domingo, 29 de dezembro de 2024

Retrospectiva 2024: as melhores cenas do ano

 A teledramaturgia em 2024 enfrentou visíveis problemas. Foram muitas novelas fracas e que não conquistaram os telespectadores. Tanto que a maior média de audiência do horário nobre da Globo foi alcançada na reta final de "Terra e Paixão", em janeiro. Nem mesmo a faixa das seis e das sete apresentaram produções que caíram nas graças do grande público. Não por acaso, o folhetim de maior repercussão do ano foi a reprise de "Alma Gêmea", no "Vale a Pena Ver de Novo", produção de quase vinte anos atrás. Mas "Volta por Cima", às 19h, e "Garota do Momento", às 18h, estrearam no meio do segundo semestre e vieram salvar a safra atual. E mesmo diante de tantos problemas, várias cenas merecem menção. Vamos a elas.





Kelvin vê Ramiro espancado em "Terra e Paixão": 

A melhor cena de Diego Martins na novela das nove. A grata revelação emocionou o público diante da reação desesperada de Kelvin assim que viu o seu amor agonizando no chão de uma estrada de terra. Uma sequência forte e muito bem interpretada. 


Angelina joga suco em Irene em "Terra e Paixão": 

Após inúmeras humilhações, a empregada finalmente reagiu e jogou um copo de suco na cara da vilã, que se indignou. Uma cena maravilhosa protagonizada por Inez Viana e Gloria Pires, que foram valorizadas ao longo da novela de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes.


 


Kelvin enfrenta Irene em "Terra e Paixão": 

Que cena boa de Diego Martins e Gloria Pires. Kelvin flagrou Irene ameaçando Ramiro em pleno hospital e não recuou diante da vilã. A troca cênica foi incrível e o namorado do matador encheu a boca quando chamou a inimiga de safada, ladra, mentirosa e assassina, que reagiu com uma risada irônica.  


Antônio é preso em "Terra e Paixão": 

Que show de Tony Ramos. O início da queda do grande vilão da novela das nove foi a sua prisão, após o desfecho do sequestro de Aline (Barbara Reis). O momento de humilhação em que Antônio precisou ser fotografado para sua ficha criminal foi defendido pelo ator através de uma expressão facial que dizia tudo.


Lucinda leva um tiro em "Terra e Paixão": 

A cena mais impactante da novela. O trabalho da equipe de direção de Luiz Henrique Rios fez um trabalho impecável, a ponto de parecer um atentado real. O momento em que Lucida levou um tiro na cabeça, com o sangue espirrando no vidro do carro, impressionou. Destaque também para Débora Falabella e Cesar Ferrario. 


Anely tem um pressentimento em "Terra e Paixão": 

Quem achava que Tatá Werneck não era boa no drama queimou a língua. Angustiante a cena em que Anely sente que algo aconteceu com sua irmã enquanto ia para sua lua de mel, logo após seu casamento. Deu para sentir a aflição da personagem. 


Marino e Angelina veem Lucinda baleada em "Terra e Paixão": 

Uma sequência desesperadora e brilhantemente interpretada por Leandro Lima, Inez Viana e Kizi Vaz. O horror dos personagens vendo Lucinda caída no chão ensanguentada foi um momento arrepiante. 



Angelina conta a Cristian sobre a mãe em "Terra e Paixão": 

Sem saber como falar, a personagem contou ao menino que a mãe ficou muito doente e precisou ir para o hospital. Diante do choro de Angelina, Cristian acabou consolando a tia. Uma cena delicada e bem interpretada por Inez Viana e Felipe Melquíades. 


Marino ameaça Antônio em "Terra e Paixão": 

A fúria do delegado foi transmitida com muita entrega por Leandro Lima, assim como Tony Ramos demonstrou pela primeira vez o temor de Antônio diante de uma quase morte. Uma cena forte que destacou a tensão de um dos melhores capítulos da novela, que chegou a 32 pontos de audiência. 


Anely fala com Lucinda em "Terra e Paixão": 

A cena mais emocionante protagonizada por Tatá Werneck na trama. Um monólogo da personagem desabafando com a irmã em coma e ordenando que ela sobrevivesse. Impossível não ter chorado junto. 



Marino chora por Lucinda em "Terra e Paixão": 

Uma cena comovente protagonizada por Leandro Lima, quando o delegado fala com sua esposa em coma e lamenta não ter conseguido protegê-la de um crime bárbaro. O personagem cresceu muito na trama e o ator soube aproveitar. 



Anely e Cristian rezam por Lucinda em "Terra e Paixão": 

Mais uma cena delicada de Tatá Werneck e Felipe Melquíades. A tia foi conversar com o sobrinho e ele exigiu que ela contasse a verdade sobre o estado de saúde da mãe. A emoção dos dois comoveu o público e a sequência foi bonita.



Incêndio no abrigo em "Elas por Elas": 

Uma sequência de tirar o fôlego, literalmente. O remake de Alessandro Marson e Thereza Falcão apresentou uma sucessão de cenas muito bem produzidas do incêndio criminoso provocado por Helena no abrigo de animais administrado por Ísis. A cena em que a menina tenta salvar os cachorros e acaba desacordada, sendo salva por Giovanni, foi incrível. Destaque para Rayssa Bratillieri e Filipe Bragança. 


Mário e Lara se beijam em "Elas por Elas": 

O aguardado beijo demorou muito para acontecer, mas assim que costuma ser bom para gerar expectativa. E valeu a pena a espera. A sequência esbanjou delicadeza e destacou a química de Lázaro Ramos e Deborah Secco. A declaração de Mário Fofoca emocionou Lara e o público. 


Cristian e Andrade choram em "Terra e Paixão": 

Uma cena de muita sensibilidade protagonizada por Felipe Melquíades e Ângelo Antônio. A cena em que Cristian reza por sua mãe e acaba flagrado pelo pai emocionou e destacou o talento dos atores. Foi bonito. 


