sexta-feira, 2 de junho de 2023

Susana Vieira fará falta em "Terra e Paixão"

 A atual novela das nove da Globo ainda está em seu início, mas já ficou claro que Walcyr Carrasco acertou muito na escalação do elenco. Assim como ocorre em todas as suas obras, os veteranos estão em papéis de destaque e são valorizados. Um dos êxitos foi Susana Vieira na pele de Cândida, personagem que infelizmente deixou a história nesta sexta-feira (02/06). 


O autor tinha escolhido primeiramente Fernanda Montenegro para o papel, mas a atriz negou o convite por conta do filme "Dona Vitória", baseado na vida da idosa Dona Joana, que originou uma série de reportagens do Jornal Extra graças aos vários vídeos feitos por ela denunciando traficantes e policiais corruptos no Rio de Janeiro. As gravações já foram finalizadas, mas a veterana precisaria conciliar com o início da trama das 21h. Então, Walcyr escalou Susana para substituí-la. 

A recusa de Fernandona deu a chance para Susana Vieira viver um tipo totalmente diferente de tudo o que já fez ao longo de seus mais de 60 anos de carreira. A própria atriz fez questão de enfatizar em todas as entrevistas que Cândida era a sua primeira personagem 'velha'.

Tanto que precisou mudar a cor do seu cabelo e adotar tons grisalhos. Também precisou adotar um sotaque mais puxado no 'R', algo que também nunca tinha feito até hoje. Ainda imprimiu um ar mais ranzinza que combinou muito com a misteriosa mulher. 

Cândida era a clássica pessoa que conhecia todos os segredos da população da cidade e o fato de ter sido a dona do bar mais movimentado do lugar ajudou bastante no acúmulo de informações. Até porque não era apenas um bar e, sim, uma casa de prostituição bem pouco disfarçada. A cafetina formou uma família naquele lugar com seus funcionários e ajudou a mocinha no primeiro capítulo da trama, quando Aline (Barbara Reis) precisou se esconder dos capangas de Antonio La Selva (Tony Ramos). Aliás, a personagem sabia todos os podres da família do vilão e quase foi assassinada por Irene (Gloria Pires) quando tentou chantageá-la para não atrapalhar a vida de Caio (Cauã Reymond), o filho mais velho do todo poderoso do agronegócio, por quem sempre teve grande carinho. 

A última cena da atriz foi com Tony Ramos e ambos emocionaram na despedida. Curiosamente, os dois acabaram de entrar no ar nas tardes da Globo com a reprise de "Mulheres Apaixonadas" no "Vale a Pena Ver de Novo". Aliás, a veterana está em um recorde de reprises. Duas protagonistas que engrandeceram a carreira de Susana podem ser vistas atualmente no Canal Viva: Marina, de "A Sucessora" (1979), e Maria do Carmo, de "Senhora do Destino" (2004). E em breve a intérprete estará em mais uma novela reprisada: o remake de "Mulheres de Areia" (1993), onde viveu Clarita, que entrará no lugar de "Chocolate com Pimenta" no início das tardes. 

Susana Vieira estava afastada das novelas desde 2019, onde brilhou no remake de "Éramos Seis", na pele da rígida Tia Emília. A atriz não escondeu a sua felicidade com o retorno aos folhetins na coletiva de "Terra e Paixão" e soube aproveitar muito bem todas as cenas escritas por Walcyr Carrasco. A veterana fez ótimas cenas com Cauã Reymond, Tony Ramos e Gloria Pires. Ainda esbanjou sintonia ao lado de atores que estão estreando na televisão, como Valéria Barcellos (Luana) e Diego Martins (Kelvin). Aliás, a dobradinha com Valéria foi deliciosa e os embates entre Cândida e a fofoqueira Luana divertiam.

A morte de Cândida provoca a primeira virada de "Terra e Paixão". A cafetina contou um segredo da família La Selva para Caio. Uma pena, porém, que a reviravolta venha com a saída de Susana Vieira da novela. Com certeza fará muita falta.  

10 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena a participação de Susana Vieira em "Terra E Paixão" ter sido tão breve. Mas, quem sabe em capítulos posteriores, em questão de meses, sejam exibidas cenas inéditas de sua personagem Cândida em flashback, em meio a tantas viradas que Walcyr Carrasco tem a proporcionar para o público?

Guilherme

Sérgio Santos disse...

Torcendo, Guilherme!

chica disse...

Ela arrasa sempre por onde passa ou trabalha! Na certa deixou sua marca boa na novela! abração, chica, lindo fds!

Adriana Helena disse...

Ahh Sérgio, ontem eu vi a cena da Suzana com o Tonny Ramos e fiquei emocionada! Os olhos desses grandes atores diziam tudo e mais um pouco! Dois monstros sagrados da interpretação! Suzana fará muita falta mesmo!!
Lindo final de semana querido amigo e ótimo texto, como lhe é peculiar!!
Beijos!! :))))

Marly disse...

Sim, Susana Viera fará falta. Atriz veterena, grande conhecedora dos 'macetes' da profissão, sempre cumpre bem o papel que cabe a ela.

Beijão

J.P. Alexander disse...

Gracias por la recomendación

Fatyma Silva disse...

Susana fará muita falta na novela.
Breve participação!

Um lindo mês de Junho com muitas alegrias, Sérgio!

Um abraço

Monique Larentis disse...

Ela é uma excelente atriz. A gente vai matando a saudade no vale a pena ver de novo :)

www.vivendosentimentos.com.br

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Terra e Paixão é uma das piores novelas das nove da história da TV Globo. Susana Vieira livrou-se dessa "bomba"! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Jovem Jornalista disse...

Gostei muito da análise. Perfeita.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia