sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Reprise de "Por Amor" no Viva prova que a sociedade evoluiu em 20 anos

O machismo é um mal que nunca será extinto, ainda mais em uma sociedade marcada por tantos anos pela patriarcalidade como a brasileira. Entretanto, é inegável que houve (e vem havendo) uma evolução. Hoje em dia, situações comuns no passado não são mais vistas com normalidade e há veículos de sobra para expor indignação. Em alguns casos, há um certo exagero em se tratando da ficção, por exemplo. Se exige demais para um produção ficcional. Mas, é preciso ressaltar que também são feitas críticas pertinentes. Tanto que muita coisa mudou. E a reprise de "Por Amor" no Viva é a maior prova de como o machismo era visto como algo natural e aceitável.


O clássico de Manoel Carlos, um de seus maiores e mais aclamados sucessos de 1997 ---- cuja estreia completou 20 anos em outubro ----, vem sendo reexibido pela segunda vez no canal a cabo, repetindo o êxito nos números de audiência. É um folhetim maravilhoso que o público não cansa de ver. O dramalhão criado pelo talentoso escritor prima pelo visível conjunto de qualidades. Contudo, atualmente, tem sido possível observar todo o contexto absurdo que cercou Marcelo (Fábio Assunção), o filho queridinho da inesquecível vilã Branca Letícia de Barros Motta (Susana Vieira).

O personagem é considerado o 'galã' da história, sendo disputado constantemente por duas mulheres: Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e Laura (Vivianne Pasmanter). Porém, todas as suas atitudes são dignas de um vilão de folhetim e na época não houve qualquer estranhamento. Arrogante, mimado e agressivo, o rapaz nunca respeitou ninguém e jamais aceitou ter suas vontades contrariadas.
Mesmo namorando Eduarda, não fazia questão de afastar a ex e sempre destratou os irmãos, Leonardo (Murilo Benício) e Milena (Carolina Ferraz). Também nunca foi simpático com a sogra, fazendo questão de se mostrar superior.

No dia de seu casamento, não demonstrou incômodo em ver a esposa destratar Orestes (Paulo José) e ainda orientou os seguranças a darem uma surra no sogro, que estava embriagado. Meses depois, se indignou com o fato de Helena ter engravidado junto com a Eduarda, afirmando que a mãe estava querendo disputar com a filha a atenção de todos. Em virtude dessas grosserias com a sogra, comprou briga com Atílio (Antônio Fagundes), travando inúmeras discussões acaloradas com o marido da sogra, que também trabalhava na sua empresa. Após o nascimento do 'filho' (resultado da emblemática troca dos bebês), o personagem ainda proibiu que Helena amamentasse o bebê, alegando que estava invadindo a sua privacidade com a esposa.

Para piorar, Marcelo ainda protagonizava brigas tensas com Maria Eduarda, chegando até a agredi-la fisicamente. Tapas e empurrões eram comuns nos embates. Aliás, as agressões também atingiam Laura. Ele chegou a empurrá-la na piscina, tentando afogá-la, após ter descoberto uma armação da ex para acabar com seu casamento. Ainda chegou a ameaçá-la com uma espátula afiada durante uma discussão no escritório da empresa. E o mais inacreditável de tudo isso nem era a insistência das duas em disputá-lo e, sim, o não estranhamento do público diante de tais situações. Maneco continuou tratando o rapaz como uma espécie de 'galã' e o telespectador achava natural.

Na época, inclusive, nos primórdios da internet comercial no Brasil, aconteceu a primeira campanha contra uma personagem de televisão. Os internautas, revoltados com o comportamento mimado de Eduarda, criaram um site em que as pessoas podiam manifestar seu ódio e enviar mensagens pedindo a morte da filha de Helena (Regina Duarte). Ela, realmente, era insuportável no início do enredo, maltratando o pai alcoólatra, sendo grossa com a mãe e sentindo um ciúme doentio por Marcelo. No entanto, ele era e sempre foi infinitamente pior. Isso porque Maria Eduarda amadureceu com o tempo e o seu marido só regrediu. Mas, contra ele não houve campanha alguma.

