quarta-feira, 23 de abril de 2025

Dá gosto torcer por Beatriz e Madalena em "Garota do Momento" e "Volta por Cima"

 A construção de uma mocinha é sempre um dos maiores desafios de um autor porque o risco de dar errado é elevado. Qualquer deslize pode influenciar na má vontade do público e até em uma rejeição. A escolha da atriz também é fundamental para a boa aceitação. É um conjunto que precisa funcionar porque uma protagonista que fracassa sempre afeta o folhetim e muitas vezes é necessário um plano B para mexer no roteiro e evitar um desastre maior. Só que "Garota do Momento" e "Volta por Cima" estão muito bem-sucedidas neste quesito.


Beatriz (Duda Santos) e Madalena (Jéssica Ellen) são mocinhas cativantes e brilhantemente interpretadas. Houve um grande acerto na escalação das atrizes e na construção das personagens, que despertam a simpatia dos telespectadores naturalmente, graças ao desenvolvimento dos conflitos e como ambas reagem a eles. Afinal, o público não tolera mais perfis ingênuos ou passivos demais na teledramaturgia atual. É verdade que os vilões são os responsáveis pela movimentação da história e os protagonistas funcionam como uma espécie de 'receptores', mas para que haja empatia de quem assiste é necessário inteligência e poder de reação. 

As autoras das novelas das seis e das sete se cercaram de artifícios para um amparo das mocinhas perante o público. Alessandra Poggi faz de Beatriz um mulher de fibra e que luta pelo que quer sem maiores receios.

terça-feira, 22 de abril de 2025

Em edição comemorativa, "BBB 25" fracassa e festa vira enterro

 A vigésima quinta edição do "Big Brother Brasil" começou em clima de comemoração. Afinal, o programa completou vinte e cinco temporadas justamente em 2025, quando a Globo completa 60 anos. E o formato brasileiro é o mais bem-sucedido do mundo, sendo reconhecido internacionalmente. No entanto, a festa virou enterro, como diz aquele conhecido meme do saudoso Clodovil que se prolifera até hoje nas redes sociais. O "BBB 25" chegou ao fim nesta terça-feira (22/04) em clima de já foi tarde. 


O início da temporada já foi estranho porque Amauri Soares demitiu Boninho, que trouxe o formato para o Brasil e foi o diretor do "Big Brother Brasil" desde a primeira edição, em 2002. Rodrigo Dourado, que já dirigia a atração ao lado do amigo há muitos anos, assumiu o cargo. E é verdade que quase tudo o que foi feito ao longo dos quatro meses de reality também teria sido realizado por Boninho. Então, teoricamente, na prática não provocou nenhuma alteração significativa. Em determinados casos, houve até alguma inovação, como o "Barrado no Baile", o "Seu Fifi", o "Freeze" (copiado do formato estrangeiro)  e alguns castigos do Monstro que finalmente deixaram de lado a repetitiva dinâmica de dançar na área externa de acordo com o toque de uma música. Mas também não dá para negar que foi estranho demais o desligamento do profissional justamente no ano comemorativo do reality. 

Só que, por ironia do destino, o reality começou mal por causa do esquema das duplas, que foi uma ideia de Boninho, divulgada por ele no final do ano passado. O que surgiu como uma divertida novidade, acabou virando um pesadelo.

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Vitória Strada foi uma grata surpresa do "BBB 25"

 A vigésima quinta edição do "Big Brother Brasil" acaba amanhã e o saldo é muito negativo. Com uma final insossa e que representou muito bem o clima morno da temporada, o reality foi um fracasso de audiência e repercussão. A escolha equivocada de grande parte do elenco teve um peso significativo em todo o conjunto da obra, mas entre os poucos êxitos do "BBB 25" está a presença de Vitória Strada. 


É sempre um risco uma atriz ou um ator entrar em um reality show. A chance de prejudicar sua imagem e destruir de vez qualquer chance de conseguir novos trabalhos é imensa e inversamente proporcional a qualquer retorno positivo que a decisão pode ocasionar. E desde que o "BBB" criou a categoria 'Camarote', que consiste na entrada de famosos, foram poucos os intérpretes que participaram. Mas todos que estiveram lá tinham um objetivo claro: a maior visibilidade para futuras escalações para séries, novelas e filmes. 

O objetivo de Vitória não foi diferente e por isso houve um choque entre os telespectadores nas redes sociais com o anúncio da sua entrada. Afinal, a atriz protagonizou três novelas na Globo com brilhantismo: "Tempo de Amar", "Espelho da Vida" e "Salve-se Quem Puder". Três produções que engrandeceram sua carreira e evidenciaram seu talento. Qual o sentido de precisar entrar no "BBB" para voltar a ser lembrada pela emissora?

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Tudo sobre a festa de lançamento de "Dona de Mim", a próxima novela das sete

 Uma noite para celebrar as conexões humanas e a potência das mulheres, da música e das periferias! Esse foi o clima do evento de lançamento de ‘Dona de Mim’, realizado na noite dessa quarta-feira, dia 16. O Museu de Arte do Rio (MAR), na região central e boêmia do Rio de Janeiro, foi o ponto de encontro para o elenco da próxima novela das sete, que se reuniu com a autora Rosane Svartman e o diretor artístico Allan Fiterman para receber convidados, jornalistas e influenciadores.  

“Eu gosto de assistir uma novela quando ela tem uma boa história, que cabe na minha vida, ter a sensação de laço social. Eu acho que a novela das sete tem uma coisa muito bacana: tem emoção e melodrama, que são pilares da telenovela, tem humor, suspense, aventura, drama. E, principalmente, tem romance”, enumerou Rosane Svartman. “É uma faixa que, com todos esses gêneros, me faz pensar, refletir, me divertir, escapar da vida um pouquinho ou pensar na vida um pouquinho. A gente está fazendo de tudo para oferecer uma boa história”, complementou a autora. 

Momentos antes da exibição do clipe da novela, o diretor artístico Allan Fiterman celebrou a equipe e destacou a alegria de realizar esse novo trabalho.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Tudo sobre a primeira coletiva online de "Dona de Mim", a próxima novela das sete

 A Globo promoveu na terça-feira de abril, dia 8, a primeira coletiva virtual de "Dona de Mim", próxima novela das sete escrita por Rosane Svartman e dirigida por Allan Fiterman. Participaram a autora e os atores Tony Ramos, Marcello Novaes, Rafael Vitti, Aline Borges, Clara Moneke, Cláudia Abreu, Suely Franco, Bel Lima, Flora Camolese, Juan Paiva, Luana Tanaka, Pedro Alves, Cris Larin, Gabriel Sanches e Marcos Pasquim. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo a seguir. 


Rosane Svartman comentou sobre sua nova protagonista: "Esse momento é muito especial. Tem uma diferença nessa protagonista das outras que já fiz, mas assim como a Sol, de Vai na Fé, ela também tem um trauma que é uma perda gestacional avançada. Ela desistiu do casamento, da faculdade de marketing... Essa novela é diferente das outras porque a protagonista já começa no buraco. As mocinhas mudaram muito ao longo do caminho e não há mais como objetivo principal um par romântico. A Léo tem a questão da correria. Ela quer ajudar os outros, mas se enrola. Esse é o diferencial dela. E amo triângulo amoroso. Faço sempre para que todos os romances aconteçam. Gosto de pensar o que a Leo vê no Samuel, no Davi e no Marlon, que não é a mesma coisa. A nossa missão como roteirista é abrir a alma junto com os personagens e enxergar com os olhos deles o que veem. Faço isso para valer e é muito bom ser uma novela aberta porque abre a possibilidade de irmos para um lado ou pro outro. A Leo tem o romance do passado que vem com muita dor e os jovens que ela encontra na mansão, que é o Samuel e Davi".

Cláudia Abreu falou de seu retorno aos folhetins: "Sempre achei novela das sete uma diversão. Tem cenas não tão longas, mas tem que contar muita coisa em menos tempo. Você é atriz em qualquer horário, mas cada horário tem sua linguagem. Há um ritmo diferente e tem sido muito bom fazer essa novela com o Tony Ramos. E com a Rosane que tem uma antena muito forte pra conectar tudo o que acontece na sociedade.

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Valorizada como merece, Carol Castro emociona em "Garota do Momento"

 O elenco da atual novela das seis da Globo, escrita por Alessandra Poggi e dirigida por Natália Grimberg, é repleto de talentos e quase todos têm a oportunidade de brilhar em determinados momentos da história. Mas há personagens com muito mais importância do que outros em "Garota do Momento", como ocorre em qualquer folhetim, série ou filme. E um deles é Clarice, vivida por Carol Castro. 


A personagem é praticamente a mocinha mais madura do enredo. A mulher era uma artista plástica de talento, criava a filha junto com a sogra e estava feliz no amor. Até que sofreu um amontoado de desgraças logo no primeiro capítulo, quando presenciou o homem que amava matando uma mulher (sua amante) e logo depois acabou atropelada por um bonde, o que a fez perder a memória e esquecer de seu passado, incluindo a sua filha, após tê-la deixado com a avó em Petrópolis para vender suas pinturas no Rio de Janeiro. Desde então, tem uma vida de mentiras e abusos. O marido Juliano (Fábio Assunção) e a sogra Maristela (Lilia Cabral) passaram a dopá-la com fortes remédios para prejudicar qualquer chance de recuperação de lembranças. 

Clarice é a mãe de Beatriz (Duda Santos), a mocinha da história, e criou um vínculo com a menina assim que a conheceu. A protagonista sempre soube que ela era sua mãe, mas desconhecia o fato da perda de memória e por muito tempo achou que era uma interesseira que a largou para casar com um ricaço. Até que descobriu tudo o que sua mãe sofre e tentou de todas as maneiras alertá-la sobre a verdade, sem sucesso.

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Milhem Cortaz vive seu melhor momento na TV como Osmar em "Volta por Cima"

 A atual novela das sete da Globo, escrita por Claudia Souto e dirigida por André Câmara, se encaminha para seus momentos finais. A trama teve muitos pontos positivos e ótimos personagens. O enredo vem sendo bem desenvolvido desde o início e quase todos os perfis tiveram chance de destaque ao longo dos meses. Entre tantos bons tipos construídos pela autora, o mais atrativo foi o Osmar, vivido pelo sensacional Milhem Cortaz. 


O personagem é um verdadeiro caos ambulante. Em meio a pessoas que transmitem muita integridade e outras que transbordam mau-caratismo, Osmar nunca foi uma coisa só. É aquele perfil que tem inúmeras camadas e nenhuma é linear. Aquela figura complexa que consegue provocar ódio, empatia e até gargalhadas no telespectador. E não por acaso ele se tornou praticamente o fio condutor de todos os núcleos. 

O tio de Madalena (Jéssica Ellen) começou na novela sendo um encostado que só fracassava na vida. Tinha preguiça de procurar emprego, morava com a irmã e dormia no sofá da sala. Para culminar, namorava a mãe de um dos bicheiros mais poderosos da região, que descobriu o romance e passou a chantageá-lo para conseguir dinheiro.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Tudo sobre a coletiva online da quarta temporada de "A Divisão", série do Globoplay

 O Globoplay promoveu no dia 10 de março a coletiva virtual da quarta temporada de "A Divisão". Participaram o autor José Junior, o diretor Lipe Binder e os atores Silvio Guindane, Erom Cordeiro, Cinara Leal, Cissa Guimarães, Roberta Rodrigues, Catarina Abdalla, Aisha Jambo, Roberta Rodrigues, Thiago Tomé, Rogério Casanova e Felipe Roque. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo a seguir. 


José Júnior comentou sobre a produção: "É a quarta temporada e conta com a participação de novos atores que trazem para a trama algo mais intenso. 'A Divisão' mudou minha vida. Foi minha primeira série e meus primeiros protagonistas com Silvio e Erom. Devo muito a eles porque foi uma empreitada muito difícil. Foi difícil gravar a primeira e a segunda temporadas, já a terceira e a quarta foram bem mais tranquilas. Agora tenho um Afroverso com as minhas séries e estou consolidado".

Silvio Guindane se emocionou: "Quando eu falo de 'A Divisão' é um dos projetos mais importantes da minha vida. Completo 30 anos de carreira e esse personagem e esse projeto são os mais importantes. A gente conseguiu juntar três unidades: a qualidade dramatúrgica, a qualidade do projeto em si e une personagem desafiador.

segunda-feira, 7 de abril de 2025

"Vale Tudo" apresenta ótimo começo e tem dura missão pela frente

 O remake de "Vale Tudo" é a maior aposta da Globo em 2025, o que foi refletido na intensa campanha de divulgação, tanto nas redes sociais quanto nos programas do canal, além de ações coordenadas promovidas pela emissora que completa 60 anos no dia 26 de abril. E não por acaso será neste dia que Odete Roitman (Debora Bloch) entrará na história, adaptada por Manuela Dias, dirigida por Paulo Silvestrini e baseada na obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Brassères.


A coragem de refazer a produção que é considerada a novela das novelas e uma obra prima da teledramaturgia tem o seu preço e um deles é a inevitável comparação. Tanto que a emissora vem sofrendo uma avalanche de críticas nas redes sociais desde que anunciou o remake. A escalação do elenco foi o principal alvo dos ataques, além de possíveis mudanças no texto primoroso do folhetim. Porém, o antídoto para esse veneno é um trabalho bem feito e que ao menos não desrespeite o conjunto tão harmonioso, visto em 1988, e até hoje tão aclamado.

Ao menos por enquanto, a produção não tem feito por merecer críticas. É verdade que está apenas há uma semana no ar e muita água vai rolar até o final do enredo, mas até o momento a novela vem despertando atenção e curiosidade a respeito dos próximos acontecimentos.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Tudo sobre a programação especial dos 60 anos da TV Globo

 No dia 26 de abril, a TV Globo celebra seu 60º aniversário, marcando seis décadas de história e inovação no audiovisual do Brasil. Com mais de 7.500 horas de conteúdo por ano, feito por brasileiros para brasileiros, a TV Globo reafirma sua vocação de contar histórias que unem milhões de pessoas diariamente, promovendo encontros em torno de uma programação gratuita, relevante e de qualidade. 


“A TV Globo não é mais a mesma, a televisão não é mais a mesma, porque a gente também não é mais o mesmo. Nem a sociedade ou o país. Essa sintonia com a sociedade, o andar junto, é o que dá a natureza de uma televisão aberta, gratuita e que chega a todo o país. A tecnologia mudou completamente e a Globo do futuro já está aqui. É a Globo que está no seu celular, que é streaming, on demand. A Globo está em todo lugar, onde o consumidor estiver. E esse é um aspecto muito importante da TV do futuro, que vai ganhar novos contornos com a chegada da TV 3.0, adicionando novas camadas de customização”, destaca Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, TV Globo e Afiliadas. 

As novidades da comemoração dos 60 anos da TV Globo foram apresentadas em uma coletiva de imprensa mediada por Maju Coutinho com a participação de executivos e uma experiência imersiva nos Estúdios Globo nesta quarta-feira, dia 2, com representantes do Esporte, do Jornalismo e do Entretenimento, como Maria Beltrão, William Bonner, Ana Clara, Luciano Huck, Karine Alves, Luis Roberto e Tony Ramos. Fui um dos convidados e conto a seguir sobre a programação especial.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

"Vale Tudo": o que esperar do novo remake das nove?

 Vale tudo para vencer na vida? É a questão que separa mãe e filha no novo remake das nove da TV Globo, adaptado por Manuela Dias com direção artística de Paulo Silvestrini. A nova versão de ‘Vale Tudo’, um dos maiores títulos da teledramaturgia brasileira, escrito por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, e exibido originalmente em 1988, estreou nesta segunda-feira (31/03) e promete conduzir o público a uma jornada atual sobre caráter, ética, honestidade, com enfrentamentos morais e romance. 


A relação entre mãe e filha com visões opostas sobre o caminho a se vencer na vida desencadeia um embate sobre se vale tudo para ser bem-sucedido e, ao mesmo tempo, honesto no Brasil. Enquanto Raquel (Taís Araujo), uma mulher batalhadora, típica mãe brasileira, acredita que é possível ganhar a vida com integridade e de forma honesta, sua filha, Maria de Fátima (Bella Campos), se dispõe a fazer qualquer coisa para alcançar o sucesso e abandonar a vida simples que leva em Foz do Iguaçu, no Paraná. O conflito entre essas duas mulheres está no centro da trama de ‘Vale Tudo’. 

