A teledramaturgia de 2024 presenteou o público com grandes atuações. Portanto, chegou a hora de listar as melhores atrizes e os melhores atores do ano que está perto do fim. Vários se destacaram, emocionaram e protagonizaram grandes momentos em novelas e séries. Vamos a eles.
Melhores Atrizes:
Um dos maiores acertos de "No Rancho Fundo". Após seu grande desempenho como Rebeca, em "Um Lugar ao Sol", a atriz voltou às novelas em um papel totalmente diferente de tudo o que já tinha interpretado na carreira e honrou o protagonismo de Zefa Leonel, uma mulher batalhadora, forte, calejada da vida e matriarca de uma família unida. Sua presença engradeceu todos os capítulos e Mário Teixeira a valorizou do início ao fim com o melhor texto da novela.
Que grata surpresa. Após sua estreia em "Travessia", com um papel muito pequeno, a atriz ganhou a protagonista da primeira fase do remake de "Renascer" e fez da Santinha o maior chamariz da história de Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi. A personagem conquistou logo de cara e sua química com Humberto Carrão foi arrebatadora. Agora, a intérprete brilha todos os dias como protagonista de "Garota do Momento", deliciosa novela das seis de Alessandra Poggi, onde emociona com sua Beatriz.
A atriz estreou em "Malhação Intensa", em 2012, e só agora ganhou uma protagonista para chamar de sua. Uma demora que nunca teve qualquer justificativa. Mas antes tarde do que nunca. E Jéssica vem emocionando com sua destemida Madá, a mocinha de "Volta por Cima", gostosa novela das sete de Claudia Souto. A personagem não tem medo de cara feia e não é uma tonta enganada por todos, pelo contrário. Madalena sabe tudo o que acontece ao seu redor e enfrenta qualquer um. Dá gosto torcer por ela.
Uma atriz que dispensa maiores comentários. Debora se destaca no drama ou na comédia, e mais uma vez brilhou em cena em "No Rancho Fundo", revivendo pela primeira vez uma personagem: a vilã Deodora. Mas Mário Teixeira repetiu todos os erros de "Mar do Sertão" e deixou a víbora sem função na história e prometendo mil maldades, sem cumprir nenhuma. Ainda assim, a intérprete mostrou seu talento e agora será a nova Odete Roitman no remake de "Vale Tudo" em 2025. É provável que esteja na lista das melhores do ano que vem novamente.
Outra atriz que esbanja talento quando aparece. No primeiro semestre, foi um dos grandes acertos do remake de "Elas por Elas", onde se destacou na pele de Helena, uma das sete protagonistas da adaptação da obra de Cassiano Gabus Mendes, adaptada por Alessandro Marson e Thereza Fonseca. Agora, em "Volta por Cima", vem dando show como Violeta Castilho, outra vilã que movimenta a trama. A contraventora que herda os negócios do filho bicheiro protagoniza ótimas cenas com Milhem Cortaz. Só precisa fazer mais maldades daqui para frente e assim colocar ainda mais em evidência a atuação magistral de Isabel.
É um desafio para qualquer atriz ganhar um papel que já sofreu uma forte rejeição no passado, a ponto de causar depressão na outra intérprete que a defendeu em cena. Mas Theresa se saiu bem no remake de "Renascer" e convenceu na pele de Mariana, uma mulher vendida como complexa pelo autor, quando na verdade é apenas mal escrita. Infelizmente, todos os erros da versão original foram mantidos e por isso a esposa de Zé Inocêncio, que busca se vingar, mas não se vinga de ninguém, ficou avulsa por boa parte do tempo e somente na última semana teve o destaque merecido com a sequência em que mata o vilão. E Theresa aproveitou bem seus últimos momentos na trama.
Que papel ingrato a atriz ganhou em "Mania de Você". Mércia parecia uma das personagens mais promissoras da novela de João Emanuel Carneiro. Misteriosa e sempre com um semblante frio, a mulher era uma incógnita até para Adriana, que não sabia descrevê-la em entrevistas para a imprensa. Mas diante de tantas mudanças no roteiro e inúmeros problemas na história, a mãe de Mavi mudou de personalidade e agora parece outra pessoa, onde a passionalidade grita. E é diante de tantos obstáculos que fica perceptível o quanto a intérprete é talentosa porque está presente nas raras boas cenas da produção e faz uma ótima dobradinha com Chay Suede.
Outra atriz de talento que ganhou um papel muito difícil de interpretar. E não porque é bem construído e repleto de camadas, mas, sim, porque foi muito mal desenvolvido e parece criado apenas para o público sentir ranço. Não deu para entender o que João Emanuel Carneiro pretendia quando escreveu a Viola. Mas deixando todos os inúmeros problemas da narrativa de "Mania de Você" de lado, é muito merecido ver Gabz protagonizando uma novela e no horário nobre. Foram muitos anos de batalha para chegar até aqui e a intérprete está segura em cena, o que não é uma tarefa fácil, ainda mais em uma produção tão problemática.
Mais uma atriz que precisa enfrentar os vários absurdos de "Mania de Você". Luma não é mocinha e nem vilã, é uma perdida na história que se move de acordo com a conveniência do roteiro. Nada do que ela faz é convincente e o autor jogou fora a chance de transformá-la em uma grande vilã. Mas Agatha consegue segurar as cenas com seu talento e sua experiência em várias novelas, sendo a atual a sua quarta produção das nove, com certeza ajuda bastante.
Como é bom vê-la em cena. A veterana está bem demais na pele da arrogante Maristela, a grande vilã de "Garota do Momento". A personagem ainda não ganhou a importância que merece, mas domina seu núcleo familiar sempre que aparece e se mostra um perfil promissor, uma vez que é a única que raciocina em comparação aos atos impensados do filho e da neta. Seus futuros embates com Clarice (Carol Castro) prometem tomar conta da deliciosa novela das seis, assim como sua rivalidade com Zélia (Letícia Colin).
Melhores Atores:
O ator se especializou em sofrer na ficção. Até agora não ganhou um tipo sequer que não chore ou sofra uma sucessão de desgraças. E impressiona como emociona em todas as vezes que precisa demonstrar a dor de seus personagens. Juan foi um dos destaques do remake de "Renascer" e deu um show na pele de João Pedro. Já no Globoplay, o público o viu brilhante interpretando o batalhador Balthazar, que enfrenta um calvário em "Justiça 2". Em 2025, estará em "Dona de Mim", próxima novela das sete de Rosane Svartman.
Um ator que sempre se destaca. Não foi diferente em "No Rancho Fundo". Seu Tico Leonel foi lindamente defendido por Nero, que divertia nos momentos de ingenuidade do personagem ao mesmo tempo que emocionava nos instantes de sofrimento daquele patriarca que lutava pela união da família. Alexandre declarou que foi escalado para ser o vilão Ariosto, mas pediu para trocar de personagem com Du Moscovis. Acertou em cheio.
Zé Inocêncio foi defendido por um ator que costuma se entregar em seus trabalhos. E sua atuação fez do protagonista um sucesso na primeira fase do remake de "Renascer". Sua química com Duda Santos foi incrível e o casal apaixonou o público. Tanto que sua ausência foi sentida na segunda fase da novela das nove.
Que ator! É sempre bom vê-lo na televisão e foi uma escolha precisa presenteá-lo com o Coronel Belarmino na primeira fase de "Renascer". O icônico vilão vivido pelo saudoso José Wilker na versão original ganhou um intérprete tão talentoso quanto. Sua presença engrandeceu o início do remake e o bordão "Minha carroça e dois burrinhos da melhor qualidade" fez sucesso, principalmente pela entonação de Calloni em cena.
Outro gênio. Aliás, o ator brilhou quatro vezes na televisão em 2024. Na primeira fase do remake de "Renascer", se destacou na pele de um personagem que não existia na versão original e foi escrito especialmente para ele: o Coronel Firmino. O embate final com Berlamino resultou na melhor cena da novela inteira. Depois, dançou na "Dança dos Famosos" e ainda voltou em uma participação especial em "No Rancho Fundo" na pele de Timbó, seu papel em "Mar do Sertão". Agora, em "Volta por Cima", vem crescendo na pele de Gerson Barros, um bicheiro perigoso.
Egídio foi um vilão ingrato no remake de "Renascer". O personagem era repetitivo e os embates com Zé Inocêncio foram bem poucos. Mas o ator optou por um tom mais caricato, que acabou o destacando um pouco mais. Só que seu grande desempenho de 2024 não foi na novela da Globo e, sim, em "Pedaço de Mim", primeira novela da Netflix, onde despertou repulsa na pele de Tomás, um tipo que começou a história de Angela Chaves aparentando uma coisa e terminou totalmente diferente.
É o único trunfo de "Mania de Você". A novela transborda equívocos por todos os lados, mas Mavi tinha que ser de Chay. O ator está visivelmente feliz em cena, mesmo diante de todos os problemas da novela. E tem motivos. Ele sabe que está ótimo e rouba todas as cenas com o seu vilão obcecado. Seus improvisos muitas vezes são melhores que o texto equivocado do autor e sua dobradinha com Adriana Esteves é uma delícia. Vive seu maior momento na carreira.
Longe de uma novela inteira desde "Segundo Sol", em 2018, o ator fazia falta na televisão. E voltou como o mocinho de "Volta por Cima". Jão é um personagem que não tem um defeito sequer, é o típico protagonista que transborda retidão moral, sem qualquer deslize. Ou seja, todos os ingredientes para ser um chato cansativo. Mas Fabrício dribla bem essas armadilhas e empresta seu carisma ao personagem. Ainda tem uma boa química com Jéssica Ellen e faz uma ótima dobradinha com Valdineia Soriano (Dona Neuza).
