A teledramaturgia de 2025 presenteou o público com grandes atuações. Portanto, chegou a hora de listar as melhores atrizes e os melhores atores do ano que está perto do fim. Vários se destacaram, emocionaram e protagonizaram grandes momentos em novelas e séries. Vamos a eles.
Melhores Atrizes:
Após sua estreia em "Travessia", com um papel muito pequeno, a atriz ganhou a protagonista da primeira fase do remake de "Renascer" e fez da Santinha o maior chamariz da história de Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi. A personagem conquistou logo de cara e sua química com Humberto Carrão foi arrebatadora. Depois, a intérprete brilhou todos os dias como protagonista de "Garota do Momento", novela das seis de Alessandra Poggi, onde cativou com sua Beatriz. Em 2026, uma nova protagonista para sua promissora carreira: a mocinha de "A Nobreza do Amor", a próxima novela das seis.
A atriz estreou em "Malhação Intensa", em 2012, e só ganhou uma protagonista para chamar de sua em 2025. Uma demora que nunca teve qualquer justificativa. Mas antes tarde do que nunca. E Jéssica emocionou com sua destemida Madá, a mocinha de "Volta por Cima", gostosa novela das sete de Claudia Souto. A personagem não tinha medo de cara feia e não foi uma tonta enganada por todos, pelo contrário. Madalena sabia tudo o que acontecia ao seu redor e enfrentava qualquer um.
O risco era muito alto: interpretar uma das vilãs mais icônicas da história da teledramaturgia e que foi defendida por uma brilhante Beatriz Segall. Mas a atriz conseguiu vencer o desafio no desastroso remake de "Vale Tudo" e foi um dos poucos pontos positivos da adaptação de Manuela Dias. Debora fez a sua Odete, enfrentou dificuldades com o tom de voz no início, mas depois dominou a personagem.
No ano passado, a atriz doi um dos destaques como a vilã Helena no remake de "Elas por Elas" e pouco tempo depois emendou com "Volta por Cima", onde deu show como Violeta Castilho, outra vilã que movimentou a trama das sete. A contraventora que herdou os negócios do filho bicheiro, protagonizou ótimas cenas com Milhem Cortaz e teve um delicioso final feliz. Em 2026, mais uma vilã para sua carreira e desta vez em "Quem Ama Cuida", próxima novela das nove dde Walcyr Carrasco.
A veterana esteve bem demais na pele da arrogante Maristela, a grande vilã de "Garota do Momento". A personagem dominava seu núcleo familiar sempre que aparecia e seus embates com Clarice (Carol Castro) engrandeceram a novela das seis, assim como sua rivalidade com Zélia (Letícia Colin) e suas brigas com Juliano (Fábio Assunção).
Mesmo boicotada no remake muito mal adaptado por Manuela Dias, a atriz sempre transborda talento em cena e não foi diferente no remake de "Vale Tudo". Sua Raquel teve uma trajetória decepcionante e acabou engolida pelo núcleo da família Roitman, mas Taís defendeu sua protagonista com dedicação. Suas cenas com Bella Campos foram muito boas e a intérprete fez o que foi possível com o texto que tinha para decorar.
Uma grata surpresa de "Êta Mundo Melhor!". Dita era uma personagem terciária em "Êta Mundo Bom!" e virou protagonista na continuação, o que foi uma justiça com o talento da atriz, que merecia essa oportunidade há tempos. E vem brilhando na novela das seis. Jeniffer ainda tem sua linda voz valorizada no enredo porque a mocinha sempre surge cantando em alguma cena. Ainda há química com Sérgio Guizé.
Leona teve uma trajetória bastante controversa em "Dona de Mim" e viveu em função da Sofia (Elis Cabral) ao longo de todo o seu percurso, o que é uma pena. Mas a protagonista nunca perdeu o destaque e a atriz mostrou que estava mais do que pronta para o papel. Honra a grande quantidade de cenas da personagem e vem fazendo ótimas cenas.
A escalação mais criticada do remake de "Vale Tudo" foi justamente um dos trunfos do remakes. Bella criou uma Maria de Fátima debochada, atrapalhada e até ingênua, o que foi uma composição totalmente oposta da vilã de 1988, mas combinou muito com a atual versão. A atriz merece elogios pelo seu desempenho. Calou a boca de muita gente.
"Três Graças" ainda não chegou nem na metade de sua exibição, mas a trama de Aguinaldo Silva, Zé Dassilva e Virgilio Silva tem uma protagonista apaixonante e defendida por uma das melhores atrizes de sua geração. Sophie ilumina a tela e faz de Gerluce um dos vários acertos da atual novela das nove. Dá gosto torcer por ela e sua química com Romulo Estrela transborda.