A história começa focando em Raquel, que foi criada por seu pai, Salvador (Antonio Pitanga), segundo as mais rígidas regras de ética e moral, e, tenta educar Maria de Fátima da mesma maneira. Mas a jovem não vê a hora de conquistar a vida glamourosa que tanto sonhou, custe o que custar.  

segunda-feira, 31 de março de 2025

"Volta por Cima" entra na reta final e apresenta seu melhor capítulo

 Nesta segunda-feira (31/03), enquanto as atenções da Globo estavam todas voltadas para a estreia do remake de "Vale Tudo", incluindo uma intensa campanha de divulgação, a novela das sete apresentou seu melhor capítulo, com direito a muita ação, catarse e uma virada em praticamente todos os núcleos. "Volta por Cima" apresentou uma sucessão de boas cenas e nem deu para o telespectador se distrair por algum momento. 


A novela estava mais tranquila nas últimas semanas e a inevitável barriga (período em que nada de relevante acontece), presente em praticamente todos os folhetins, estava visível. No entanto, Claudia Souto conseguiu disfarçá-la com habilidade e colocou pequenos acontecimentos em cada capítulo. Também evitou que a história começasse a andar em círculos, o que costuma prejudicar qualquer produto que fica muitos meses no ar. 

A autora preparou o início da guerra dos contraventores pelos territórios através do racha na família Barros, desde que foi exposto em uma reunião que Gigi (Rodrigo Fagundes) e Marco (Guilherme Weber) eram filhos de Rodolfo (José de Abreu) e que Gerson (Enrique Diaz) não era mais o único herdeiro do poderoso bicheiro.

sexta-feira, 28 de março de 2025

Maior fracasso da história da Globo, "Mania de Você" foi uma novela catastrófica

 Nesta sexta-feira (28/03), para o alívio dos telespectadores, do elenco e da Globo, chegou ao fim "Mania de Você", o maior fracasso de público e crítica do horário nobre da emissora. A novela de João Emanuel Carneiro, dirigida por Carlos Araújo, foi uma das piores já escritas na história da teledramaturgia e se mostrou uma avalanche de equívocos, onde absolutamente nada se salvou. É um caso que jamais será esquecido e servirá para análises futuras do quão catastrófica foi essa produção. 

Um dos graves problemas da obra foi o péssimo desenvolvimento do amor dos mocinhos, agravado ainda mais com os vários cortes na primeira fase, realizados através da intervenção de Amauri Soares, atual todo poderoso do setor de teledramaturgia da Globo, que só enfia os pés pelas mãos desde que assumiu o cargo. O amor avassalador que Viola (Gabz) e Rudá (Nicolas Prattes) sentiam um pelo outro teve um desenvolvimento sem qualquer cuidado. Amor à primeira vista de mocinhos quase sempre fracassa nos tempos atuais, ainda mais quando a relação tem como consequência uma dupla traição, sofrida por Luma (Agatha Moreira) e Mavi (Chay Suede).

Viola traiu Luma, tendo um caso com o namorado da amiga e sem nunca ter apresentado qualquer tipo de remorso, uma vez que a traiu novamente depois que foi perdoada. Rudá nunca demonstrou qualquer cuidado com Luma, mesmo diante de uma relação que teve seu início ainda na infância. Tanto que a traía várias vezes sem peso algum na consciência. E nem a passagem de tempo serviu para amadurecer o personagem.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Tudo sobre a segunda coletiva online de "Vale Tudo", o novo remake das nove

 A Globo promoveu na terça-feira retrasada, dia 11, a segunda coletiva virtual de "Vale Tudo". Participaram os atores Cauã Reymond, Debora Bloch, Paolla Oliveira, Carolina Dieckmann, Pedro Waddington, Edvana Carvalho, Ramille, Ricardo Teodoro, Malu Galli, Luis Lobianco, Alice Wegmann, Humberto Carrão, Samuel Melo, Rhaisa Batista, Luis Melo e Bella Campos. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo a seguir. 


Cauã Reymond falou como enxerga o futuro romance de seu personagem com a Odete: "Nunca parei pra pensar nisso. Tive o cuidado de ver um pouco a versão anterior, mas não quis ver muito porque como a Débora falou muito bem estamos fazendo um clássico e é um novo texto e uma nova 'Vale Tudo'. Se a gente fizer a metade do sucesso que ela fez, ficarei mito feliz. Não fiz ainda cenas com a Odete e estou na fase do plano com a Maria de Fátima pra ela conquistar o Afonso. Estou torcendo pra encontrar com a Débora que admiro muito, mas nunca contracenamos".

Debora Bloch comentou se assistiu ao produto original, como é sua parceria com Malu Galli e como enxerga a Odete em 2025: "Eu na época eu vi a novela um pouco porque estava no teatro, mas não via todo dia. Depois comecei a rever e achei que aquilo não estava me ajudando e achei melhor concentrar no texto da nova versão e concentrar na minha Odete. A novela virou um clássico e sempre que se remonta um clássico os atores vão dar a sua leitura daquele clássico, acrescentar seu repertório. Eu já assistia Malu no teatro e depois a gente fez a minissérie 'Queridos Amigos', onde ficamos amigas, e depois 'Sete Vidas'. Fizemos duas amigas na série e depois irmãs na novela. A gente se dá bem em cena, temos um jogo bom juntas, mas agora é uma relação diferente dessas irmãs.

segunda-feira, 24 de março de 2025

Gabz e Nicolas Prattes foram os maiores prejudicados em "Mania de Você"

 Não é uma missão fácil listar os equívocos de uma novela repleta deles, ainda mais citar os integrantes do elenco que ganharam personagens ruins. No caso de "Mania de Você", o atual maior fracasso da Globo no horário nobre, se tornou impossível elogiar algum perfil da história de João Emanuel Carneiro. Até o vilão Mavi (Chay Suede), o único trunfo da produção, foi destruído pelo autor. Porém, é perceptível que há dois profissionais que foram os maiores prejudicados e desde o início: Gabz e Nicolas Prattes. 


Os atores ganharam personagens que tinham falhas na construção logo no começo da história, quando ainda parecia que o folhetim seria convidativo. Isso porque Viola e Rudá nunca foram mocinhos 'torcíveis'. Ambos demonstraram atitudes condizentes com pessoas sem qualquer empatia pelo próximo e até uma aparente frieza. E isso nada tem a ver com complexidade. Até porque protagonistas que esbanjam integridade e nunca enfiam os pés pelas mãos são insuportáveis e logo são rejeitados pelo público. Tipos humanos que apresentam falhas são ricos dramaticamente e proporcionam grandes cenas para seus intérpretes. Mas é preciso cuidado na construção e qualquer deslize é letal. 

É verdade que João Emanuel Carneiro nunca foi bom em criar mocinhos. Ao longo de sua carreira, conseguiu emplacar poucos e a grande maioria acabou ofuscada pelos seus vilões carismáticos e debochados. No caso de "Mania de Você", o fracasso ficou visível logo nos primeiros capítulos diante do desenvolvimento raso em torno do amor de Viola e Rudá. Ele namorava Luma (Agatha Moreira) e ela estava com Mavi e os dois se encontraram por acaso, à noite, em Angra dos Reis. A mocinha o viu pelado e pronto.

sábado, 22 de março de 2025

"Beleza Fatal" foi um novelão de 40 capítulos

 A primeira novela da Max, plataforma de streaming da HBO, estreou no dia 27 de janeiro, após muitos adiamentos e incertezas. As gravações dos 40 capítulos duraram por volta de sete meses e mesmo depois da finalização dos trabalhos não havia uma data certa para sua exibição. Chegou a ser anunciada para 2024, mas a produtora decidiu deixar para 2025. Nesta sexta-feira (21/03), foi exibido o último capítulo, após o esquema de 5 capítulos semanais disponibilizados toda segunda-feira --- estratégia quase igual a do Globoplay (a crítica seguir tem spoilers). 


Com criação e roteiro de Raphael Montes e direção geral de Maria de Médicis, a produção marca a aposta da Warner Bros.Discovery no gênero, sendo a primeira novela original nacional da plataforma na América Latina. "Beleza Fatal" traz no enredo uma história clássica de busca por justiça que se passa no agitado mundo da beleza e dos tratamentos estéticos. 

