quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

"Volta por Cima" é uma novela gostosa de acompanhar

 Na quinta-feira passada, dia 23, "Volta por Cima" chegou ao seu centésimo capítulo. E a atual novela das sete da Globo, dirigida por André Câmara, vem sendo muito bem conduzida por Claudia Souto. A autora está desenvolvendo com competência os conflitos de sua história, que tem poucos personagens e muitos bons atores no elenco. 


O capítulo 100 trouxe a aguardada reviravolta na família de Madá (Jéssica Ellen). Jayme (Juliano Cazarré) contou para Doralice (Tereza Seiblitz) a verdade sobre o bilhete premiado que Osmar (Milhem Cortaz) roubou, o que provocou o choque da mãe da mocinha, que resolveu tirar a história a limpo e foi ao encontro do irmão na casa de Violeta (Isabel Teixeira). O tio de Tati (Bia Santana) tentou explicar as razões que o levaram a pegar o prêmio de Lindomar (MV Bill), mas Doralice explodiu e o acusou de ter roubado a própria família e ter seguido com a vida como se nada tivesse acontecido, mesmo sabendo que elas precisavam do dinheiro. Ainda travou uma discussão com Violeta, o que resultou em ótimas cenas de Tereza, Milhem e Isabel. 

Com a revelação do segredo, o que as filhas de Doralice mais temiam acaba acontecendo: a decepção e a tensão gerada fizeram a costureira passar mal e ser levada às pressas para o hospital. E o quadro de Doralice se agravou, resultando em uma parada cardíaca.

No centro cirúrgico, passou por uma experiência de quase morte e teve um reencontro com o marido. Tomados por uma forte emoção, Lindomar disse à esposa que ela tinha o livre arbítrio de voltar à vida e poderia se abrir para um novo amor. Uma cena delicada protagonizada por Tereza Seiblitz e MV Bill. 

Ainda no centésimo capítulo, em noite de festa da quadra da Unidos da Vila Cambucá, Rodolfo (José de Abreu) e Gerson (Enrique Diaz) anunciaram o retorno de Rosana (Viviane Araújo) como rainha de bateria da agremiação. Emocionada, a mãe de Nando (João Gabriel D`aleluia) se apresentou entre os membros da escola sob o olhar atento de Edson (Ailton Graça), que não conseguiu controlar o ciúmes. O dono da viação Formosa pediu, então, ajuda de Bernardo (Bruno Fagundes) para controlar suas emoções e iniciou uma terapia.

Outras mudanças na trama também foram iniciadas, como a nova saga de Chico (Amaury Lorenzo), que, graças a ajuda da Cacá (Pri Helena), começou um treinamento para ser capanga de Violeta. O personagem tinha praticamente sumido da trama, após o término com Roxelle (Isadora Cruz), e agora voltou a ter mais cenas, até porque o personagem está apaixonado por Carla e o novo casal será uma realidade em breve. Vale destacar também outro papel que ganhou novas nuances no enredo, a mimada Tati. A sequência em que Madalena deu uma surra na irmã destacou o talento de Jéssica Ellen e Bia Santana, além de ter virado uma chave na filha mais nova de Doralice. Os traços mais infantilizados, como o figurino frequente de uniforme escolar e presilhas rosas no cabelo, foram deixados de lado e agora a menina está com um visual mais sóbrio e temperamento mais frio. Tanto que traiu Jin (Allan Jeon) com Nando logo depois da primeira discussão do casal por conta de sua defesa cega pelo tio Osmar. O que acontecerá com a garota daqui para frente desperta curiosidade. 

