terça-feira, 21 de novembro de 2017

Primeira fase de "O Outro Lado do Paraíso" não precisava ser tão longa

A nova novela das nove da Globo estreou no dia 23 de outubro. Já está claro que Walcyr Carrasco pretende contar uma trama repleta de vinganças, provando que a lei do retorno existe. Por enquanto, o público tem acompanhado o calvário das vítimas, tendo Elizabeth (Glória Pires) e Clara (Bianca Bin) como protagonistas, além de Raquel (Érika Januza) correndo por fora. E o enredo tem duas fases: uma ambientada em 2007 e a outra em 2017. Parece promissor. O único senão até agora, porém, tem sido a duração da primeira etapa dessa saga.


São cerca de trinta capítulos com a história, dirigida por Mauro Mendonça Filho, ambientada em 2007. E, pelo que tem sido apresentado, é um período excessivo. Não havia necessidade de tantos capítulos para introduzir o drama dos personagens. Duas semanas já eram suficientes para exibir a primeira fase, sem correria. Isso porque a sensação de se deparar com situações repetidas se torna inevitável. Na tentativa de preencher o tempo desse início, o autor vem reiterando conflitos e brigas, que sempre rendem ótimas cenas, mas acabam andando em círculos.

Clara e Gael (Sérgio Guizé), por exemplo, se casaram e já brigaram várias vezes, resultando quase sempre em agressões do marido. A mocinha foi espancada e parou no hospital em três momentos, assim como se abrigou na casa do avô, Josafá (Lima Duarte), nos mesmos períodos. Também recebeu o apoio de Renato (Rafael Cardoso) nessas situações.
E a vidente Mercedes (Fernanda Montenegro) previu tragédias na vida da menina outras tantas vezes. Há um clima sombrio que cerca esse núcleo, sendo exposto em todos os capítulos.

A obsessão de Livia (Grazi Massafera) em ter um filho é mais um ponto que já ficou bem explicitado. Foram várias cenas dela transando com desconhecidos para tentar engravidar, além de ter tentado ficar com Renato, sem sucesso. Vale destacar a ótima cena em que a personagem contou para Clara que fez um aborto no passado, constatando a consequência desse ato agora, quando sofreu um aborto espontâneo, descobrindo pela médica que não poderá mais gerar um ser.

A homossexualidade enrustida de Samuel (Eriberto Leão) é outro contexto que já teve a introdução necessária, expondo o machismo da mãe, Edineia (Ana Lucia Torre), e o pavor do médico em ser descoberto, iniciando um namoro de aparências com a enfermeira Suzana (Ellen Roche), culminando em casamento. Até houve uma macumba feita pelo rapaz para não falhar na hora da transa. E o interesse de Sophia (Marieta Severo) pelo terreno de Clara e Josafá, repleto de esmeraldas, também teve a exploração mais do que suficiente.

A questão em cima do relacionamento de Raquel e Bruno (Caio Paduan) vem explorando o racismo de forma direta e muitas vezes incômoda, mas necessária. O preconceito de Nádia (Eliane Giardini) e Gustavo (Luis Melo) refletem uma dura realidade que ainda existe e o casal vítima das injúrias raciais esbanja química. Porém, a separação deles ---- em virtude dos sonhos de cada um e das barreiras financeiras ---- estabelece o fim desse primeiro ciclo e a trama poderia ser contada em menos de um mês tranquilamente.

A saga de tragédias de Elizabeth merece uma menção especial porque é a única que não caiu na repetição. O autor não precisou provocar os mesmos conflitos para destacá-la. A personagem teve sua vida arruinada pelo sogro, Natanael (Juca de Oliveira), e desde então vem afundando cada vez mais. Teve o casamento com Henrique (Emílio de Melo) aniquilado, precisou abandonar a filha e ainda teve que 'morrer'. Consequências do seu envolvimento com o amante, que acabou morrendo (em uma ótima sequência) acidentalmente durante uma discussão com ela. Glória Pires está fantástica e todos os instantes de sofrimento de Beth têm sido 'diferenciados', implicando até em tentativa de suicídio e mergulho no alcoolismo.