Outro ator que fazia falta nos folhetins. Após seu show na primeira temporada de "Os Outros", Milhem brilha na pele do personagem mais complexo de "Volta por Cima". Osmar não é um vilão, nem um mocinho. É um sujeito fracassado que roubou o bilhete de loteria premiado da própria família para se dar bem na vida. Ao mesmo tempo, tenta ajudar sua irmã e sobrinhas com o dinheiro que ele roubou. Ainda acabou mergulhado no universo do jogo do bicho sem querer e agora está envolvido com assassinos perigosos, além de estar casado com uma chefe de quadrilha. O intérprete está bem demais e vive perfil de maior destaque da novela.
O ator estreou como protagonista na última temporada de "Malhação, exibida em 2019, e depois se afastou da televisão para se dedicar ao seu trabalho como músico na banda Fuze. Agora, em "Garota do Momento", vem brilhando na pele de outro mocinho, o carismático Beto, e até então está seguro em cena e protagonizando bons momentos ao lado de Duda Santos, Danton Mello e Palomma Duarte.
Melhores Atrizes Coadjuvantes:
Que potência. A atriz fez de sua Inácia um dos trunfos do remake de "Renascer". E Bruno Luperi também acertou quando colocou a personagem sendo do candomblé e sempre explicando sobre os Orixás, algo que não existia na versão original. Edvana aproveitou todas as oportunidades e engrandecia qualquer cena.
Após uma legião de mulheres elegantes de classe média na televisão, a atriz finalmente ganhou um tipo totalmente diferente de tudo o que já havia feito. Tia Salete mesclava drama e comédia por conta de seu comportamento digno de uma religiosa fanática, ao mesmo tempo que transbordava tesão diante do delegado Floro Borromeu. Sua química com Leandro Daniel foi imediata e vale destacar sua parceria com Andrea Beltrão, sua amiga de longa data, vista anteriormente em "Um Lugar ao Sol."
Ela sempre se destaca em qualquer elenco, independente do peso de seu papel. Não foi diferente no remake de "Renascer". A atriz esteve brilhante na pele da debochada Eliana e conseguiu convencer em todas as dualidades daquela mulher, que teve atitudes controversas, mas lutava pelos seus direitos sem medo de homem nenhum.
A atriz foi um dos destaques da primeira fase de "Renascer" na pele de Jacutinga. Também emocionou no início da segunda fase do remake. Mas seu grande desempenho em 2024 foi em "Pedaço de Mim", melodrama da Netflix, escrito por Angela Chaves. Juliana honrou o protagonismo com uma cena melhor que a outra e o enredo da mulher que engravidou de gêmeos de pais diferentes gerou muita repercussão nas redes sociais. Liana entrou para a galeria de grandes personagens de sua carreira. Vale destacar ainda seu desempenho em "Vidas Bandidas", série da Disney+.
Lupita era uma personagem caricata em "Família é Tudo" e por isso mesmo um desafio para qualquer atriz. Mas Dapnhe já está acostumada a interpretar mulheres que fogem do naturalismo na interpretação e tirou de letra a missão na novela das sete. Não por acaso, virou um dos destaques da história e roubou a cena ao longo dos meses.
A talentosa atriz não é uma figura frequente nas novelas, mas desta vez emendou "Amor Perfeito" com "Renascer". E conseguiu diferenciar as duas personagens sem qualquer dificuldade. A mulher mais introspectiva e reservada da novela das seis virou um mulherão solar e cheio de vida. Ana fez um ótimo casal com Jackson Antunes e esteve muito bem na pele de Morena.
É sempre um prazer vê-la na tela, ainda mais diante de um etarismo cada vez mais escancarado na teledramaturgia. A atriz foi um dos acertos de "Família é Tudo" e fez de Leda um sucesso ao longo da novela de Daniel Ortiz. O autor sempre a valoriza e deu uma boa personagem. Sua parceria com Cristina Pereira e Thiago Martins foi deliciosa.
Outra atriz que é um talento e foi valorizada em "Família é Tudo". A babá de Júpiter e fiel escudeira de Leda protagonizou deliciosa cenas ao longo da trama e a veia cômica de Cristina foi aproveitada. Marieta era uma personagem carismática e as cenas da veterana ao lado de Grace Gianoukas eram impagáveis.
A atriz agarrou a oportunidade de viver sua primeira vilã com força e foi crescendo cada vez mais ao longo de "Família é Tudo". O maior destaque rendeu até a torcida para Mila ter seu final feliz ao lado de Guto, o que acabou acontecendo. Ana teve química com Daniel Rangel e a dupla brilhou.
Electra seria uma vilã excelente em "Família é Tudo", mas o autor preferiu seguir a narrativa óbvia da personagem injustiçada e Juliana Paiva fez o que a história pediu. Mas fez com competência e talento, como de costume. Ao mesmo tempo, em algumas cenas, ficou claro o quanto a atriz está precisando de uma víbora em sua carreira para mostrar uma faceta que o público está ansioso para prestigiar.
A atriz foi um dos destaques de "Elas por Elas" e brilhou na pele da voluntariosa e afrontosa Ísis. Rayssa aproveitou bem todas as suas cenas e a química com Filipe Bragança foi um acerto, assim como sua ótima parceria com Thalita Carauta, Maria Ceiça e Marcos Caruso. Vale destacar ainda os grandes embates ao lado de Isabel Teixeira. Virou a mocinha da novela. Vale destacar ainda seu ótimo desempenho em "Amor da minha Vida", série da Disney+.
Outro talento da novela de "Elas por Elas". A atriz já tinha se destacado como Flávia em "Quanto Mais Vida Melhor" e convenceu como uma patricinha arrogante em "Elas por Elas". Vale destacar também sua ótima atuação na série "Fim", onde tem um pequeno papel e ainda assim se destaca na pele da enfermeira Maria Clara. A atriz também empresta seu talento em três filmes: "O Mensageiro", "Ainda Estou Aqui" e "As Polacas".
Após inúmeras loiras sensuais, a atriz teve a chance de mostrar uma outra faceta em "No Rancho Fundo". E mostrou com muito talento. A fofoqueira Fé bancava a religiosa, mas falava mal da vida alheia e não escondia a inveja das mulheres bem-resolvidas. A personagem ainda tinha uma veia cômica que foi aproveitada por Rhaisa em várias cenas. Foi uma boa surpresa da novela das seis.
Blandina foi uma vilã que prometeu muito e cumpriu pouco, assim como todos os vilões de "No Rancho Fundo". Mas Luisa Arraes pintou e bordou em cena. A atriz aproveitou o inspirado texto do autor e brilhou em diversas cenas, tanto cômicas quanto dramáticas.
Muitos telespectadores se chocavam nas redes sociais quando descobriam que era a atriz de "Todas as Flores". Afinal, Brenda não lembrava em nada Margaridinha, tanto no visual quanto no comportamento. Fruto do talento da atriz, que se destacou em "No Rancho Fundo" e mostrou que vai longe.
A atriz é sempre um trunfo em qualquer elenco e não é diferente em "Garota do Momento". Clarice é quase a mocinha mais madura da novela das seis e já enfrentou muito sofrimento, mesmo com menos de dois meses de trama no ar. E Carol está perfeita em cena com um papel que faz jus ao seu talento. Vale lembrar que a sucessão de descobertas futuras proporcionará para a intérprete várias cenas grandiosas.
A atriz foi o maior êxito da segunda temporada de "Os Outros", onde se destacou na pele da controversa Raquel. Agora, vem divertindo com a irônica e esperta Zélia em "Garota do Momento". A personagem é uma vilã interesseira, mas há um mistério em torno de seu passado que tem tudo para virar o jogo nos próximos meses e, consequentemente, valorizar ainda mais Letícia.
A atriz foi um dos destaques de "Pedaço de Mim", primeira novela da Netflix, e emocionou mesmo com um papel pequeno. Agora é um dos destaques de "Garota do Momento" na pele de Lígia, uma mulher casada e mãe de três filhos que largou a família em busca do sonho de ser cantora. A personagem tem muitas camadas e Palomma adotou um tom sarcástico que deixa o papel ainda mais atrativo.
Alguém diz que é a mesma atriz que interpretou a mãe da Aline (Barbara Reis) em "Terra e Paixão"? A dificuldade da associação ocorre por conta da caracterização e do talento de Tatiana, que agora veem brilhando na pele de Vera, uma mulher elegante, bem resolvida, com uma linda família e ainda ponto de apoio dos três filhos de Lígia.
Longe das novelas desde 2016, a atriz voltou em grande estilo. Klara vem emocionando na pele de Eugênia, uma menina madura e com uma linda família, mas que precisa lidar com um trauma do passado que deixou cicatrizes em sua pele. A personagem é muito rica dramaticamente e já protagonizou cenas emocionantes na trama.
Mais uma talentosa atriz que estava longe das novelas. Seu último folhetim foi "A Lei do Amor", em 2016. Agora está em "Garota do Momento" e vem se destacando cada vez mais como Anita, uma típica mulher dos anos 50, dona de casa, submissa ao marido, mãe de dois filhos. A personagem está cada vez mais encantada por Alfredo Honório (Edu Sterblitch) e essa paixão promete vários desdobramentos ao longo da história.
A atriz vem divertindo na pele de Teresa, uma dona de casa que sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) de limpeza e está sempre higienizando tudo e todos. Embora seja uma personagem leve, o trauma da filha, Eugênia, a afeta emocionalmente e o futuro incerto do casamento com Alfredo também promete novos conflitos, que valorizarão ainda mais a intérprete.
A atriz foi um dos destaques de "Terra e Paixão", onde emocionou como Petra, um perfil repleto de problemas psicológicos, o que era desafiador para qualquer profissional, ainda mais em horário nobre. Agora saiu da posição de mulher e foi para a de uma menina inocente em "Garota do Momento", que sofreu um abuso e pouco tempo depois encontrou o primeiro amor. Debora domina a cena e sua química com Caio Manhente vem conquistando o público.
