sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Guto e Benê esbanjam delicadeza em "Malhação - Viva a Diferença"

"Malhação - Viva a Diferença" não é uma trama sobre casais. Ela se diferencia das demais temporadas por focar nas questões individuais dos personagens, tendo cinco protagonistas e não um ou dois pares. O foco é a força da amizade, tendo vários conflitos e dramas pessoais correndo por fora, incluindo os relacionamentos amorosos, obviamente. Mas o espaço para momentos românticos existe e a melhor relação da história é a de Guto (Bruno Gadiol) e Benê (Daphne Bozaski).


Primeiramente, porque Benedita é o perfil mais cativante do quinteto central, apresentando particularidades apaixonantes, como levar tudo o que é dito ao pé da letra, além de jogar verdades na cara dos outros de forma natural e até inocente. Ela sofre de Síndrome de Asperger, um grau leve de autismo, mas o 'problema' nunca foi dito no enredo. Todos sabem que a menina é diferente, embora ninguém saiba exatamente o porquê. Sua dificuldade com o toque e o barulho sempre foi seu maior obstáculo, provocando alguns surtos, inclusive. 

Já Guto é um dos tipos masculinos mais complexos da história, carregando um nuvem de incertezas consigo. Tímido e retraído, o rapaz nunca teve facilidade em socializar com as meninas, mesmo sendo considerado o bonitão da escola. O fato de nunca ser visto namorando, por sinal, começou a despertar desconfianças de alguns.
Para evitar maiores burburinhos a respeito disso, tentou um relacionamento com Clara (Isabela Scherer), sem sucesso. Ele usa a música como válvula de escape e essa similaridade com Benê os aproximou. Começou a dar aulas de piano para a então colega, após ter perdido uma aposta com ela. A partir daí nasceu uma amizade que foi se solidificando com o tempo.

Toda essa relação vem sendo construída sem pressa, destacando a sensibilidade da dupla em momentos esporádicos, como na hora que se apresentam tocando juntos, vencendo seus medos. Não há uma cena sequer da dupla que não tenha delicadeza. Até mesmo quando Guto humilhou Benê, com o intuito de se mostrar para os amigos (que achavam estranho vê-lo junto de uma menina 'esquisita'), se mostrou tocante pela reação sofrida de Benedita, chocada com o gesto do amigo. Depois de vencida essa barreira, deixando de lado os comentários dos demais, o rapaz se desculpou e a relação foi retomada e mais forte. 

Aliás, as dúvidas são outras questões que permeiam esse par. Afinal, ela não entende o porquê de ser tão diferente dos demais e ele chegou a ficar sem saber o que era ---- quando foi cortejado por um garoto na festa de Lica (Manoela Aliperti) ficou claramente incomodado, chegando a ficar pensativo sobre a situação. Ou seja, as dificuldades com os sentimentos os unem, mesmo que não percebam. E Benedita, vale ressaltar, nunca escondeu o que sente por Guto. Direta e objetiva, se declarou algumas vezes, demonstrando não entender o relacionamento dele com Clara e nem porque não ficava com ela, se estavam sempre juntos.


A briga do quinteto principal serviu para aproximá-los ainda mais. Sem a companhia constante das amigas, Benê viu Guto como o único amigo que restou. Já o garoto, aproveitando a situação e o fato de ter machucado a mão (o impedindo de dedilhar o piano), a convidou para tocar com ele no Rio de Janeiro. Embora receosa, a menina aceitou e a cena deles na van esbanjou delicadeza. Ela demonstrou claustrofobia no veículo, usando um saquinho de vômito para respirar melhor e fone de ouvido para não escutar o barulho dos carros. Ele chegou a dizer que ela estava linda daquele jeito, mas Benedita não ouviu. Então, o menino segurou sua mão delicadamente, enquanto a filha de Josefina (Aline Fanju) imaginava os dois sozinhos em um iceberg bem grande, para durar as cinco horas de viagem. Tudo ao som da linda "Fly", de Eric Silver. Foi delicado demais.

E mais tocante ainda foi a apresentação musical da dupla. Guto cantou a belíssima "Chovendo na Roseira", de Elis Regina, enquanto Benê o acompanhou no piano. Todos se encantaram com razão. Finalizando o bonito momento, os dois foram passear na praia e a menina se deslumbrou pelo lugar, deixando o rapaz igualmente feliz. Eles se arriscaram dando um mergulho no mar, mas Benedita teve medo, sendo apoiada por Guto. "Pelo visto o Rio de Janeiro me deixa mais calma. Pelo visto o mar me deixa mais calma. Pelo visto você me deixa mais calma", disse ela para o seu amor, implicando em um lindo primeiro beijo. Valeu a espera. A cena teve tudo o que um bom par precisa ter.

