terça-feira, 29 de agosto de 2023

Por que Gilda sempre odiou tanto Marê em "Amor Perfeito"?

 Os vilões são os responsáveis pela movimentação de todo folhetim. São eles que fazem a história andar. Grande parte da crítica especializada prefere os malvados complexos e com camadas, aqueles que costumam ter um leve traço de humanidade. Porém, é mais fácil os personagens maniqueístas deixarem uma marca maior na teledramaturgia. Aquela vilã que transborda maldade e até ri de sua própria crueldade é um perfil que cativa o público. E não há mesmo nada de errado em perfis assim. Só que até para um papel vil e desprezível é necessário que suas motivações sejam minimamente plausíveis. Por isso é tão complicado comprar as ações de Gilda em "Amor Perfeito". 


Mariana Ximenes é um dos destaques do elenco da novela das seis de Duca Rachid, Júlio Fisher e Elisio Lopes Jr, o que não é uma surpresa. A atriz se destaca em qualquer produção que conte com seu talento. No entanto, nunca deu para entender os motivos de sua personagem na história dirigida por André Câmara. O ódio descomunal que Gilda sente por Marê (Camila Queiroz) não tem qualquer embasamento ou construção. E o sentimento tinha que ter sido muito bem delineado porque é ele quem move todas as suas ações na trama desde o primeiro capítulo. 

É importante lembrar que "Amor Perfeito" teve um início tão corrido que o enredo da novela foi contado praticamente em duas semanas e até hoje causa a sensação de falta de fôlego. E em meio a tantas cenas atropeladas no primeiro capítulo, os momentos em que Marê aparecia com a madrasta sempre foram cercados de amor e carinho de sua parte.

Já Gilda agia com falsidade, mas por qual razão? A enteada não a atrapalhava em nada e nunca sequer desconfiou de seu caso com Gaspar (Thiago Lacerda), então noivo da mocinha. Ciúme também não existia, uma vez que a vilã nunca amou, de fato, o cúmplice. Assim que foi desmascarada por Leonel (Paulo Gorgulho), que mostrou as fotos de sua relação extraconjugal, atirou no marido e não pensou duas vezes antes de incriminar a protagonista. Fez de tudo para destruí-la em tempo recorde.

A situação que rodeou o primeiro capítulo e provocou a condenação da mocinha durou pouco porque houve uma passagem de tempo e Marê saiu da cadeia na semana seguinte, se vingando rapidamente e tirando a madrasta do controle do hotel de sua família. A personagem ainda a expulsou da mansão onde viviam. Neste caso específico, a reação da vilã, também na velocidade da luz, foi compressível. Pouco tempo depois fez uma armação bastante frágil e conseguiu ter tudo de volta, deixando a rival na miséria. A partir deste ponto que o contexto da novela vai ficando cada vez mais raso. O baque de ter caído mais uma vez pelas mãos de Gilda fez Marê desistir de ter um embate direto. A personagem resolveu seguir sua vida, solidificou sua relação com Orlando (Diogo Almeida), se apegou ao Marcelino (Levi Asaf) e procurou um emprego. Conseguiu trabalhar como vendedora na loja da modista. Mas Gilda logo descobriu e armou para a contratação não acontecer. Semanas depois, Marê arrumou um outro local para trabalhar e acabou sendo assediada pelo chefe. Ela logo ia pedir demissão diante do que estava sofrendo, mas antes disso a malvada logo tratou de subornar o sujeito para demitir a grande inimiga. A pergunta é: pra quê? O questionamento também é pertinente em cima de seu plano para destruir a distribuição de pães no Festival de Santo Antônio, algo que nem tinha a ver com sua rival. A única justificativa é o fato de ser uma vilã, então já basta. 

O ódio de Gilda vem em uma crescente mesmo diante de uma quase ausência de contra-ataques. Para piorar, a personagem subitamente se descobriu apaixonada por Orlando, a ponto de protagonizar situações vexatórias de humilhação por migalhas de atenção. Esse 'amor' é fruto da obsessão gratuita que ela sente por Marê, mas o roteiro quer forçar que há mesmo um sentimento genuíno a ponto de querer adotar uma criança, no caso Marcelino, para atrair o mocinho. E o plano funcionou graças a Marê, que mandou o rapaz se casar com ela para impedir que a víbora maltrate o menino, além de ajudá-la em arrumar provas contra a empresária. Mas qual o sentido a personagem botar dentro de casa um sujeito que deixou claro que a despreza, colocando em risco a descoberta do crime que ela cometeu no passado? É importante ressaltar que Gilda sempre foi bem inteligente, apesar da cegueira causada pela raiva contra a mocinha. Só que agora a personagem virou uma tapada, a ponto de não ter pensado que com o casório o marido teria direito ao controle do seu dinheiro, mesmo se casando com separação de bens. 

