sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"Aventuras do Didi" e "Casseta & Planeta Vai Fundo" serão cancelados e não deixarão saudades

Ontem (29/11), já havia sido divulgado por vários sites que os programas "Aventuras do Didi" e  "Casseta & Planeta Vai Fundo" seriam cancelados. Hoje, a Rede Globo emitiu uma nota confirmando o fim das respectivas atrações. A turma dos cassetas se despedirá da telinha em dezembro, com um especial de fim de ano, e Renato Aragão ainda terá sua atração até 3 de fevereiro de 2013, dia que será exibido o último programa.


"Aventuras do Didi" está no ar desde 1998, quando ainda era chamado de "A Turma do Didi", e o programa era exclusivamente voltado para o público infantil, ao contrário de "Os Trapalhões" que divertia qualquer um e de qualquer faixa etária. A atração nunca foi interessante e Renato Aragão insistia em piadas bobas e sem a menor graça. No entanto, ainda agradava as crianças. No últimos anos, houve a alteração no nome --- para parecer que tinha havido uma renovação, o que não ocorreu --- e Dedé voltou a integrar o time. A audiência não aumentou, pelo contrário, foi caindo até chegar ao ponto de perder para o "Domingo Legal", do SBT, em várias ocasiões. Esse ano, os índices ficaram muito além do desejado e foi um alívio a estreia do "The Voice Brasil", que acabou retirando (temporariamente) o Didi do ar.

Já o "Casseta & Planeta" estreou em 1992 e fez muito sucesso ao longo dos anos, mas há tempos que seu humor foi ficando repetitivo. O surgimento do "Pânico" e do "CQC" só ajudou a mostrar o quanto que o time global estava se perdendo. Embora muitos digam que a causa da decadência do programa tenha sido a morte do ótimo Bussunda, a verdade é que mesmo quando o grande humorista ainda estava presente, as piadas já tinham

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Na primeira grande premiação do ano, Avenida Brasil sai consagrada e colhe os frutos do sucesso alcançado

A televisão sempre foi a grande paixão do brasileiro. E quando o ano vai chegando ao fim, vários veículos da imprensa promovem premiações, consagrando o bom trabalho de apresentadores, atores, autores, diretores e novelas e produções que mais se destacaram no ano que passou. A primeira grande premiação de 2012 --- o Prêmio Extra --- mostrou o que todos já previam: "Avenida Brasil" foi a grande vencedora da noite, triunfando em seis categorias, das nove que concorreu. A festa (ocorrida ontem, 27/11) foi transmitida pela internet e quem assistiu pôde acompanhar toda a cerimônia, esta muito bem apresentada por Marcos Caruso e Eliane Giardini.


Ao longo desse ano, os telespectadores se apaixonaram por duas novelas que foram um verdadeiro sucesso de público e crítica: "Cheias de Charme" e "Avenida Brasil". Não por acaso, as duas produções ganharam vários prêmios e foram ovacionadas pela plateia, que reagia empolgada a cada vitória das respectivas tramas. Em meio a tantas comemorações, ainda houve espaço para homenagear Glória Menezes e Tarcísio Meira, que ganharam o Troféu Extraordinário, categoria mais importante da premiação do jornal Extra. Os grandes atores se emocionaram e mostraram que o amor entre eles, e pela profissão, continua forte.

Mas voltando aos indicados, ficou bem claro que será muito difícil competir com a novela das sete e das nove que mais fizeram sucesso em seus respectivos horários nos últimos anos. "Cheias de Charme" e "Avenida Brasil" são produções que irão faturar quase todas as categorias que vierem a concorrer, e caso se enfrentem, como ocorreu no

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Personagens fascinantes e elenco primoroso transformam Sessão de Terapia em uma série impecável

O canal a cabo GNT arriscou ao investir na criação de uma série brasileira, baseada no seriado israelense Be`tipul. Entre várias versões já feitas,  a americana --- In Treatment --- era a mais conhecida no Brasil. Mas agora, após várias semanas no ar, pode-se dizer tranquilamente que a história nacional chegou para ficar. "Sessão de Terapia" é uma produção de imensa qualidade, a direção de Selton Mello é esplêndida e o texto maravilhoso. Além de todos esses pontos positivos, há um grande acerto na escalação do elenco e na criação dos personagens, que contêm uma complexidade fascinante.