Atualmente, Marcelo seria visto como um vilão, ao lado de Branca, a megera desse sucesso de Maneco. A sua felicidade ao lado de Maria Eduarda seria simplesmente impensável e esse desfecho com certeza seria mudado diante da reação do telespectador. A bela e antológica cena gravada no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro ----- com Marcelinho passeando com seus dois pais e suas duas mães -----, seria com Helena, Atílio, Maria Eduarda e César (Marcelo Serrado), o médico apaixonado pela filha da protagonista. É até absurdo lembrar daquele fim e constatar que um sujeito agressivo, desrespeitoso, machista, arrogante e voluntarioso teve um final feliz.

Em nível de comparação, há "O Outro Lado do Paraíso", atual novela das nove da Globo, com Gael (Sérgio Guizé) se mostrando um sujeito agressivo e que agrediu Clara (Bianca Bin), sua então esposa, diversas vezes. O público odeia o personagem com total razão. Mas, se fosse exibida em 1997, por exemplo, talvez o rapaz da trama de Walcyr Carrasco nem seria detestado. Era mais fácil a mocinha ser considerada uma chata que dava motivos para o marido agredi-la.

Pelo menos, a reprise da novela no Canal Viva vem mostrando que a sociedade evoluiu em 20 anos, nem que seja apenas um pouco. Só em provocar tamanha indignação e perplexidade com a condução de Marcelo em "Por Amor", já fica claro que o machismo (que ainda está impregnado e dificilmente será totalmente aniquilado) teve uma ligeira queda. O comportamento do público que vê novela sempre será o melhor 'termômetro' para analisar a forma como a população encara determinada questão e isso é muito bom.


34 comentários:

Bruna disse...

Que texto bem escrito! E como boa comparação com o passado. É mesmo assustador ver que esse Marcelo era considerado galã na época! Lembro também o caso do sujeito que era racista e não queria ter filho com a mulher negra. No final também ficaram felizes. Como assim?

Anônimo disse...

Um de seus melhores textos!

Anônimo disse...

Só faltou fazer justiça a Eduarda que como você mesmo mencionou amadureceu bastante e se você assistir você nota uma mulher empoderada que não aceita o machismo do Marcelo

Anônimo disse...

Oi Sergio. Sempre leio seus textos, porem, é a primeira vez que comento. Acompanho a novela no viva e, de fato, a Eduarda merece ia outro final. Acho até que deveria ficar sozinha. Ir atrás da sua independência. A Laura deveria claramente ter sido internanda e o Marcelo deveria ter terminado infeliz.É um embuste. Não sei como o Maneco desenvolveu alguns enredos. É surreal.

Fernanda disse...

Esse cara tentou matar a Laura duas vezes e o pessoal nem aí.A errada era a Eduarda sempre. E a colega acima falou bem do do casal com o Paulo César Grande interpretando o racista que no final ficou com a negra e ela o perdoou.No final das contas essa novela nem foi lá essas coisas...Laços de Familia bem melhor.

Anônimo disse...

Que os saudosos me perdoem mas o Maneco é um dos autores mais machistas que existem. Não sinto falta de suas novelas.

Denise disse...

Comentário perfeito!Lembro que as pessoas odiavam a Maria Eduarda e eram condescendentes com a estupidez de Marcelo.

cronica livre disse...

Sempre leio seus sextos e esta é primeira vez que comento sobre qualquer assunto. Eu sou suspeito pra falar de "Por Amor" por ser totalmente apaixonado pela obra de Manoel Carlos. É sem dúvida a novela da minha vida. Eu como cronista e apaixonado pelos ser humano e seus desdobramentos de personalidade sinto falta de textos como o de Manoel Carlos na TV. A competente e inspirada Lícia Manzo aparece como um "oásis" no deserto. Mas, falando do seu texto em questão eu concordo em gênero, número e grau. Estou assistindo essa novela pela quarta vez e nunca enxerguei a personagem de Fábio Assunção com bons olhos. Ele fica naquela linha de personagens ambíguos do folhetim. Além dele cito o Atílio que é mais uma peça sonsa e machista dessa história, zanzando atrás das mulheres sem demonstrar amor nem a Helena e com menos de um dia de separação dando trelas à Flávia. E várias outras personagens femininas são totalmente machistas e externam o pensamento da nossa sociedade patriarcal. Somente Maria Eduarda, que era mimada e vem se mostrando a frente do seu tempo questionou o padrasto e o marido não colocando a culpa somente em Laura e Flávia. E a sociedade encarava tanto Marcelo como Atílio como heróis, galãs. Felizmente, estamos mais evoluídos.

