dificilmente Luciano Huck deverá se desfazer dele, o que é ótimo. A temporada foi bem acirrada e vários nomes se destacaram. A final teve Lucy Alves, Tati Machado e Amaury Lorenzo, o que fez jus ao histórico de cada um na disputa.


O trio finalista teve um desempenho superior aos demais em todas as rodadas e não por acaso permaneceram na competição até o último dia. Tati Machado foi uma das maiores surpresas do elenco e se mostrou favorita logo em sua primeira apresentação, ainda na época das danças em grupo. Houve um leve retrocesso em seu desempenho perto da reta final, mas nada que a tenha prejudicado. Amaury Lorenzo foi outro nome que se destacou no início e nunca chegou a ser ameaçado com uma eliminação. Sua entrega era visível. 

Já Lucy Alves impressionou assim que deu o pontapé inicial na disputa. Até porque já é uma grande cantora e uma ótima atriz. Caso não fosse uma boa dançarina seria bastante compreensível, afinal, ninguém pode ser excelente em tudo. Mas Lucy é.

Seu desempenho sempre angariou uma leva de elogios dos jurados técnicos e recebeu nota dez dos três (Carlinhos de Jesus, Ana Botafogo e Zebrinha) na semifinal, o que consagrou a sua maestria ao longo da edição. Ela conseguiu evoluir mesmo após um início brilhante, o que é algo raro. É mais comum ocorrer uma estagnação ou uma involução em quem começa uma competição muito bem.

Todavia, não é justo citar apenas os três finalistas. Outros nomes deram um show na dança e um deles foi Enrique Diaz. Após sua marcante participação na primeira fase do remake de "Renascer", o ator topou o desafio e se dedicou de corpo e alma ao longo das rodadas. Suas performances sempre sobressaíam. Vale destacar também Samuel de Assis, que frequentemente esteve perto do topo da disputa com méritos. Barbara Reis foi a última eliminada por conta de um tombo em sua última apresentação, mas sua superação foi inegável. Chegou a ir para a repescagem e voltou com força de vontade. 


Juliano Floss é mais um participante que merece menção. Analisado sempre pelo júri técnico com um rigor até excessivo, o influencer foi evoluindo ao longo das semanas e virou um dançarino competitivo. Chegou a cair na repescagem, mas retornou junto com Barbara Reis. Ainda protagonizou a maior polêmica da temporada porque não engoliu a nota 9,9 que Nathalia Dill lhe deu por conta de uma cotovelada dada por sua professora. Mas, no caso, a atriz deu a nota que achou justa e uma explicação plausível. Aquela revolta toda, inclusive incitando os fãs nas redes sociais, beirou a infantilidade. 


Os demais competidores não se saíram bem ao longo da disputa, com exceção de Klara Castanho ---- que teve um desempenho irregular, mas fez sua melhor performance justamente no dia de sua eliminação ----, Micael Borges e MC Daniel, que protagonizaram alguns bons momentos. Já Henri Castelli, Bárbara Coelho, Talitha Morete, Gabriela Prioli e Matheus Fernandes ficaram devendo nas apresentações, o que também faz parte e acaba sendo comum em todas as temporadas. 

A grande final teve a luxuosa participação de Eliana no júri artístico ao lado de Ana Maria Braga. A contratação da apresentadora aconteceu justamente uma semana antes, após uma longa despedida do SBT, e a Globo uniu o útil ao agradável: promoveu sua nova contratada e atraiu mais atenção para o encerramento da edição da dança. Ainda teve um clima especial porque o programa foi ao vivo. Os ritmos escolhidos para os finalistas foram Tango e Samba, assim como ocorreu nas temporadas anteriores. 


Lucy Alves fez uma apresentação impecável de Tango e levou nota dez de todos os jurados. Já Tati Machado fez uma de suas apresentações mais inseguras, enquanto Amaury Lorenzo se saiu muito bem no ritmo, mas aquém de Lucy. No Samba, a situação se inverteu entre Tati e Lucy. A primeira teve um desempenho melhor que o da segunda e Amaury foi melhor que as duas. Ou seja, uma disputa acirrada, que fez jus aos três finalistas. Realmente honraram o lugar que alcançaram. A final estava linda e qualquer um merecia ganhar. Mas a plateia manchou a disputa com notas ridículas e que não foram condizentes com as apresentações. Lucy Alves ter recebido 9,6 no Tango foi o maior absurdo da noite. Amaury Lorenzo também não mereceu o 9,7 no mesmo ritmo. O 9,5 dado a Lucy no Samba foi outra nota que apenas expôs a má vontade da plateia com ela. E o que dizer do 9,6 que Amaury ganhou no Samba? O participante fez a melhor performance. Até mesmo o 9,8 da plateia dado a Tati Machado ---- que se consagrou campeã da edição, após o desempate decidido com Amauy por um décimo ---- no seu contagiante samba foi injusto. Outro equívoco que merece ser mencionado: a ideia estúpida de colocar Xande de Pilares para cantar as músicas ao vivo na hora das apresentações de samba. Todos ensaiam com a música gravada e no ao vivo a interpretação do cantor é sempre diferente, o que interfere na sincronia dos passos dos competidores. Ficou visível, principalmente na apresentação da Lucy.