Os atores foram selecionados a dedo e a entrega de cada um é visível. Absolutamente todos estão brilhando e emocionando o telespectador com suas atuações. Os personagens se tornaram críveis e não seria nenhuma surpresa se o público realmente misturasse ficção com realidade, uma vez que o talento desses profissionais e a rica história que envolve a série formaram um 'casamento' perfeito.

Zécarlos Machado está um verdadeiro assombro vivendo o terapeuta Theo e já protagonizou uma quantidade absurda de cenas memoráveis. O ator estava precisando de um papel como esse: um psicólogo que precisa enfrentar problemas familiares e resistir a uma paixão avassaladora que sente por uma paciente, tendo necessidade, inclusive, de

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Evaristo Costa e Sandra Annenberg formam a dupla mais entrosada e simpática do jornalismo da Globo

A Globo é uma emissora que tem a novela como produto mais apreciado, mas, verdade seja dita, o jornalismo não fica muito atrás. Tendo vários jornais sendo exibidos ao longo de sua programação, e todos com muita qualidade, a empresa conta com uma grande equipe de jornalistas e profissionais competentes. Entre tantos jornalísticos, o "Jornal Nacional" sempre foi o principal e dificilmente algum outro tomará esse posto, afinal, é exibido no horário nobre. No entanto, após algumas modificações, o "Jornal Hoje" acabou virando o produto mais querido por grande parte dos telespectadores.


Sempre sendo alvo de muitas críticas por apresentar um formato de telejornal engessado e até robótico, a Globo, há alguns anos, finalmente resolveu mudar e dar um ar de maior naturalidade aos seus jornalistas. Aos poucos, todos os jornais foram tendo modificações e os apresentadores começaram a se soltar um pouco mais. O jornalístico que menos apresentou mudanças na conduta de seus âncoras foi o "Jornal Nacional", enquanto que o "Jornal Hoje" foi o que mais sofreu modificações e para melhor. Juntou um formato mais leve com uma dupla de apresentadores segura e simpática: Evaristo Costa e Sandra Annenberg.

Sandra é uma jornalista de extrema competência e já esteve presente em diversos jornais da Globo. Assumiu o comando do "JH" em 1998 e, entre idas e vindas, acabou se fixando no telejornal vespertino em 2003 --- ano em que mudanças mais significativas começavam a alterar o formato do jornalístico ---,  fazendo dupla com Carlos Nascimento. Com a ida do apresentador para

sábado, 24 de novembro de 2012

O Clone, América, Caminho das Índias, Salve Jorge e as eternas repetições de Glória Perez

Glória Perez é uma profissional consagrada e não há como contestar seu prestígio. Com várias novelas de sucesso no currículo e vista, há anos atrás, como sucessora de Janete Clair, fez sua história na televisão e merece respeito. Porém, é impossível não observar um grande comodismo em suas obras e o que poderia ser apontado por alguns como 'estilo', nada mais é do que uma verdadeira overdose de repetições. "Salve Jorge" está no ar há pouco mais de um mês e, caso nada de extraordinário aconteça, caminha para ser o maior equívoco da autora.


Embora já tenha demonstrado interesse em apresentar novas culturas ao telespectador em "Explode Coração" (1995) --- onde retratou os costumes ciganos ---, foi depois do estrondoso sucesso de "O Clone" (2001) que Glória resolveu estabelecer um padrão para suas novelas: sempre exibir um núcleo cuja história se passa no exterior. Provavelmente achou que tinha encontrado a fórmula do sucesso e de início até parecia mesmo que era uma estratégia inteligente. Apesar dos problemas iniciais, "América" e "Caminho das Índias" tiveram uma boa repercussão e audiência satisfatória. Mas a paciência do telespectador parece ter finalmente chegado ao fim.

Em "Salve Jorge", a autora resolveu praticamente misturar todas as suas obras anteriores, incluindo até mesmo personagens iguais e situações muito semelhantes. A Turquia, por exemplo, como é muçulmana, faz lembrar o "O Clone"; cujos bordões fazem lembrar "Caminho das Índias", cujas vestimentas fazem lembrar os turcos de "Salve Jorge", novela cuja história da protagonista faz lembrar a Sol, personagem de

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Malhação, Lado a Lado, Guerra dos Sexos e Salve Jorge: o que há de errado com as atuais produções da Globo?