E o núcleo de Belisa (Betty Faria) é mais um que vem despertando interesse em virtude do segredo da ex-ricaça, ainda que atualmente esteja bastante óbvio: ela é a mãe de Gigi (Rodrigo Fagundes) e fingiu ser sua irmã mais velha para esconder a verdade do patriarca da família na época e também fugir de Rodolfo, que é o pai do rapaz. Apenas Sebastian (Fábio Lago), que deixou de ser mordomo e agora é morador da mansão, sabe a verdade. Outro conflito promissor é o interesse que Gerson Barros passou a nutrir por Roxelle, enquanto lida com a medida protetiva conseguida por Yuki (Jacqueline Sato) contra ele. É um vilão que mete medo e fazia falta de uma figura assim a história, uma vez que Violeta tem muitos momentos cômicos ao lado de Osmar. Aliás, a trama envolvendo os bicheiros é uma das melhores sacadas da novela, até pelas referências ao documentário "Vale o Escrito", do Globoplay. Só precisa aumentar o número de embates entre eles. O único porém do roteiro até o momento foi o término de Madalena e Jão (Fabrício Boliveira). A mocinha decidiu abrir mão do mocinho depois da chantagem emocional de Ana Lúcia (Iara Jamra), mãe de Cacá. É um clichê desgastado e digno de uma temporada de "Malhação" exibida em 1999. Mas algo pequeno diante do todo da obra. 

"Volta por Cima" vem se mostrando uma grata surpresa, após um início sem acontecimentos muito relevantes. A história tem um conjunto harmônico e não sofreu interferências no roteiro por conta da baixa audiência, o que mostrou sensatez de todos os envolvidos, incluindo a controversa cúpula atual da Globo no setor de teledramaturgia. Os números não refletem o enredo bem estruturado do folhetim e quem está acompanhando a história gosta bastante do que assiste. 

16 comentários:

Marcio Silva disse...

Apesar da safra de novelas da Globo , não estar na melhor colheita folhetinesca, ambas novelas (das 6 e 7), ainda conseguem contar "história verossímil", não fazendo o público de idiota, como "Mania de Você", tá fazendo, uma novela com grande potencial, mas equivocada, enredos narrativos mirabolantes, sem elaboração(não tem rumo ao promissor ), feitos só pra chocar, e "surpreender" o público, "Mania de Você", é a pior novela do João Emanuel Carneiro, junto com "Segundo Sol"!!!!

Pedrita disse...

eu adoro volta por cima, grande momento da globo com a maravilhosa garota do momento e a ótima volta por cima. pena q a globo valoriza muito pouco as novelas das seis q vem inovando há anos. eu estou adorando q o filho da cacá é do contraventor. vai ser uma bela reviravolta. q ódio da tati. como falam minhas amigas, igual ao tio, verdade. e q personagem pra iara jamra. estou gostando q o psicólogo ganha cada vez mais espaço. muito bom colocar o machão ciumento pra fazer tratamento e entender q qq um pode fazer para ser alguém melhor e entender as suas questões. gosto demais como volta por cima trata a masculidade. inclusive como vc destacou no personagem do chico q quer impressionar a amada sendo o q ele não é. beijos, pedrita

Citu disse...

Parece una buena novela. Te mando un beso.

Anônimo disse...

Eu amo e sou muito fã de volta por cima!! A Jessica Hellen está maravilhosa demais como Madalena e se mostra competente para conquistar mais protagonistas. Forte, decidida e muito transparente, ela transforma demais essa novela. Concordo com você, Sérgio, a trama dos bicheiros é muito boa!!! Precisa muito ser mais explorada e ter mais embates!

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Márcio?

Sérgio Santos disse...

é sim, citu.

Sérgio Santos disse...

é isso, pedrita!!

Sérgio Santos disse...

Vamos torcer, anonimo.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Confesso que não sou fã ardoroso das novelas da Claudia Souto... Acompanho Volta por Cima sem grande empolgação... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Ane disse...

Não vejo mais as novelas da globo,
revejo as antigas apenas.
Beijos e boa semana! :)

Anônimo disse...

Adoro Volta por Cima, não perco um capítulo

Jovem Jornalista disse...

Não acompanho essa produção, mas ela parece ser bem interessante.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 19 de janeiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

que bom, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb nao sou, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ane

Sérgio Santos disse...

ABÇS, EMERSON.