Antônio expulsa Irene de casa em "Terra e Paixão": 

Mais um show os veteranos. A aguardada cena em que Antônio descobre que Irene foi a responsável pela morte de Daniel rendeu uma aula de entrega dramática de Tony Ramos e Gloria Pires. O melhor de tudo foi ter visto o sofrimento real de dois vilões sanguinários. 


Irene tenta sequestrar Danielzinho em "Terra e Paixão": 

Uma sequência repleta de tensão que destacou o talento de Gloria Pires, Agatha Moreira  Paulo Lessa. Mas o melhor da cena foi Bryan Robert, o bebê que 'representa' o filho de Graça. Na verdade o representar nem precisava ser entre aspas porque ele realmente entendeu tudo o que estava acontecendo, o que fez toda diferença.



Antônio vê a solidão em "Terra e Paixão": 

Um monólogo digno de Tony Ramos. A cena em que o vilão se deu conta que estava sozinho em sua fazenda mesclou uma profunda tristeza no personagem, que disfarçou rindo de sua própria desgraça enquanto caía de bêbado. Que espetáculo. 


Graça pede seu filho a Irene em "Terra e Paixão": 

O desfecho do sequestro de Danielzinho rendeu uma cena emocionante protagonizada por Agatha Moreira e Gloria Pires, quando Graça implorou para ter seu bebê de volta e recebeu a compaixão de Irene, que acabou chorando junto. 



Antônio foge em "Terra e Paixão": 

Uma cena cinematográfica. A fuga do grande vilão no penúltimo capítulo da novela teve a ação necessária. A direção de Luis Henrique Rios e equipe fez diferença, além da sequência em que os bandidos mataram todos os policiais que faziam a escolta, o que impactou o público. 


Ísis descobre a verdade sobre Giovanni em "Elas por Elas": 

Rayssa Bratillieri e Marcos Caruso brilharam na cena em que Ísis flagrou Sérgio confessando que pagou Miriam para trocar os bebês na novela das seis. O ódio da menina diante da frieza de um sujeito que ela tanto admirava foi transmitido com entrega, assim como a dor no olhar do vilão diante da decepção de sua filha. 


Farsa é exposta em "Elas por Elas": 

O capítulo 100 da novela das seis marcou a virada da novela, que a partir daquele momento passou a apresentar uma história inédita, já que a versão de 1982 acabava exatamente ali. A troca de bebês foi descoberta por Giovani, que expôs tudo para a família, provocando o desespero de Helena e Jonas. Isabel Teixeira de um show, assim como Filipe Bragança, Rayssa Bratillieri e Paula Cohen. Além de Marcos Caruso sempre gigante. 


Antônio é assassinado em "Terra e Paixão": 

A cena foi mais rápida do que se previa, mas o impacto foi grande e o paralelo com o nascimento dos filhos de Aline e Caio fez toda diferença. O momento em que Ramiro matou o patrão que tanto o humilhou ao longo dos anos lavou a alma do público e destacou o talento de Tony Ramos e Amaury Lorenzo, enquanto a sequência da chegada dos gêmeos foi uma ótima analogia sobre a vida diante da morte. 


Angelina e Gentil confessam crime em "Terra e Paixão":

Uma sacada genial de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes. O assassinato de Agatha parecia desvendado, mas o plot twist foi o ponto alto do último capítulo. Angelina mentiu para polícia quando disse que trocou as xícaras e realmente envenenou a vilã intencionalmente, enquanto Gentil a empurrou da escada para ajudar a amiga. A exibição da cena surpreendeu os telespectadores e o momento da risada da dupla garantindo que levariam o segredo para o túmulo encerrou o mistério com chave de ouro. Inez Vianna e Flávio Bauraqui maravilhosos. 


Ramiro e Kelvin se casam em "Terra e Paixão": 

Amaury Lorenzo e Diego Martins pareciam os protagonistas no último capítulo da novela e, de fato, viraram ao longo da história graças ao sucesso do casal 'Kelmiro'. A cena do casamento no pátio do presídio em que o matador estava preso primou pela delicadeza e destacou a química dos atores. Uma cena simbólica de grande importância. 


Cena final de "Terra e Paixão": 

A novela chegou ao fim com a audiência lá em cima e consagrada como um grande sucesso. A última cena destacou o talento de Daniel Munduruku, que brilhou na pele de Jurecê, e foi bonito o momento do pajé citando um texto sobre os Deuses e os novos tempos de paz. Isso depois de ter recebido as terras dos povos originários de volta pelas mãos dos mocinhos. 



José Inocêncio crava seu facão em "Renascer": 

A primeira cena do remake do sucesso de Benedito Ruy Barbosa, adaptado por Bruno Luperi, é a sequência emblemática do protagonista enfiando seu facão na base do Jequitibá-Rei e falando que nem ele e nem a árvore morreriam de morte matada e nem morte morrida. O momento não chegou nem perto da emoção de Leonardo Vieira em 1993, mas Humberto Carrão optou por uma cena mais contida e também bem interpretada. 


José Inocêncio é escalpelado em "Renascer": 

A cena em que o protagonista teve sua pele arrancada por jagunços foi muito forte e teve um trabalho incrível da equipe de direção de Gustavo Fernandez, com direito a imagens fotográficas e impactantes. Destaque também para Humberto Carrão que expôs o desespero do personagem diante de tanta dor. 



Cândida enfrenta Firmino em "Renascer": 

A participação de Maria Fernanda Cândido durou apenas um bloco do primeiro capítulo do remake, mas a personagem foi criada especialmente para ela e a atriz brilhou no embate da fazendeira com o coronel Firmino, que também destacou o talento de Enrique Diaz, outra luxuosa participação. 