Outro ótimo nome de "Três Graças". Arminda é uma vilã exagerada e caricata, assim como todas de Aguinaldo Silva, e a atriz está pintando e bordando em cena. Dá pra ver o quanto está se divertindo. Suas cenas com Arlete Salles, Sophie, Mutilo Benício, Paulo Mendes e Andreia Horta são sempre boas demais.
Como fazia falta nas telas. A atriz fez de Lola o maior destaque de "Beleza Fatal", a primeira novela da HBO Max, e a vilã dominou todas as cenas. Que show a atriz deu. O público ainda foi presenteado com uma pequena e arrebatadora participação no início de "Dona de Mim", onde emocionou na pele de Ellen. Agora, Camila retornou na reta final da novela das sete com uma nova faceta da personagem e mais uma vez engrandecendo qualquer cena.
Alguém diz que a atriz foi a Candoca em "Mar do Sertão"? Irreconhecível como Roxelle, Isadora roubou a cena em "Volta por Cima" e protagonizou a cena mais importante da novela das sete sobre o tema do sinal de alerta que toda mulher deve fazer se estiver sofrendo violência ou em um relacionamento abusivo. A atriz ainda deu um show em "Guerreiros do Sol", onde emocionou na pele da protagonista Rosa. Foram muitas cenas intensas como a protagonista da novela do Globoplay. Em 2026, logo no início de janeiro, encara outro desafio: a mocinha da próxima novela das sete.
A atriz brilhou em uma pequena participação em "Guerreiros do Sol" e agora encara sua primeira protagonista, ainda em início de carreira na novela "Três Graças". Segura em cena, Alana se destaca na pele da Joélly, filha da mocinha Gerluce, e até agora só fez ótimas cenas com Sophie Charlotte e Dira Paes. Muitas delas com uma difícil carga dramática.
Melhores Atores:
O que dizer de um dos maiores atores do país sem parecer redundante? Tony engrandeceu "Dona de Mim" e fez de Abel o personagem mais querido do público. A morte do empresário não provocou a virada esperada da trama e o veterano faz muita falta. Não por acaso, Rosane Svartman sempre o traz de volta através de sonhos. Gigante.
Arduíno foi o maior vilão da história da teledramaturgia. O personagem de "Guerreiros do Sol" era aterrorizante e o ator foi um dos maiores destaques da novela do Globoplay. Todas as suas cenas tinham uma intensa carga dramática e Irandhir arrebatou desde o início, quando o sujeito ainda nem era tão assustador. Que show!
Josué foi o melhor papel da carreira do ator, ainda que esteja apenas no início de sua trajetória na televisão e no streaming. O protagonista de "Guerreiros do Sol", inspirado em Lampião, foi defendido com total entrega por Thomás, que protagonizou cenas muito fortes na novela do Globoplay. Ainda se destacou no remake de "Vale Tudo", mesmo com um papel infinitamente menor. Em 2026, será o vilão cômico de "Coração Acelerado", a próxima novela das sete.
Juliano era um vilão controlador, abusivo e repugnante em "Garota do Momento". O ator deu um show em cena e protagonizou excelentes cenas com Carol Castro, Maisa, Duda Santos, Letícia Colin e principalmente Lilia Cabral, com quem fez uma parceria vitoriosa.
Jaques é um vilão repugnante e irritante, o que serviu para explorar uma nova faceta do ator, que vive um dos personagens de maior destaque de sua carreira em "Dona de Mim". Suas cenas com Tony Ramos eram excelentes, assim como seus momentos de embate com Juan Paiva e Aline Borges.
Um ator que vem em uma crescente na carreira. Ainda que esteja estereotipado como intérprete de personagens sofredores, é um prazer vê-lo em cena e não é diferente com o Samuel, um personagem que foi ficando cada vez mais chato e cansativo em "Dona de Mim". Não é uma tarefa fácil viver um tipo assim e Juan se destaca.
Longe de uma novela inteira desde "Segundo Sol", em 2018, o ator fazia falta na televisão. E voltou como o mocinho de "Volta por Cima". Jão não tinha um defeito sequer, era o típico protagonista que transbordava retidão moral, sem qualquer deslize. Ou seja, todos os ingredientes para ter sido um chato cansativo. Mas Fabrício driblou bem as armadilhas e emprestou seu carisma ao personagem. Ainda teve uma boa química com Jéssica Ellen e fez uma ótima dobradinha com Valdineia Soriano (Dona Neuza).
Outro ator que fazia falta nos folhetins. Após seu show na primeira temporada de "Os Outros", Milhem brilhou na pele do personagem mais complexo de "Volta por Cima". Osmar não era um vilão, nem um mocinho. Era um sujeito fracassado que roubou o bilhete de loteria premiado da própria família para se dar bem na vida. Ao mesmo tempo, tentava ajudar sua irmã e sobrinhas com o dinheiro que ele roubou. Ainda acabou mergulhado no universo do jogo do bicho sem querer e esteve envolvido com assassinos perigosos. O intérprete esteve bem demais e viveu o perfil de maior destaque da novela.