Após alguns papeis em novelas infantis do SBT, a atriz estreia na Globo em "Garota do Momento" e vem se saindo muito bem na pele da patricinha Bia. Suas cenas com Lilia Cabral são ótimas e os embates com Duda Santos também rendem boas sequências na novela das seis.
Alguém diz que a atriz foi a Candoca em "Mar do Sertão"? Irreconhecível como Roxelle, Isadora vem roubando a cena em "Volta por Cima" e iniciou a novela fazendo uma ótima dupla com Amaury Lorenzo. Agora, com a periguete em nova fase, a intérprete passou a fazer uma divertida parceria com Rodrigo Fagundes e vale destacar também sua sintonia com Valdineia Soriano.
Como fazia falta as novelas. A atriz teve um papel muito pequeno em "Justiça 2", no Globoplay, e deixou aquele gostinho de 'quero mais' no público. Agora vem se destacando em "Volta por Cima" na pele de Doralice, matriarca da família protagonista e que tem uma relação de cumplicidade com as filhas. Suas cenas com Jéssica Ellen e Bia Santana são sempre boas.
Grata revelação do remake de "Elas por Elas", a atriz agora vem brilhando na pele de Tati, uma patricinha mimada que tem valores bem diferentes da irmã mais velha. Embora tenha falhas visíveis, a personagem não é uma vilã e nutre um carinho genuíno pelo tio, Osmar, um sujeito controverso. Suas cenas com Milhem Cortaz são ótimas, assim como sua parceria com Jéssica Ellen e Tereza Seiblitz. Vale destacar ainda a sintonia com Allan Jeon, o que sobressai na relação bonitinha que Tati tem com Jin.
A atriz está bem demais na pele da carismática Glorinha em "Garota do Momento". Sua dupla com Duda Santos deu certo logo no primeiro capítulo e a personagem nunca é feita de idiota na novela das seis. Só precisa de um enredo próprio para destacar ainda mais o talento de Mariana.
Joyce é uma dondoca falida que não cresceu e a atriz vem conduzindo com talento a personagem de "Volta por Cima". Não é um perfil com tintas carregadas, o que extrai uma interpretação mais naturalista da intérprete e suas cenas com Betty Faria e Rodrigo Fagundes são deliciosas.
A atriz teve uma breve participação em "No Rancho Fundo" e a morte de Dona Manuela não causou virada alguma no roteiro. Mas Valdineia se destacou mesmo assim e carimbou o passaporte para "Volta por Cima", onde vem emocionando e divertindo na pele da querida Dona Neuza.
A atriz está ótima como Jacira em "Garota do Momento". A empregada que não segura a língua dentro da boca protagoniza cenas impagáveis com Maria Eduarda de Carvalho, Eduardo Sterblitch e Klara Castanho. Aliás, que sintonia boa a da família da ficção.
A veterana fazia falta nas novelas e está se destacando em "Volta por Cima", mesmo em um papel pequeno. Belisa começou a novela tentando ser influencer e agora tem um mistério envolvendo o seu laço sanguíneo com Gigi, que sempre foi tratado por ela como seu irmão caçula, mas na verdade se trata de seu filho. É um conflito que promete boas cenas futuras para Betty, que agora pode ter seu talento visto novamente na reprise de "Tieta", no "Vale a Pena Ver de Novo".
Melhores Atores Coadjuvantes:
Brilhando atualmente em "O Auto da Compadecida 2" nos cinemas, o ator se destacou como Norberto no remake de "Renascer". Foi ideia sua o personagem quebrar a quarta parede e a direção concordou, assim como o autor. O resultado foi uma divertida interação com o público em diversas situações, onde o dono do bar era quase um mero espectador.
É aquele ator que potencializa qualquer papel. Não foi diferente em "Renascer". Ainda que o enredo repetitivo de Tião Galinha não tenha funcionado no remake, Irandhir emocionou em absolutamente todas as suas aparições e fez qualquer um sentir empatia e dor pelo personagem tão sofrido.
O ator viveu seu melhor momento na televisão em "Família é Tudo". O tímido Guto fez tanto sucesso que começou como um coadjuvante e terminou como um dos protagonistas da novela das sete, com direito a dois pares românticos e tendo química tanto com Daphne Bozaski quanto com Ana Hikari.
Roubou a cena e virou o verdadeiro mocinho de "Família é Tudo". Após sua bem-sucedida estreia em "Vai na Fé" ano passado, o ator encantou o público na pele do íntegro Murilo e transformou o personagem no queridinho dos telespectadores. Tanto que a torcida para o advogado ficar com Electra era imensa nas redes sociais, o que motivou o autor a mudar o desfecho e promover um final feliz do casal. Sua química com Juliana Paiva foi visível.
Como foi bom vê-lo na pele de um vilão, após tantos tipos 'boa praça'. Sérgio era um homem enigmático e perigoso em "Elas por Elas" e o veterano protagonizou boas cenas no remake das seis, principalmente ao lado de Isabel Teixeira, Rayssa Bratillieri e Paula Cohen. Em meio a tanto etarismo na teledramaturgia, foi uma vitória o seu bom papel na trama.