José Inocêncio e Santinha se beijam em "Renascer": 

Uma cena delicada e com muita pureza, ao contrário da versão de 1993 que pecou pela brutalidade do mocinho forçando um beijo, algo comum na época mas inaceitável hoje em dia. Humberto Carrão e Duda Santos transbordaram química. 


Quitéria se desespera com Santinha em "Renascer": 

A falta que faz a educação sexual em casa e na escola foi explorada com maestria na primeira fase do remake graças ao relacionamento conturbado entre mãe e filha. Maria Santa achou que engravidou de José Inocêncio apenas com um beijo e não teve coragem para contar a Quitéria, o que deixou tudo subentendido e resultou em uma cena devastadora em que a mãe se desesperou quando supôs que a menina tinha sido abusada pelo pai, assim como ocorreu com a mais velha, expulsa de casa grávida. Que show de Belize Pombal. Que atriz! 



Quitéria exige a verdade de Venâncio em "Renascer": 

Uma cena em que tudo ficou explícito ao mesmo tempo que subentendido. Quitéria exigiu que o marido contasse se tinha ou não abusado da filha mais velha do casal. Mesmo diante da resposta negativa, o olhar de ódio e culpa de Venâncio foi o bastante. Belize Pombal e Fábio Lago extraordinários. 


Venâncio abandona Santinha na casa de Jacutinga em "Renascer": 

Maria Santa contou ao pai que estava grávida e Venâncio imediatamente largou a filha no prostíbulo, para o desespero de Quitéria. Uma cena forte e brilhantemente interpretada por Duda Santos, Fábio Lago, Belize Pombal e Juliana Paes. 



Jacutinga conversa com Santinha em "Renascer": 

A cafetina teve uma longa conversa com Maria Santa, onde deixou claro que ela não tinha engravidado com um beijo e que ensinaria tudo para a menina aprender a verdade sobre a estupidez dos homens. Um diálogo de empoderamento que foi lindamente defendido por Juliana Paes e Duda Santos. 


Jonas leva dois tiros em "Elas por Elas": 

A perseguição que Jonas e Helena fizeram a Danilo resultou em uma boa cena de ação na novela das seis. E o momento culminou no bandido atirando em seu perseguidor e fugindo. Erom Cordeiro e Mateus Solano mereceram elogios, assim como Isabel Teixeira. 



Zé Inocêncio assusta Belarmino em "Renascer": 

O protagonista sofreu um atentado provocado pelo vilão e fingiu sua morte até surpreendê-lo pouco tempo depois. O momento em que Zé deu um susto em Belarmino destacou Humberto Carrão e Antônio Calloni. 



Belarmino mata Firmino em "Renascer": 

A melhor cena do remake de Bruno Luperi. Que cena bem produzida e aterrorizante do coronel jogando quilos de cacau em cima de seu rival, o matando sufocado em seu próprio carro conversível. E que show de Antônio Calloni e Enrique Diaz. 


Belarmino é assassinado em "Renascer": 

Um final épico para um vilão brilhantemente defendido por Antônio Calloni. De tirar o fôlego a sequência em que Belarmino levou um tiro e foi correndo se esconder em seu cacaueiro, para logo depois acabar surpreendido levando um tiro na cabeça, espirrando sangue no cacau. O personagem ainda abotoou a gola de sua camisa e proferiu seu bordão: "É justo, é mais do que justo. É justíssimo".  



Primeira vez de Santinha e Zé Inocêncio em "Renascer": 

Linda a cena da primeira transa dos mocinhos da primeira fase da trama. Duda Santos e Humberto Carrão transbordaram química e a imagem dos personagens deitados diante do jequitibá-rei foi de encher os olhos. 



Santinha dobra Inácia em "Renascer": 

Após um breve início de implicância mútua, as personagens logo fizeram as pazes em uma cena delicada protagonizada por Duda Santos e Edvana Carvalho, quando Maria Santa deixou claro para Inácia que Zé Inocêncio podia ser amado de várias formas. 


Morena perde o filho em "Renascer": 

Uma sequência muito triste e brilhantemente interpretada por Adanilo, Edvana Carvalho, Juliana Paes e Uiliane Lima. O momento em que Deocleciano chega com o bebê morto nos braços, sendo consolado por Inácia foi devastador, assim como o consolo de Jacutinga que pediu para Morena dar um nome para a criança porque precisava nomear a sua dor. 


Passagem de tempo em "Renascer": 

O avanço dos anos foi mostrado através de lindas cenas de família ao som de 'Força Estranha', cantada pela saudosa Gal Costa. A emoção tomou conta de cada instante daqueles personagens que formaram um vínculo de amor. 



Zé Inocêncio briga com Nossa Senhora em "Renascer": 

Humberto Carrão esteve muito bem no monólogo em que o protagonista ameaça Nossa Senhora durante o difícil parto de Santinha e avisa que não a perdoará caso algo aconteça com seu amor. A cena foi um dos pontos altos da primeira fase. 



Santinha morre após o parto em "Renascer": 

Uma cena arrepiante e devastadora. A morte da personagem mais amada da primeira fase ocorreu no instante em que as velas de Nossa Senhora apagaram. Jacutinga e Inácia se desesperaram com Maria Santa morta na cama, enquanto Zé Inocêncio gritava de ódio pela perda e por conta do choro do filho. Show de Duda Santos, Juliana Paes, Edvana Carvalho e Humberto Carrão. 


Deocleciano pede para o filho receber Santinha em "Renascer": 

Um monólogo de extrema delicadeza de Adanilo, que emocionou quando seu personagem foi até o túmulo de seu filho, que nasceu morto, e pediu para que Maria Santa fosse recebida por ele no céu. 



Morena amamenta João Pedro em "Renascer": 

Que linda cena! O momento em que Morena se desespera por não conseguir amamentar o filho de Santinha emocionou e se tornou ainda mais sensível quando o espírito da mãe concedeu o leite para a amiga, que chorou muito assim que percebeu que seu peito estava cheio. Duda Santos e Uiliana Lima ótimas. 