O ator estreou como protagonista na última temporada de "Malhação, exibida em 2019, e depois se afastou da televisão para se dedicar ao seu trabalho como músico na banda Fuze. Em "Garota do Momento", brilhou na pele de outro mocinho, o carismático Beto, e esteve seguro em cena. Protagonizou bons momentos ao lado de Duda Santos, Danton Mello e Palomma Duarte. Agora, Pedro vem brilhando em "Três Graças" na pele do playboy Leonardo, filho do grande vilão e que se envolve com Viviane. Sua química com Gabriela Loran é um dos acertos da trama.
10- Romulo Estrela.
O ator encarna seu quarto mocinho na carreira em "Três Graças", após "Deus Salve o Rei", "Bom Sucesso" e "Travessia". E novamente conquista o público, agora na pele do detetive Paulinho, um sujeito íntegro e que passa a investigar o crime que sua namorada planejou. Sua química com Sophie Charlotte é uma delícia, assim como sua sintonia com Gabriela Medvedovski, intérprete da policial Juquinha.
O ator viveu o auge de sua carreira como Candinho em "Êta Mundo Bom!", exibida em 2016. Agora, encarna novamente o protagonista em "Êta Mundo Melhor!" e se destaca com os mesmos trejeitos e pureza do personagem. Suas cenas com Jeniffer Nascimento são delicadas e sua sintonia com Davi Malizia, intérprete do filho Samir, é boa de ver.
"Três Graças" ainda está relativamente no começo, mas o ator vem se destacando na pele de Santiago Ferette. Muitos estranharam seu sotaque no começo da trama, mas Murilo vem neutralizando na maior parte do tempo. E suas cenas com Grazi Massafera, Alanis Guillen, Andreia Horta e Pedro Novaes são sempre ótimas.
13- Humberto Morais.
A atriz é sempre um trunfo em qualquer elenco e não foi diferente em "Garota do Momento". Clarice foi quase a mocinha mais madura da novela das seis e enfrentou muito sofrimento ao longo da história. Todas as suas cenas tinham uma intensa carga dramática, o que provoca uma exaustão emocional em qualquer um. Carol esteve perfeita em cena com um papel que fez jus ao seu talento.
Que espetáculo de atriz. Como fazia falta nas novelas e como foi bom vê-la brilhando tanto na pele da destemida Jânia em "Guerreiros do Sol", uma feminista e que conseguiu implementar o voto das mulheres em uma trama de época e protagonizou um lindo romance com Otília, vivida pela igualmente talentosa Alice Carvalho.
A atriz foi visceral como Otília e protagonizou cenas fortes em "Guerreiros do Sol", mas sua química com Alinne Moraes foi um dos maiores trunfos da novela do Globoplay e os momentos de amor das personagens eram quase um respiro em meio aos vários assassinatos da história.
A atriz emocionou na pele da sofrida Valiana em "Guerreiros do Sol", uma mulher que descobriu um câncer de mama e precisou procurar ajuda sozinha diante da falta de informação da época. Ainda viveu bonitos momentos com a descoberta do amor com o padre Bida, vivido por Rodrigo Lelis.
A atriz divertiu com a irônica e esperta Zélia em "Garota do Momento", mas também emocionou nos momentos de vulnerabilidade da vilã interesseira, quando o seu passado veio à tona e todos descobriram seus reais motivos. Tanto que o público não se conformou com a morte da vilã no final e com toda razão. Já que todos os vilões da trama ficaram vivos, não houve motivo para aquele desfecho. Mas agora a atriz está envolvida em outro projeto: a protagonista da próxima novela das nove, "Quem Ama Cuida". Certamente estará nesta lista ano que vem.
Foi um dos destaques de "Garota do Momento" na pele de Lígia, uma mulher casada e mãe de três filhos que largou a família em busca do sonho de ser cantora. A personagem teve muitas camadas e Palomma adotou um tom sarcástico que deixou o papel ainda mais atrativo. Sua química com Danton Mello foi um sucesso, assim como o núcleo da família Sobral, que era quase uma novela paralela. Uma delícia de assistir.
Após o desafio de viver a controversa Mariana no remake de "Renascer" ano passado, a atriz brilhou mais uma vez na pele da Adelzira, uma mulher que sofreu no cangaço até realizar o sonho de ser atriz. A trajetória da personagem foi bonita e Theresa foi um dos destaques da novela do Globplay.
9- Klara Castanho.