Sofia (Camila Queiroz) viu sua mãe ser presa injustamente por causa de sua tia Lola (Camila Pitanga). Acolhida pela amorosa família Paixão, liderada por Elvira (Giovanna Antonelli), que está sofrendo porque a filha Rebeca (Fernanda Marques) foi parar em um hospital e morreu, após uma cirurgia plástica mal sucedida, se unem na dor e indignação contra os culpados pelas suas tragédias.

quinta-feira, 20 de março de 2025

Tudo sobre a festa de lançamento do remake de "Vale Tudo"

 Uma festa “bafônica”, como diria Milton Cunha! Assim foi o lançamento de ‘Vale Tudo’, nesta quinta-feira, dia 20, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. A noite foi repleta de experiências imersivas, intervenções e referências à novela em todos os espaços, pensados para traduzir o mundo de luxo da família Roitman e o despojamento do universo dos influencers da agência Tomorrow da trama. 

Um desfile de modelos vestindo as capas de chuva coloridas de cenas do primeiro capítulo deu um toque especial ao evento, enquanto o ponto alto da noite foram os shows. Os  Garotin transformaram o Golden Room num baile coreografado, e uma roda de samba com Pretinho da Serrinha e Mariene de Castro levou o elenco ao palco para cantar “Brasil”, tema da abertura da novela.  

Em um dos salões principais do hotel, a equipe de cenografia reproduziu o ambiente da mansão dos Roitman, com uma atmosfera elegante e aconchegante. O espaço foi decorado com detalhes especiais, como produção de arte com fotos do elenco em porta retratos. O evento ainda teve dois estilos de bar, com drinks nomeados com bordões da novela.

terça-feira, 18 de março de 2025

"Mania de Você" apresenta um dos piores triângulos já vistos na teledramaturgia

 A atual novela das nove da Globo está em sua penúltima semana e o clima é de alívio, tanto para o público quanto para a própria equipe de "Mania de Você". A novela se mostrou uma catástrofe e mesmo em plena reta final não apresenta qualquer sinal de mínima melhora. Entre tantos problemas na obra de João Emanuel Carneiro, fica até difícil citar apenas um, mas é necessário expor um núcleo terciário que irritou o telespectador desde o início e agora apresenta um dos piores triângulos amorosos da teledramaturgia, formado por Michele (Alanis Guillen), Cristiano (Bruno Montaleone) e Daniel (Samuel de Assis).


Primeiro, é preciso relembrar o equívoco que foi a saga de Michele e Cristiano. Os personagens começaram a segunda fase muito apagados e mal apareciam. No caso de Michele, o pouco destaque não era condizente, uma vez que a garota é irmã de Ísis (Mariana Ximenes), com quem nunca teve uma relação boa. Seria benéfico para ambas um foco no relacionamento, pois funcionaria para uma humanização de Ísis e mais cenas para a talentosa Alanis, que veio de um grande desempenho como Juma Marruá no remake de "Pantanal". Também serviria para explicar melhor as razões para o ódio que o pai, interpretado por José Augusto Branco, sentia pela filha mais velha. 

Michele e Cristiano trabalhavam como ajudantes de cozinha no restaurante de Viola (Gabz), o mais premiado do país, localizado em um resort de luxo. A morte do pai de Michele causou o desespero do casal por conta das dívidas que o falecido tinha deixado. Os dois ficaram sem teto rapidamente e pediram abrigo no resort de Mavi (Chay Suede).

quinta-feira, 13 de março de 2025

Camila Pitanga, Giovanna Antonelli e Camila Queiroz honram o protagonismo de "Beleza Fatal"

 Apenas cinco capítulos restam para o fim de "Beleza Fatal", a primeira novela produzida pela Max, escrita por Raphael Montes e dirigida por Maria de Médicis. O autor provou que sabe fazer um bom folhetim, juntou todos os clichês amplamente vistos no gênero e escalou três atrizes de talento para protagonizá-lo: Camila Pitanga, Giovanna Antonelli e Camila Queiroz. 

Os nomes são muito conhecidos e queridos do grande público. Raphael tinha a responsabilidade de presenteá-las com excelentes personagens. A missão foi devidamente cumprida e agora o telespectador vem se deleitando com a performance de um trio que faz jus ao protagonismo da história. Inicialmente, houve uma impressão equivocada a respeito da importância da personagem de Giovanna no enredo, uma vez que as outras duas dominavam bem mais a narrativa. Porém, isso foi diluído ao longo dos capítulos e o equilíbrio de forças aconteceu. 

O início da produção é praticamente todo voltado para a figura de Lola (Camila Pitanga), que começa como uma secretária oportunista, vira cúmplice de um crime e logo depois comete um assassinato. Toda a sua volta por cima é dada com a desgraça de sua prima, mãe de Sofia (Camila Queiroz), que é convencida a ficar no lugar de Lola na cadeia. E Camila Pitanga aproveita todo o arco da sua vilã com uma maestria de dar gosto.

terça-feira, 11 de março de 2025

"Falas Femininas" inaugurou um novo e interessante formato para o especial da Globo

 Com leveza, bom-humor e direito a palco de stand up comedy, plateia e esquetes em cenários variados, o ‘Falas Femininas’ inaugurou o projeto ‘Falas’ de 2025 nesta segunda-feira, dia 10 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Marisa Orth, Deborah Secco e Cacau Protásio comandaram a edição como apresentadoras e interpretaram diversas personagens no especial, que contou ainda com a participação de atrizes como Lilia Cabral, Arlete Salles, Elisa Lucinda, Heslaine Vieira, Evelyn Castro, Stella Miranda, Ademara, Marianna Armellini, Angela Dip e Betina Camara. 


Desde sua estreia, em 2020, o ‘Falas’ já experimentou diversos formatos: documentário, dramaturgia, experimento social foram alguns deles. Em 2025, o humor, que é um poderoso instrumento de comunicação, vai permear todos os especiais, mantendo sua função crítica, de gerar conversa, informar e conscientizar o público, convidando a todos para conhecer e discutir de forma criativa as mais importantes temáticas identitárias que temos no Brasil, de uma forma leve, por meio de formatos já conhecidos do público, que são o stand up comedy e esquetes. 

 Além de apresentadoras do ‘Falas Femininas’, Deborah Secco, Cacau Protásio e Marisa Orth apareceram ao lado de Gabriela Loran como paquitas.

sábado, 8 de março de 2025

"Globo Repórter" prestou uma merecida homenagem a Fernanda Torres

 Primeira brasileira premiada com o Globo de Ouro de melhor atriz por seu trabalho no filme “Ainda Estou Aqui”, produção original do Globoplay que acaba de vencer o Oscar 2025 como ‘Melhor Filme Internacional’, Fernanda Torres foi reverenciada pelo ‘Globo Repórter Personalidades’ desta sexta-feira, dia 7 de março, o primeiro programa da temporada.


Para contar sobre a sua trajetória até o filme, um marco na carreira da atriz e na história do cinema nacional, Sandra Annenberg ouviu amigos, companheiros de trabalhos como Luiz Fernando Guimarães, Andrea Beltrão, Tony Ramos e Debora Bloch, e familiares que falaram sobre o início da carreira, curiosidades da vida pessoal e o talento que a acompanha desde a infância. Sua mãe, Fernanda Montenegro ainda enviou uma carta exclusiva para a filha, que foi exibida pelo programa em primeira mão.

As gravações começaram antes mesmo das premiações. Fernanda recebeu Sandra Annenberg em seu apartamento na Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e, em um clima intimista, as duas conversaram sobre a personalidade da atriz e o momento em que ela se deu conta de que pretendia seguir a carreira dos pais.

quinta-feira, 6 de março de 2025

Milton Cunha virou o protagonista da cobertura do Carnaval na Globo

 Após a avalanche de críticas ano passado, em virtude da substituição de jornalistas por influenciadores que mal sabiam do que falavam na cobertura do Carnaval, a Globo voltou escalar profissionais que entendem do assunto e trabalham há anos nas reportagens da festa mais amada do Brasil. No entanto, mais uma vez um nome sobressaiu e virou o protagonista: Milton Cunha. 


O carnavalesco e cenógrafo, com pós-doutorado em História da Arte e mestrado em Letras, especialista em Moda, graduado em Psicologia, entre outras especialidades, se tornou a figura mais popular da cobertura da Globo. Tanto que a emissora o colocou para trabalhar também nos desfiles do Grupo Especial de São Paulo em 2024 e manteve na dupla função em 2025. E como os desfiles no Grupo Especial do Rio de Janeiro tiveram uma novidade --- foram três dias e não dois, como de costume ---, Milton trabalhou por seis dias praticamente sem dormir direito. 