Gostaria de uma sugestão, você podia tanto escrever um texto sobre essa vilã incrível que foi a Branca, aliás não encaro a personagem de Suzana como a grande vilã. Helena também foi vilã e mocinha. Trocar bebês numa maternidade é tão cruel quanto colocar drogas na bolsa de inocente para incriminá-lo, visto que ela só pensou nela e na filha e em nenhum momento no marido. E as duas justificam seus crimes da mesma forma, dizendo que foi Por Amor. Essa novela é genial. Já quero saber quando sera a quinta exibição.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu sempre gostei da Maria Eduarda na novela Por Amor. É um dos melhores trabalhos da Gabriela Duarte. E vou além: ela poderia ter ficado com o médico Cesar ao invés do Marcelo..... Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Malu disse...

Amei! Tbm fico indignada pq sempre ouvi falar que a Eduarda era insuportável e blablablá mas eu até que gosto dela, consigo ver evolução, como vc bem citou. Já o Marcelo é realmente indefensável, atitudes de vilão mesmo. Perfeitas suas colocações. Mas é interessante como Maneco tem dificuldade mesmo nesse sentido, visto que outros exemplos como Pedro de Laços de Família, César de Mulheres Apaixonadas, e vários outros personagens masculinos dele são super problemáticos (quando lembro que o Pedro terminou com a Íris e ainda a engravidou...). Aliás é um machismo tbm muito presente nos diálogos. Esses dias a mãe da Sandrinha tava brigando com a filha só pq a menina jogou futebol na escola. Enfim, é inegável o imenso talento do Manoel Carlos e eu mesma sou fã, mas é bom ver que esses tipos não são mais engolidos, até mesmo o simpático Zeca da Força do Querer não foi aliviado. Adoro, novelas não podem passar essa mensagem, de que é normal homens serem assim. De fato, já se sentiu a mudança com a rejeição à Gael e ao próprio Marcelo agora na reprise, mas ainda teve gente pra dizer que era culpa da Clara por ser tão besta. Ou seja, ainda precisamos evoluir. Espero que Gael tenha seu merecido castigo e que NÃO termine com Clara no final.

Leitora disse...

