segunda-feira, 5 de junho de 2023

Homenagem aos 60 anos do "Programa Silvio Santos" foi marcada por emoção e nostalgia

 No dia dois de junho de 1963, um domingo, o "Programa Silvio Santos" estreava na extinta TV Paulista, a convite do diretor Paulo de Grammont. O executivo ofereceu um horário na programação vespertina para Silvio alugar e o então estreante topou o desafio. O resultado todos conhecem: um retumbante sucesso que completou 60 anos em 2023. A data merecia uma comemoração e a equipe produziu um especial muito bonito, exibido neste domingo, que começou às 19h15 e ficou no ar até quase uma da manhã. 


Patrícia Abravanel, que vem comandando o programa do pai desde a época da pandemia, recebeu inúmeros convidados que fizeram parte da história da atração. Várias matérias relembrando momentos emblemáticos enriqueceram a homenagem e emocionaram os telespectadores e todos os presentes. A filha do dono do SBT não conseguiu segurar as lágrimas em diversas situações, diante de uma plateia repleta de jornalistas e figuras da própria família, como a mãe, Íris Abravanel, e as irmãs Cíntia, Silvia, Daniela, Rebeca e Renata. 

A parte mais emocionante das mais cinco horas de especial se deu com a entrada de todos os jurados que deixaram uma marca no inesquecível "Show de Calouros", ao som da icônica marchinha cantada por Silvio Santos para anunciar a chegada de cada um. Sérgio Malandro, Décio Piccinini, Sônia Lima, Leão Lobo, Nelson Rubens, Flor, Luiz Ricardo e Mara Maravilha em sequência em um instante de pura nostalgia.

Sem interrupção, foram anunciados posteriormente os nomes dos jurados que já partiram: Aracy de Almeida, Pedro de Lara, Elke Maravilha e Wagner Montes. Todos ficaram com os olhos lacrimejados e Patrícia não aguentou quando Silvio Santos foi anunciado no final, mas sem aparecer. 

Um dos outros momentos onde a sensibilidade predominou foi a exibição de um clipe com a lembrança de todas as figuras que ajudaram a fazer parte da história dos 60 anos de programa e que já faleceram, como Márcia de Windsor, Wilza Carla, Carlos Imperial, Plácido Manaia Nunes (criador do Troféu Imprensa), Paulo Barbosa, Ruth Romci, Cidinha Milan, Bira, Miltinho, Manoel de Nóbrega, Consuelo Leandro, Valentino Guzzo, Lombardi, Ronald Golias, Zora Yonara, Maestro Zezinho, Gugu Liberato, entre outros. 

O especial ainda contou com as participações de pessoas que até hoje trabalham na atração e têm o DNA do formato, como os assistentes e animadores de palco Liminha e Roque, além de Ivo Holanda, o rei das pegadinhas. Outras figuras ilustres também marcaram presença em quadros, como Eliana, Adriane Galisteu, Nahim, Ovelha, Sarajane, Sylvinho Blau Blau e Trio Los Angeles. O vice-presidente Geraldo Alckmin foi mais um dos convidados. Até Daiza Lazarte Barros, a menina da memorável piada do 'Bambu', esteve presente e fez questão de dizer que tomou muita bronca na época e que nunca quis comentar sobre o ocorrido, mas resolveu aceitar o convite da produção para mostrar que agora não é mais assim (virou uma evangélica conservadora). 

Entre as muitas lembranças do programa, vários formatos que fizeram um baita sucesso sob o comando de Silvio Santos também foram recordados, como o "Gol Show", "Porta da Esperança", "Show do Milhão", "Casa dos Artistas" e "Qual é a música?". No final, Patrícia levou toda a produção para o palco e cortou um bolo em homenagem aos 60 anos. Fez questão de revelar ao pai que a ideia da comemoração foi do produtores Fabiano e Jeff. 

O "Programa Silvio Santos" especial 60 anos foi digno de um colecionador. A história da televisão brasileira se mistura com a de Silvio Santos e a atração provou isso. Não à toa, chegou a liderar a audiência depois que a Globo encerrou o "Fantástico". Um reconhecimento merecido do público que até hoje é fã do dono do SBT, que está com 92 anos, e segue acompanhando o programa que virou a maior identidade dos domingos. 

18 comentários:

chica disse...

Não assisti,mas bem merecida a homenagem. 60 anos são tantos para um programa!!
Pena ele não poder estar lá!
Linda semana pra ti! abração, chica

Maria Rodrigues disse...

Um programa fazer 60 anos de existência é realmente de comemorar.
Abraços

Monique Larentis disse...

Que pena que perdi. Deve ter sido muito legal, relembrar grandes momentos. Gosto do programa.

www.vivendosentimentos.com.br

Adriana Helena disse...

Sérgio, ontem por coincidência minha mãe assistia ao programa e fiquei com ela conferindo os ícone do programa Qual é Música!! Foi muito divertido!! Eu adorei. Uma homenagem de peso a um grande comunicador!!
Amei seu texto amigo!!
Maravilhosa semana!!

Anônimo disse...

Por que o dono do programa não fez ao menos uma participação especial?

J.P. Alexander disse...

Gracias por la recomendación. Te mando un beso.

Jovem Jornalista disse...

Comecei a assistir. Um evento memorável!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...

Polêmicas de Silvio Santos e alguns de seus familiares à parte, o "Programa Silvio Santos" ocupa uma página importante na história da televisão brasileira, com quadros memoráveis (adorava o "Jogo dos Pontinhos", especialmente quando aguardava as respostas de Lívia Andrade, agora brilhando no quadro "Acredite Se Quiser", do "Domingão com Huck"). Outros formatos comandados pelo comunicador também foram merecidamente lembrados, como os citados no texto (o "Gol Show" repercutiu principalmente na época da Copa do Mundo de 2002, creio eu). A celebração dos 60 anos da atração dominical foi digna do ritmo de festa! (Cate as referências, risos.)

Guilherme

Lulu on the sky disse...

Sílvio Santos é lenda viva da TV, imagina o dia que esse homem morrer?
big beijos
www.luluonthesky.com

Sérgio Santos disse...

É verdade, Chica.

Sérgio Santos disse...

Muito, Maria.

Sérgio Santos disse...

Foi sim, Monique.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Dri!

Sérgio Santos disse...

Ele nao quis, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, JP.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lulu.