O profissional comenta os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro na emissora desde 2013, quando foi contratado para a função. No mesmo ano, após o término do Carnaval, chegou a integrar o júri do "Got Talent Brasil", formato da Record que não funcionou, mas logo retornou para a líder, de onde não saiu mais.

terça-feira, 4 de março de 2025

Tudo sobre a primeira coletiva online de "Vale Tudo", o novo remake das nove

 A Globo promoveu na terça-feira passada, dia 25, a primeira coletiva virtual de "Vale Tudo", remake de Manuela Dias, dirigido por Paulo Silvestrini, baseado na obra original de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Brasséres. Participaram a autora, o diretor e os atores Lucas Leto, Cacá Ottoni, Karine Teles, Belize Pombal, Maeve Jinkings, Lorena Lima, Breno Ferreira, Bruna Aiiso, Letícia Vieira, Jéssica Marques e Taís Araújo. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo a seguir. 


Paulo Silvestrini comentou sobre a diferença do remake: "A gente assina e entrega uma carta de intenções. A gente espera que tenha tocado no coração dos fãs. Para o fã a essência da obra está preservada, os personagens estão ali. A gente brinda o público com pequenas homenagens, busco homenagear Dennis Carvalho e Ricardo Washington, enfim, é uma releitura vintage e para quem não conhece é uma oportunidade para entrar em contato com essa obra clássica. Vou fazer com muita atenção e vontade que todos se sintam recompensados em ligar a televisão". 

Manuela Dias falou das mudanças ao longo do tempo para a realização do remake: "Depois de 37 anos, a nossa expectativa é que 40% terá contato com a obra original. Mas é uma novela para todos. Está atualizada com um cheiro vintage e acho que para quem já viu é como se reencontrar um amigo, mas com o tempo fazendo seu trabalho. O mundo mudou muito, ainda bem, no quesito de sustentabilidade, enfim.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Até o Mavi foi destruído em "Mania de Você"

 A atual novela das nove da Globo se encontra em seu pior momento. O que não deixa de ser algo peculiar, uma vez que a trama de João Emanuel Carneiro, dirigida por Carlos Araújo, já mergulhou inúmeras vezes em piores momentos desde seu primeiro mês. A 'novidade' é que não há mais nada digno de qualquer elogio na obra. Antes, mesmo diante da tantos problemas perceptíveis, havia a figura do Mavi (Chay Suede), um vilão aparentemente bem escrito e nas mãos de um ator se se divertia em cena. Mas isso acabou. 


A virada da história envolvendo a falsa morte de Viola (Gabz) aniquilou o pouco que tinha de enredo e mínima lógica no folhetim. E o posterior retorno de Molina (Rodrigo Lombardi) deixou tudo ainda mais catastrófico na narrativa. Além da vingança da mocinha ter se mostrado ridícula e sem qualquer efeito prático, já que foi desmascarada em duas semanas, o todo poderoso empresário serviu de pretexto para a transformação de Mavi em um completo imbecil. Parece que o autor tem uma 'cota' de vilão em "Mania de Você" e só pode um por vez. Como Molina voltou, o seu filho não pode mais ser malvado. 

Mavi era um agente do caos. Um hacker imparável capaz de erguer um império, roubando a fortuna do pai e de Luma (Agatha Moreira), para colocar Viola sob os seus domínios. Tudo o que ele fez desde o início da história teve como objetivo a conquista da mulher que era o fruto de sua obsessão. E ninguém conseguia pegá-lo.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Tudo sobre a cobertura da Globo no Carnaval de 2025

 A Globo se prepara para uma ampla cobertura do Carnaval, maior festa popular do país e símbolo da cultura nacional, e a TV Globo, Globoplay, Multishow, GNT, GloboNews, G1 e Gshow vão mostrar a grandiosidade do espetáculo na avenida, a criatividade da folia nas ruas e as mais diversas expressões culturais pelos quatro cantos do Brasil.   


O ‘Glô na Rua’ iniciou sua presença pelas ruas do Brasil, no dia 22, acompanhando os blocos, revelando as particularidades, sotaques e a riqueza da festa nas cinco regiões do país. Repórteres entram em flashes ao vivo ao longo da programação da TV Globo, entre 9h e 19h, e registram o pré-carnaval de Manaus, Recife, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e Florianópolis. De 27 de fevereiro a 4 de março, Rita Batista comanda a ‘Central dos Blocos’ direto de Salvador, ressaltando a força do carnaval de rua do país, fazendo um giro pelos estados, passando pelas festas já tradicionais e por outras menos conhecidas do grande público. Esse ano, o ‘Glô na Rua’ amplia sua atuação para dez cidades e entre os repórteres-foliões escalados para puxar os blocos na telinha estão Oyama Filho (Manaus), Carol Maloca (Recife), Felipe Velozo e Luana Assiz (Salvador), Mari Araújo e Adriano Reges (Goiânia), Similião Aurélio (Brasília), Pedro França e Felipe Velozo (Rio de Janeiro), Letícia Vidica (São Paulo), Kdu dos Anjos (Belo Horizonte), Naiara Arpini (Vitória) e Mayrah Luiza (Florianópolis). 
 
Na avenida, solo sagrado do maior show da Terra, apresentadores, especialista e repórteres se unem para contar a história dos enredos das escolas de samba e de suas comunidades que, há meses, se dedicam para conquistar o título de campeã do Carnaval de 2025. Esse ano, a disputa pelo título ganha ainda mais protagonismo na transmissão e o público de casa vai poder acompanhar todos os detalhes dos desfiles. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Debora Ozório e Caio Manhente esbanjam química em "Garota do Momento"

 A atual novela das seis da Globo, além de ser muito bem escrita por Alessandra Poggi e dirigida por Natália Grimberg, tem uma legião de ótimos casais. A autora já tinha mostrado em "Além da Ilusão", sua primeira novela solo em 2022, que era boa em construir pares românticos e comprovou sua habilidade em "Garota do Momento". O que não falta é um bom romance para torcer. E um dos melhores é o formado por Celeste e Edu, interpretados por Debora Ozório e Caio Manhente.


A escritora foi minuciosa na construção do romance e utilizou muito bem a época da trama, ambientada em 1958, para conduzi-lo sem pressa. Os dois personagens sempre foram os mais românticos da novela e apaixonados por livros. Então, nada melhor do que o uso de cartas para estabelecer o primeiro elo entre eles. Celeste sonhava com um príncipe encantado e tentou achá-lo por meio de um correio amoroso publicado no jornal para atrair pretendentes. No entanto, não utilizou seu nome verdadeiro e assinou como Olívia, personagem do romance de Érico Veríssimo, em "Olhai os Lírios do Campo" (1938), e também o nome do papel que Debora interpretou em "Além da Ilusão". Após muitas respostas decepcionantes, recebeu a carta de Genoca e se encantou por completo. Os dois passaram a trocar declarações e o telespectador acompanhou o flerte por várias semanas. 

O primeiro encontro ainda demorou porque Celeste foi vítima de uma armação do irmão, Ronaldo (João Vitor Silva), que modificou a autoria das cartas para que seu então melhor amigo, Mauro (João Vithor Oliveira), tivesse uma chance com a irmã caçula. A menina achou que Genoca era Mauro, o que a decepcionou de imediato.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Camila Pitanga fez de Lola o maior acerto de "Beleza Fatal"

 A estreia de "Beleza Fatal" (no dia 27 de janeiro, na Max) mostrou que Raphael Montes, além de um ótimo escritor de livros e séries, também sabe fazer uma novela. O primeiro folhetim da plataforma de streaming da HBO, dirigido por Mária de Médicis, vem despertando atenção através de bons ganchos e muitos clichês típicos do gênero. E o maior acerto da trama vem sendo a carismática Lola, vilã vivida por Camila Pitanga. 


Lola é um perfil intrigante e multifacetado que encarna uma ambição desmedida, movendo-se entre o brilho encantador das redes sociais e os segredos obscuros escondidos sob a fachada de seu sucesso. E todos os segredos o público já descobre nos primeiros cinco capítulos que contam a primeira fase do enredo. De uma secretária sonhadora a uma poderosa empresária, Lola constrói seu império, a Lolaland, a maior clínica de estética do país, às custas de escolhas que colocam sua moralidade em xeque. 