O ator já tinha se destacado nas cenas de flashback da série "Dom" e viveu um ótimo momento em "Elas por Elas" na pele do íntegro Giovani. Sua química com Rayssa Bratillieri foi arrebatadora e vale elogiar ainda sua atuação na série "Betinho - no fio da navalha", "Justiça 2" e no filme "Meu Sangue Ferve Por Você".
O ator divertiu na pele do palmeirense Chicão em "Família é Tudo". Já acostumado a interpretar tipos mais caricatos, Gabriel roubou a cena ao lado de Ramille e os dois formaram um dos melhores casais da novela das sete. Para completar, ainda fizeram um quarteto e tanto com os cachorros Maradona e Britney.
8- Du Moscovis.
Ariosto foi um vilão que pouco fez em "No Rancho Fundo", assim como todos os vilões da novela das seis de Mário Teixeira. Mas Du fez o que o personagem exigiu e se destacou em cena. O ator fazia falta nas novelas e protagonizou boas cenas com Valdineia Soriano, Andrea Beltrão, Debora Bloch e Túlio Starling.
Floro Borromeu foi um divertido personagem em "Mar do Sertão", mas tinha bem pouco destaque. O que foi diferente em "No Rancho Fundo". O delegado ganhou bem mais importância e o casal formado com Tia Salete deu muito certo. Sua parceria com Mariana Lima rendeu delliciosas cenas ao longo da novela das seis.
Ao contrário de Floro Borromeu, Vespertino teve em "No Rancho Fundo" praticamente o mesmo destaque que tinha em "Mar do Sertão". E Thardelly sempre aproveitava suas cenas para brilhar. O personagem ainda ganhou uma filha na reta final, o que valorizou o talento dramático do ator.
Padre Zezo era um dos acertos de "Mar do Sertão" e foi um dos acertos de "No Rancho Fundo" graças ao talento do ator, que protagonizou muitas sequências cômicas ao longo da novela das seis e sua entonação durante as cenas de brabeza do personagem fazia toda diferença.
"Garota do Momento" ainda está em seu início, mas já são tantos bons desempenhos que fica difícil não citar vários atores do elenco e um deles é Danton. Raimundo é um típico homem de 1958 com valores conservadores e machistas, mas nem por isso é uma má pessoa, o que é ótimo para dar verossimilhança em uma novela de época. O ator já tinha brilhado em "Justiça 2" na pele de um sujeito introspectivo e metódico e agora está genial no humor.
Basílio é o vilão mais carismático de "Garota do Momento" e o ator é o responsável por isso. Cauê vive pela primeira vez um personagem que não é criança ou adolescente e vem protagonizando ótimos momentos na novela das seis, tanto ao lado de jovens talentos, como Duda Santos, quanto de veteranos, como Lilia Cabral e Fábio Assunção.
O ator foi um dos destaques da segunda temporada de "Os Outros", no Globoplay, e aterrorizou na pele do miliciano Sérgio. Agora, em "Garota do Momento", vem divertindo cada vez mais como Alfredo Honório, um apresentador famoso que tem um programa de sucesso na televisão. O personagem em breve ainda estará envolvido em um triângulo amoroso que promete render bastante.
O ator vem encantando o público na pele do tímido Edu em "Garota do Momento". Embora o personagem tenha com os pais um conflito idêntico ao de Rafa, personagem que interpretou em "Vai na Fé", Caio tem conseguido diferenciá-lo em cena e agora passou a protagonizar bonitas cenas ao lado de Debora Ozório. O casal formado por Edu e Celeste já é um sucesso nas redes sociais. Aliás, êxito parecido com o par formado por Rafa e Kate (Clara Moneke) na já citada "Vai na Fé"
Gigi é um poço de carisma e o ator está totalmente à vontade em "Volta por Cima". Suas cenas sempre divertem e transbordam sarcasmo. Rodrigo está tão bem que ilumina todas as suas parceiras, sempre destacando quem está ao seu lado. Drica Moraes, Betty Faria e Isadora Cruz são algumas delas.
O ator está muito bem na pele de Edson, o dono da Viação Formosa, que serve como pano de fundo para o enredo de "Volta por Cima". Um tipo menos caricato e que vem protagonizando bons momentos ao lado de Fabrício Boliveira, Viviane Araújo e Valdineia Soriano.
O ator esteve visceral na primeira fase de "Renascer", onde interpretou o aterrorizante Venâncio. Suas cenas com Duda Santos e Belize Pombal era irretocáveis. Que show! Fábio também esteve ótimo em "Justiça 2", no Globoplay, e agora brilha na pele do divertido Sebastian em "Volta por Cima".
19- João Vitor Silva.