Longe das novelas desde 2016, a atriz voltou em grande estilo. Klara emocionou na pele de Eugênia, uma menina madura e com uma linda família, mas que precisava lidar com um trauma do passado que deixou cicatrizes em sua pele. A personagem foi muito rica dramaticamente e protagonizou cenas emocionantes na trama. Ainda formou um par divertido com Gabriel Milane, intérprete do Topete.
10- Maria Flor.
Mais uma talentosa atriz que estava longe das novelas. Seu último folhetim foi "A Lei do Amor", em 2016. Sua volta em "Garota do Momento" matou as saudades do público. Maria brilhou como Anita, uma típica mulher dos anos 50, dona de casa, mãe de dois filhos e que se separou. A personagem ainda viveu um romance com Alfredo Honório (Edu Sterblitch), o que destacou a atriz.
11- Maria Eduarda de Carvalho.
A atriz divertiu na pele de Teresa, uma dona de casa que sofria de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) de limpeza e estava sempre higienizando tudo e todos. A personagem era leve, mas teve momentos de forte carga dramática, como o trauma da filha Eugênia, e o fim do casamento com Alfredo. Sua parceria com Carol Castro na reta final também empolgou.
12- Debora Ozório.
A atriz foi um dos destaques de "Terra e Paixão", onde emocionou como Petra, um perfil repleto de problemas psicológicos, o que era desafiador para qualquer profissional, ainda mais em horário nobre. Em "Garota do Momento", saiu da posição de mulher e foi para a de uma menina inocente, que sofreu um abuso e pouco tempo depois encontrou o primeiro amor. Debora dominou a cena e sua química com Caio Manhente conquistou o público. A atriz ainda brilhou na primeira novela vertical da Globo, onde viveu a mocinha.
13- Maisa.
Após alguns papeis em novelas infantis do SBT, a atriz estreou na Globo em "Garota do Momento" e se saiu muito bem na pele da patricinha Bia. Suas cenas com Lilia Cabral eram ótimas e os embates com Duda Santos também renderam boas sequências na novela das seis.
14- Tereza Seiblitz.
Como fazia falta as novelas. A atriz teve um papel muito pequeno em "Justiça 2", no Globoplay, e deixou aquele gostinho de 'quero mais' no público. Se destacou em "Volta por Cima" na pele de Doralice, matriarca da família protagonista que tinha uma relação de cumplicidade com as filhas. Suas cenas com Jéssica Ellen e Bia Santana eram sempre boas.
15- Bia Santana.
Grata revelação do remake de "Elas por Elas", a atriz brilhou na pele de Tati, uma patricinha mimada que tem valores bem diferentes da irmã mais velha. Embora tenha falhas visíveis, a personagem não era uma vilã e nutria um carinho genuíno pelo tio, Osmar, um sujeito controverso. Suas cenas com Milhem Cortaz eram ótimas, assim como sua parceria com Jéssica Ellen e Tereza Seiblitz. Vale destacar ainda a sintonia com Allan Jeon através da relação bonitinha que Tati tinha com Jin.
16- Mariana Sena.
A atriz esteve bem demais na pele da carismática Glorinha em "Garota do Momento". Sua dupla com Duda Santos deu certo logo no primeiro capítulo e a personagem nunca era feita de idiota na novela das seis. Em 2026, será a melhor amiga da protagonista de "Quem Ama Cuida", a próxima novela das nove.
17- Drica Moraes.
Joyce era uma dondoca falida que não crescia e a atriz conduziu com talento a personagem de "Volta por Cima". Não era um perfil com tintas carregadas, o que extraiu uma interpretação mais naturalista da intérprete e suas cenas com Betty Faria e Rodrigo Fagundes eram deliciosas.
18- Betty Faria.
A veterana fazia falta nas novelas e se destacou em "Volta por Cima", mesmo em um papel pequeno. Belisa começou a novela tentando ser influencer e escondia o seu laço sanguíneo com Gigi, que sempre foi tratado por ela como seu irmão caçula, mas na verdade se tratava de seu filho.
Mais uma atriz de talento que fazia falta nas novelas. Foi um dos destaques de "Dona de Mim" e foram muitas cenas de grande carga dramática, todas defendidas com maestria pela intérprete. Filipa tem bipolaridade e a abordagem dessa questão foi muito bem feita na novela, o que proporcionou para Claudia grandes momentos.
Finalmente ganhou uma personagem que valoriza seu talento em uma novela. Após muitos papeis pequenos e participações, a atriz roubou a cena na pele da controversa Tânia, que iniciou sua trajetória como uma aparente vilã, mas foi apresentando vulnerabilidades ao longo do enredo que despertaram a empatia e a torcida do público. Merecia ainda mais destaque.