Ao lado de Benjamin Argento (Caio Blat), a vilã projeta a imagem de uma vida perfeita, marcada por modernidade, luxo e virtude. No entanto, por trás da aparência impecável, manipulações, mentiras e até assassinatos se tornam ferramentas indispensáveis para manter o controle de tudo o que conquistou.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

"A Lista" emociona e diverte com a mesma intensidade

 Sucesso de público e crítica, assistido por mais de 50 mil pessoas em casas de teatro desde 2022, a peça "A Lista" ganhou uma adaptação para as telas, exibida nesta segunda-feira, dia 17, na faixa da "Tela Quente" da TV Globo. O filme faz parte de um grande projeto da emissora, em parceria com o Globoplay, na produção de vários longas por ano. 


Estrelada por Lilia Cabral e sua filha, Giulia Bertolli, a comédia conta a história de Laurita, uma professora aposentada, moradora de Copacabana, que se vê obrigada a estabelecer uma relação com uma vizinha décadas mais nova, a cantora lírica Amanda, personagem de Giulia. O encontro das duas desencadeia um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcam suas vidas para sempre. Gustavo Pinheiro, autor da peça, também assina o roteiro do filme, com colaboração de Giulia Bertolli e supervisão de texto de Marcelo Saback. A direção é de José Alvarenga Jr.

A primeira versão da história das duas personagens ganhou vida em 2020, ainda na pandemia, quando Lilia e Giulia encenaram pela primeira vez o texto de Gustavo Pinheiro em um teatro vazio, com apenas três câmeras que transmitiam a peça online para pessoas de todo o mundo.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Bella Piero se destacou em "Garota do Momento"

 A atual novela das seis da Globo segue impecável e repleta de acontecimentos. Alessandra Poggi está cada vez mais inspirada e os capítulos de "Garota do Momento" sempre deixam um gostinho de quero mais. A última grande movimentação da trama foi a entrada de Flora, uma nova vilã que chegou como aliada dos vilões e logo depois virou a pedra no sapato deles. 

Interpretada por Bella Piero, a personagem roubou a cena assim que surgiu no quarto de Zélia (Letícia Colin) e transbordou animação por conta de sua chegada ao Rio de Janeiro A menina é sobrinha da falsa irmã de Clarice (Carol Castro) e veio com a missão de interpretar Isabel, o verdadeiro nome de Bia (Maisa), que é neta de Arlete (Bete Mendes) e filha de Valéria (Júlia Stockler), amante que foi assassinada por Juliano (Fábio Assunção) no primeiro capítulo da novela. O objetivo era enganar Arlete, que estava muito perto da verdade depois da exposição pública promovida por Beatriz (Duda Santos) a respeito dos podres de Juliano e Maristela (Lilia Cabral). 

O plano funcionou perfeitamente e Flora ainda adotou um sotaque francês, já que para Arlete a sua neta mora com a mãe na Europa. Porém, depois que recebeu seu pagamento, ao contrário do combinado, a garota decidiu ficar na cidade.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

"Cabocla" foi um remake saboroso

 A edição especial de "Cabocla" chega ao fim nesta sexta-feira, dia 14. O remake exibido em 2004 foi a terceira adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa, após a versão de 1959 da TV Rio e a de 1979 da própria Globo. A reprise ocupou a faixa 'pós-Jornal Hoje', preenchida anteriormente pelo extinto "Vídeo Show", que até hoje a emissora não nomeou. Então segue mantendo a classificação de 'edição especial', sendo que de especial não tem nada, já que tem a mesma duração das reexibições do "Vale a Pena Ver de Novo". 


"Cabocla" é inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto – escritor da primeira fase do Modernismo - e se passa no fictício município rural de Vila da Mata, em 1918. De um lado da história, a disputa por terras entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) e, do outro, a paixão de Zuca, personagem que revelou a atriz Vanessa Giácomo na TV, pelo "almofadinha" Luís Jerônimo, primo de Boanerges.

No começo da trama, a jovem está noiva do peão Tobias - vivido por Malvino Salvador, também em sua estreia na TV - mas acaba se encantando pelo bon-vivant depois de o rapaz passar uma noite no hotel de seus pais, Zé da Estação (Otávio Augusto) e Sinhá Bina (Jussara Freire). Luís, filho do exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria) e um assíduo frequentador de festas no Rio de Janeiro, é aconselhado pelo doutor Edmundo (Othon Bastos) a se mudar para o Interior ao ser diagnosticado com tuberculose.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Tudo sobre a coletiva online de "Confia: Sonho de Cria", novo filme do Globoplay

 O Globoplay promoveu na quinta-feira passada, dia 6, a coletiva virtual de 'Confia: Sonho de Cria', comédia romântica protagonizada poor MC Cabelinho, que estreou no Globoplay dia 6 de fevereiro. Participaram o protagonista, a cantora Malía, o diretor Fabio Rodrigo e os roteiristas Fabrício Santiago, Pedro Alvarenga e Renata Sofia. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo a seguir. 


Pedro Alvarenga comentou sobre a história: "É um filme pensado para todo mundo assistir junto, teve essa preocupação. A escolha do Nando ser um entregador é para referenciar o trabalhador brasileiro, o universo do trap, enfim, foi uma construção cuidadosa das referências urbanas para não deixar como um filme de nicho. É um entregador que sonha em ser cantor de trap e tem um mosaico que reflete bem a juventude brasileira. Vou roubar a frase da Fernanda Torres porque estou me sentido o Pikachu. Sou um roteirista profissional, nós somos e contamos muitas histórias, mas essa é uma ideia nossa, o que nós queremos discutir com o mundo e isso é muito bonito. Contar a história de um jovem trabalhador e não podia estar mais feliz do que lançando esse filme com essa equipe e essas pessoas". 

Renata Sofia falou sobre a criação do roteiro: "Eu, Pedro e Fabricio fomos colaboradores de 'Vai na Fé' e nos três escrevemos muito para o personagem do Cabelinho. E o Hugo era um personagem pequeno, mas desde a primeira leitura o Cabelinho mostrou a que veio. O personagem tinha uma fala e em seguida a Kate falava 'ele é do movimento, fico nervosa, ele é muito bonito'. Aí o Cabelinho falou 'Eu gostei, hein' e todo mundo riu. Até Renata Sorrah caiu na gargalhada.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Virada em "Mania de Você" deixou a novela ainda pior

 A atual novela das nove já é considerado um caso perdido. A dois meses de seu fim, "Mania de Você" mergulhou em um buraco sem fundo e não há boia de salvação. Mas João Emanuel Carneiro tentou uma última cartada com uma nova virada no capítulo 100, exibido recentemente, utilizando o clichê que ele tanto gosta: a vingança. Mas é impressionante como a sua obra não consegue apresentar nada que empolgue ou surpreenda positivamente. A trama, que já estava muito ruim, conseguiu ficar pior. 


A novela está cercada de situações absurdas e não há credibilidade em absolutamente nenhum conflito. A virada até poderia marcar uma nova fase e corrigir alguns erros, mas as soluções encontradas pelo autor deixaram o conjunto da obra catastrófico. É até desanimadora a constatação diante de um elenco tão talentoso e que vem fazendo o que pode. Tudo o que vem acontecendo após a falsa morte de Viola (Gabz) beira o inacreditável, até mesmo em uma ficção. Afinal, todo folhetim tem suas licenças poéticas e algumas cenas que desafiam a lógica, mas o que tem sido visto em "Mania de Você" deixa qualquer telespectador incrédulo e irritado. 

A mocinha ser dada como morta e voltar para se vingar é um clássico e a premissa costuma atrair a atenção do público por ser um recurso quase sempre irresistível. Só que a sequência da 'morte' de Viola se mostrou constrangedora, tanto na execução quanto no texto. Mavi (Chay Suede) sabotou um helicóptero para matar Volney (Paulo Rocha), só que foi o fruto de sua obsessão que entrou na aeronave para fugir do vilão, que a perseguia.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Entrevista com Camila Pitanga, a Lola de "Beleza Fatal"

 'Beleza Fatal' estreou na Max, plataforma de streaming da HBO, no dia 27 de janeiro e cinco capítulos foram disponibilizados. Nesta segunda, dia 3, mais cinco foram colocados para o público e será assim toda segunda-feira até o quadragésimo capítulo. Bati um delicioso papo com Camila Pitanga, que vem roubando a cena na pele da vilã Lola, e compartilho aqui com vocês. 