O setor de teledramaturgia da Globo não anda enfrentando um bom momento. Mesmo que ainda esteja na liderança isolada, o ibope das novelas está muito abaixo do esperado. Embora os índices de "Balacobaco", na Record ,também estejam pífios e "Rebelde" tenha sido antecipada por causa do fracasso, os números alcançados pela emissora carioca não deixam de assustar. Aliás, a única produção alheia a toda essa suposta crise é "Carrossel", a novelinha infantil exibida pelo SBT, que tem conseguido a vice-liderança com folga. Mas afinal, ignorando a concorrência, o que há de errado com as quatro tramas globais? 


"Malhação" tem obtido em torno dos 15 pontos, índice considerado muito baixo e até inferior ao número da média geral da temporada passada, considerada um fracasso: 16 pontos. Já "Lado a Lado", tem alcançado 17,97 pontos de média geral, até então, sendo que a meta esperada é de 25. "Guerra dos Sexos" obtém 22,26 pontos até o momento e a Globo espera, no mínimo, 30 para o horário das sete. E "Salve Jorge"? A trama de Glória Perez patina no ibope e, levando em conta as últimas semanas desde a estreia, conseguiu uma média de 30,63 pontos, sendo que o padrão do horário é 40 pontos.

Não é possível fazer qualquer tipo de afirmação sobre os atuais desempenhos, uma vez que é difícil saber o que realmente esperar do público, entretanto, algumas suposições acabam surgindo e muitas delas acabam tendo uma certa coerência. O Horário de Verão, por exemplo, ainda é um grande vilão e prejudica muito o desempenho da

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Novelão da Semana: o quadro que virou a sensação do Vídeo Show

O "Vídeo Show" está no ar desde 1983. A atração é caracterizada pela exibição dos bastidores das novelas e de todos os programas da Rede Globo; além de ter várias entrevistas com os atores e diretores. Sempre fez sucesso e os 29 anos de vida apenas comprovam isso. Porém, há alguns anos, o programa vinha apresentando um desgaste e até perdendo sua identidade. Ainda resolveram extinguir o "Falha Nossa", quadro de maior sucesso e que exibia os erros de gravação das produções. Mas, aos poucos, consertaram os equívocos e inseriram novidades que foram agradando o telespectador. Sem dúvida, o maior acerto dos últimos meses foi o 'Novelão da Semana'.


O quadro é uma espécie de "Vale a Pena Ver de Novo" compacto. Exibem reprises de novelas de sucesso e as apresentam em duas semanas; com direito a narrações das cenas para agilizar e ajudar na compreensão de quem se esqueceu ou não acompanhou na época. É bom lembrar que assim que estreou no "Vídeo Show", o 'Novelão da Semana' reexibia a novela em apenas uma semana, mas devido ao sucesso do quadro, acabaram estendendo para duas. Infelizmente, mesmo tendo mais tempo de exibição, é inevitável não cortarem alguns núcleos das obras, o que acaba gerando reclamações; mas o saldo geral da ideia é muito positivo.

Atualmente estão reprisando "O Beijo do Vampiro", uma trama que marcou a adolescência de muita gente em 2002 e que até hoje é lembrada pelos fãs. Há, inclusive, várias campanhas para que a segunda história vampiresca de Antonio Calmon (autor) --- a primeira foi "Vamp" --- seja reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo". Nas semanas anteriores, o "Vídeo Show" chegou

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Patrícia Pillar volta em grande estilo e brilha na pele de Constância em Lado a Lado

Ela é uma profissional admirável e fazia muita falta na televisão. A última novela que contou com a presença da atriz, do início ao fim da trama, foi "A Favorita", em 2008. Sua interpretação magistral foi muito marcante e até hoje a vilã Flora, que enganou personagens e telespectadores, é lembrada pelo público. Após essa fase de muita exposição e consagração, tirou um tempo para descansar a imagem. Depois do período sabático, fez pequenas participações em "Passione" (2010) e "Divã" (2011), além de ter emprestado seu lado apresentadora para o "Som Brasil". No início de 2012, protagonizou um episódio da série "As Brasileiras" e agora, finalmente, voltou a integrar o elenco fixo de uma novela. Claro que estou falando de Patrícia Pillar, a Constância de "Lado a Lado".