Uma atriz gigante e que honra qualquer papel. Não foi diferente como Tia Celina no remake de "Vale Tudo". Mesmo a personagem não tendo absolutamente nada da original, Malu conseguiu brilhar em cena e mostrou a excelente profissional que sempre foi. Suas cenas com Paolla Oliveira e Debora Bloch era ótimas.
A Solange Duprat do remake de "Vale Tudo" era uma palestrinha que só lacrava o tempo todo, mas a atriz sempre faz do limão uma limonada e brilhou em cena, além de ter demonstrado preocupação em assistir ao produto original e valorizou o trabalho de Lidia Brondi.
Graças ao seu ótimo desempenho, conseguiu evitar que a Leila do remake fosse uma personagem apagada e insignificante. Afinal, ao contrário de 1988, não foi a assassina de Odete, que na adaptação nem morta foi. Mas sua química com Alexandre Nero funcionou e os dois formaram o único casal atrativo da história.
24- Belize Pombal.
Após duas personagens de intensa carga dramática em "Justiça 2" e "Renascer", a atriz ganhou um perfil cômico em "Vale Tudo" e mostrou para o público uma nova faceta. Belize divertiu na pele da conservadora Consuelo e fez uma boa dobradinha com Karine Teles.
Longe das novelas há 7 anos, a atriz voltou em grande estilo com uma personagem que valoriza seu talento. A Kami foi um dos destaques de "Dona de Mim" e era um dos raros alívios cômicos da trama. Mas a personagem também foi a responsável pela maior carga dramática da história quando sofreu um estupro e Giovanna viveu seu melhor momento. Suas cenas foram arrebatadoras e dilacerantes.
Há 9 anos longe das novelas, a atriz vem brilhando na pele da controversa Zulma em "Êta Mundo Melhor!". A personagem começou como vilã, mas aos poucos teve suas fragilidades expostas e a atriz consegue aproveitar bem todas as camadas do papel.
A atriz sempre se destaca em seus trabalhos e faz das coadjuvantes um sucesso. Não é diferente com a Zenaide em "Êta Mundo Melhor!". Evelyn forma uma dupla perfeita com Heloísa Perissé e suas cenas com as crianças também são deliciosas.
Sandra foi uma vilã maravilhosa em "Êta Mundo Bom!", mas está perdida em "Êta Mundo Melhor!", o que é uma pena. Só que Flávia sempre engrandece qualquer cena e adotou um novo tom para a malvada, agora mais agressiva e destemperada.
A atriz está ótima como Lorena Ferette em "Três Graças" e a personagem vem crescendo cada vez mais na novela das nove. A química com Gabriela Medvedovski virou um dos maiores êxitos da trama e sua sintonia com Pedro Novaes e Andreia Horta também é gostosa demais de assistir.
A atriz faz de Juquinha um perfil cativante e sua dupla com Romulo Estrela deu certo logo na primeira aparição. É uma personagem sarcástica e que diverte sem fazer esforço. Ainda tem a química com Alanis Guillen, que faz do casal Loquinha um sucesso.
Que coisa boa ver a atriz com um papel de destaque, após várias participações e papéis menores. Ela merecia essa oportunidade e está sabendo agarrar com unhas e dentes. Viviane é carismática, inteligente e a amiga que todo mundo gostaria de ter. Ainda protagoniza um romance cheio de conflitos com Leonardo e a química com Pedro Novaes é incrível.
Após várias personagens boazinhas e com tintas fortes, a atriz ganhou sua primeira vilã e com uma pegada mais naturalista. É uma delícia vê-la em um tipo tão diferente na carreira e Lucélia ainda promete bons momentos em "Três Graças". É aquela sonsa invejosa que desperta ranço no público.
Aquela atriz que se destaca sempre que aparece. Zenilda tem uma trajetória parecia com a de uma mocinha, mas de classe alta. Oprimida por uma 'amizade' abusiva de Arminda e um casamento aparentemente perfeito com Ferette, a personagem vem acordando aos poucos e com a ajuda da filha. Suas cenas com Grazi Massafera, Murilo Benício e Alanis Guillen são excelentes.
Como é bom ver uma veterana valorizada como merece, principalmente depois daquele papel duplo e vergonhoso em "Família é Tudo". Josefa é uma das melhores personagens de "Três Graças" e a atriz rouba a cena ao lado de Sophie Charlotte e Grazi Massafera. Aliás, o trio funciona bem demais junto e rende impagáveis pérolas.
A veterana estava longe das novelas há 6 anos e voltou encantadora em "Êta Mundo Melhor!", na pele da doce Margarida, a dona da pensão que se descobre uma talentosa autora de novelas. Aliás, a homenagem ao Adamo Angel, nome criado por Walcyr Carrasco para escrever "Xica da Silva", é uma ótima sacada de Mauro Wilson e proporciona para a atriz cenas vestida de homem.