Como surgiu o convite para a Lola? Você aceitou imediatamente? Quem te chamou?

Camila Pitanga: "Aceitei imediatamente. Mônica Albuquerque (então diretora executiva da Warner Bros.Discovery) me chamou para a novela e eu tive um jantar com o Raphael (Montes, o autor), já impactada pela personagem, já entregue, e só pra dizer olhando no olho dele 'Óbvio que eu quero'. Agradecer ao presente, ao tesouro que ele estava me confiando. A Mônica que me levou para a WBD e ela que foi fiadora, junto com o Raphael, dessa aposta que a Max está fazendo, dessa grande aposta, dessa superprodução do Brasil para o mundo, que é 'Beleza Fatal'."

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

"Volta por Cima" é uma novela gostosa de acompanhar

 Na quinta-feira passada, dia 23, "Volta por Cima" chegou ao seu centésimo capítulo. E a atual novela das sete da Globo, dirigida por André Câmara, vem sendo muito bem conduzida por Claudia Souto. A autora está desenvolvendo com competência os conflitos de sua história, que tem poucos personagens e muitos bons atores no elenco. 


O capítulo 100 trouxe a aguardada reviravolta na família de Madá (Jéssica Ellen). Jayme (Juliano Cazarré) contou para Doralice (Tereza Seiblitz) a verdade sobre o bilhete premiado que Osmar (Milhem Cortaz) roubou, o que provocou o choque da mãe da mocinha, que resolveu tirar a história a limpo e foi ao encontro do irmão na casa de Violeta (Isabel Teixeira). O tio de Tati (Bia Santana) tentou explicar as razões que o levaram a pegar o prêmio de Lindomar (MV Bill), mas Doralice explodiu e o acusou de ter roubado a própria família e ter seguido com a vida como se nada tivesse acontecido, mesmo sabendo que elas precisavam do dinheiro. Ainda travou uma discussão com Violeta, o que resultou em ótimas cenas de Tereza, Milhem e Isabel. 

Com a revelação do segredo, o que as filhas de Doralice mais temiam acaba acontecendo: a decepção e a tensão gerada fizeram a costureira passar mal e ser levada às pressas para o hospital. E o quadro de Doralice se agravou, resultando em uma parada cardíaca.

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Nova virada em "Garota do Momento" proporciona ótimas cenas

 Sim, caro leitor, está ficando repetitivo. De novo "Garota do Momento?" Não tem outro assunto? Até tem, mas está difícil não escrever sempre sobre a atual novela das seis da Globo. Alessandra Poggi vem escrevendo um capítulo melhor que o outro e neste sábado, dia 25, foi ao ar a sequência mais aguardada da trama, que resultou em um gancho de arrepiar: Beatriz (Duda Santos) revelou a todos que é filha de Clarice (Carol Castro). 


A revelação aconteceu durante o concurso 'Senhoritas Galantes', promovido pela Tecelagem Tropical, graças a um delicioso 'crossover' feito pela autora, que trouxe o amado casal Eugênio (Marcello Novaes) e Violeta (Malu Galli) de volta, após o sucesso em "Além da Ilusão", novela que marcou sua estreia como escritora solo, em 2022, também na faixa das seis. A famosa união do útil ao agradável. E a utilização de uma grande festa para a tão aguardada cena da protagonista é aquele clichê quase que indispensável para gerar todo o impacto necessário. O fato de ter sido um desfile de máscaras deixou tudo ainda melhor.

Aliás, a sequência em que Beatriz venceu o concurso e, na hora do recebimento de seu prêmio, retirou sua máscara, para a surpresa de todos, lembrou bastante a volta triunfal de Clara Tavares (Bianca Bin) em "O Outro Lado do Paraíso", fenômeno de Walcyr Carrasco exibido em 2017 no horário nobre. Só faltou a frase 'Não imaginam o prazer que é estar de volta'. E isso é um elogio.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

"APCA" faz justiça e expõe o 2024 trágico para a teledramaturgia da Globo

 Em assembleia geral realizada no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo na noite de segunda-feira, dia 20, a APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes escolheu os melhores de 2024 nas seguintes categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão. Mais uma vez a justiça prevaleceu e ainda expôs bem como foi o cenário da teledramaturgia ano passado na categoria de TV. 


A Globo sofreu um baque histórico porque perdeu a categoria Novela, após 31 anos de hegemonia, para "Pedaço de Mim", drama impecável de Ângela Chaves, produzido pela Netflix. A última derrota da líder tinha sido em 1994, quando o primoroso remake de "Éramos Seis", adaptado por Silvio de Abreu e Rubens Edwald Filho no SBT, venceu como o melhor folhetim. A derrocada comprovou o ano catastrófico que foi 2024 para a teledramaturgia da emissora. A vencedora concorreu com "No Rancho Fundo", o remake de "Renascer", "Volta por Cima" e "Garota do Momento". 

É importante ressaltar que "Volta por Cima" e "Garota do Momento" têm muitas qualidades, mas foram indicadas, mesmo recém-iniciadas na época da indicação, porque "Família é Tudo" e "Mania de Você" foram (são) péssimas. Vale destacar ainda que antes de "No Rancho Fundo" teve o remake fracassado de "Elas por Elas" e antes de "Família é Tudo" a problemática "Fuzuê". Ou seja, nem tinha opções disponíveis.

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

"Garota do Momento" apresenta mais um capítulo impecável

 A atual novela das seis da Globo vem angariando cada vez mais elogios, inclusive internacionais, vide a matéria da revista Variety, companhia de mídia sediada nos Estados Unidos, que conversou com a autora Alessandra Poggi e o conteúdo foi disponibilizado nesta segunda-feira (20/01). Coincidentemente, no mesmo dia foi exibido mais uma capítulo impecável da trama, que iniciou cheio de adrenalina e terminou repleto de emoção. 


A história, muito bem desenvolvida desde o começo, vem sendo preparada para um novo rumo, após uma virada drástica na vida da protagonista. Uma das partes do mote central do enredo foi solucionada semana passada, quando Beatriz (Duda Santos) descobriu que Beto (Pedro Novaes) era vítima de uma armação de Basílio (Cauê Campos) e reatou com seu amado. A reconciliação originou outra revelação: a mocinha soube, através de seu namorado, que Clarice (Carol Castro) perdeu a memória e por isso não lembra que ela é sua filha. Ao mesmo tempo, Zélia (Letícia Colin) desvendou toda a armação de Maristela (Lilia Cabral) e Juliano (Fábio Assunção) e os chantageou para conseguir parte das ações da Perfumaria Carioca. Ainda solucionou o mistério envolvendo a origem de Beatriz e contou aos vilões, que resolveram matar a garota. 

A execução do plano e suas consequências foram exibidas no capítulo desta segunda, que resultou em uma sucessão de cenas brilhantes. Após inúmeros acidentes realizados porcamente e com visível contenção de custos, a Globo finalmente voltou a fazer sequências de seus bons tempos, o que implicou em uma cena muito bem dirigida pela equipe de Natália Grimberg, que deixou o público em êxtase nas redes sociais.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

O que a televisão e o streaming reservam para o telespectador em 2025?

 O novo ano acabou de começar e o mundo do entretenimento está prometendo várias produções ao longo dos meses, tanto na televisão quanto no streaming. A HBO Max, que agora é só Max, lançará sua primeira novela no mercado, após vários adiamentos, enquanto o Globoplay confirmou "Guerreiros do Sol" para abril, após o cancelamento da exibição ano passado. Ainda haverá a programação especial da Globo em homenagem aos seus 60 anos e aos 100 anos do Grupo Globo. Enfim, vamos logo para a lista do que virá em 2025. 




"BBB 25": 

A edição comemorativa do "Big Brother Brasil" não terá Boninho, o diretor que implementou e foi o responsável pelo formato do maior reality do país até ano passado. É uma baixa significativa. Mas a temporada apresentou chamadas com vários ex-BBBs marcantes celebrando a história da atração e neste ano os novos participantes entraram em duplas. A decoração da casa é inspirada na teledramaturgia da Globo em comemoração aos seus 60 anos, mas o resultado ficou genérico e pouco inspirado. Já a apresentação segue de Tadeu Shimidt e a estreia, nesta segunda-feira, dia 13, foi movimentada. Resta torcer para que a vigésima quinta edição tenha bons competidores, ótimas rivalidades e boas brigas, mas sem crimes e polêmicas envolvendo o código penal...