A "Dança dos Famosos" é, por mais um ano, o maior trunfo do "Domingão. A final teve toda a grandiosidade que um quadro tão bom quanto esse merece, mas é uma pena que na temporada de 2024 a plateia tenha manchado uma competição que era para ter sido impecável. 

18 comentários:

Anônimo disse...

Foi injusto c o Amaury . Ele foi superior hoje . Isso foi confirmado pelos votos do júri técnico.

Anônimo disse...

Texto injusto e injurioso a Juliano Floss ele não incitou os fãs coisa nenhuma, eu mesma não gostei da nota e achei injusta.

Anônimo disse...

Lucy foi muito injustiçada. Merecia ter vencido. Mesmo que o samba não tenho sido impecável, o tango foi espetacular. Já Tati Machado não esteve espetacular no samba, mesmo que tenha se saído muito bem. Mas é inegável que a Lucy Alves teve a trajetória mais brilhante. Era incontestavelmente a melhor. Mas convenhamos que sempre ficou escancarado o favoritismo de Tati Machado. Não foi uma surpresa. E outro fator que também não surpreendeu foi a plateia ter manchado o resultado. Plateia nunca soube votar e nunca vai saber. Já foram muitas injustiças ocorridas por conta de votação da plateia. Lembrei até da Dandara Mariana que também foi injustiçada na final com o Kaysar Dadour.

Anônimo disse...

Bem, para começar, Amaury é bailarino. Antigamente possíveis participantes com formação em dança não eram.chamados, porque isso torna a competição desigual.

Anônimo disse...

Sobre a nota do público, ela é subjetiva e emocional, tipo BBB.

Anônimo disse...

Gostei muito da Tati durante toda a competição, mas é nítido a queda de desempenho que ela apresentou nas últimas semanas, e em momento algum esteve perto das apresentações da Lucy e do Amaury nessa grande final (levando em consideração a soma do tango e do samba).

A nota da plateia com a Lucy beira o absurdo, e me faz pensar se a avaliação do público já não deveria ter sido extinta como critério decisivo, ainda mais quando há uma disparidade tão grande na classificação final quando se usa apenas as notas técnicas e artísticas: (Amaury ficaria em 1°, Lucy em 2° e Tati em 3°).

No mais, que pena que tenha terminado dessa forma. Foi uma ótima temporada, que foi decidida por uma preferência nítida do público desde o início a favor da Tati, que sempre esteve brilhante, mas não merecia ser campeã na noite de hoje.

Anônimo disse...

Dois pretos que levaram as notas mais baixas e injustas. A branca leva uma nota alta injusta .... depois dizem pra deixar de mimimi

Citu disse...

Parece genial. Te mando un beso.

Marly disse...

O povo, muitas vezes, deixa de lado a isenção e a objetividade, e se deixa levar pelas paixões e favoritismo. Uma pena!

Beijão e boa semana

chica disse...

Tua narrativa muito perfeita!
Adorei ver a Tati ganhando.Muito merecido. Foi a vitória da simpatia e naturalidade! abração, chica

Anônimo disse...

Injusto... Desempate pelo público, foram pelo favoritismo. 😥

Anônimo disse...

Tati dançou lindamente, gosto muito dela, merecia o segundo lugar. Mas a Lucy, na minha opinião foi a melhor. Considero a final injusta.

Anônimo disse...

Foi muito injusto, quem merecia ganhar era lucy,. Mais é sempre assim né.

Lulu on the sky disse...

Não acompanhei o quadro Sérgio, só vi ontem a final. Pelo X (antigo Twitter) vi muita gente comentando que a Tati Machado era "Protegida" e tinha a vantagem de saber dançar, diferente dos demais participantes que seriam aprendizes.
De qualquer forma, achei bacana a participação da Eliana com a Ana Maria Braga como juradas. Por outro lado, jurado artístico não sabe avaliar, dá 10 para tudo e são poucos aqueles que tem coragem de dar nota diferente.
Beijos,
www.luluothesky.com

Adriana Helena disse...

Sérgio, eu sempre achei a Lucy muito superior, pois tinha graça, elegância e muita competência. Ela deu um show no tango como nenhum outro.
Eu não apreciei o resultado, a Tati era a favorita do público e a plateia não sabe votar, como muito bem você mencionou. E aquele desempate no final tambbém foi vergonhoso.Ficou muito esquisito.
Bem, esse quadro é mesmo maravilhoso!!
Abraços!!

Anônimo disse...

Muito injusto o resultado! Lucy muito superior. O cantor ao vivo foi quem perdeu a cadência prejudicando os bailarinos. Aliás, péssima ideia colocar música ao vivo!

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado a todos pelos comentários!

Fá menor disse...

Gosto das danças de salão e de concursos destes. São momentos lindos de ver.