A atriz está incrível como Manuela em "Êta Mundo Melhor!" e reproduz todos os trejeitos da personagem da época de "Êta Mundo Bom!". É importante reforçar isso porque não é raro atores esquecerem de um ou outro trejeito de algum persnagem quando precisa revivê-lo. E a veterana faz uma boa dupla com Jeniffer Nascimento.
A atriz está ótima na pele de Estela, a coadjuvante com mais destaque de "Êta Mundo Melhor!". É uma personagem que exige uma interpretação mais naturalista e Larissa vem brilhando desde o início, principalmente ao lado da pequena Isabelly Carvalho, que vive Anabela, a menina que pensa ser irmã de Estela, mas é a sua filha.
Denise é uma personagem pequena em "Dona de Mim", mas a atriz consegue aproveitar todas as suas aparições para brilhar em cena e fez da governanta da casa da família Boaz um dos acertos da novela das sete.
Que personagem cativante é a Yara. A responsável pela frase símbolo de "Dona de Mim" ('A felicidade sempre encontra um caminho') protagoniza cenas deliciosas com Clara Moneke e Nikolly Fernandes, além de ser o porto seguro da família.
A atriz está ótima na pele da implicante Jussara, que não lembra em nada a carismática Olympia de "Encantados". A atriz merecia um papel de destaque em novelas há muito tempo e finalmente veio em "Dona de Mim".
Melhores Atores Coadjuvantes:
O ator seguiu o que o roteiro de Manuela Dias impôs no remake de "Vale Tudo: um Marco Aurélio humanizado, cômico e com TOC. Ainda que o vilão icônico da obra original tenha sido totalmente descaracterizado, Alexandre mais uma vez roubou a cena, algo que já está mais do que acostumado a fazer em qualquer trabalho.
Uma grata surpresa do remake de "Vale Tudo". É um desafio dos mais difíceis interpretar um personagem paraplégico que sofreu graves sequelas cerebrais. O risco de ficar caricato e artificial era enorme, mas o ator driblou todas as armadilhas e se destacou na reta final da novela.
3- Danton Mello.
"Garota do Momento" teve um elenco repleto de talentos e um deles foi Danton. Raimundo era um típico homem de 1958 com valores conservadores e machistas, mas nem por isso se mostrava uma má pessoa, o que deu verossimilhança em uma novela de época. O ator já tinha brilhado em "Justiça 2" na pele de um sujeito introspectivo e metódico e esteve genial no humor.
4- Cauê Campos.
Basílio foi o personagem mais carismático de "Garota do Momento" e o ator foi o responsável por isso. Cauê viveu pela primeira vez um personagem que não era criança ou adolescente e protagonizou ótimos momentos na novela das seis, tanto ao lado de jovens talentos, como Duda Santos, quanto de veteranos, como Lilia Cabral e Fábio Assunção. Tanto que o picareta começou como vilão e teve um arco de redenção ótimo.
5- Edu Sterblitch.
O ator foi um dos maiores destaques de "Garota do Momento" e ainda protagonizou várias outras atrações em comemoração aos 60 anos de Globo. Graças ao Alfredo Honório, um apresentador famoso que tinha um programa de sucesso na televisão. O personagem caiu como uma luva para Edu.
6- Caio Manhente.
O ator encantou o público na pele do tímido Edu em "Garota do Momento". Embora o personagem tenha apresentado com os pais um conflito idêntico ao de Rafa, personagem que interpretou em "Vai na Fé", Caio conseguiu diferenciá-lo em cena e protagonizou bonitas cenas ao lado de Debora Ozório. O casal formado por Edu e Celeste foi um sucesso nas redes sociais. Aliás, êxito parecido com o par formado por Rafa e Kate (Clara Moneke) na já citada "Vai na Fé"
7- Rodrigo Fagundes.
Gigi foi um poço de carisma e o ator esteve totalmente à vontade em "Volta por Cima". Suas cenas sempre divertiram e transbordaram sarcasmo. Rodrigo esteve tão bem que iluminou todas as suas parceiras. Drica Moraes, Betty Faria e Isadora Cruz foram algumas delas.
8- Ailton Graça.
O ator esteve muito bem na pele de Edson, o dono da Viação Formosa, que servia como pano de fundo para o enredo de "Volta por Cima". Um tipo menos caricato e que protagonizou bons momentos ao lado de Fabrício Boliveira, Viviane Araújo e Valdineia Soriano.
9- Fábio Lago.
O ator esteve visceral na primeira fase de "Renascer", onde interpretou o aterrorizante Venâncio. Suas cenas com Duda Santos e Belize Pombal era irretocáveis. Que show! Fábio também esteve ótimo em "Justiça 2", no Globoplay, e brilhou na pele do divertido Sebastian em "Volta por Cima".
10- João Vitor Silva.