Após seu ótimo trabalho em "Verdades Secretas", o ator ganhou papéis bem pequenos em produções posteriores. Agora, em "Garota do Momento", João volta a ter um personagem de mais destaque e vem brilhando na pele do invejoso Ronaldo, filho do meio que não suporta o mimo que o mais velho, Beto (Pedro Novaes), recebe.
O ator está muito bem na pele do interesseiro Iberê em "Mania de Você" e protagonizava cenas repletas de sintonia com Chay Suede. A dupla de vilões funcionava e o público chegou até a torcer por um possível romance nas redes sociais. Pena que o autor acabou com a parceria de forma gratuita, prejudicando um enredo que já anda de mal a pior.
Revelações Femininas:
Uma atriz visceral e que impressionou na primeira fase de "Renascer". Mesmo com poucas cenas, conseguiu sobressair em todas as suas aparições na pele de uma mãe oprimida e submissa ao violento marido. Suas cenas com Fábio Lago e Duda Santos foram irretocáveis. A atriz ainda emocionou em "Justiça 2" e interpretou outra personagem que enfrentou uma avalanche de sofrimento.
A sua estreia foi em uma pequena participação na série "Segunda Chamada", da Globo, em 2019, mas foi em "Cangaço Novo", série da Prime Video, que a atriz ganhou uma personagem de destaque e deu um show na pele de Dinorah em 2023. Mas a sua estreia na teledramaturgia foi no remake de "Renascer", onde viveu a sofrida Joaninha, esposa de Tião Galinha. Sua parceria com o gigante Irandhir Santos foi linda e que venham novas oportunidades.
Estrear como protagonista não é tarefa fácil, ainda mais em uma novela da Globo. Mas a atriz tirou o desafio de letra e brilhou na pele de Quinota em "No Rancho Fundo". Larissa fez um trabalho de composição tão preciso que até sua entonação mudou para o papel. Vale destacar também seu bom trabalho na série "Vidas Bandidas", da Disney+.
A estreia da atriz foi na divertida série "Encantado`s", onde interpreta a Melissa. A mesma personagem ainda fez uma breve participação em "Vai na Fé" ano passado. Mas foi em "Família é Tudo" que a intérprete estreou na teledramaturgia e com o pé direito. Andrômeda era um perfil caricato, o que é um complicador para qualquer profissional, ainda mais em início de carreira. Só que Ramille dominou a cena e virou um dos destaques da novela das sete, com direito a uma química maravilhosa com Gabriel Godoy.
A linda atriz fez uma Ritinha apaixonante no remake de "Renascer". Mell soube imprimir uma personalidade faceira e debochada que tinha tudo a ver com a personagem, que amava seduzir os homens e desafiar a mãe. Protagonizou ótimas cenas com Edvana Carvalho, Xamã, Sophie Charlotte e Marcello Melo Jr.
A estreia da atriz foi na primeira temporada de "Os Outros" e mostrou seu talento mesmo com poucas cenas. Já na segunda temporada sua personagem ganhou mais destaque e Gi correspondeu. Agora, a intérprete faz sua estreia em novelas em "Mania de Você", onde vive Evelyn, filha de dois vigaristas na trama de João Emanuel Carneiro.
Benvinda merecia bem mais destaque em "No Rancho Fundo", mas a atriz conseguiu se destacar mesmo com poucas cenas. Talentosa, Dandara protagonizou bons momentos ao lado de Heloísa Honen, Guthierry Sotero e Igor Jansen. Merece novas oportunidades.
Esperança foi uma vilã que demorou a ganhar destaque em "No Rancho Fundo", mas a atriz convenceu em todas as cenas e sua parceria final com Alejandro Claveaux foi muito boa, assim como suas cenas com Rhaisa Batista e Haroldo Guimarães.
Corina Castelo era uma interesseira e 171 muito carismática em "No Rancho Fundo", graças ao talento da atriz, que soube aproveitar o pouco tempo de tela que tinha para brilhar. A rivalidade da personagem com Tia Salete rendeu divertidos embates e boas cenas com Mariana Lima.
Dhu passou meses sofrendo um amontoado de aborrecimentos e humilhações em "Mania de Você", mas agora vive um moomento de felicidade com um novo amor. Ainda que não dure, a personagem vem sendo bem defendida pela talentosa atriz.
A atriz está ótima em "Ainda Estou Aqui", o filme nacional de maior sucesso de 2024, e vem se mostrando uma boa revelação em "Volta por Cima". Carla é capanga de Violeta e seu lado obscuro poucos conhecem, nem mesmo a sua mãe. É um tipo ambíguo e muito atrativo dramaticamente. Suas cenas com Iara Jamra, Isabel Teixeira, Fabrício Boliveira, Amaury Lorenzo e Vitor Sampaio são ótimas.
Revelações Masculinas:
O ator estreou na segunda temporada de "Segunda Chamada" no Globoplay e sua primeira novela foi remake de "Renascer". Adanilo foi um dos muitos acertos da primeira fase, onde emocionou na pele de Deocleciano. Agora, o intérprete segue bem em cena em "Volta por Cima", onde vive o galinha Sidney.