Uma profissional que foi crescendo a cada trabalho e desde que surgiu na televisão mostrou que não era apenas um rosto bonito. Patrícia Pillar fez sua primeira aparição em "Roque Santeiro", mas foi vivendo a misteriosa Ana do Véu, na primeira versão de "Sinhá Moça" (1986), escrita por Benedito Ruy Barbosa, que a atriz começou a trilhar seu caminho na televisão, colecionando personagens e enriquecendo o currículo. Aliás, foi a partir dessa novela que Benedito caiu de amores pela atriz e fez questão de contar com sua presença em várias outras produções. O autor a escalou para muitas tramas, entre elas "Renascer", "O Rei do Gado" e os remakes de "Cabocla" e "Sinhá Moça".

Mas Patrícia também participou de outras novelas --- "Brega & Chique" (1987), "Rainha da Sucata" (1990), "Salomé" (1991), "Pátria Minha" (1995), "Um Anjo Caiu do Céu" (2001) --- e várias séries, entre elas uma marcante: "Mulher", seriado que mostrava o cotidiano de uma clínica de atendimento a mulheres. Patrícia era Cris e fez uma dupla fantástica com

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Além da narrativa lenta, excesso de personagens prejudica o desenvolvimento dos núcleos em Salve Jorge

Está cada vez mais difícil acompanhar a nova novela das nove. Glória Perez apresenta um verdadeiro amontoado de histórias já escritas por ela e a falta de criatividade fica evidente. Mas esse não é o único problema de "Salve Jorge". A trama também é lenta demais, não empolga, e o excesso de personagens prejudica o desenvolvimento dos núcleos e o próprio andamento da obra.


São 84 personagens distribuídos em 12 núcleos, números que transformam o elenco de "Salve Jorge" no mais numeroso do horário nobre dos últimos 12 anos. Fica totalmente impossível valorizar todos os profissionais escalados e obviamente que Glória Perez sabe disso. O 'pior' é que o time escolhido pela autora é excelente, recheado de grandes atores. Isso apenas aumenta a decepção do público em ver tanto ator bom desperdiçado e desvalorizado.

A narrativa lenta tem dado sono no telespectador, que acompanha vários capítulos onde a falta de acontecimentos relevantes se encontra presente do início ao fim. Glória nunca foi ágil em suas obras, mas na atual há um abuso, digamos assim. A novela apresenta barriga antes mesmo de

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Totalmente recuperados, Drica Moraes e Reynaldo Gianecchini são gratas presenças em Guerra dos Sexos

Ambos enfrentaram uma grave doença e que sempre deixa a pessoa enferma extremamente debilitada, tanto pelos sintomas quanto pelo difícil tratamento: o câncer. O público sofreu com eles e fez questão de demonstrar apoio naquele momento tão difícil. A ansiedade pela cura e retorno dos atores era grande. Após muita luta e um longo período afastados, Drica Moraes e Reynaldo Gianecchini conseguiram se recuperar, se livraram da doença e voltaram à ativa em "Guerra dos Sexos".


Na pele de Nieta e Nando, os atores começaram enfrentando a rejeição do público. Primeiro porque o sotaque da irmã de Roberta Leone (Glória Pires) lembra muito o 'caipirês' da Márcia, papel vivido pela atriz em "Chocolate com Pimenta". E segundo porque Reynaldo estava copiando todos os trejeitos do Pascoal, mecânico atrapalhado, interpretado pelo ator em "Belíssima". Em suma: parecia que os personagens iriam 'naufragar' no gosto popular.

Mas os capítulos foram passando e os atores, assim como quase todo o elenco, estão bem mais à vontade em seus respectivos papéis. A atriz, verdade seja dita, sempre esteve bem e o sotaque característico da personagem, apesar de realmente ser parecido com o da Márcia, não atrapalha em nada seu desempenho. A mãe de Carolina (Bianca Bin) não poderia estar sendo vivida por outra pessoa e Drica Moraes está mais uma vez mostrando o quanto

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Lado a Lado: três irmãs, três personagens, três atrizes, três talentos

"Lado a Lado" já iniciou sua aguardada segunda fase e está cada vez melhor. Laura (Marjorie Estiano), após se afastar da cidade, voltou e começará sua vida do zero. Zé Maria (Lázaro Ramos) está liderando a Revolta da Chibata, que se iniciou no capítulo dessa segunda-feira. E Fernando (Caio Blat) descobriu que não é filho de Margarida (Bia Seidl), iniciando seu plano de vingança. São muitas histórias atraentes e vários acontecimentos interessantes. Porém, em meio a tantas tramas e bons papéis, é preciso mencionar três personagens que sempre se destacam quando aparecem, isso desde o primeiro capítulo: Celinha, Carlota e Constância.