Após seu ótimo trabalho em "Verdades Secretas", o ator ganhou papéis bem pequenos em produções posteriores. Em "Garota do Momento", João voltou a ter um personagem de mais destaque e brilhou na pele do invejoso Ronaldo, filho do meio que não suportava o mimo que o mais velho, Beto (Pedro Novaes), recebia e teve um belo arco de amadurecimento.
O ator tem um papel pequeno em "Dona de Mim", mas consegue se destacar com as aparições do querido Seu Manuel, dono da padaria do bairro e ponto de encontro de vários personagens.
O ator brilhou na série "Tremembé" e ganhou um papel cheio de possibilidades em "Dona de Mim". Danilo teve uma trajetórias cheia de erros e Felipe convenceu em todos eles, até chegar o momento de sua redenção na reta final da novela.
Ernesto era um vilão repugnante em "Êta Mundo Bom!" e segue um canalha em "Êta Mundo Melhor!". O ator, aliás, vem ganhando um vilão atrás do outro nos últimos anos, mas consegue se sair bem em todos, os diferenciando bem.
Professor Asdrúbal é um sujeito galinha, mas de bom coração e cumpre bem a função de substituir Pancrácio (Marco Nanini), parceiro de Candinho em "Êta Mundo Bom!". Suas cenas com Sérgio Guizé são boas e o ator está bem em cena.
Que prazer vê-lo tão bem em cena, aos 95 anos. O ator engrandece qualquer sequência em "Êta Mundo Melhor!" na pele do sério Lúcio, dono da Rádio Paraíso.
O ator fez de Cheiroso o personagem mais cativante de "Guerreiros do Sol". Após vários vilões, Rodrigo ganhou um personagem íntegro e bondoso para chamar de seu a aproveitou a oportunidade para mostrar uma nova faceta na novela do Globoplay e brilhou. Agora, o intérprete volta a viver um sujeito sem caráter, o Macedo, capanga de Ferette em "Três Graças".
O ator se destacou na pele do violento bicheiro Búfalo em "Os Donos do Jogo", série da Netflix, e agora está ótimo na pele de Bagdá, em "Três Graças", o chefe do tráfico da favela da Chacrinha. Dois personagens que Xamã soube diferenciar com precisão.
Revelações Femininas:
Uma grata surpresa da série "Vermelho Sangue", onde estreou já na pele da protagonista da série do Globoplay. Já no remake de "Vale Tudo" ganhou a Gilda, um papel bem menor, mas que também interpretou com talento.
2- Pri Helena.
A atriz esteve ótima em "Ainda Estou Aqui", o filme nacional de maior sucesso de 2024, e se mostrou uma boa revelação em "Volta por Cima". Carla era capanga de Violeta, um tipo ambíguo e muito atrativo dramaticamente. Suas cenas com Iara Jamra, Isabel Teixeira, Fabrício Boliveira, Amaury Lorenzo e Vitor Sampaio eram ótimas.
A atriz se destacou com um papel terciário na série "Justiça 2" e ganhou mais uma oportunidade no remake de "Vale Tudo". É uma profissional de grande talento e merece oportunidades maiores daqui para frente.
Pam é uma personagem querida em "Dona de Mim" e a atriz a defendeu com talento desde o início. Merecia um destaque maior e conflitos próprios para brilhar ainda mais na novela das sete.
A atriz já tinha esbanjado talento na pele da protagonista de "Vicky e a Musa", série do Globoplay, e mais uma vez mostrou competência em "Dona de Mim" na pele da rapper Dandara, irmã do mocinho da novela.
Sthefany é irmã da protagonista em "Dona de Mim" e merecia um destaque bem maior. Isso porque Nikolly brilhou desde o início e já mostrou a que veio em sua primeira novela. As cenas da personagem sofrendo de Burnout foram ótimas
Petúnia começou bem pequena em "Guerreiros do Sol, mas a personagem foi crescendo cada vez mais na novela do Globoplay e a atriz honrou todas as suas difíceis cenas, que exigiram muita dramaticidade, principalmente na reta final. Larissa provou que está mais do que pronta para voos maiores.
A atriz estourou logo no começo de "Três Graças" por conta de seu carisma e talento, além de seus divertidos vídeos dos bastidores da novela. Kellen é aquela amiga para todas as horas e cativou o público sem fazer esforço. Luiza está bem demais na novela e protagoniza ótimas cenas com Alana Cabral e Enrique Dias.
Revelações Masculinas:
2- Pedro Goifman.
Que grata surpresa de "Garota do Momento". Guto era gay e não sabia como lidar com a sua condição, ainda mais em 1958, ano em que a trama era ambientada. Suas cenas foram muito bonitas e Pedro protagonizou delicados momentos ao lado de Klara Castanho, Caio Manhente e Maria Flor. Uma pena que o personagem tenha perdido força ao longo da novela.
