quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Fuga de Clara promove aguardada e eletrizante virada em "O Outro Lado do Paraíso"

A primeira fase de "O Outro Lado do Paraíso" se alongou demais. Duas semanas eram suficientes para a apresentação de todos os conflitos principais e os mais de 30 capítulos cansaram, deixando o contexto repetitivo. Porém, Walcyr Carrasco mostrou que estava com várias cartas na manga, apresentando uma virada empolgante e repleta de ótimas cenas, destacando ainda seu ótimo elenco. A expectativa do público era alta e o autor até agora vem fazendo jus ao aguardado momento da atual novela das nove.


A esperada passagem de dez anos, exibida na segunda (27/11), foi muito bem explorada através de breves cenas, como o casamento de Renato (Rafael Cardoso) e Livia (Grazi Massafera), o treinamento de Clara (Bianca Bin) no hospício, a dedicação aos estudos de Raquel (Érika Januza), o prosseguimento das escavações para a retirada das esmeraldas, os aniversários de Thomaz (Vitor Figueiredo), enfim. E todos os momentos ao som de Hold On (Alabama Shakes), além da também ótima "That Smell" (Lynyrd Skynyrd), expondo a qualidade da trilha sonora. A prova do interesse do telespectador foi a média de 36 pontos, com picos de 40, do capítulo.

Já o capítulo de terça (28/11), exibindo a descoberta de Renato sobre a internação da mocinha em uma clínica psiquiátrica isolada em uma ilha, conseguiu ser ainda melhor. O rapaz logo inventou uma viagem para a esposa, conseguindo trabalhar por um período na tal clínica, reencontrando Clara e renovando as esperanças da neta de Josafá (Lima Duarte).
Enquanto o enredo principal se preparava para o clímax, Walcyr começou a desenvolver melhor o drama de Estela (Juliana Caldas), que acabou expulsa de casa por Sophia (Marieta Severo), indo morar no interior. A relação dela com a empregada Rosalinda (Vera Mancini), que a criou, promete momentos delicados e o seu flerte com Juvenal (Anderson Di Rizzi), lapidador das esmeraldas da vilã, despertou uma imediata simpatia pelo futuro casal.

A obsessão de Livia pelo sobrinho também vem ganhando contornos interessantes, assim como o incômodo de Gael (Sérgio Guizé) vendo a irmã se comportando como mãe de seu filho com Clara. E a cena mais emocionante foi, sem dúvida, a morte de Beatriz. Nathalia Timberg fez uma breve presença (ficou apenas em quatro capítulos), mas teve a valorização que merece e expôs a grandiosa atriz que é, protagonizando lindos momentos ao lado de Bianca Bin. O instante em que a senhora, já muito debilitada, se despede de sua filha do coração foi tocante, fechando a participação da extraordinária profissional brilhantemente. Vale mencionar, também, o flashback, mostrando quando Beatriz foi internada pela neta, destacando Nathalia e o olhar frio de Fernanda Rodrigues.


A morte da mentora de Clara é fundamental para a fuga da protagonista e todo o desdobramento confirmou as semelhanças com "O Conde de Monte Cristo", romance de Alexandre Dumas, cuja vingança do personagem principal até hoje é usada como referência para inúmeras obras. Renato aproveitou o caixão de Beatriz para colocar Clara dentro, arriscando tudo nessa única chance para ajudá-la a escapar daquele inferno. Porém, ao contrário do que ele imaginava, os corpos dos internos não são despachados em um barco e, sim, jogados ao mar. Quando Renato se dá conta é tarde demais e Clara é arremessada do penhasco, presa em uma caixão de madeira vazada. Um gancho de arrepiar. Toda a sequência destacou a direção primorosa da equipe de Mauro Mendonça Filho (como Henrique Sauer, dirigindo esse instante da fuga na água) e tirou o fôlego de quem assistia. Não deu nem para piscar. A recompensa foi a média de 39 pontos, superando o capítulo de segunda e quebrando o recorde da trama, que não completou nem dois meses no ar ---- vale lembrar que o sucesso "A Força do Querer" só conseguiu esse índice por volta da metade e nas últimas semanas.


A continuação desse momento empolgante destacou a força de Clara em sair do caixão no fundo do mar em uma cena de impressionante realismo. Bianca Bin brilhou novamente, expondo o desespero da mocinha em sobreviver. Já o resgate pelo amigo pescador de Elizabeth (Glória Pires) serviu para juntá-la novamente com a mulher que irá ajudá-la. Ao que tudo indica são mãe e filha, mas nem imaginam. Outro bom desdobramento desse enredo que só tende a prender cada vez mais.