Recentemente, houve uma passagem de tempo e Clara teve seu filho (se separando de Gael), Bruno e Raquel tomaram rumos distintos, Samuel se casou com Suzana e Beth seguiu enfrentando sua solidão, mas agora tentando se reerguer através do mercado da pesca. A segunda fase está próxima, assim como a internação da mocinha em uma clínica psiquiátrica. Os próprios Walcyr Carrasco e Mauro Mendonça Filho reconheceram o erro e cortaram algumas cenas para acelerar o processo. "O Outro Lado do Paraíso" tem um enredo com todos os ingredientes para empolgar o público e a torcida para os dez anos se passarem logo é uma prova disso. O único problema desse começo foi realmente a longa duração da primeira etapa. Não precisava.

30 comentários:

Anônimo disse...

Eu sempre gostei das novelas do Walcyr e essa não ta sendo diferente, mais realmente o excesso de cenas na primeira fase foram o problema, mais perece que agora a novela engrena e espero que com ela a audiência se estabeleça!!

Ulisses disse...

Mesmo gostando da novela você nao fecha os olhos pros problemas. PARABÉNS!

Unknown disse...

Não assisto essa novela. Adorei foi a estreia de Apocalipse, vem ai outro sucesso depois ODM, pode apostar!

Lisandra disse...

Eu não vi problema. Hoje em dia todo mundo tá apressado. A fase contou detalhadamente essa saga da mocinha pra ficar crível sua vingança e não parecer gratuita. Adorando a novela e depois que vi a tosquice de Apocalipse com Satanás voltando vi que é só questão de tempo pro Ibope aumentar.

Leitora disse...

Olá Sérgio! Sempre gostei de gente que gosta, mas sabe ver os defeitos. Eu também acho que essa primeira fase longa foi um desperdício já que as tramas ficam andando em círculos. Quero muito ver a segunda fase, aliás eu li algumas coisas e eu não sei se vai ter na trama ou não, mas tudo indica que sim são coisas a respeito da internação da Clara até a fuga dela e algumas coisas que ela vai passar no sanatório e é O Conde de Monte de Cristo. Acho que rolou uma inspiração aí até porque é impossível falar de vingança sem fazer essa alusão ao Conde de Monte Cristo, inclusive o lugar onde a Clara ficará me lembra muito o Castelo de IF Eu vi no seu outro texto da novela que a inspiração era Kill Bill, mas pelo visto tem muito mais aí e uma trama de vingança se bem conduzida é sempre excelente e vira sucesso tai AB que não me deixa mentir e alem do mais é algo que mexe com o ego do ser humano. Quem nunca sonhou em dar o troco uma vez na vida? Espero que Clara "Dantès" saiba ser tão fria e calculista quanto o nosso amigo marinheiro e que uma estória seja tão boa quanto a outra.
Termino com a frase de um grande "filósofo": "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena." Kkkkk

Anônimo disse...

Tenho pena de ver atores veteranos que já fizeram grandes novelas no passado pagando mico nessas novelinhas atuais tosquérrimas da globo.

Luli Ap. disse...

Oieee Sérgio
Siiiiim concordo contigo e ousaria acrescentar mais duas cositas posso?
Sei que Walcyr Carrasco das 21h não dá pra ser igual a das 18h, mas acho que está fazendo falta um núcleo mais "leve", com um poquitito de riso acho que a coisa toda ia ser mais fluída :)
Muitos de nós, ainda bem, a maioria creio eu e assim espero, não vivenciou nem
viu tanta maldade, tanta atitude sombria, tipo o lado sombrio da força sabe?
Então foi meio chocante ver a lindona da Clara apanhando do marido, gente dava vontade de dar na cara dele, fala sério, e ela perdoava e dizia que o amava :/
A primeira fase da novela está sendo bem real, a vida dura e sem retoques e isso assusta e incomoda.
Acho que ainda não "entrei no clima", mas tem tudo pra ser um novelão, no bom sentido, com a pegada V de vingança.
Mas confesso que estou gostando da parte da Elisabeth/Duda, vamos ver o que vem por aí :)
beijoooo Luli
Café com Leitura na Rede

chica disse...

Sergio, como eu estava viajando no início, depois fui ver e não gostei nada.Não estou acompanhando! abração,chica

Anônimo disse...

NÃO ASSISTO NADA NA GLOBO HA UM BOM TEMPO, MUITO MENOS NOVELA QUE NÃO PARECEM MAIS COM NOVELA E SIM FILME.