Elas são irmãs com personalidades totalmente distintas. Mesmo em meio a tantas diferenças, estão quase sempre unidas, embora muitas vezes se alfinetando. Muito bem escritas por João Ximenes Braga e Cláudia Lage, as personagens protagonizam ótimas cenas, estando juntas ou separadas. Isabela Garcia, Christiana Guinle e Patrícia Pillar demonstraram entrosamento desde o início e as atrizes souberam compor seus papéis com perfeição. Os autores foram muito felizes na escalação desse trio.

Isabela Garcia --- que provavelmente foi escolhida para o papel graças ao Gilberto Braga, autor que sempre a escala e que supervisiona o texto de "Lado a Lado" --- vive uma solteirona atrapalhada e muito bondosa. Sua personagem representa a meiguice e não é por acaso que Laura e Alice (Juliane Araújo), sua sobrinhas, a adoram. Sempre solícita e disposta a ajudar qualquer um, Celinha muitas vezes é humilhada pelas

domingo, 11 de novembro de 2012

Em prol da AACD, Teleton completa mais uma edição cumprindo seu objetivo e tendo Silvio Santos como atração principal

Na última sexta-feira (09/11), foi ao ar mais uma edição do "Teleton" --- programa criado em 1998, e desde então exibido pelo SBT, com o intuito de ajudar crianças e pessoas com deficiência. Assim como o "Criança Esperança", a atração tem um cunho social e sempre cumpre seu objetivo com louvor. As doações em prol da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) são importantíssimas e necessárias para que a instituição continue com seu trabalho. Todos os anos as metas são alcançadas para a alegria dos que precisam.


Há quinze anos no ar --- e apesar de ter incluído a presença de twitteiros famosos para aumentar a dinâmica e facilitar a campanha na internet ---, o "Teleton" sofre com o desgaste do formato, que raramente apresenta novidades. A única 'grande' alteração feita foi a interrupção da maratona. Há alguns anos, o programa entrava no ar na noite de sexta-feira e só acabava depois da meia-noite do sábado. Agora há uma exibição na sexta e uma continuação no sábado. Tirando esse fato, nada mudou. Vários artistas do SBT, cantores e também profissionais das emissoras concorrentes vão ao programa para pedir contribuições e são exibidos vídeos com depoimentos de crianças especiais. 

Apesar de apresentar poucas novidades, o "Teleton" ainda é uma atração interessante e bem mais agradável do que o "Criança Esperança". Isso se deve ao carisma de Silvio Santos. O rei da televisão domina o palco e não pensa duas vezes antes de soltar suas pérolas. Não é por acaso que o ponto alto do programa é justamente a presença do

sábado, 10 de novembro de 2012

Intolerância e preconceito marcam a campanha de parte dos evangélicos contra Salve Jorge

Antes mesmo de estrear, "Salve Jorge" já enfrentava uma onde de ataques de parte dos evangélicos. Não foi à toa que a própria Rede Globo tentou convencer Glória Perez a alterar o nome de sua novela, com medo da reação de alguns setores mais fanáticos. A autora não aceitou e decidiu manter. Pois assim que foi ao ar o primeiro capítulo da nova trama, a campanha contra e a incitação de ódio aumentaram significativamente. Vários blogs e grupos espalharam fotos e textos com ofensas e muito preconceito.


O que se pôde observar é que a Record teve uma grande participação nisso. Em quase todos os textos que apresentavam ferrenhos ataques à novela e conclamavam as igrejas neopentecostais a rejeitar a história de Glória Perez, haviam conselhos para que se assistisse à reprise de "Rei Davi", minissérie bíblica da concorrente exibida no mesmo horário, no lugar. Uma 'coincidência' difícil de engolir.