"O Outro Lado do Paraíso" teve um início morno em virtude da excessiva duração da primeira fase, mas Walcyr Carrasco soube contornar esse problema através de uma virada eletrizante. O enredo sempre demonstrou potencial e agora a força da história se expõe com maior facilidade. Tem tudo para crescer ainda mais ao longo dos próximos meses, caso o autor siga inspirado. A audiência altíssima dos capítulos mais recentes apenas comprova isso.

26 comentários:

Flávia disse...

Que virada! E dando 39 pontos!!!! Estou sem ar até agora!!!

Valentina disse...

Impressionante como essa novela tá boa e Walcyr novamente emplaca outro sucesso! Poer isso a Globo sempre coloca ele todo ano no ar. É sua galinhados ovos de ouro.

Ana disse...

Walcyr Carrasco é mestre na arte de contar estórias. A primeira fase foi longa, mas valeu a pena - isso atiçou mais a curiosidade do público, que agora está doido para ver como será a vingança da Clara. A novela está com ótimo ibope e merece.

Anônimo disse...

To achando melhor que A Força do Querer!

Pedro disse...

Admito. Queimei a língua. Achava que seria um fracasso e achei a primeira fase um saco.Mas agora me vejo viciado querendo saber o que vai acontecer.

Bell disse...

Uma bela trilha sonora faz a diferença em cenas assim.

bjokas =)

Anônimo disse...

Aquele babaca do Thalys leu seu texto, Sérgio. Segue um leitor assíduo seu. Fã!!!! kkkkkkkkkk

Leitora disse...

Olá Sérgio! Esse sucesso todo já era esperado o povo "amadora" uma vingança desde que o Curupira tinha os pés pra frente e pelo que eu vi a novela da concorrência (Não vi e nem verei. A vida real já tá mostrando o fim do final) não anda agradando muito então...Huumm... Quando é que a Savalla, o Ary, a Flavia, os porcos e a bicharada vão entrar na novela? É que sem eles nem parece novela do Walcyr. Hahaha. (Eu sei que eles não vão entrar) Mas é bom ver que o Carrasco não é apenas um escritor de comédias pastelão lembro que li livro dele que não tinha nada de engraçado, pelo contrário. Demorei pra perceber que era a mesma pessoa que escrevia as divertidas novelas das seis, não é a toa que ele é um curinga na emissora suas tramas podem ser feitas tanto pras 18hrs quanto pras 23hrs. E a vingança propriamente dita nem começou imagina quando Clara Nina de Monte Cristo Thorne botar pra quebrar aí sim. (E ainda temos a Raquel e a Madame X também conhecida como "Duda", né?) Vai ser tiro, porrada e bomba!
Mudando de assunto... Peço desculpas porque não tem absolutamente nada haver com o post, mas na hora que eu escrevi este comentário estava passando e não deu pra ignorar. É sobre Malhação. A trama vem abordando temas importantes com bastante competência, mas essa questão do Dogão não está tendo uma abordagem legal. Eu não quero me estender muito, mas a maneira como tá sendo conduzida a situação... Estão colocando o personagem como vitima da sociedade, do sistema, do meio, das circunstâncias, da pqp, mas vitima por vitima todos nós somos e muitos são vitimas de pessoas como o Dogão que não tiveram uma punição merecida. Eu acredito sim na educação, programas sociais e etc, porem quando a pessoa erra só essas coisas não bastam. Errou? Deve ser punido e de forma justa. Ela quer ajuda ele? Ok. Muito legal, mas também precisa aplicar um castigo porque enquanto agirmos como Dóris os Dogões da vida não vão mudar, vão continuar errando porque estão dizendo que a culpa não é deles e sim do todo. Problema por problema todos tem. Já imaginou se todo mundo saísse por aí aprontando? Ninguem ia poder reclamar porque pela lógica todos seriam vitimas. Claro que na novelinha dessa forma ele vai virar um anjo de candura, mas na vida real não é bem assim que termina a estória.

Ulisses disse...