"Beleza Fatal": 

Primeira novela original da Max em parceria com o estúdio Coração da Selva. Criada e escrita por Raphael Montes, a trama conta a história de Sofia, uma jovem que vê a mãe ser presa e morta injustamente por culpa de sua tia, Lola (Camila Pitanga), uma mulher ambiciosa e sem escrúpulos. Sem rumo, a garota é acolhida pela família Paixão, que também se encontra no sofrimento porque a filha Rebeca (Fernanda Marques) parou no hospital por conta de uma cirurgia mal-sucedida. O responsável pela operação foi Benjamin Argento (Caio Blat), um cirurgião plástico herdeiro de um império da beleza. Sofia e sua nova família se unem na indignação e na dor contra os culpados por suas tragédias. Anos se passam e Sofia, agora vivida por Camila Queiroz, traça seu plano de vingança. Com a ajuda da família, Sofia quer destruir Lola e todos que lhe fizeram mal. Durante o percurso encontra seu amor de infância, Gabriel (Enzo Romani), filho de Lola, cujo sonho é ser policial que nem o pai. O elenco tem ainda vários outros nomes conhecidos da Globo, como Vanessa Giácomo, Giovanna Antonelli, Marcelo Serrado, Júlia Stockler, Herson Capri, Ana Kutner e Murilo Rosa. Após vários adiamentos, a estreia finalmente foi marcada: 27 de janeiro

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

"Tributo" homenageia Renato Aragão

 Em mais um episódio da série ‘Tributo’, a TV Globo homenageou o humorista Renato Aragão no mês em que ele completa 90 anos. O especial foi exibido nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, depois do ‘BBB 25’, dois dias após o aniversário de Renato


O programa revisita a trajetória do eterno Didi e seu sucesso com 'Os Trapalhões'. Desde a adolescência, quando assistia repetidamente aos filmes de Charles Chaplin e Oscarito, Renato Aragão sonhava ser humorista. Uma vocação herdada do temperamento da mãe, Dinorá, que gostava de contar piadas. Natural de Sobral, no Ceará, ele chegou a cursar Direito em Fortaleza, mas percebeu que teria grande chance de realizar seu objetivo quando foi inaugurada a primeira emissora de televisão no estado, a TV Ceará.

 Em novembro de 1960, Renato estreou um programa da dupla Didi e Frederico, interpretado pelo ator Américo Picanço, que participa do episódio dando depoimento. Anos mais tarde, já vivendo no Rio de Janeiro, conheceu Dedé Santana, com quem se conectou imediatamente. "Foi um amor à primeira vista, senti que ele era a outra metade artística minha. Sou o tipo de ator que precisa de um companheiro, não sou o comediante que diz a piada, alguém tem que preparar a situação para eu dar o desfecho", conta Renato. O primeiro filme de Didi e Dedé, 'Na Onda do Iê-Iê-Iê', lançado em 1966, bateu recorde de bilheteria.

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

O que esperar do "BBB 25"?

 É chegado o momento de acompanhar uma nova temporada do ‘Big Brother Brasil’. Em um ano cheio de celebrações na Globo, o reality mais longevo do país comemora o marco das 25 edições e promove uma mudança significativa no jogo. Desta vez, a disputa começou em duplas. Nesta segunda-feira, dia 13, os novos competidores entraram na casa com laços previamente firmados e que devem impactar diretamente a convivência e a concorrência pelo prêmio milionário. Mas não basta serem amigos, irmãos, namorados, pai e filho, sogra e genro; vai ser necessário descobrir como essas relações vão se desenvolver no decorrer do game.


Alguns momentos iniciais das 24 edições passadas do "BBB" entraram para a história. Na décima temporada, por exemplo, o público acompanhou o surgimento das chamadas “tribos” de participantes apadrinhadas por ex-BBBs, que ganharam a chance de entrar novamente no jogo. Na 20ª edição, a primeira a contar com os Camarotes, o BBB ganhou o certificado do GUINNESS WORLD RECORDS™ pela maior quantidade de votos do público recebidos por um programa de televisão ---- o fator pandemia foi essencial para o resultado. À frente da direção do gênero Realities a partir deste ano, Rodrigo Dourado, que começou no ‘BBB 1’ como editor, assumiu a direção geral no ‘BBB 15’ e a direção artística em 2021, agora ocupa o posto do ex-todo poderoso Boninho, que não teve seu contrato renovado no fim do ano passado.  

De volta ao ar depois de alguns anos, o nostálgico translado dos participantes até a casa mais vigiada do Brasil foi exibido novamente em flashes na programação da TV Globo ao longo do dia de estreia do programa. O público acompanhou o trajeto até os Estúdios Globo.

sábado, 11 de janeiro de 2025

"Garota do Momento" apresenta capítulo de tirar o fôlego

 A atual novela das seis da Globo está a cada dia melhor e há 59 capítulos sem um defeito sequer, o que é uma tarefa muito difícil. Alessandra Poggi vem conduzindo "Garota do Momento" com maestria e apresentando um novelão, como há muito tempo não se via. E no capítulo deste sábado, dia 11, a autora preparou uma virada em todos os núcleos ao mesmo tempo, o que proporcionou um show de atuações e muitas cenas merecedoras de elogios. 


A descoberta do plano de Basílio (Cauê Campos) e Maristela (Lilia Cabral) para separar os mocinhos marcou a reconciliação de Beto (Pedro Novaes) e Beatriz (Duda Santos), o que evidenciou mais uma vez a química dos atores e a beleza do casal que honra o protagonismo da história. Mas o fim farsa também rendeu uma baita cena de Duda e Cauê, que brilharam quando a mocinha colocou seu agora ex-melhor amigo contra a parede. 

E ainda no núcleo central, mais uma sequência de impacto foi ao ar e protagonizada por Letícia Colin, que está brilhante como Zélia. A vilã, após muitas investigações, foi até Petrópolis, município do Rio de Janeiro, saber mais do passado de Clarice (Carol Castro) e conseguiu encaixar todas as peças do quebra-cabeças assim que viu uma foto de sua falsa irmã em um porta-retrato no orfanato, onde a personagem morava com sua filha e a sogra, Carmem (Solange Couto).

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Tudo sobre "BBB: O Documentário - Mais que uma espiada"

 No dia 07 de janeiro, estreou na Globo uma espécie de preparação para a vigésima quinta edição do ‘Big Brother Brasil’. Um documentário sobre os impactos do reality na vida dos participantes e na sociedade, mostrados pelos seus principais personagens. A série documental "BBB: O Documentário - Mais que uma espiada", dirigida e roteirizada por Bruno Della Latta, teve uma iniciativa inédita da emissora, que optou pela transmissão na grade aberta e não no Globoplay. A produção celebra as 24 edições já exibidas – a 25ª estreia dia 13 de janeiro – e os 22 anos do programa. Dividida em quatro episódios, a série traz exemplos de como o BBB se tornou um fenômeno cultural, além de um espelho das transformações sociais no Brasil ao longo dos anos. A obra será exibida em quatro dias consecutivos, até 10 de janeiro, na TV Globo, após ‘Mania de Você’. 


Bruno Della Latta explica que, para além de curiosidades de bastidores, resgate de acontecimentos marcantes e histórias dos participantes, a narrativa envolve, sobretudo, a troca mútua entre as discussões sociais geradas no reality e as mudanças observadas – e vividas, claro – fora da casa. “Percebi que o ‘Big Brother Brasil’ vai muito além do entretenimento, sendo um reflexo vivo das questões culturais, sociais e comportamentais de cada época. Sempre tentei olhar o programa como um recorte do seu tempo. Quais temas foram debatidos naquele ano? Quem foi escolhido vencedor? Quais roupas as pessoas estavam usando? Quais músicas estavam tocando? Dá para assistir ao BBB e entender muito sobre o que estava acontecendo na sociedade brasileira. Foi essa linha que segui para criar este documentário”, coloca Bruno. 

Amanda Prada, produtora de conteúdo e assistente de direção, destaca o papel transformador do BBB em ampliar horizontes e promover debates. "O programa desafia as bolhas em que vivemos e nos provoca a refletir sobre conflitos, empatia e julgamentos. Este documentário não é apenas uma retrospectiva; também mostra para a sociedade sobre como podemos evoluir", acrescenta.