Zé Inocêncio ameaça levar o filho em "Renascer": 

A cena teve uma baita entrega de Uiliana Lima, que demonstrou o desespero de Morena com a possibilidade de ter o bebê tomado de volta pelo pai que renegou o filho. Humberto Carrão também se destacou diante da crueldade do protagonista. 


Passagem de tempo em "Renascer": 

Linda a forma de representar o passar dos anos através da imagem de Deocleciano, Jupará e João pisando no cacau e cantando, como se estivessem se movimentando que nem os ponteiros de um relógio e permanecendo na cena apenas o filho caçula de Inocêncio e seu segundo pai. Tudo ao som de 'Clube da Esquina Nº 2', cantada por Milton Nascimento. Evaldo Macarrão, Adanilo, o pequeno Caique Ivo, Juan Paiva e Jackson Antunes emocionaram. 


Jacutinga vai embora em "Renascer": 

A despedida da personagem brilhantemente interpretada por Juliana Paes foi muito bonita. A atriz emocionou ao lado de Matheus Nachtergaele quando Jacutinga dançou pela última vez com o único homem que a amou de verdade e ao som de "Vou Tirar Você Desse Lugar", de Odair José. 



Soraya raspa a cabeça de Maria Navalha em "Fuzuê": 

Uma cena emocionante protagonizada por Olívia Araújo, Walkiria Ribeiro, Heslaine Vieira e Giovana Cordeiro na novela das sete de Gustavo Reiz. Maria precisou raspar a cabeça por contra da quimioterapia e a sequência primou pela sensibilidade. 



Tião Galinha surge em "Renascer": 

A primeira cena do gigante Irandhir Santos no remake foi um monólogo em que Tião lamenta a vida miserável que leva enquanto caça caranguejo coberto de lama. Uma cena que transbordou tristeza ao mesmo tempo que teve sua dose de beleza. 



Tião e Joaninha decidem ir embora em "Renascer": 

Cansado da vida miserável de catador de caranguejo, o personagem falou para a esposa que iria embora em busca de melhores oportunidades e Joana decidiu ir junto com os dois filhos do casal. Uma cena emocionante de Irandhir Santos e Alice Carvalho. 



Helena expulsa Miriam de casa em "Elas por Elas": 

Mais uma farsa exposta na novela das seis que resultou em uma ótima cena protagonizada por Isabel Teixeira, Paula Cohen e Marcos Caruso. Giovani levou Marcos até a casa da mãe para contar que os dois foram trocados na maternidade a mando de Sérgio. Helena entrou em choque, arrancou todas as joias de 'madrasta' e a expulsou de casa. 


Jonas enforca Helena em "Elas por Elas": 

Mateus Solano e Isabel Teixeira brilharam na cena em que Jonas ameaçou matar Helena. O ex-casal partiu para as vias de fato, com direito a tapas e enforcamento. Jonas ainda confessou que se casou com Helena por interesse no passado. 



Inácia tem uma visão com Santinha em "Renascer": 

Edvana Carvalho emocionou na cena em que sua personagem teve um momento de alucinação e viu Maria Santa em sua frente. A falecida ainda pediu para a amiga cuidar de seus meninos. Vale destacar também Duda Santos, que fez muita falta na segunda fase. 



Cris é desmascarada no dia do casamento em "Elas por Elas": 

Após muita enrolação, a patricinha acabou flagrada pelo noivo beijando Marcos minutos antes da união ser oficializada. A cena rendeu uma boa atuação de Valentina Herszage, Filipe Bragança (Giovani), Deborah Secco (Lara) e Isabel Teixeira (Helena). 




Inácia fala do candomblé para padre Santo em "Renascer": 

Edvana Carvalho já tinha protagonizado uma delicada cena em que Inácia contou sobre sua religião ao pastor Lívio, vivido por Breno da Matta. Mas a sequência ao lado de Chico Diaz conseguiu ser ainda mais linda e com um importante texto explicando sobre todos os orixás e o que cada um representa na natureza. Um momento de grande importância em meio a tanta intolerância religiosa. 



Ísis conta a Giovanni que está grávida em "Elas por Elas": 

Após um longo período separados, Ísis e Giovanni tiveram uma linda cena de reconciliação que resultou na revelação da gravidez da personagem. Rayssa Bratillieri e Filipe Bragança mais uma vez tiveram química de sobra. 



João Pedro enfrenta Zé Inocêncio em "Renascer": 

Juan Paiva protagonizou uma cena forte em que João Pedro ouviu de seu pai que era um ladrão, já que não podia ter dinheiro para comprar terra alguma. O filho enfrentou o pai e saiu de casa depois que exigiu um pedido de desculpas. O olhar lacrimejado daquele sujeito ferido foi defendido por um ator que merece tudo o que vem conquistando. 


Padre Santo morre em "Renascer": 

Uma despedida triste e poética protagonizada por um gigante Chico Diaz, que brilhou no remake na pele de um personagem totalmente diferente de tudo o que já tinha feito na televisão. Breno da Matta, intérprete do pastor Lívio, também emocionou durante a cena. 




João Pedro enfrenta Egídio em "Renascer": 

A cena em que o coronel foi buscar sua filha na fazenda foi muito bem protagonizada por Juan Paiva e Vladimir Brichta, com destaque especial a Juan, que deu um banho de atuação. João apontou uma arma para o vilão, que também apontou a sua para o filho do rival. Vale citar ainda o desempenho de Giullia Buscacio como Sandra. 




Sérgio revela que matou Bruno em "Elas por Elas": 

A sequência foi uma das maiores da novela das seis e ainda rendeu as duas maiores revelações do enredo. Sérgio foi confrontado por todos sobre a morte de Bruno e confessou que o matou sim, mas nada aconteceria por conta da prescrição do crime. E logo depois Adriana contou que Ísis era a filha de Sérgio e irmã de Helena. A cena proporcionou uma gama de ótimas atuações com destaque para Marcos Caruso, Thalita Carauta, Rayssa Bratillieri, Mariana Santos e Isabel Teixeira. 



