Uma das melhores e mais bem-sucedidas atrações infantis completou 20 anos no dia 9 de maio de 2014. É o "Castelo-Rá-Tim-Bum, programa educativo que foi produzido pela TV Cultura (em parceria com Siesp, Sesi e Senai) e transmitido pela mesma emissora ---- que completou 45 anos no dia 15 de junho. Deixou de ser produzido em 1997, mas, entre uma pausa e outra, ainda é reprisado até hoje ---- tem sido exibido atualmente, inclusive, obtendo ótimos índices de audiência. É quase um "Chaves" (série mexicana até hoje exibida pelo SBT) brasileiro, fazendo uma comparação em termos de longevidade na grade e guardando as devidas proporções.
A história de Nino (Cássio Scapin), um aprendiz de feiticeiro solitário, de 300 anos, que vive em um grande castelo no meio da cidade com seus tios (Morgana - Rosi Campos e Victor - Sérgio Mamberti), serve de pano de fundo para vários momentos didáticos, que contribuem para a educação das crianças e ainda por cima entretém, evitando qualquer tipo de situação que possa parecer entendiante para os pequenos. Na trama, o protagonista conhece Biba (Cinthya Raquel), Zeca (Fred Allain) e Pedro (Luciano Amaral) e passa a se divertir com os amigos todas as vezes que eles o visitam.
Entre os personagens interpretados pelos atores, há vários fantoches que viraram clássicos do programa. Vide a cobra Celeste, o Mau e o Godofredo, a gralha Adelaide, o Porteiro, o Relógio falante, o gato bibliotecário, o ratinho (de massa de modelar que ama tomar banho), João de Barro e as Patativas (que tocam cada dia um instrumento novo),