Guto e Benê formam um casal lindo de se ver, destacando a maravilhosa sintonia entre Bruno Gadiol e Daphne Bozaski. Os atores estão muito bem e crescem juntos. A química da dupla é visível em todos os instantes. E o fato dele ser uma grata surpresa do "The Voice Brasil" beneficia os momentos musicais do par, usando sua própria voz para embalar as apresentações dos personagens. O par 'Gunê' é, sem dúvida, a melhor relação amorosa de "Malhação - Viva a Diferença". Mesmo quando esse amor ainda estava longe de qualquer contato físico, provando que muitas vezes um beijo é um mero detalhe diante de tantas outras situações lindas de serem acompanhadas. A paixão dos telespectadores por eles é bastante compreensível.


25 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Fico encantada como essa temporada, incluindo aí o nome, Viva a diferença, é acertada em cada minúcia.
Sempre achei que as diferenças agregam, afinal o igual a gente já conhece né non?
Esse casal é de uma singularidade, delicadeza e sensibilidade ímpares.
Em quase tudo são diferentes é exatamente aí que se encontram as semelhanças.
Também acho bacanudo a relação de construindo no sentindo do tijolinho e não aqueles amores instantâneos que muitas vezes vemos e que não convence :)
Como sempre arrasando no post!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Vc também tem uma sensibilidade rara pra escrita!

Carol Franco disse...

Essa Malhação - Viva a Diferença arrasa, nunca vi uma temporada tão boa. Não imaginaria jamais que eu, no alto dos meus 33 anos assistiria todos os capítulos de uma novela e que seria essa rs. Todas as protagonistas são ótimas atrizes, e todas a situações vividas por elas não acontecem de forma gratuita, tudo é construído e bem amarrado. Eu tenho uma preferência particular pela Daphne Bozaski e acho que ela faz um trabalho espetacular, a composição tem detalhes particulares, até o jeito da Benê andar é diferente,né? Acho que esse talento e carisma da atriz e o que autor escreveu fez da personagem a fez tão querida por todos. O mundo já tão difícil, viva o amor belo e puro do Gunê.

Leitora disse...

Olá Sérgio! Olha mais um texto de Malhação! (Não já passou da hora de pedir musica?) Eu e minha mãe estávamos assistindo juntas e amando os dois. Porque como não amar esses dois? Especialmente ela. Quando eu era pirralha tinha uma conhecida minha que falava o seguinte: "Nossa Malhação todo ano é a mesma coisa. Um casal e alguém tentando separa-los. Eles podiam mudar, fazer algo diferente." E finalmente mudaram e ficou sensacional até mesmo a Sonhos outra maravilhosa não tinha como Plot central separar casalzinho e vamos combinar que hoje em dia é meio difícil comprar isso porque imagina só se fosse apenas a estória de Tinderson o negócio já teria dado ruim e francamente acompanhar uma estória que só foca no romance e ficar cinquenta capítulos pra ver uma reconciliação pra logo em seguida ter outra armação pra separa-los me dá a sensação de que estamos andando em círculos e que o autor esta com preguiça de criar conflitos que não tem nada haver com isso e felizmente ♫para a nossa alegria♪ Malhação explora varias vertentes sem deixar o ♪Amor I Love You♫ de lado porque o publico ama uma história de amor bem construída não essa coisa de te vi dois segundos e não sei mais viver sem você vamos nos casar ♪na rua, na chuva, na fazenda...♫ (Olha! Temos musicas!) sim pode existir amor a primeira vista, mas o publico gosta de ser convencido. Gostamos de nos apaixonar junto com o personagem e isso só rola quando o amor é construído como é o caso de Gunê, sem contar que isso da profundidade pra estória, mostra pra gente que o autor teve todo o cuidado de desenvolver os personagens individualmente com suas nuances positivas, negativas, seus conflitos internos e externos pra aí sim criar situações que aproximam duas pessoas de forma natural e não forçada.
Esse momento Gunê valeu a pena esperar porque ele vem sendo preparado já há um tempo como eu falei em outro comentário nós fomos instigados a desejar isso, cada cena de Gunê nos deixava com aquele gostinho gostoso de quero mais e felizmente o Cao não nos faz engolir eles à força e muito menos nos faz enjoar porque são vários casais possiveis (ou não?) que podem ser explorados.
E falando nisso... Claro que você já sabe que a Anaju Dorigon e o Marcos Pitombo serão um par romântico em Orgulho e Paixão e eu que sou zero romântica e que tenho 99% de chances de não ver a novela já estou shipando os dois. Medo de estragarem o meu amor Orgulho e Preconceito. (Isso porque eu sou zero romântica) Thiago Lacerda e Nathalia Dill vocês estão representando os avós dos shipers literários olha a "responsa".
E enquanto isso viva o encanto de Gunê.

Isa disse...

Exatamente! Nunca pensei que aos 27 anos estaria assistindo Malhação e ainda por cima, adorando! Hahaha... Isso prova que quando uma história é bem construída, ela cativa todas as idades!

Chaconerrilla disse...