Carol se declara a Natália em "Elas por Elas": 

Mariana Santos e Karine Teles emocionaram na cena em que as personagens se beijaram na novela das seis. Após um longo tempo em negação, Carol entendeu que sempre amou Natália e se declarou em um momento que teve delicadeza e emoção. 




Maria Adelaide conhece o neto em "Elas por Elas": 

A participação luxuosa de Esther Góes na reta final do remake das seis engrandeceu os capítulos. A veterana, longe das novelas da Globo há 29 anos, interpretou a avó biológica de Giovanni e protagonizou uma cena emocionante com Filipe Bragança no momento do encontro dos personagens. O melhor foi a foto da sua filha na ficção ser justamente dela mesma na versão original da trama em 1982. 



Sérgio engana Helena em "Elas por Elas": 

Marcos Caruso e Isabel Teixeira foram os maiores nomes da novela das seis e a cena em que o pai precisou enganar a filha que tanto mimou ao longo da vida valorizou o talento dos atores. Deu para ver a dor no olhar do vilão e a incredulidade na cara da vilã. 



Helena mata o pai em "Elas por Elas": 

A vilã tentou matar seu filho biológico no último capítulo, mas Sérgio se jogou na frente e morreu no lugar do neto que foi trocado a mando dele na maternidade. Mais uma cena em que Isabel Teixeira deu um banho de atuação. 



Natália e Carol se casam em "Elas por Elas":

Mariana Santos e Karine Teles protagonizaram uma bonita cena final das personagens com o amor delas sendo celebrado. Um desfecho impensável na versão original de 1982 e que os autores tiveram a boa ideia de mudar. 



Filho de Giovanni e Ísis nasce em "Elas por Elas": 

Uma cena curta, mas interpretada com muita emoção por Filipe Bragança e Rayssa Bratillieri. A emoção dos personagens com o nascimento da criança se misturou ao choro dos atores pelo fim de um trabalho bem-sucedido, cuja química fez do par o melhor da novela. 


Helena na cadeia em "Elas por Elas": 

A melhor cena de um último capítulo repleto de erros. O olhar perdido de uma mulher que só queria ser amada e teve seu psicológico destruído por um pai que não sabia amar foi exposto com maestria por Isabel Teixeira, que protagonizou ao lado de Regiana Antonini um momento triste em que Helena contava para a empregada sobre sua brincadeira com uma casa de bonecas, onde havia uma família feliz, mas a empregada ficava escondida porque empregada não é para aparecer. E a única pessoa que a visitava era justamente a sua empregada. 



Egídio atira em Venâncio em "Renascer": 

Uma sequência de tirar o fôlego. Trabalho primoroso da equipe de direção de Gustavo Fernández que imprimiu toda a tensão necessária para a catarse acontecer. O vilão mirando e João Pedro, Inocêncio cavalgando, Inácia rezando para Nossa Senhora com as velas acesas, o cramulhão surgindo na garrafa, Egídio atirando em João, o caminhão caindo em um buraco e desviando, o tiro pegando em Venâncio, as velas se apagando e a luz em volta do cramulhão. Arte. 


Venâncio morre nos braços de João em "Renascer": 

A breve negação da morte de Venâncio ao constatar que levou um tiro no peito destacou o talento de Rodrigo Simas e o choro desesperador de João Pedro enquanto carregava o irmão ensanguentado confirmou mais uma vez a potência de Juan Paiva. 



Zé Inocêncio briga com cramulhão em "Renascer": 

Após a traumática perda de Venâncio, Inocêncio se indignou com o cramulhão e ameaçou quebrar a garrafa duas vezes. Um monólogo defendido com uma intensa carga dramática e total entrega de Marcos Palmeira, que emocionou o público. 


Maria Santa leva Venâncio em "Renascer": 

Uma cena de pura sensibilidade protagonizada por Duda Santos e Rodrigo Simas. Santinha foi acarinhar Venâncio, após a morte violenta do rapaz. Foi bonito de ver a poesia do momento em que a mãe veio buscar seu filho e o guiou até o caminho do céu. 



Zefa Leonel acha a turmalina paraíba em "No Rancho Fundo": 

A novela das seis de Mário Teixeira teve um início agradável e a primeira grande cena da obra foi o instante em que Zefa acha a pedra azul valiosa em uma gruta perigosa. A direção de Allan Fiterman foi primorosa e todas as cenas que cercaram aquele importante momento impressionaram pela beleza das imagens. E, claro, um show de Andrea Beltrão.


Seu Tico Leonel conta a história da família em "No Rancho Fundo": 

Uma sequência muito delicada em que o patriarca contou ao mocinho a história de todos os filhos e agregados da família Leonel. Alexandre Nero e todos os atores do núcleo emocionaram naquele momento em que até o público ainda desconhecia a origem de parte dos personagens. 


Família Leonel enriquece em "No Rancho Fundo": 

Linda a sequência da família protagonista caminhando pela cidade em direção ao Grande Hotel São Petersburgo, reproduzindo a animação da abertura da novela, ao som da música incidental de "No Rancho Fundo". A direção de Allan Fiterman fez toda a diferença. 



Buba reencontra melhor amigo em "Renascer":

A participação de Miguel Rômulo no remake foi relâmpago, mas o ator emocionou ao lado de Gabriela Medeiros na cena em que Beto lembrou de seu melhor amigo para Buba, sem reconhecê-la de imediato. Um momento bem delicado.


Buba se reconcilia com a mãe em "Renascer": 

A participação de Malu Galli também foi rápida e durou apenas três capítulos, mas a atriz engrandeceu a novela com seu talento mesmo em cenas breves. E as pazes entre mãe e filha foi um momento bonito protagonizado pela atriz e Gabriela Medeiros. 