Olá Sérgio! Eu estou reescrevendo esse comentário porque ontem deu um erro aqui e eu perdi ele. Marcelo nunca foi um personagem que me atraiu romanticamente, eu gostava mesmo do Nando e do Léo. Mas vamos fazer uma analise da situação pra entender o porque das coisas. (Já aviso que esse comentário será grande)
1° Certa vez eu ouvi uma história que eu não sei se é verdade ou não, mas não deixa de fazer sentido do ponto de vista psicológico. A história dizia o seguinte que Adriana Esteves foi odiada pelo publico quando fez uma determinada novela pelo simples fato de fazer par romântico com Antonio Fagundes que na época era o sonho de consumo da mulherada, isso considerando que nesse tempo 90% do publico da telenovela era feminino e aí eu me pergunto será que em 1997 a Mª Eduarda (Gabriela Duarte) não era odiada por ser o par romântico do Fabio Assunção que era crushe nacional? Eu sei que é sem sentido, mas esse fato seria algo inconsciente em um tempo em que se misturava muito ficção com realidade em que se confundia ator com personagem.
2° Ok, mas o Marcelo era um canalha e etc, etc. Sim ele era, aliás o criatura detestável. No entanto o personagem era interpretado por um dos galãs da época. Você sabia que criminosos bonitos tem mais chances de serem absolvidos? Bem... Talvez o Marcelo fosse perdoado pelo publico por ser bonito. Isso de forma inconsciente, é claro.
3° Certo, mas e os homens (héteros) que viam a novela por qual motivo eles iriam gostar do Marcelo? Huumm... Vamos analisar aqui. Marcelo era bonito, rico, bem sucedido, disputado por duas mulheres (Uma boa porcentagem de homens tem essa fantasia) Por mais babaca que ele fosse elas continuavam ali idolatrando ele. Você já deve ter ouvido aquela expressão de quanto mais alguém pisa mais o outro gama. (Infelizmente tem gente que acredita nessa lenda. Não é porque gosta é porque o outro se torna um desafio. Marcelo era um desafio pra Laura e Eduarda. As pessoas gostam de desafios, elas gostam de se provar capazes, principalmente quando tem mais gente no jogo, como era o caso. Não era amor. Era competição e isso fica claro quando vemos o perfil de ambas. De um lado Laura uma mulher sem limites, do outro a Eduarda que não aceitava um não.) E não podemos esquecer que ele era mimado, o filhinho da mamãe. Um sonho não?
4° Laura: Laura era aquela mulher louca obsessiva que não dava sossego, mulheres tem pavor desse tipo elas acham que a dita cuja vai roubar seus maridos, destruir suas famílias. Laura era a representação da outra (eu sei que o cara também tem culpa no cartório, mas muitas preferem fechar os olhos pra esse detalhe por n razões.) Agora os homens, Laura é o tipo de mulher que os caras tem panico, eles podem até ficar com ela, mas sempre vão dar um jeito de se livrarem. (Me perdoa se isso ofende alguém essa não é minha intenção eu apenas estou analisando os fatos por outro angulo.) Por isso que quando Marcelo tenta mata-la as pessoas não se chocam, afinal de contas ela era a personificação do pavor de uns e do pânico de outros.
5° Mª Eduarda. Lá atrás eu falei que ela podia ser odiada por ser par romântico do galã, mas agora vamos fazer uma analise do perfil dela. Chata, mimada, egoísta, destratava o pai e etc, etc... Todo mundo já cruzou com uma Mª Eduarda na vida. Seja na escola, na família, no trabalho e etc e é o tipo de gente que causa raiva nas pessoas. É muito mais fácil você topar com uma Mª Eduarda do que com uma Branca, daí o ódio que tinham dela, provavelmente muitos viam a novela e enxergavam nela alguém conhecido. Nossa! Mas ela mudou, evoluiu e tal. Eu sei, mas na maioria dos casos quando o santo não bate... Aliás eu confesso que quando eu vi a novela eu não entendia a razão de todo esse ódio por mais chatinha que ela fosse, não fazia sentido pra mim visto que tinha outros personagens mil vezes piores. (O próprio Marcelo) Hoje eu entendo porque.
Continua...

Leitora disse...