Zamenzito, que texto maravilhoso! O Gunê é com certeza o melhor casal da temporada. Ele vem sendo construído aos poucos e sem pressa, e é por isso que me chama tanta atenção, além, claro, das particularidades - tão bem por você citadas - dos dois personagens. Ele são diferentes e isso cativa. A cena que ela tá com o fone de ouvido e o saco de papel é linda. Quando ele disse "você tá linda assim Benê", morri de amores. Hoje, quando eles estavam na praia, também foi outro momento lindo. Guto tirando foto de Benê e dizendo que ia guardar aquela imagem pra sempre foi a coisa mais adorável do mundo. Por fim, a cena de os dois de mãos dados no carro é maravilhosa, é de uma delicadesa de arrepiar. Amando muito essa temporadaaa! Só falta agora Jotellen para ficar lindo.

Anônimo disse...

SÉRGIO TE VENEROOOOOOOOOO!!!!!!!

Carol Franco disse...

Verdade rs

Lulu on the sky disse...

Não acompanho Malhação.
big beijos
www.luluonthesky.com

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Tenho gostado muito dessa temporada de Malhação e a Benê é a minha protagonista preferida. Ela me faz rir e chorar quase que nas mesmas proporções e é responsável pelas melhores cenas da temporada, fora a Daphne Bozaski que tá maravilhosa. Consequentemente, ela e o Guto são o meu casal preferido. Eu até gosto dela com o Juca e acho interessante a possibilidade dele ser gay, mas tenho que confessar que nada supera Gunê.
Como foi dito, todas as cenas deles são cheias de delicadeza, lindas de se ver. E essa viagem não foi diferente. Todas as cenas foram maravilhosas, daquelas de se acompanhar com um sorriso no rosto e lágrimas nos olhos. Eu confesso que mal posso esperar pela sequência desse beijo lindo que coroou essa relação tão perfeita.
No mais, é isso. Abraços!!

Eslane Costa disse...

É sempre satisfatório ler os textos do Zamenza. Como estou sem tempo de acompanhar a malhação estou sempre acompanhando pelo twitter e claro pelo nosso querido e melhor comentarista dos detalhes novelistas. Quando vi a cena de imediato sentir delicadeza, entrega, um roteiro maravilhoso, e nossa, como foi bom saber que a nossa Malhação deu uma bela guinada, é q melhor desde a SONHOS. Cao está de parabéns, é apaixonante Gunê, os atores tem química e entrega perfeita. Que essa bela mágica ficcional continue a nos emocionar como vem fazendo,como fã da malhação é uma alegria imensa assistir essa mágica. E Sérgio continue a nos prestigiar com suas belas análises sobre a nossa dramaturgia

Malu disse...

Mais uma vez chovendo no molhado pra elogiar essa malhação, mas não tem como não falar! Gosto que as cinco tem situações amorosas completamente diferentes, Lica por exemplo, acho que vai terminar sozinha, tipo "se curtindo", Tina e Anderson representam os protagonistas clássicos da malhação, o casalzinho apaixonado que enfrenta obstáculos (mas dessa vez obstáculos reais e críveis, e não uma menina que do nada se apaixona por ele e cria planos mirabolantes tipo gravidez falsa e blablablá), Keyla não consegue ver de quem gosta de verdade, mas tem um menino maravilhoso ao lado, e Ellen é "travada" por alguns motivos mas tbm vai saber despertar para o amor na hora certa (Aliás Jotellen <3). Já a Benê tem a história mais divertida e encantadora, já que mesmo sendo "esquisita" ela sempre tomou a iniciativa, e ele mesmo sendo o bonitão da escola sempre se retraiu, fazendo a gente torcer loucamente pra que chegasse o momento pra eles juntarem a fome com a vontade de comer. A viagem das outras quatro fives deixou o caminho livre pra focar o capítulo na Benêzinha e nos presentear com aquelas cenas lindas. Ansiosa pelos desdobramentos!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Luli. E vc sempre arrasando nos comentários. Bjão!!!!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Deliciosa, né, Carol? E quando a Malhação é boa ela é pra todas as idades! Daphne tem um talento incontestável mesmo e sua composição da Benê é perfeita!! bjssss

Sérgio Santos disse...

Leitora, acho que já pode pedir umas 3 músicas... rsrsrs E que comentário maravilhoso o seu. Onde eu assino???? Nem tenho mais nada a acrescentar. E, sim, já estou shippando Anaju Dorigon e Marcos Pitombo. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Isa! bjsss

Sérgio Santos disse...

Valeu, Cachonerrilla. Verdade, agora só falta Jotellen!!!!1 bjssss

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo...rsrs

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu. bj

Sérgio Santos disse...

Ela tb é minha preferida, Germana. E que cenas lindas,né? Não há quem resista! bjssss

Sérgio Santos disse...

Eslane, seu comentário me emocionou. É por isso que continuo. Por leitores como vc! Muito obrigado. De verdade. Bjs

Sérgio Santos disse...

Que observações ótimas, Malu. Concordo com tudo, hein!

Jedielson Sant Ana disse...

Sergio voce viu a indicacao do premio apca de televisao, a malhacao ta concorrendo como melhor novela, o que nunca aconteceu antes, provavelmente perdera para A forca do querer, mas uma indicacao ja é um passo e tanto

Sérgio Santos disse...

Vi sim, Jedielson. Achei mt justo, mesmo Malhação nao sendo novela.