Joana e Tião choram em meio a um temporal em "Renascer": 

Cena arrebatadora de Alice Carvalho e Irandhir Santos, quando Tião Galinha se desespera porque não quer que sua mulher se deite com Egídio. Uma sequência arrepiante e com uma fotografia de encher os olhos, além da direção afiada de Gustavo Fernández. Tudo ao som de "Bachianas Brasileiras Nº5", de Villa-Lobos. 


Caridade faz um bolo para Esperança em "No Rancho Fundo": 

A cena em que as irmãs se emocionaram foi de uma grande sensibilidade e lindamente protagonizada por Clara Moneke e Andréa Bak. Caridade reproduziu a receita de bolo de fubá da mãe delas e pediu para Esperança provar. Assim que botou o pedaço na boca, Esperança se emocionou e as irmãs não seguraram as lágrimas. 


Zefa Leonel e Deodora brigam em "No Rancho Fundo": 

Uma sequência muito bem dirigida por Alan Fitterman e atuada por Andrea Beltrão e Debora Bloch, duas gigantes. Faz falta na teledramaturgia de hoje em dia cenas de barracos, como eram comuns anos atrás. Ainda mais envolvendo rivalidade feminina. E o show de tapas entre as inimigas declaradas da novela das seis, em meio a um temporal, foi boa demais. 


Charles sofre um acidente em "Sob Pressão": 

A batida envolvendo um caminhão e a ambulância em que estava Charles surpreendeu o público em 2022, quando a série estava em exibição no Globoplay. Em 2024, na tevê aberta, o impacto foi o mesmo e, apesar do acidente ter sido feito com computação gráfica, ficou muito real. 


Charles morre em "Sob Pressão": 

A sequência mais dilacerante da série e que rendeu um show de atuação de todo o elenco. Pablo Sanábio aproveitou os último momentos do personagem para brilhar, enquanto Júlio Andrade, Barbara Reis e Drica Moraes emocionaram no momento do falecimento. Já o grito de Carolina foi vivenciado com uma entrega e tanto de Marjorie Estiano.



Wando morre em "Os Outros": 

Uma sequência de tirar o fôlego da série primorosa de Lucas Paraízo. Wando flagrou sua esposa com o amante e tentou assassiná-la, mas foi impedido pelo filho, que acabou empurrando acidentalmente o pai para a varanda, que se desequilibrou e caiu. Um show de Milhem Cortaz, Paulo Mendes e Maeve Jinkings. 



Lúcia vê Gigi morta em "Os Outros": 

A cena mais aterrorizante da série. O momento em que a síndica entra em seu quarto e vê seus lençóis ensanguentados, para só depois perceber sua cachorra pendurada no ventilador de teto, é chocante e brilhantemente interpretado por Drica Moraes.



Vera diz a Heleno que Charles viajou em "Sob Pressão": 

O pai de Evandro, já com Alzheimer avançado, fugiu do hospital atrás de seu médico, que faleceu em um trágico acidente. Vera o encontrou e falou que Charles viajou para muito longe. Uma cena de extrema delicadeza protagonizada por Drica Moraes e Marco Nanini. 


Carolina se automutila em "Sob Pressão": 

Após a perda de seu grande amigo e com a notícia de que está com câncer de mama, a médica explode emocionalmente e acaba se cortando dentro de seu carro propositalmente. Uma cena de mais de dois minutos de pura angústia. Marjorie Estiano não precisou de texto.



Dona Manuela e Artur dançam em "No Rancho Fundo": 

Já sabendo que está perto de morrer, a personagem resolve curtir os últimos momentos de sua vida e uma das cenas mais delicadas da trama foi Manuela chamando seu filho para dançar na chuva ao seu lado. Sequência linda de Valdineia Soriano e Túlio Starling. 


Artur surge com um grupo musical no velório da mãe em "No Rancho Fundo": 

Uma cena que emocionou e marcou a despedida de Dona Manuela. Lindo o momento em que o filho surgiu com uma banda cantando e honrando o desejo da mãe para que seu enterro fosse uma festa. Um sopro de delicadeza. 


João Pedro chora a morte da filha em "Renascer": 

A sequência em que o personagem se desesperou no banheiro do hospital, logo depois que soube do aborto sofrido por Sandra, foi defendida com imensa entrega de Juan Paiva. O momento em que ele quebrou o espelho aos murros e depois chorou desesperadamente comoveu o público. 


Sandra descobre que perdeu a filha em "Renascer": 

O instante em que a personagem pergunta para mãe sobre sua filha e não recebe resposta nenhuma destacou o talento de Giullia Buscacio e também o de Camila Morgado, que nem precisou de texto para expor a tristeza de Iolanda. 


Maria Santa aparece para João Pedro em "Renascer":

Linda cena em que a mãe finalmente surge para seu filho caçula e leva embora a sua neta nos braços. Um momento de sensibilidade protagonizado pelos talentosos Juan Paiva e Duda Santos, que realmente convenceram naquele instante de carinho.


Evandro e Vera se apoiam em "Sob Pressão": 

Cena forte em que Vera flagrou Evandro tentando se drogar e o impediu através de sua confissão sobre a recaída no alcoolismo. Um momento em que as fragilidades dos médicos foram desnudadas. Show de Júlio Andrade e Drica Moraes.


Dalva e Arlindo morrem em "Sob Pressão": 

Após terem dançado em uma linda cena de comemoração aos 50 anos de casados, Dalva não resistiu e faleceu. Arlindo não aguentou ficar longe da amada e se foi pouco tempo depois, bem ao lado dela. Uma sequência de rara sensibilidade e protagonizada pelos grandiosos Irene Ravache e Tony Ramos em uma participação para lá de especial.