Tainá disse...

Reclamavam tanto do machismo do Zeca que ganharam o Gael de presente pra aprenderem o que é um relacionamento abusivo. Guizé tá bem demais e o Walcyr tá dando mais um tapa na cara de quem diz que ele só sabe fazer história com chiqueiro. Aliás, estão sentindo falta do HUMOR DO WALCYR, veja a ironia hahahaha

Malu disse...

A novela está ótima, mas concordo totalmente com seu texto. Aliás, já que ia durar tanto, poderiam não ter feito Clara e Gael jurarem amor eterno e quererem casar logo no primeiro capítulo, né? Dava pra ter construído melhor o envolvimento dela com ele e até mesmo com Renato. De resto, concordo que as situações já estão repetitivas e que já tá mais do que na hora de passar de fase. Só uma observação, acho que a história do Samuel vai ser um saco do início ao fim da novela mesmo, é a única parte que dá preguiça de acompanhar. Outra coisa que tbm tô gostando é a história do delegado, espero que Clara ajude a enteada dele a se livrar do embuste abusador.

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, que artigo esclarecedor, adorei!!!!

Sabe, estou achando a novela por demais pesada e ela tem todos os requisitos para engrenar e tornar-se uma ótima história, mas precisa de mais humor e leveza...
Tomara que tudo seja recompensado na segunda fase pois tem personagem ai que está sofrendo demais, puxa vida!! A Clara está passando etapas de cortar o coração em pedacinhos miudinhos...rsrs

Mas para variar, você deu um show de análise e agora só nos resta esperar o desenrolar dos últimos acontecimentos!!
Tenha um restante de semana maravilhosa amigo!!
Beijos!! :)))

Lulu on the sky disse...

Sergio,
Nem vejo essa novela de tão chata que é. Muita maldade pra poucos mocinhos.
big beijos

Karine Veiga disse...

Super concordo em tudo! Mas agora parece que as coisas vão se ajeitar!

Unknown disse...

Sempre gostei da maioria dos trabalhos de Walcyr (como não lembrar das esplêndidas Verdades Secretas e Êta Mundo Bom?) e tinha boas expectativas pela trama O Outro Lado Do Paraíso, mas até agora não me senti totalmente atraído pela mesma. Histórias rasas, vilões ultrapassados, falta de envolvimento, enfim, são muitos os fatores que explicam a falta de empatia do público com a novela. Como não bastasse, vi que a trama tem diversas semelhanças com O Conde de Monte Cristo, La Patrona e até mesmo com Chocolate Com Pimenta, obra do mesmo autor. Claro que nada hoje em dia é original, mas fico com a sensação de já ter visto a mesma história antes. A cena da Clara jurando vingança nos remeteu a Ana Francisca fazendo o mesmo. Bom, li por aí que já fizeram grupos de discussão, então mudanças virão na segunda fase, que provavelmente agradará mais.

Sérgio Santos disse...

Duas semanas eram suficientes, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Ulisses!

Sérgio Santos disse...

Ok, Luiz.

Sérgio Santos disse...

Respeito sua opiniao, Lisandra.

Sérgio Santos disse...

Adorei, Leitora! Sim, msm quando eu gosto de uma trama não fecho os olhos pros problemas. A fase demorou demais. Duas semanas estava de bom tamanho. 30 capítulos ficou demais. E a trama é claramente inspirada no Conde de Monte Cristo. Ela até fugirá num caixão tb. Promete! Seu Madruga sábio, mas não existiria novela com ele... rs

Sérgio Santos disse...

Eu teria pena se eles estivessem esquecidos e desvalorizados, anonimo, o que não é ocaso.

Sérgio Santos disse...

Claro que pode, Luli. E pertinentes observações. Agora na segunda fase terá mais isso. bjssss

Sérgio Santos disse...

Ok, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ironia maravilhosa, Tainá... rsrsrsrs

Sérgio Santos disse...

Ótimo comentário, Malu. Mas eu ainda confio nessa trama do Natanael. Aguardemos.

Sérgio Santos disse...

Vc sempre carinhosa, Adriana. Bjão!!!!!!!

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu. bj

Sérgio Santos disse...

Tomara, Karine!!! Tava sumida. bjs

Sérgio Santos disse...

Escreverei sobre essas semelhanças, Reinaldo. abçsss