E A RAQUEL VOLTANDO DE JUÍZA DESMAIANDO A NÁDIA???KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Sensacional a cena e com emoção, aventura, suspense na medida exata!
Caraca olha eu sou fã da Bianca Bin, mas menino confesso que não imaginava que ela fosse dar conta do recado com tanta propriedade e com tamanha excelência :)
Uaaaaaaaaau arrasou na dobradinha com Nathalia Timberg, da mesma maneira que mandou super bem com Lima Duarte, Marieta Severo, Fernanda Montenegro e com a Glorinha Pires.
Ela interpreta com coerência, com doçura e com arte, transmitindo muita verdade e ganhando 100% da torcida!
Bjs Luli
https://Café com Leitura na Rede

Ana disse...

Tava muito ansiosa por essa novela, por causa da Bianca Bin, Rafael Cardoso e por ser do walcyr carrasco mas acabava
não assistindo por conta do horário, mas pelo texto parece que tá muito boa, vou ter que assistir. Uma dúvida o casal principal da novela é os personagens da Bianca e do Rafael?

Kimmy disse...

Sabe que eu amei que a novela deu a volta por cima, mais para chatear os que amam deitar tudo abaixo... Que no twitter em 10 tweets 9 estão reclamando de tudo e ficam criticando (e nem é critica construtiva, é mesmo haters). Mesmo quando não faz sentido nenhum, e pior atacam pessoas e ficam destilando veneno.
Depois de um desabafo inicial aquilo que estou achando (E NÃO não tenho autores queridinhos vejo uma novela quando me chama a atenção):
Não conhecia o talento da Bianca Bin até porque nem seguia o trabalho dela, e aqui em Portugal poucas novela dela passaram, fiquei fascinada. Ela está brilhando com a Clara. Que chapada na cara fazer um cliché como Conde monte Cristo mas com uma mulher no comando, quero nem saber de quem diz que é imitar ou fazer 1000 vezes o mesmo. Sejamos sinceros metade do que passa no cinema,televisão vêm de livros porque não homenagear o que tá escrito em tantas obras maravilhosas? Amei cenão atrás de cenão e Bianca merecendo Emmy e não, não estou exagerando ela fez uma performance digna de prémio mesmo.
E como a Erika Januza cresceu, e está dando conta do desafio e maravilhosa como Raquel!
E a história da Estela? Amei que é algo nunca antes feito e com o devido e interessante destaque.
A novela tem tudo para agradar e espero que continue com este ritmo, amando esta viagem sem duvida.

Sérgio Santos disse...

Tá mt boa, Flavia.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Valentina.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Ana.

Sérgio Santos disse...

Ainda é cedo pra isso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu sempre confiei na novela, Pedro.

Sérgio Santos disse...

Faz sim, Bell.bj

Sérgio Santos disse...

Esse aí me ama,, anonimo. Meu fã incubado. Leu, é? Fico feliz em saber que segue lendo tudo o que posto no Twitter e escrevo aqui. Isso é amor e obsessão tb, né...

Sérgio Santos disse...

Leitora, ótimo comentário sobre o Dogão e concordo plenamente. Farei um texto falando de todos os bons temas abordados nessa temporada e abrirei um parênteses pra criticar isso. bj

Sérgio Santos disse...

Genial, Ulisses... rsrsrs

Sérgio Santos disse...

Bianca está irretocável, né, Luli??? Que show.

Sérgio Santos disse...

Ana, Rafael interpreta um sujeito dúbio. Ainda não se sabe mt de sua índole. Clara até então não tem par.

Sérgio Santos disse...

Kimmy, que comentário excelente sobre os haters. Essa gente é deprimente e, SIM, há um claro grupo que faz de tudo para menosprezar o Walcyr, incluindo alguns jornalistas. Só cego não enxerga. Por isso quando ele faz novela boa eu faço questão de defender. E a atual está muito boa sim, se firmando como mais um grande sucesso dele. Vingança, quando bem trabalhada, nunca se desgasta. É um clichê fascinante. E a saga de Clara está empolgante,assim como a de Raquel e Elizabeth.

Adriana Helena disse...

Sérgio, posso dizer que foi a maior fuga de telenovelas mais alucinante e de tirar o fôlego!!

Bianca Bin demonstrava no olhar a dor e o sofrimento.. Depois de transmudou em força!! Ela é uma atriz maravilhosa, estou adorando a interpretação dela!!
Menino, o que foi aquilo em jogar o caixão na água? Que clínica horrorosa!!E pensar que isso poderia realmente ter existido isso é de gelar os neurônios!!!

Adorei te ler!!
Tenha uma semana maravilhosa amigo!!
Beijos!! :)))

Sérgio Santos disse...

Foi sensacional, Adriana!!!!!!!!!