Egídio mata Marçal em "Renascer": 

Uma sequência com uma direção primorosa de Gustavo Fernandez e baitas atuações de Vladimir Brichta e Osvaldo Mil. Egídio deduziu que seu fiel capanga tentou assassiná-lo e o aterrorizou em uma fornalha para depois queimá-lo vivo. Cena excelente. 



Egídio morre enforcado em "Renascer": 

Que sequência de tirar o fôlego. A cena em que Mariana arma uma arapuca para Egídio com a ajuda de Damião teve toques de terror e sensualidade com a personagem se despindo enquanto distraía o vilão, que acabou enfiando o pescoço sem querer em uma corda bem colocada, que foi sendo suspendida e apertada por Damião. Vladimir Brichta, Theresa Fonseca e Xamã brilharam e mais uma vez a direção de Gustavo Fernandez fez toda diferença.



Zé Inocêncio morre em "Renascer": 

A cena mais emblemática da versão original de 1993 não teve o mesmo impacto e muito menos uma comoção semelhante, mas foi lindamente interpretada por Juan Paiva, que emocionou com a dor de João Pedro vendo o pai que tanto o rejeitou falecer em seus braços. A declaração de amor do fazendeiro foi bonita e Marcos Palmeira também merece elogios. 


Guga mata Henrique em "Mania de Você": 

A primeira fase da novela de João Emanuel Carneiro foi corrida demais e repleta de cortes que prejudicaram muitas cenas, mas a sequência em que Guga assassinou Henrique foi muito bem dirigida por Carlos Araújo e os efeitos especiais impressionaram, principalmente quando o amante de Ísis (Mariana Ximenes) 'atropelou' o marido da vilã com uma lancha e depois a jogou nas pedras, provocando uma explosão. Allan Souza Lima e Antônio Saboia também brilharam. 


Mavi e Luma salvam Mércia em "Mania de Você":

Uma cena agoniante e muito bem interpretada por Chay Suede, Agatha Moreira e Adriana Esteves. O momento em que Mavi e Luma encontraram Mércia se afogando em uma banheira, após ter sido dopada por Molina (Rodrigo Lombardi), foi uma das grandes sequências da primeira fase. 


Luma expulsa Molina em "Mania de Você": 

Um instante de pura catarse da reta final da primeira fase e que expôs o talento de Agatha Moreira, Chay Suede, Rodrigo Lombardi e Adriana Esteves. O quarteto se entregou no momento em que Luma botou o pai para fora de casa, depois que descobriu todos os seus crimes graças a Mércia. Enquanto a filha se descontrolava com o sujeito que assassinou seu pai biológico, Mavi e Mércia assistiam de camarote. 


Molina é assassinado em "Mania de Você": 

A cena mais impactante da novela até o momento. Uma catarse que há tempos não se via na teledramaturgia, com direito a uma adrenalina constante e a um gancho de tirar o fôlego com todos os suspeitos sendo focados com uma luz vermelha. Todos os instantes foram tensos, desde o início da sequência, quando Molina tentou abusar de Viola, quanto o restante, incluindo a luta corporal entre Rudá e o vilão, Mércia desligando a energia e Mavi e Luma correndo desesperados. Rodrigo Lombardi, Adriana Esteves, Gabz, Nicolas Prattes, Agatha Moreira e Chay Suede excelentes, assim como a direção de Carlos Araújo. 



Frida se revela a Vênus em "Família é Tudo": 

Uma das raras cenas realmente boas da novela de Daniel Ortiz. Foram inúmeras sequências mal dirigidas e sem impacto, que afetaram o desempenho de vários atores reconhecidamente talentosos. No caso, pelo menos, Nathalia Dill e Arlete Salles emocionaram quando Frida não aguentou o choro da neta e acabou revelando que ela estava viva na penúltima semana da trama. 


Ônibus quase cai do viaduto em "Volta por Cima": 

Após uma sucessão de cenas constrangedoras de acidentes, a Globo finalmente produziu algo de qualidade na novela das sete de Claudia Souto. A sequência em que Lindomar (MV Bill) passa mal ao volante e perde o controle de seu ônibus, que acaba ficando quase pendurado em um viaduto foi primorosa e deu toda a tensão necessária para o momento. Destaque também para a excelente direção de André Câmara. 


Madá chora a morte do pai em "Volta por Cima": 

Jéssica Ellen merecia uma protagonista há anos e a personagem chegou na atual novela das sete. A atriz vem brilhando em cena e uma de suas primeiras sequências foi a dolorosa morte de Lindomar, após um infarto. O choro de Madalena foi defendido com muita entrega. Vale destacar também Milhem Cortaz, que emocionou com a dor de Osmar.


 
Clarice e Juliano brigam em "Garota do Momento": 

O primeiro capítulo da novela de Alessandra Poggi, dirigida por Natalia Grimberg, foi um primor. E uma das melhores cenas foi o flagra que Clarice deu em Juliano assassinando sua mulher durante uma discussão. O estado de choque da personagem foi defendido com brilhantismo por Carol Castro, que já começou roubando a cena. A sequência do atropelamento também merece menção, assim como as atuações de Fábio Assunção e Julia Stockler. 


Beatriz é acusada de furto em "Garota do Momento": 

A sequência clássica em que a mocinha sofre uma injustiça fez parte logo no começo da deliciosa novela das seis de Alessandra Poggi. Beatriz sofreu uma armação de Juliano, que a acusou de furtar um sabonete da Perfumaria Carioca, e ainda teve a sua bolsa puxada por Bia. A cena marcou o primeiro reencontro da protagonista com sua mãe e Duda Santos passou toda a emoção da menina assim que Clarice chegou, assim como demonstrou a força da personagem quando a defesa pela Lei Afonso Arinos foi feita. Vale destacar também Fábio Assunção, Carol Castro e Maisa. 