6° Porque as pessoas justificavam, perdoavam, ignoravam as atitudes do Marcelo? Será que era apenas "machismo"? (Vamos falar sobre machismo, já, já) Eu disse lá atrás que isso podia acontecer porque ele era um cara bonito e tal e sim também, mas falaram que as atitudes dele eram atitudes de vilão, mas no meu ponto de vista ele seria o anti-vilão. Ué? O Anti-vilão não é o mocinho, o herói? Não! Primeiro precisamos saber quem é o vilão. De uma forma simples o vilão. (vilão raiz) É aquele cara que tá errado, sabe que tá errado, sabe que o erro dele vai prejudicar muita gente e não tá nem aí. Já o anti-vilão é aquele da máxima: Os fins justificam os meios. É o sujeito que erra tentando acertar. Ele pode até saber que sua atitude foi equivocada, mas na cabeça dele ele tem uma razão justa pra fazer aquilo. Anti-vilões são aqueles ditadores que querem destruir a raça x em prol da raça y e justificam isso dizendo que é para o "bem maior". Mas onde o Marcelo se encaixava nisso? Já reparou que agressores de mulheres (Vou pegar o exemplo de agressores de mulheres porque é o que se encaixa na questão, mas a gente sabe que mau caratismo não tem sexo. Eu mesma conheci uma mulher que apanhava da companheira e outra que era violenta com o companheiro.) sempre justificam suas agressões com coisas do tipo: "Eu estava corrigindo ela." O que aconteceu nesse instante? Sem querer a gente se pergunta: "Mas o que ela fez de errado?" Isso é uma tática pra desviar a atenção da violência e do agressor e transferi-la para a vitima e infelizmente em muitos casos funciona. É quando ouvimos o famoso "mereceu" Quando uma pessoa apanha, seja homem ou mulher a gente sempre se pergunta: "O que ela fez pra apanhar?" Como se aquilo tivesse justificativa. Na cabeça das pessoas ninguém apanha de graça (Mas eu que já vi isso de perto digo: Apanha sim) Mesmo que a pessoa tenha cometido um erro não justifica o outro cometer um erro maior ainda. Logo na cabeça do Marcelo ele sempre tinha razão, igual o Gael. O Gael acha que tá fazendo certo em bater na Clara. E aí se a gente for ver o comportamento tanto da Laura quanto da Eduarda podemos encontrar varias "justificativas" pra ele ser violento. "Mas também ela é uma chata." "Poxa! Ela provoca." A mesma coisa acontece quando as pessoas dizem: "A Clara é besta." Logo na concepção de alguns por ser "besta" ela merece levar umas porradas.

Leitora disse...

7° Machismo. De uns tempos pra cá a palavra machismo tem sido muito utilizada. O problema é que eu não sei se eu estou louca, mas parece que tudo tá virando machismo. E é aí que mora o perigo. Machismo vem de macho, macho está relacionado ao sexo masculino. O que é natural para o homem. Biologicamente falando a gente aprende lá na aula de ciências, biologia que homens e mulheres são diferentes. Certa vez eu vi uma explicação sobre o cérebro masculino e feminino que dizia mais ou menos o seguinte: A cabeça do homem são caixas. A caixa do futebol, a caixa do trabalho, a caixa da esposa, dos filhos, etc, etc, Por isso quando falamos com um homem temos que ser o mais clara e objetiva possível, porque dependendo do assunto ele vai abrir tal caixa eis aí também a razão porque geralmente os homens não conseguem fazer duas, três coisas ao mesmo tempo. Já a nossa cabecinha feminina é um emaranhado de fios interligados o que nos permite fazer varias coisas ao mesmo tempo. (Lembrando que sim existem as exceções) Então na minha concepção um homem que agride uma mulher ele não é machista ele é um cri-mi-no-so. Agredir uma mulher não é um ato machista, é um ato co-var-de e macho de verdade não é covarde. Macho de verdade defende a mulher, os filhos, a família, o lar... O cara que faz o oposto disso não pode ser chamado de macho, não pode ser chamado de homem. Algumas explicações por aí dizem que ser machista é acreditar que o homem é superior a mulher, mas se formos ver por essa lógica então do outro lado as mulheres seriam superiores aos homens? Eu já vi muito homem achar que era melhor, que tinha mais direitos apenas por ser homem, assim como vi muitas mulheres na mesma situação apenas por serem mulheres, mas de acordo com a constituição todos são iguais perante a lei. Se achar superior ao outro seja por qual motivo for não tem nada haver com machismo ou sei-lá o que tem haver com babaquice mesmo.
8° Hoje em dia pra muitas pessoas o homem pagar a conta no restaurante é machista. (Segundo essas pessoas o cara esta querendo dominar a mulher com o dinheiro.) E pra essas mesmas pessoas o homem que bate na mulher é machista. Percebe? Existe um abismo muito grande entre uma coisa e outra, as vezes o cara que paga a conta no restaurante não está tentando te dominar, te comprar às vezes ele quer apenas ser gentil com alguém que ele considera especial. Agora se o cara pagar a conta pra te dominar então ele é um imbecil. (E você escolhe se quer isso pra você ou não) Já o cara que agride volto a repetir é cri-mi-no-so. E lugar de criminoso todo mundo sabe aonde é.
9º Eu falei que homens e mulheres são diferentes, mas homens e homens também são diferentes, mulheres e mulheres idem. De modo geral os homens tem suas peculiaridades, assim como as mulheres, porem quando um homem comete um erro eu não posso condenar todos os outros homens. O mundo ele não tem apenas Marcelos, Gaéis, Zecas ele tem homens de todos os tipos. Se formos colocar todos no mesmo saco, sabe o que vai acontecer? O erro vai continuar existindo, afinal de contas se tá todo mundo no mesmo saco tá todo mundo errado e se tá todo mundo errado, pra quê corrigir? Pra quê mudar?
10° Ufa! Sérgio eu quero pedir desculpas, não por ter escrevido tanto, mas caso os meus comentários sejam vistos de forma negativa ou ofensiva, mas essa é apenas a minha opinião, a minha visão dos fatos e pra mim de acordo com a minha perspectiva isso é o certo. Outra pessoa pode discordar e ver as coisas de forma diferente e pra mim é ok. Afinal cada um vê o mundo à sua maneira.

