sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Em apenas um capítulo, "Malhação - Viva a Diferença" explora o racismo com bastante habilidade

A atual temporada de "Malhação" tem se superado a cada momento. Após a sequência da festa da Lica (Manoela Aliperti), retratando a adolescência com total realismo através de uma confraternização repleta de álcool, drogas e irresponsabilidade, a trama de Cao Hamburger --- dirigida por Paulo Silvestrini --- apresentou em um único capítulo uma sucessão de situações racistas. E o autor conduziu tudo habilmente, provocando uma imediata reflexão.


Durante a festa da filha de Edgar (Marcello Antony), Fio (Lucas Penteado) viu um sujeito furtando um objeto do apartamento de Lica e foi atrás para impedir. Porém, acabou pego por dois seguranças do condomínio. A continuação do momento foi ao ar através de flashback, logo depois do rapaz ter voltado para casa chorando, no dia seguinte, sendo consolado por Ellen (Heslaine Vieira) e sua mãe. Os homens humilharam o menino simplesmente porque ele é negro e pobre. Também não acreditaram que era um convidado da festa. Fio acabou conseguindo escapar em um instante de distração. Mas, já na rua, acabou parado pela polícia, que desconfiou do fato dele estar correndo. Até ser finalmente liberado.

O contexto não foi gratuito, pois estava diretamente ligado aos outros acontecimentos da festa, e expôs uma situação ainda muito comum. Vale destacar o diálogo de Fio com Ellen e familiares: "Você só passou por isso porque é preto, Fio!" "É, mas não tem como mudar a etnia, nem a cor da pele!" "Não, mas tem como lutar para acabar com isso!"
"O Brasil é racista, minha filha. Podem até dizer o contrário, mas isso sempre foi assim." "Se foi vai ter que acabar!" "Se todo mundo que for vítima de racismo ir na delegacia e denunciar, isso vai acabar. Tem que acabar!".

A conversa durou cerca de três minutos e teve uma importância enorme. A temporada vem abordando vários temas relevantes, mesclando informação e entretenimento com precisão. O racismo é só um deles. Mas é preciso ainda mencionar todos os outros conflitos do capítulo que também acabaram voltados para o preconceito, ainda que de uma forma não tão explícita. Como, por exemplo, a cena em que Mitsuko (Lina Agifu) obriga Tina (Ana Hikari) a viajar para o Japão, após flagrar a filha no quarto com Anderson (Juan Paiva). A mãe nunca escondeu seu horror ao namorado negro da menina e esse flagrante foi o a gota que faltava para transbordar seu copo. Vale citar, ainda, o momento em que o rapaz vai até o restaurante de Noboru (Carlos Takeshi), conversar com o sogro, e acaba sendo expulso pela sogra, que até chamou a polícia.

Outra situação que merece ser citada, também tendo o racismo como foco, foi o desespero de Nena (Roberta Santiago) ao saber que Anderson era conhecido do traficante que esteve na festa da Lica, sendo o responsável indireto pela overdose da menina. Mesmo tranquilizada pelo rapaz, a mãe ficou em pânico com a possibilidade dele ser preso, pois sabe que dificilmente conseguiria provar a inocência caso acontecesse. Afinal, o filho é negro e o traficante branco. Isso não foi falado, mas ficou implícito na cena. Destaque para Roberta, Juan e Heslaine, que emocionaram. Aliás, todos os atores precisam ser elogiados. Lucas Penteado, Ju Colombo (Das Dores), Lina Agifu, enfim.

"Malhação - Viva a Diferença" tem se mostrado uma produção de tanta qualidade que algumas vezes é preciso escrever um texto seguido do outro. Principalmente quando tantos temas importantes são abordados em apenas dois capítulos e de forma tão hábil, priorizando vários conflitos verossímeis e dolorosos.


24 comentários:

Décio Lucas Pereira Rodrigues disse...

Essa temporada realmente vem se superando. Está cada dia melhor e a abordagem desses temas vem sendo feita de maneira bastante real, ao contrário do que aconteceu nas duas últimas temporadas. "Malhação - Viva a Diferença" já está na lista das melhores temporadas.

Malu disse...

E pensar que ano passado o racismo era a Bárbara humilhando a Joana. Não que aquilo não fosse racismo, mas é necessário ir além. O racismo tem muitas outras nuances e precisam ser mostradas na TV, essa reflexão precisa acontecer. Vi que tu falastes no twitter que o Fio tava sofrendo racismo pela primeira vez, mas com certeza não era a primeira. Infelizmente negros tem que lidar com isso desde criança. Pode não ser uma ofensa ou agressão direta, mas um olhar, não ver negros em espaços de poder, ser excluído de algum lugar, tudo isso é racismo. E os próprios atores sabem exatamente o que é isso, imagino que devam se sentir honrados em fazer essa abordagem tão precisa. Eu já fiquei aflita desde a hora em que o Fio viu o menino roubar, sabia que ia dar merda. É importante ressaltar tbm o fato da nossa polícia ser descaradamente racista. Como vc falou, se pegam o Anderson junto com o Moqueca quem vai se ferrar é o negro. É revoltante e frustrante, mas é uma reflexão que todos precisamos ter e, mais que isso, todos precisamos buscar formas de combater isso. Enfim, desculpe o comentário longo mas eu falaria dessa Malhação o dia inteiro de tão maravilhosa. Matou e enterrou as duas do jacobina.