A estreia do cantor no remake de "Renascer" foi recebida com desconfiança por muita gente. Mas bastou surgir em cena na pele do assassino Damião para dissipar qualquer dúvida a respeito do seu talento. O ator segurou bem todas as cenas ao longo da novela e transbordou química com Sophie Charlotte, que virou sua namorada na vida real.
Jupará conquistou o público na primeira fase de "Renascer" e a morte do personagem gerou indignação. Fruto do talento do ator, que emprestou seu carisma e desenvoltura ao papel. Evaldo ainda entrou para o elenco de "No Rancho Fundo", onde interpretou Antônio Bello.
Zé Beltino começou "No Rancho Fundo" transbordando agressividade e terminou esbanjando delicadeza. Mas Igor convenceu em todas as fases do filho mais velho de Tico e Zefa Leonel. O ator ainda fez um bonito casal com Nina Tomsic, intérprete de Dracena.
Conhecido pelos seus trabalhos no canal de humor "Porta dos Fundos", o ator estreou em novelas em "No Rancho Fundo", onde divertiu na pele do inocente Guilherme Tell. O poeta escondia sua timidez atrás das poesias que recitava, principalmente quando se apaixonou por Caridade, e suas cenas com Clara Moneke eram ótimas. Mas o autor mudou de ideia no meio do caminho e mexeu na trama, o que prejudicou o intérprete, que merecia mais destaque na trama.
Conhecido no Tik Tok, o ator estreou em "Volta por Cima" e vem se destacando na pele do simpático Jin, um astro de k-dramas que desistiu da carreira, após uma sucessão de pressões psicológicas, e se mudou para o Brasil. O personagem era cercado pelo mistério sobre sua origem, mas agora tudo foi exposto e um futuro romance com Tati começa a ser desenhado. Sua química com Bia Santana é visível.
Que grata surpresa de "Garota do Momento". A novela ainda está no início e o arco de seu personagem ainda nem começou, de fato. Isso porque Guto é gay e ainda não sabe como lidar com a sua condição, ainda mais em 1958, ano em que a trama é ambientada. Suas cenas são muito bonitas e Pedro já protagonizou delicados momentos ao lado de Klara Castanho, Caio Manhente e Maria Flor.
16 comentários:
Faltou juliana paes na lista,ela se destacou em vidas bandidas pedaço de mim e renascer.
Pena que a Nathalia Dill não entrou na lista, Vênus não foi uma mocinha marcante, mas ela fez o que pode, inclusive teve ótimas cenas com a Ju Paiva, foi maravilhoso vê-las como irmãs.
Letícia Collin pra mim é a melhor dessa nova geração, excelente atriz. Muito bom acompanhar suas retrospectivas Zamenza, abraço.
Neste penúltimo texto de retrospectiva do blog do ano de 2024, ficou constatado o excelente desempenho não apenas de atores e atrizes consagrados das mais diversas emissoras de TV, mas também de vários estreantes nelas.
Guilherme
Esquecimento imperdoável, anonimo. Já acrescentei.
Amo a Nathalia, mas não foi uma personagem que proporcionou pra ela bons momentos. Triste.
Muito obrigado, anonimo.
É isso, Guilherme.
Não costuma assistir séries ? Podia ter feito melhores atuações em séries também
Achei o trabalho incrível e meus parabéns!! Apenas senti falta de Giullia Buscacio em atriz coadjuvante, acho que valeria uma menção
Quantos talentos! É bom ver tantos nomes bons em grandes atuações!
quantos atores incríveis não: duda santos, jéssica ellen, isabel teixeira, juan paiva arrasou em justiça 2, fabricio boliveira, valentina herszage, tatiana tiburcio, klara castanho, maria flor, débora ozório, maísa, isadora cruz, tereza seiblitz, com um ótimo personagem em volta por cima, em justiça 2 era bem pequeno, bia santana, mariana sena, drica moraes, valdineia soriano com um grande personagem em volta por cima, fabio lago, joão vitor, belize pombal foi a interpretação ano, que atriz, adoro allan jeon, pedro goifman, gostei da ampliação de atuação do vitor sampaio. eu incluiria pri helena. beijos, pedrita
Thiago Martins merecia estar nessa lista. Dos cinco protagonistas de "Família É Tudo", ele foi o que interpretou melhor.
Eu tiraria Juliana Paiva, péssima em Família é Tudo, aquela cena do acerto de contas dela com a Rafa Kalliman foi constrangedora. Colocaria Uilliana Lima, que brilhou como Morena jovem em Renascer.
Ué cadê a Giullia Buscacio? Um crime esquecer ela, que deu um show em "Renascer" como Sandra e ainda formou o casal queridinho do público
Vc elogiou tanto o trabalho da Giullia Buscacio em Renascer e não a colocou na lista de melhores atrizes coadjuvantes. Achei injusto. Ela deu show como Sandra e a parceria dela com o Juan Paiva foi linda demais!
Postar um comentário