Lulu on the sky disse...

Sérgio,
A Maria Eduarda era insuportável. Isso não dava o direito do Marcelo agredi-la sabe? Na verdade, eu torcia para que ela ficasse com o dr. César(Marcelo Serrado) que realmente a amava. Fico feliz que a sociedade tenha evoluído um pouco com relação ao Machismo.
big beijos
http://www.luluonthesky.com

Débora disse...

Ficou de fato excelente seu texto. Marcelo era um covarde, também shippei muito Eduarda com César e o Maneco não escreveu sequer um beijo entre eles rs.
Marcelo tinha que ter ficado fazendo companhia para a Branca e de preferencia na miséria, sem martini rs.

Boa sua comparação com o Gael. Posso dar outro exemplo de machismo, na mesma novela?

Concordo quando citaram o Atílio, disputado por várias mulheres, traindo todas e aplaudido, hoje isso é considerado um absurdo. Atílio hoje, se fosse dessa maneira seria rejeitado. Tem também o Nestor, moralista dentro de casa e com duas famílias! Sempre proibiu a filha de tudo, por ele, escolheria até as roupas para a menina usar no entanto tinha uma amante. E o pior não foi isso... Foi a Sirléia se apegar ao outro filho dele e praticamente aceitar que o ex frequentasse numa boa sua casa, mesmo estando com o Pedro. De fato nessa novela, sem querer julgar ninguém, mas o Maneco criou muitas "Amélias." Se a novela passasse hoje teria que ser totalmente reformulada ou então, apesar da boa história de sacrifício materno seria tão ou mais rejeitada que Babilônia.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Bruna!

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Exato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Seja bem vindo, anonimo. E comente mais vezes. Obrigado.

Sérgio Santos disse...

Boa lembrança da trama do Paulo César Grande, Fernanda. Tb foi um absurdo aquele final.

Sérgio Santos disse...

Ele tem um quê de machista msm, anonimo. Nem que seja involuntário.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Denise.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, João. E comente mais vezes. Fico honrado em tê-lo como leitor. Como a reprise já está acabando, não sei se dará pra falar da Branca. Mas era ela uma vilã mesmo. Vilã maravilhosa e inesquecível. Mas eu confesso que a re-reprise só me fez confirmar minha predileção por Laços de Familia msm. Achei bem melhor no conjunto. Por Amor teve muita barriga. E ótima observação sobre Atilio. Abração!

Sérgio Santos disse...

É o melhor trabalho dela, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Malu??????

Sérgio Santos disse...