Viola dá uma frigideirada em Luma em "Mania de Você": 

A novela de João Emanuel Carneiro segue com sérios problemas de audiência, cortes, roteiro frágil e situações absurdas. No entanto, a virada que o autor preparou para sua mocinha proporcionou boas cenas para Gabz, que brilhou em todas, mas merece uma menção especial para o seu desempenho visceral no momento em que Viola se descontrolou diante do golpe de Luma e Mavi e agrediu a ex-amiga com uma frigideirada na cabeça. O ódio e a revolta da personagem puderam ser sentidos através da interpretação irretocável da atriz. Vale destacar também Agatha Moreira e Chay Suede. 


Eugênia toma banho de mar em "Garota do Momento": 

Klara Castanho vem se destacando na atual novela das seis e uma de suas melhores cenas até agora foi quando Eugênia contou para Celeste (Debora Ozório) que tem vergonha de ir à praia de dia por conta da queimaduras em sua pele e por isso só tem coragem de dar um mergulho no mar à noite. A sequência foi de grande sensibilidade e Klara emocionou, tanto no instante do desabafo quanto na hora do banho libertador da personagem. 

Eugênia é humilhada em "Garota do Momento": 

A sequência em que a personagem teve acidentalmente a manga de sua camisa rasgada por Bia (Maisa), resultando na exposição de suas cicatrizes e no deboche de Topete (Gabriel Milane), foi dirigida com brilhantismo por Nathalia Grimberg e contou com ótimas atuações, principalmente de Klara Castanho, que demonstrou com talento a dor e o constrangimento da menina. 


Discurso sobre aceitação em "Garota do Momento": 

A cena em que Guto conversou com uma prostituta na novela das seis transbordou delicadeza e destacou Pedro Goifman e Amanda Spanner, em uma participação que merece vida longa na trama. O texto proferido pela mulher, incluindo um trecho de Clarice Lispector, foi muito bonito e expôs para o rapaz que não existe amor proibido. Ainda houve uma mescla com outros personagens que apareceram enquanto a mensagem era passada. 



Beto chora no colo de Lígia em "Garota do Momento": 

Palomma Duarte e Pedro Novaes emocionaram em um instante de fragilidade do mocinho diante da mãe. Após um longo afastamento e muitas discussões, Beto não segurou o choro quando foi confrontar a mãe pelo fracasso do plano para desmascarar Basílio (Cauê Campos). 



Madá descobre que Tati é cúmplice de Osmar em "Volta por Cima": 

Jéssica Ellen e Bia Santana se destacaram quando a mocinha viu que a irmã ajudava o tio a prejudicar seus eventos com o intuito de levá-las para a sua mansão. O acerto de contas expôs a diferença entre uma mulher madura e outra que ainda não sabe nada da vida. 





Madá estapeia Violeta em "Volta por Cima": 

Jéssica Ellen e Isabel Teixeira brilharam no primeiro confronto mais sério entre mocinha e vilã na novela das sete. Madalena não permitiu que Violeta chamasse sua irmã de interesseira e deu uma bofetada na cara da ricaça, que não escondeu o ódio. Cena de duas atrizes excelentes.






Mauro abusa de Celeste em "Garota do Momento": 

Uma sequência muito bem dirigida pela equipe de Natália Grimberg, destacando João Vithor Oliveira e Debora Ozório. Mauro agarrou Celeste à força dentro do seu carro e a menina mordeu sua mão para se defender. O sujeito, então, se vingou deixando a namorada sozinha na rua. Uma cena difícil. 




Celeste e Edu se conhecem em "Garota do Momento": 

Uma sequência muito aguardada pelo público e que honrou as expectativas. Houve uma preocupação na iluminação da festa de lançamento do novo sabonete da Perfumaria Carioca estar bastante escura no momento em que ambos chegam ao local para que a luz dos holofotes surgisse justamente na hora da troca de olhares dos personagens. E ao som de "You Ar My Destiny", música tema do casal cantada por Paul Yanka. A cena ficou linda e logo expôs a química entre Debora Ozório e Caio Manhente. 






Foram 115 cenas merecedoras de elogios ao longo de 2024. Tomara que ano que vem esse número aumente ainda mais. 

7 comentários:

Chaconerrilla disse...

Cenas lindas! As minhas preferidas são as cenas das novelas das seis, "Garota do momento".

Pedrita disse...

que capricho. mário e lara foi lindo demais. q novela. nao vi a novela terra e paixão, mas sei exatamente quem é ramiro e kevin, q sucesso fizeram. sim, a cena do facão em renascer é demais, vi só o começo dessa novela. cândida é outra personagem de aparição curta e marcante. carol e natália, tão lindo. ah, maria adelaide, me emocionei tanto com a homenagem a esther góes. forte demais mesmo helena matando o próprio pai. nao vi a novela dos brancos pintados de marrom. o banho de mar de eugênia, poesia pura. como amo essa novela. a cena beto e ligia. tocante. bela seleção. eu colocaria inúmeras de justiça 2. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Foram ao todo 115 cenas que marcaram o ano de 2024 na teledramaturgia brasileira, embora nem todas as cenas mencionadas no texto sejam provenientes de obras de excelente qualidade e apuro em sua totalidade. Mas faz parte, todo ano tem. É fato que não falta força de vontade para produzir conteúdo da melhor qualidade a ser exibido na televisão e nas plataformas de streaming.

Guilherme

Anônimo disse...

O Zamenza não esquece O Maior Fracasso do Horário Nobre, Terra e Lixão, como se a Noveleca foi uma Maravilha.

Citu disse...

Genial , te deseo un feliz año

Teresa Isabel SIlva disse...

Achei uma seleção interessante apesar de não ter visto nenhuma delas!

Beijos e Abraços,
BLOG | Instagram

Maria Rodrigues disse...

Como sempre uma completa e excelente análise.
Feliz Ano Novo 🎁🎉 🥂
Um grande abraço