Anônimo disse...

Ai como esse Zamenza é ridículo! Quem ainda assiste essa coisa com nome de Malhação(?)até hoje? Alias quem ainda assiste essas novelas e programas insuportáveis da globo? Só se for as do canal Viva porque hoje as novelas da globo parecem tudo, menos novela, a começar pela imagem horrível.

Unknown disse...

Confesso que vi só o Fio e não as outras cenas, foi arrepiante, eu me emocionei de verdade, porque é triste você vê que a nossa sociedade é racista e parece nunca mudar. Talvez pelo horário, ainda tenha que ser mais leve, já imaginou se fazem a polícia sumir com o Fio como o caso Amarildo. De qualquer forma já serviu para alertar e Ellen/Dóris tá certissima tem que denunciar mesmo. Adoro teus textos e te acompanho no twitter. Essa Malhação já entrou para as melhores, retrata fielmente a realidade sem cair no didatismo.

Anônimo disse...

E tu vem aqui comentar o post dele? Quanta infantilidade��

Anônimo disse...

Ai como esse anônimo do 23:04 é ridículo. Como alguém que nem assiste novelas se presta a esse papel deprimente? Só te respondendo, mais de 100.000.000 assistem a programação da Globo. Quanto ao Viva, o canal é excelente, mas quem vive de passado é museu. Saudosistas são um saco mesmo, viu. Liga não Sérgio, como de costume vc fez um excelente post e Viva a Diferença, pra mim, já é a melhor temporada de Malhação em 22 anos de existência.

Vinícius disse...

Tu tá inspirado, Sérgio. Um texto melhor que o outro!

Anônimo disse...

Concordo integralmente. Essa temporada fala de vários temas brilhantemente e o elenco é ótimo.

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Ótimo texto, parabéns. É incrível a sensibilidade que o Cao Hamburger tem pra mostrar temas tão delicados em um horário complicado para abordagens mais pesadas.
Todas as três sequências citadas foram muito boas.
Outra coisa que tenho achado muito legal nessa temporada é a ausência de maniqueísmo em muitas das situações, mostrando as protagonistas como pessoas que fazem muita besteira também.
Nesse caso da Tina, por exemplo. Tudo bem que a mãe dela é preconceituosa e exagerada, mas ela também foi um tanto irresponsável levando o namorado pro quarto sabendo os pais que tem. Apesar de tudo, eu consegui entender o choque e a decepção do pai dela. Ou no caso da mãe do Anderson, que ficou desesperada, mas não hesitou em pensar que o próprio filho era traficante.
No mais, é isso. Abraços!!

Anônimo disse...

Como você diz: Viva a Diferença 1.00000 x 0 Seu lugar no mundo. Hahahahaha

Adriana Helena disse...

Sérgio, boa tarde amigo!!
Que belo texto!! E fiquei triste por não assistir Malhação pois parece que está muito boa essa temporada!!
É muito bom saber que a Malhação esteja explorando temas tão complexos e ainda mostrando a realidade com perfeição!!
É importante temas construtivos assim, que primam pela sensibilidade!!

Desejo uma semana maravilhosa querido!!
Beijos!! :))))

Sérgio Santos disse...

Exatamente isso, Décio.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Malu. É verdade, ele sofreu pela primeira vez na trama, mas na vida do personagem com certeza foram outras. E a abordagem está primorosa.

Sérgio Santos disse...

Aliás, Malu, é verdade, enterrou as do Jacobina. Aquela abordagem que ele fez foi tosca. E a Bárbara do nada, no último cap, deixou de ser racista....

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado por me acompanhar, Raissa. Fico honrado. E tente ver as demais cenas, vale apena. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Tá vendo o amor, anonimo... rs

Sérgio Santos disse...

Ligo nada, anonimo...Obrigado pela defesa!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Vinicius.

Sérgio Santos disse...

Tudo é ótimo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Germana. É exatamente isso. Não tem malvado e bonzinho. Todo mundo faz merda. Isso enriquece atrama. Boa observaçao sobre a Tina!

Sérgio Santos disse...

Isso, anonimo... rsrsrs

Sérgio Santos disse...

Mt importante, Adriana. Bjão!!!!!!

Anônimo disse...

Desde Pedro e Bianca a gente ja via que o Cao sabe retratar muito bem a realidade dos adolesce tes, e essa malhaçao esta confirmando isso ainda mais. Voce acha que a malhaçao pode ser indicada em alguma premiaçao como novela, tipo no premio extra ou no apca?

Sérgio Santos disse...

Eu queria, anonimo... Mas não acredito muito...