Leitora,não peça desculpas. Não foi ofensiva e escreva o quanto quiser sempre. O espaço é pra isso. E vc fez vários comentários interessantes e foi um prazer lê-los. Quando me referi ao machismo ,quis dizer machismo do público. O Marcelo era machista pela forma como agia, mas não era só isso. Como mencionei,era agressivo, mimado, babaca, enfim... O machismo está na reação de normalidade do público na época em não se espantar com tamanhos abusos e achar Eduarda um horror. Era pra ser o contrário. E adorei ler todos esses seus tópicos. Bjão!!!

Sérgio Santos disse...

Eu tb torcia, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Débora. E que outros ótimos exemplos vc citou na novela. É verdade. A outra leitora ainda citou o caso do racismo que o cara ainda terminou com ela, feliz...Realmente eram em todos os núcleos...Falei só do central pq era o mais gritante. Ótimo comentário. Bjssss

Lucas disse...

Sinceramente, se falava tanto que essa era a melhor do Maneco. Eu tô assistindo pela primeira vez e continuo Preferindo Mulheres Apaixonadas. Tanto essa e Laços de família tiram barrigas insuportáveis e não tantos personagens cativantes assim (tirando os principais). Já em mulheres apaixonadas, era uma galeria de bons personagens. Pra mim a melhor dele.

Thiciane Diniz disse...

Amantes da TV - Mulheres Apaixonadas pra mim, é a maior obra prima do Maneco! Que novela MARAVILHOSA! Mulheres Apaixonadas e Laços de Família são as melhores dele pra mim. E sim, concordo que os tempos mudaram. E embora a internet assuste em alguns aspectos, devido ao extremismo em alguns aspectos das redes sociais, em outras, ajudou a mostrar a maturidade e a evolução das pessoas em certos aspectos da nossa sociedade, como a cultura machista, que não deve jamais deve ser tolerada. E é muito bom ver essa evolução na mente das pessoas, ainda que se precise evoluir muito mais, com certeza. Hoje, com certeza, o comportamento que o Marcelo teve ao longo da novela jamais passaria batido (mesmo que ele tenha tido uma espécie de redenção ao longo da trama). E sobre a Eduarda, acho que 99% do público odiava ela sim no início, mas ao longo da trama ela foi amadurecendo, o que aliviou a personagem que era tida como antipática, mimada e infantil. haha. E para os que acham o texto do Maneco machista, é bom que vejam os dois lados da moeda. Maneco é um defensor da alma feminina e o texto dele é geralmente 100% com alma feminina. Ele aliás, sempre disse isso em suas entrevistas. Tem vários trechos em suas novelas que ele fala isso através das personagens femininas. O texto machista muitas vezes era justamente para ser criticado e não enaltecido. E embora Branca (vivida pela ótima Suzana Vieira), várias vezes tenha tido texto machista ao longo da novela, ela também soltava as ótimas: "O mundo é das mulheres". "As mulheres comandam", etc. E que bom que a evolução continua. Podemos ver que Gael já é 100% odiado pelo público e isso mostra a evolução! Homem que bate em mulher merece pagar!

Sérgio Santos disse...

Eu acho excelente, Amantes da Tv, mas tb não acho a melhor dele nunca. Prefiro Laços pq Mulheres foi espetacular tb, mas a Helena da Torloni foi mt ruim.

Sérgio Santos disse...

Excelente comentário, Thiciane!

Diego disse...

Acredito que o fato da Regina Duarte e Gabriela Duarte serem mãe e filha na vida real, fez com que a audiência e popularidade da novela aumentassem. Porque na sociedade, mães e filhas que assistiam a novela, sempre comentavam: "Ah, elas são mãe e filha na vida real", então isso gerava assunto. Era motivo para falarem da novela na vizinhança, família, trabalho, faculdade entre outros. Acredito que isso deixava a trama mais verdadeira.

O que estranhei na novela, foi que mesmo com a chatice e antipatia da Eduarda, ela não tenha levado nenhum tapa da mãe

Quando assisto a novela, é como se eu voltasse no tempo, me sinto em 1997.

Jen disse...

Você disse que o Marcelo regrediu mas você se enganou COMPLETAMENTE; ELE MELHOROU 100% assim como a própria Eduarda, mudou da água pro vinho...acho que você só viu a novela até a metade hein?