Como se não bastasse essa situação totalmente absurda, o Bispo Edir Macedo --- líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), instituição que controla a Rede Record --- publicou um texto negando a existência de São Jorge. A questão é que não há comprovação da existência de nenhum santo e de nenhum Deus; porém, é de vital importância que se respeite a

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Silvio de Abreu erra ao não inserir novas histórias em Guerra dos Sexos

Com pouco mais de 30 capítulos no ar, o remake escrito por Silvio de Abreu não está agradando. As críticas são constantes e a audiência não tem correspondido --- embora todas as novelas estejam enfrentando dificuldades no ibope. Muitos responsabilizam a temática ultrapassada da trama para justificar a rejeição, mas a verdade é que esse nunca foi o problema.


O eterno embate entre homens e mulheres não ficará cansativo tão cedo, uma vez que ainda está presente em nossa sociedade. Basta perguntar aos homens o que eles acham das mulheres ao volante, ou o que as mulheres acham dos homens tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo, por exemplo. O assunto ainda rende muito. Os erros do remake são outros e passam longe do tema central --- que aliás, é o único que mostra essa guerra entre homens e mulheres, tendo Otávio e Charlô como protagonistas.

Todos os telespectadores que viram a primeira versão de "Guerra dos Sexos" constatam que Silvio de Abreu está praticamente escrevendo os mesmos diálogos e as mesmas cenas, sem mudar nada. São poucas as alterações. E é justamente aí que está o erro. Histórias que fizeram sucesso anos atrás, muitas vezes não apresentam o mesmo fôlego para os dias de hoje e precisam ser

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Salve Jorge desanima o telespectador ao apresentar um ritmo lento, muitos personagens e poucas histórias

Com pouco mais de duas semanas no ar, "Salve Jorge" ainda não disse a que veio. A trama --- que enfrenta o imenso desafio de substituir o fenômeno "Avenida Brasil" --- é lenta demais e Glória Perez tem demonstrado muita falta de imaginação nessa sua nova empreitada. O telespectador tem a clara sensação de déjà vu e a quantidade imensa de personagens assusta. Já a falta de acontecimentos relevantes apenas ajuda a afugentar o público, que está esperando a novela começar até agora, sem sucesso.


A autora tem apresentado um amontoado de personagens que ainda não demonstraram qualquer função e nem há ligação entre os núcleos. Claro que ainda é cedo para observar isso, mas a demora em criar tramas contundentes para cada um dos atores escalados causa estranhamento e deixa o telespectador perdido, com a sensação de estar vendo somente embromação. O elenco é recheado de grandes atores, mas do que adianta quantidade se não há qualidade?

O núcleo da Turquia é totalmente dispensável e parece criado única e exclusivamente para exibir bordões, dancinhas e outros costumes. Para agravar o problema, é impossível não associar as tradições com as exibidas em "O Clone" e "Caminho das Índias". São locais com muitas similaridades, principalmente nas vestimentas da

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Entrada de Alessandra Negrini movimenta Lado a Lado

Infelizmente a atual novela das seis da Rede Globo não está tendo uma boa audiência. Mas quem perde mais não é a emissora, que continua líder isolada, e sim o público, que se nega a prestigiar uma obra tão bem cuidada e escrita. Na última semana, os telespectadores de "Lado a Lado" puderam acompanhar uma virada na história, antes mesmo do início de sua segunda fase. A talentosa e linda Maria Fernanda Cândido --- vivendo a moderna Madame Jeannete Dorleac --- mexeu positivamente na história, mas foi a entrada de Catarina, vilã interpretada por Alessandra Negrini, que movimentou a trama de fato.


Mesmo quando ainda não havia entrado na história, a personagem já tinha criado a primeira crise do casamento de Laura e Edgar, o par mais querido da trama. A mocinha escondeu do marido a carta enviada pela vilã --- onde revelava que o rapaz tinha uma filha e que a criança estava enferma ---, o que acabou gerando uma forte discussão entre o casal. A viagem de Edgar, que foi conhecer a menina, só ajudou a piorar a relação. Laura enviava cartas, mas não obtinha respostas, ficando cada vez mais aflita. A protagonista ainda descobriu que estava grávida sem ter a presença do companheiro ao seu lado. Para culminar, acabou perdendo o filho após uma forte discussão com Constância.

Todos esses dramas vividos pelos personagens centrais movimentaram a trama e empolgaram os telespectadores. Quando finalmente Catarina apareceu, acompanhando Edgar de volta ao Brasil, a vida de Laura piorou muito, mas a história ficou ainda melhor. A comprovação desse fato é a quantidade de cenas ótimas que começaram a surgir, justamente devido

sábado, 3 de novembro de 2012

Com a acidez de sempre, Alexandre Machado e Fernanda Young acertam mais uma vez em "Como aproveitar o fim do mundo"

De acordo com a profecia maia, o fim está próximo e tudo vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012. E você, acredita? O que faria se o mundo realmente acabasse? Como aproveitaria seus últimos dias? Baseado nessa premissa, estreou na última quinta-feira (2/11) "Como aproveitar o fim do mundo", mais uma série da consagrada dupla Alexandre Machado e Fernanda Young, dirigida por José Alvarenga Jr.


Protagonizada por Alinne Moraes e Danton Mello, a série conta a história de um casal que se conhece em uma administradora --- local onde ambos prestam serviços --- e partir desse fato, a dupla se envolve em várias situações um tanto quanto absurdas. Kátia trabalha no departamento pessoal, é uma mulher linda, bem maluquinha e que acredita piamente na profecia. Seu sobrenome, aliás, é Maia, o que apenas reforça essa sua crença. Já Ernani trabalha na contabilidade, é um cara metódico, certinho e que detesta todo tipo de 'aventura'. Após se conhecerem durante a pausa do cafezinho, o rapaz estranha ao ver aquela mulher acreditando em algo tão sem sentido; mas logo se deixa levar pelas maluquices dela e acaba começando a listar o que gostaria de fazer antes que o mundo acabasse.

O texto mordaz dos autores está novamente presente e a acidez dos diálogos é sempre a característica principal da dupla, fazendo o telespectador rir tanto pelas conversas esdrúxulas quanto pelas situações nada convencionais. Mas é impossível fazer rir se os atores escolhidos decepcionarem. Por isso mesmo que houve um grande acerto na escolha dos protagonistas. Alinne Moraes e Danton Mello têm química em cena e formam uma

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"Suburbia": poesia e dolorosos toques de realidade em um universo ficcional

Luiz Fernando Carvallho é um diretor talentosíssimo e já dirigiu novelas de sucesso como "Pedra sobre Pedra" (1992) e "O Rei do Gado" (1996), por exemplo. No entanto, há alguns anos, Luiz vem se dedicando exclusivamente às séries e apresentou histórias muito bem-sucedidas, assim como fracassos também. Se em "Os Maias"  (2001) e "Hoje é dia de Maria" (2005) o telespectador pôde acompanhar verdadeiras obras-primas da teledramaturgia; o mesmo não se pode dizer de "A Pedra do Reino" (2007), "Capitu" (2008) e "Afinal, o que querem as mulheres" (2010); produções que não despertaram interesse e exageraram na 'intelectualidade'. Após esse três trabalhos fracassados, não havia muita expectativa na estreia de "Suburbia", a nova série dele, de Paulo Lins e Carla Madeira. Porém, após a exibição do primeiro episódio, as primeiras impressões acabaram sendo as melhores possíveis.


A série conta a vida, nada fácil, de Conceição, uma criança (vivida por Débora Fidélix Nascimento) que mora em uma carvoaria em Minas, local onde sua família acaba tirando o sustento. A trama --- nessa fase ambientada pouco antes dos anos 90 --- não se estende muito no local e logo a menina vai embora em cima de um cavalo branco. Para que pudesse pegar um trem, a menina acaba abandonando o animal. A cena foi muito forte e impressionou ver o cavalo correndo atrás da menina, enquanto ela o afugentava, demonstrando sofrimento. Ao chegar ao Rio de Janeiro, é confundida com uma trombadinha e acaba presa em uma instituição para menores. Lá, é ameaçada pela 'líder', mas não abaixa a cabeça e a enfrenta. Depois ainda consegue fugir; mas é atropelada por uma mulher, que a leva para casa, onde a jovem passa a viver praticamente como empregada --- a velha história do 'você é quase da família'.

Os anos passam e a protagonista cresce (Erika Januza, uma grande revelação, entra em cena), ainda mantendo a mesma função na casa da família que a acolheu. Já estando na década de 90, a série mostra o que parece ser uma leve melhora na vida de Conceição. A agora mulher está mais feliz, mesmo após tanto sofrimento. Porém, apenas parecia. Mesmo depois de