A atual novela das sete da Globo, escrita por Claudia Souto e dirigida por André Câmara, se encaminha para seus momentos finais. A trama teve muitos pontos positivos e ótimos personagens. O enredo vem sendo bem desenvolvido desde o início e quase todos os perfis tiveram chance de destaque ao longo dos meses. Entre tantos bons tipos construídos pela autora, o mais atrativo foi o Osmar, vivido pelo sensacional Milhem Cortaz.
O personagem é um verdadeiro caos ambulante. Em meio a pessoas que transmitem muita integridade e outras que transbordam mau-caratismo, Osmar nunca foi uma coisa só. É aquele perfil que tem inúmeras camadas e nenhuma é linear. Aquela figura complexa que consegue provocar ódio, empatia e até gargalhadas no telespectador. E não por acaso ele se tornou praticamente o fio condutor de todos os núcleos.
O tio de Madalena (Jéssica Ellen) começou na novela sendo um encostado que só fracassava na vida. Tinha preguiça de procurar emprego, morava com a irmã e dormia no sofá da sala. Para culminar, namorava a mãe de um dos bicheiros mais poderosos da região, que descobriu o romance e passou a chantageá-lo para conseguir dinheiro.
Até que o cunhado faleceu por conta de um infarto e Osmar descobriu que ele tinha faturado cinco milhões de reais na loteria. Para pagar sua dívida, o sujeito não pensou duas vezes e furtou o bilhete. Além de ter se livrado da morte, ainda ficou rico e conseguiu ficar com Violeta (Isabel Teixeira) sem impedimentos porque Baixinho (Rodrigo Garcia) morreu em um trágico acidente. No entanto, o peso na consciência sempre esteve presente.Apesar de sempre se culpar pelo que fez, Osmar virou refém de sua ambição e baixa autoestima. Isso porque Violeta o transformou no novo bicheiro da região e pela primeira vez o personagem se viu amado por várias pessoas. Com o apelido de 'O Bruto', o sujeito ficou temido pelos rivais e aclamado pelo povo da região, já que passou a contribuir com muitas melhorias no bairro. E através da sobrinha, Tati (Bia Santana), aliviava seu remorso por meio de inúmeros presentes. Porém, a sua até então namorada arrumou um jeito de transferir os cinco milhões para a sua conta já imaginando que alguma hora o seu parceiro acabaria devolvendo a quantia para a família.
E foram muitos imbróglios ao longo da história até a fortuna ser devolvida e as pazes com a irmã, Doralice (Tereza Seiblitz), e a sobrinha Madá finalmente acontecer. E tudo só se concretizou porque Osmar deu um golpe em Violeta assim que se casaram e conseguiu se apossar de todos os bens da agora esposa. Uma vingança que resultou na melhor cena de Milhem e Isabel na novela até então. Mas, mesmo diante de tantas controvérsias, sempre ficou visível que Osmar nunca foi uma má pessoa. Tanto que até em sua fase de triunfo seguiu enfiando os pés pelas mãos tentando acertar. A virada no personagem o colocou em um risco ainda maior, uma vez que virou alvo da própria companheira, que planeja recuperar sua fortuna ---- as cenas do personagem achando que a esposa quer matá-lo são hilárias. Todos esses acontecimentos engrandecem cada vez mais o personagem, que vem sendo defendido com maestria.
Milhem é um profissional visceral. Não há trabalho seu que não tenha uma profunda entrega em cena, principalmente nos momentos mais dramáticos. E o intérprete vem pintando e bordando na trama, aproveitando as inúmeras possibilidades que há com um personagem tão rico em mãos. O ator ainda extrai instantes cômicos por conta da ingenuidade de Osmar, que parece perigoso apenas para quem não o conhece. Vale citar a impagável sequência em que o bicheiro se viu em um confronto para o controle de uma região e se desesperou com o barulho dos tiros e quando atirou sem querer. A cena ficou ainda melhor diante do seu passado na pele do Capitão Fábio, no filme "Trope de Elite", exibido em 2007, que foi o seu papel mais popular no cinema. A comparação foi inevitável para a comprovação de sua versatilidade.
O ator já fez várias participações em novelas e séries, da Globo e da Record, e sempre demonstrou talento. Tanto que seu recente desempenho na primeira temporada de "Os Outros", no Globoplay, em 2023, foi arrebatador. Mas é inegável que Milhem Cortaz vive o seu melhor momento na televisão em "Volta por Cima". O melhor de tudo é que ele declarou que ligou para Claudia Souto pedindo para estar na novela. Essa ligação rendeu o convite para interpretar o personagem mais atrativo da trama das sete. Nada é por acaso.
6 comentários:
Eu tenho uma simpatia enorme pelo Milhem Cortaz que foi construída vendo TV com meu pai. Acho ele bom ator e fico super feliz em saber que ele vai bem nessa novela.
Ele é, de fato, um bom ator. E, certamente, tem feito muito bom uso das oportunidades que têm aparecido.
Beijão
Olá, tudo bem? Na Record, ele viveu ótimos momentos. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
Conheci o trabalho do Cortaz no cinema. Assisti vários filmes dele. Não assisti o trabalho dele na Record. Ele sempre foi isso aí. Talento puro☺️
Olá, Sérgio.
Assisti Tropa de Elite com ele no cinema e amei a participação dele na primeira temporada de Os Outros na Globoplay. Não acompanho essa novela só Vale Tudo.
beijos
Lulu on the sky
Muito bem!
Boa Semana Santa e feliz Páscoa!
Postar um comentário