"Amor Perfeito" não é uma novela ruim e tem uma boa audiência. Mas o conjunto deixa muito a desejar em vários aspectos. E é uma pena que a grande vilã da história tenha como objetivo odiar a mocinha sem maiores motivações e agora se humilhar atrás de homem. Mariana Ximenes é uma grande atriz e merecia mais. 

28 comentários:

Anônimo disse...

Taí uma pergunta sem resposta.

Marly disse...

A diferença entre ficção e realidade é que a ficção tem que fazer sentido, rsrs. Na vida real tem muitos psicopatas, gente egocêntrica ou simplesmente má. Mas numa novela, em que não houve sinal de que a personagem se encontre num desses grupos, há que se explicar mesmo o motivo das coisas.

Beijão

J.P. Alexander disse...

No lo se, te mando un beso.

Anônimo disse...

Exatamente, Sérgio. Independentemente do maniqueísmo ou da complexidade de vilões em folhetins, eles não devem agir simplesmente por serem os antagonistas deles.

Guilherme

Anônimo disse...

Muito BOM

Fá menor disse...

É que tantas vezes os ódios serão inexplicáveis...

Anônimo disse...

A gilda é psicopata

Anônimo disse...

O motivo é que se aproximou do pai de Maria por causa de seu dinheiro e este sairia pelo ralo se este se separasse dela ou deixasse tudo através de um testamento para sua filha. Tudo vai por água abaixo quando o detetive contratado pelo pai de Marê flagra com fotografias se relacionamento com Gaspar. Para não se chegar até sua pessoa como autora do crime usou a saída de Marê e seu desentendimento com seu pai para incriminá-la.

Anônimo disse...

Eu gosto muiiiiiito desta novela, mas realmente muitas perguntas de maldades da Gilda contra a Maria, sem respostas. Sem a gente entender porque. E agora realmente a Gilda está ficando burra depois de casada.....

Anônimo disse...

Gilda tem ambiçao de ser a dona do hotel. Pra mim ela inventou que a mãe da Maré traia o marido. E deve ter emvenenado a coitada pra ficar com o marido dela.

Anônimo disse...

Penso que ela sente inveja da Marê por ela ter e ser tudo aquilo aquilo que ela sempre quis ser e ter .Por outro lado , a Marê é um impecilho para a Gilda , que quer roubar TD dela e de Leonel.

Anônimo disse...

Exatamente, fez tudo para ficar com a herança que eh só o que interessa...a novela eh muito bem bolada e fascinante!!! Essa autora eh muito boa!!!!Parabéns mais uma vez!!!

Anônimo disse...

Acho q a Gilda é pura ambição então quer tudo pra ela inclusive o Orlando só pra tirar tudo de mare,ela tem q ser logo desmascarada pois cometeu vários crimes

Anônimo disse...

Penso q Leonel é a prova viva de q foi Gilda quem atirou nele então q recobre logo a consciência e salve sua filha; outro fator importantíssimo e Sônia contar tudo a respeito do seu filho ,só assim orlando e maré poderão saber q Marcelino e o filho deles.

Anônimo disse...

Espero não me decepcionar com o desfecho dessa novela pois é a única q tô seguindo e gosto bastante

Anônimo disse...

Ta ficando boa agora

Giovana Oliveira disse...

Oi!
Que pena que não é uma novela "mais redondinha" na sua qualidade, imaginava que era melhor de acordo com o que assisto nos comerciais.

https://deiumjeito.blogspot.com/

Anônimo disse...

Gilda é a vaidosa rainha má e a motriz de suas ações contra a Marê é a inveja, pois além desta ter nascido rica e ter tido uma infância com pai e mãe amorosos, sempre foi brilhante e querida por todos onde quer que passasse. Já a vilã sempre viveu de golpes e as pessoas que dela se acercaram não a estimaram verdadeiramente e eram medíocres como ela própria. Isso ficou claro em muios momentos da novela, e mais ainda nas cenas que ela aplica em ações para provar que não era só a Marê que e entedia de administração e finanças.

Anônimo disse...

A megera da Gilda tem que ser presa e as detentas tem que matar ela.

Anônimo disse...

Eu acho que tem que matar essa megera é muita maldade e fica impune já chega

Anônimo disse...

Tô só esperando a condenação da Gilda,é merecedora da mesma!

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Gostei da frase, Marly. kkkk

Sérgio Santos disse...

É isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Pode ser, Fá.

Sérgio Santos disse...

Uma pena, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Giovana.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelos comentárioss, gente.