Jeff é um personagem carismático e ganhou um intérprete talentoso. A trajetória merecia um destaque maior, até por conta do bonito casal formado com Sthepany na reta final de "Dona de Mim". Vale destacar também a sequência em que o rapaz levou uma bala perdida durante um confronto na comunidade.
Uma das melhores surpresas de "Dona de Mim". Peter utiliza o sarcasmo como principal defesa e todas as cenas em que inventava algum acidente grave para justificar sua condição eram hilárias. O personagem merecia ainda mais destaque e suas cenas com Ernani Moraes, Flora Camolese e Felipe Simas são sempre boas.
Lucas é o personagem mais irritante de "Dona de Mim". Foi o responsável em colocar Ryan 'refém' de chantagem do tráfico, sempre posou de vítima mesmo não sendo, atacou Marlon de todas as formas, enfim... Mas Pedro o defendeu com talento e teve um bom destaque na novela das sete.
O ator foi uma boa surpresa de "Guerreiros do Sol" e foi ganhando cada vez mais destaque na pele do padre Bida. Brilhou ainda mais quando o personagem se envolveu com Valiana e largou a batina por amor. O ator teve uma ótima química com Nathalia Dill.
Atrizes Mirins:
É a maior revelação mirim do ano. A atriz ilumina a tela em "Dona de Mim" e a câmera gosta dela. Nasceu para isso. É impressionante a sua desenvoltura em cena, sua facilidade em dizer o texto com todas as emoções que ele pede e como contracena com veteranos de peso com total segurança. Suas cenas com Clara Moneke, Suely Franco, Juan Paiva e tantos outros são deliciosas. Sofia tinha que ser da Elis.
A atriz se mostra segura em cena, o que não é fácil com uma personagem que sofre de um problema grave de audição em "Êta Mundo Melhor!". Isabelly ainda protagoniza boas sequência ao lado de Larissa Manoela e Rainer Cadete.
Felícia é um poço de carisma e a atriz se sai muito bem em cena. Não por acaso, a personagem teve seu destaque aumentado ao longo de "Êta Mundo Melhor!" e com mérito.
Jasmin é uma simpatia e a atriz sempre encanta quando aparece em "Êta Mundo Melhor!". Suas cenas com as demais crianças sempre funcionam pela boa sintonia de todos.
Denguinho é uma graça e a pequena atriz se destaca quando surge com seus colegas em "Êta Mundo Melhor!". É bem mais difícil ganhar bons momentos quando todas as suas cenas são junto com as demais crianças, mas ela consegue.
Sarita apareceu pouco no remake de "Vale Tudo", mas a atriz fez boas cenas com Alexandre Nero, Maeve Jinkings e Lorena Silva. A tímida menina teve bons momentos na trama das nove.
Atores Mirins:
É um poço de carisma e o emprestou ao sapeca Dedé em "Dona de Mim". O personagem protagoniza cenas deliciosas na novela das sete e sua dupla com Elis Cabral funcionou desde o começo. Ele ainda tem uma sintonia visível com L7nnon e Giovanna Lancellotti. Aliás, algumas das melhores cenas cômicas da trama foram de Lorenzo com Giovanna.
O eterno Chico Bento tem uma desenvoltura invejável diante das câmeras e não foi diferente como o Picolé em "Êta Mundo Melhor!". O personagem é um querido e suas cenas com Sérgio Guizé e os demais do elenco são gostosas demais de acompanhar.
O menino ganhou uma responsabilidade e tanto em "Êta Mundo Melhor!", afinal, interpreta o filho do protagonista. Mas Davi está seguro em cena e protagonizou um lindo momento quando Samir descobriu que Candinho era o pai que tanto procurava na novela das seis.
Simbá, a criança vilã de "Êta Mundo Melhor!", é um dos destaques do elenco infantil e graças ao talento de Arthur, que convence em cena e também expõe muito bem os momentos de vulnerabilidades do menino, que no fundo é apenas uma criança carente de atenção.
Após ter se destacado em "Travessia", o ator agora repete o bom desempenho na pele do simpático Aladin, uma das crianças do orfanato de Zulma em "Êta Mundo Melhor!". Suas cenas com Heloísa Perissé e Evelyn Castro são muito boas, assim como sua parceria com Isabelly Carvalho.
Bruno teve sua importância diminuída no remake de "Vale Tudo", o que foi uma pena, porque o ator se mostrou seguro em cena e merecia mais. Suas cenas eram defendidas com talento ao lado de Carolina Dieckmmann, Renato Góes, Luis Melo e Edvana Carvalho.
Foram 112 atores que tiveram um merecido destaque na teledramaturgia em 2025. Que em 2026 esse número se mantenha ou cresça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário