sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Volta triunfal de Clara promove cenas emocionantes e arrepiantes em "O Outro Lado do Paraíso"

Há menos de três meses no ar, "O Outro Lado do Paraíso" já pode ser considerada um imenso sucesso e mais um êxito para a carreira de Walcyr Carrasco. A novela da Globo chegou a marcar 40 pontos na última segunda-feira (11/12) e 42 na terça, com picos de 44. Índices impressionantes, sendo a primeira vez que um folhetim das nove supera os 40 pontos em sua oitava semana desde "Avenida Brasil". "A Força do Querer" só conseguiu esse índice na décima sétima semana e "Amor à Vida" ---- os dois grandes sucessos pós-fenômeno de João Emanuel Carneiro ---- na décima terceira. E a atual produção tem feito por merecer números tão elevados.


A trama arrebatou o público a partir da virada de fase, uma vez que o telespectador aguardava esse momento desde o início da história, após ter acompanhado os vilões se dando bem e humilhando os bonzinhos por mais de trinta capítulos. A fuga de Clara (Bianca Bin) fez a audiência saltar de 30 para 36 pontos e desde então só sobe. As razões são muitas, começando pela retomada da protagonista, que agora é milionária e ainda conta com um fiel escudeiro pronto para ajudá-la em tudo, o íntegro Patrick (Thiago Fragoso). O inferno no hospício passou e a fuga foi de tirar o fôlego. Mas, se essa sequência primou pelos vários acertos e a grandiosa direção da equipe de Mauro Mendonça Filho, a volta triunfal da verdadeira dona das cobiçadas esmeraldas conseguiu ser ainda melhor.

A mudança no visual da mocinha, comprando roupas ao som de "Weird Fishes" (Radiohead), expôs o início da vida da nova rica e esse clichê nunca se esgota. Várias novelas, séries e filmes já apresentaram cenas semelhantes e raramente o resultado é ruim. A parceria da mocinha com seu advogado também já desperta atenção, evidenciando a química entre Bianca Bin e Thiago Fragoso, prometendo um excelente casal nos próximos meses.
E um dos principais êxitos dessa relação é o amor nascendo da admiração e cumplicidade, deixando aquela paixão súbita (fracassada em Tempo de Amar" e "Pega Pega", por exemplo) de lado. E o mistério a respeito da frieza de Renato (Rafael Cardoso) é outro ponto que desperta atenção nisso tudo, engrandecendo o futuro triângulo.

Após a repaginada no visual e da compra de sua antiga mansão, a chegada de Clara a Tocantins rendeu uma sucessão de grandes cenas. Impossível não ter chorado vendo a mocinha reencontrando Mercedes e Josafá. Fernanda Montenegro, Lima Duarte e Bianca se entregaram de uma maneira admirável e aquele lindo momento arrepiou. Foi uma verdadeira aula de atuação através dos olhares reveladores e dos toques carinhosos. Dois veteranos respeitados contracenando com uma menina que ainda está no começo de sua carreira, mas se mostra tão talentosa quanto. Bonito de se ver. O avô e a neta que não se viam há mais de dez anos juntos novamente e unidos pela vingança, sob o olhar temeroso da sábia vidente. Um show.

E o capítulo desta quinta-feira (14/12) apresentou a mais aguardada cena da trama: o retorno triunfal da mocinha. O pico de 45 pontos foi mais do que compreensível, conseguindo superar os altos índices dos capítulos anteriores da mesma semana. Toda a preparação para a festa que reuniu a alta sociedade de Palmas aumentou a expectativa pela aparição da protagonista e quando ela chegou, ao som de Blaze Of Glory, de Jon Bon Jovi, provocou uma reação de choque em cadeia em todos os seus inimigos, incluindo quem assistia, que ficou sem fôlego com a sequência brilhante escrita por Walcyr e dirigida por Mauro Mendonça. O olhar de soberba e triunfo de Clara foi de lavar a alma, deixando Sophia (Marieta Severo), Gustavo (Luis Melo), Nádia (Eliane Giardini), Samuel (Eriberto Leão), Livia (Grazi Massafera), Renato (Rafael Cardoso), Vinícius (Flávio Tolezani) e Gael (Sérgio Guizé) em pânico.

A cena já entrou para a seleta galeria de mais marcantes da teledramaturgia com louvor e vale aplaudir o elenco, que esteve irretocável. Especialmente Bianca Bin (vivendo seu melhor momento), Marieta Severo, Grazi, Luis Melo, Sérgio Guizé e Eliane Giardini. A escolha de Blaze Of Glory foi genial e deixou o conjunto ainda melhor, expondo também a qualidade incontestável da trilha da novela. E, ao provocar tantos acontecimentos eletrizantes em sequência, o autor deixa claro que tem várias cartas na manga, fazendo por merecer toda essa elevação impressionante da audiência. Não é por acaso que a Globo sempre pede para Walcyr praticamente escrever uma novela por ano. É sua galinha dos ovos de ouro.

"O Outro Lado do Paraíso" vem se mostrando um novelão de primeira linha e o público vem reconhecendo isso. O clichê da vingança e da volta magistral da vítima nunca se desgasta, quando bem trabalhado. Vale lembrar que o escritor criou uma cena parecida em "Chocolate com Pimenta" (2003), com o retorno de Ana Francisca (Mariana Ximenes), também fazendo muito sucesso. A saga de Clara está apenas começando e tudo leva a crer que muitos momentos eletrizantes ainda estão por vir. Pois que venham! O telespectador agradece.


42 comentários:

Anônimo disse...

QUE NOVELÃO DA PORRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Já disse e repito, caraca como a Bianca trabalha bem!
Qualquer que seja a dobradinha (Gloria Pires, Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Marieta Severo) ela dá conta do recado e faz com arte!
Assisti a cena em casa no sofá só para torcer rsrsrs
Sério, ela descendo as escadas, entrada mais do que triunfal, arrasou!
As caras impagáveis dos vilões sensacional.
Aliás a porta na cara da Nádia já havia sido um escândalo de bacanudo kkkkk
Tudo cercado de cuidado e tensão na medida exata.
narrativa fluída, rápida, instigante que faz a gente querer que o capítulo acabe logo para ver o que vem depois, e quando acaba a gente pensa que foi rápido demais hehehe
Já estou roendo as unhas para ver o que acontece amanhã :D
VC tem toda a razão, os índices só fazem crescer e o sucesso é merecido <3
Cho-ca-da que nunca imaginei o Renato vilão :/ será??????
Adorei!
Seu post perfeito :)
Bjsssss Luli
https://Café com Leitura na Rede

Flávia disse...

Estou arrepiada até agora. QUE NOVELA!!!!! ACEITEM HATERS!!!!

Heródoto disse...

Uma novela que tá viciando todo mundo e não conhecia o trabalho dessa Bianca Bin. Que menina boa!

Anônimo disse...

Merece o sucesso.Estou amando.

Roseli disse...

Bianca Bin arrasou na cena. Adorei quando ela pegou o microfone e disse: "não imaginam o prazer que é estar de volta". O tom da voz dela foi perfeito! Muito boa essa cena.

Essa novela está ótima. Walcyr Carrasco calou a boca das pessoas que estavam criticando o trabalho dele. O ibope subiu para os 30 pontos, depois alcançou os 40 e agora está dando 45... Se chegar aos 50, vai ser demais! Estou adorando.

Anônimo disse...

O retorno da Clara está deixando a desejar,ela está muito passiva e calma,quando deveria estar mais agressiva com seus inimigos. A história não está tendo um bom desenvolvimento. Espero q se tenha uma boa estratégia de vingança para superar nossas expectativas pois como dizem, desenvolver melhor

Anônimo disse...

Nada original Walcyr Carrasco, mesmo sendo um entre tantos bons autores da TV... E a verdade verdadeira: O outro lado do Montecristo - A nova novela de Alexandre Dumas.

Anônimo disse...

Kkkkk. As pessoas que gostam de criticar o Walcyr Carrasco ficam repetindo esse bla-bla-bla do "Conde de Montecristo" como papagaios. Falam por falar, porque nem sabem direito como são as coisas. Aposto que não leram o livro ou viram o filme, e não sabem direito como era a história do Conde. E também aposto que nem assistem à novela. Ou seja, pura picuinha, kkkk.

Se tivessem lido o livro, saberiam que NÃO, a novela não é igual. Há várias diferenças. Quem copia as coisas é a Record, que pega histórias da bíblia e faz novela. Coloca um ou outro personagem novo, mas a história é igualzinha, já está pronta, é só imitar, kkk.

Estou amando a volta da Clara. Ela está sendo calma e fria, como deve ser em uma boa vingança. Como diz o ditado: "vingança é um prato que se serve frio". Binca Bin está ótima, arrasando. E Walcyr está rindo dos haters que querem derrubar o trabalho dele, mas não conseguem, kkkkk.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? A novela deu uma virada justamente pelo talento do Walcyr Carrasco. Eu ainda acho a novela bastante escura....A direção, que já diminuiu o ar de cinema alternativo, poderia alterar o filtro na imagem... Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

_ Gil António _ disse...

Não acompanho e por isso não tenho bases para comentar.
.
Hoje: *** TEMPESTADE - ÁRVORES NUAS ***
.
Deixando votos de um Sábado feliz
BOM NATAL

Malu disse...

Eu tenho uma pergunta: pode ser que eu tenha perdido alguma parte da novela, mas, onde estava o Patrick quando internaram a Beatriz? Ele nunca a ajudou? Ele tbm não tem sede de vingança contra Fabiana, por exemplo? Antes que me odeiem e me chamem de hater: repito, pode ser que essa parte tenha passado na novela e eu perdi, mas como não vi fiquei curiosa.

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Estou simplesmente amando O Outro Lado do Paraíso (e olha que eu quase larguei a novela naquela primeira fase interminável, ainda bem que eu não fiz isso rs). Toda a preparação pra volta da Clara foi ótima, servindo pra deixar o público ainda mais ansioso por esse reencontro. E a cena da volta em si foi simplesmente perfeita! A cara de todo mundo na festa foi impagável e o olhar da Clara, entre a satisfação de ter causado aquelas reações e a consciência de quem vai fazer ainda mais, foi perfeito. Bianca Bin mais linda e talentosa do que nunca.
No mais, é isso. Abraços!!

P.S.: Pra quem adora reclamar, O Conde de Montecristo é a história de vingança por excelência, tente achar alguma história assim que não se inspire nela e falhe miseravelmente. A novela tá ótima e as semelhanças só a deixam ainda melhor.

Malu disse...

Aliás, um adendo: a audiência teria subido pros 40 bem antes se a primeira fase não tivesse sido tão longa.

Criscia disse...

Ele tentou tirar ela de lá, mas a Fabiana conseguiu proibir a entrada dele no sanatório. Logo, ele não tinha como ajudar a tia. Mas isso foi uma desculpa pra manterem a Beatriz lá.

Leitora disse...

Olá Sérgio! A novela tá muito top. E essa cena foi de arrebentar a boca do balão (sim gíria velha) E Jon Bon Jovi é Jon Bon Jovi, né? Aliás a trilha dessa novela é um primor.
Mudando de assunto: Tô mega ansiosa pra Deus Salve o Rei, não sei se tô louca, mas já vi uma baita química entre o Rômulo e a Marina. Já shipo

Anônimo disse...

Olá Sergio, ótimo texto ein! Confesso que quase desisti de O Outro Lado Do Paraíso durante a primeira fase, e eis que somos surpreendidos com essa virada espetacular. Não há como não elogiar Bianca Bin, Sergio Guizé, Thiago Fragoso, Grazi Massafera, Marieta Severo, Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Laura Cardoso, Glória Pires e tantos outros atores atores dessa trama. Um detalhe interessante é que tenho visto muitos comentários no twitter dizendo que o único atrativo da novela é a vingança da Clara, o que não é verdade. Depois da passagem de tempo, vários núcleos começaram a tomar forma e a ocuparem o seu devido espaço. Um núcleo que me deixa muito instigada é aquele da enteada abusada pelo padrasto, essa é uma abordagem que dará o que falar. E temos ainda o núcleo da Glória Pires que logo deverá voltar a ter destaque. Porém, confesso que não tenho gostado daquele núcleo do médico e da enfermeira, aquilo me faz lembrar bastante o Michel e a Patrícia de Amor à Vida. Não curto muito o Eriberto, e acho que Ellen, boa atriz por sinal, deveria começar a viver outros perfis. Nem tudo é perfeito, e acredito que esse seja o único ponto negativo da trama, o resto para mim está ótimo. Agora vamos aguardar os próximos capítulos e continuar a apreciar a novela. E que bom que o horário nobre voltou a se reerguer, a inesquecível A Força do Querer foi substituída por outra trama ótima. Jamais imaginei que esses tempos voltariam.

Sérgio Santos disse...

Isso, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Luli. Que cenão, hein??? Bjsss

Sérgio Santos disse...

Novelão, Flavia.

Sérgio Santos disse...

Bianca é ótima Heródoto.

Sérgio Santos disse...

Tb estou, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Roseli.

Sérgio Santos disse...

Discordo, mas respeito sua opinião, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Desculpe, anonimo, mas vc nunca viu a trama de vingança em novelas???

Sérgio Santos disse...

Ótimo comentário, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Noa vejo problema nisso, Fabio. abçss

Sérgio Santos disse...

Ok, Gil. abçs

Sérgio Santos disse...

Malu, como disse a Criscia, ele declarou pra Clara que foi proibido de ir lá e não conseguiu provar a sanidade da tia. Se sente um fracassa por isso, inclusive. E tb acho que a primeira fase foi longa demais.

Sérgio Santos disse...

Tb estou amando, Germana. Que cena maravilhosa e toda a construção ficou sublime!!! Ainda bem que tu não largou msm!

Sérgio Santos disse...

Exato, Criscia.

Sérgio Santos disse...

A trilha do Jon foi a cereja do bolo, Leitora. E tb estou animado com Deus Salve o Rei. bj

Sérgio Santos disse...

Alinne, comentário excelente. Onde eu assino???

Anônimo disse...

Já teve tramas de vinganças marcantes da dramaturgia brasileira, como:
Nina e Carminha, de Avenida Brasil;
Maurício, de Justiça, que vinga a morte de sua esposa Beatriz;
e as quatro protagonistas de Quatro por Quatro, interpretadas por Letícia Spiller, Betty Lago, Elizabeth Savalla e Cristiana Oliveira.
Mas se vem observado por serem tramas tão diferentes não fica tão evidente os temas repetidos como Walcyr está seguindo na versão tupi guarani.
Avenida Brasil dá mais enfoque a vingança, as outras nem tanto.

Anônimo disse...

Por muito tempo os canais de Televisão ofereceram ao público os melhores folhetins da história do país. Com dramas muito criativas e cativantes, elas nos surpreendiam, mesmo que a produção fosse fraca.
Desde que perdeu a concorrência, a Walcyr tem reciclado as mesmas histórias de outras fontes (de tv e literatura estrangeira) e quando elas não dão o retorno esperado, acontece uma reviravolta insana, num mexe e reme até que o público reapareça.
Hoje a única dramaturgia na concorrência é da Record. Com bom elenco, histórias originais e boa produção, a emissora peca apenas nos horários que apresenta esses produtos. Muitas vezes a mudança na grade acontece de uma horário não apropriado, no velho estilo SBT.
Já o SBT, Band, TV Brasil que começou bem nos anos anteriores, tendo até o boas produções, hoje por medo de investir só consegue ter sucesso com novelas para famílias e importadas do México, Turquia, etc para um público que não possuem muito senso crítico.

Lucas disse...

Caraca, essa menina tá muito artificial messe novla, alias, deixas as novelas mexicanas no chinelo... meta dramalhão..kkk a mocinha ingénua que volta de femme fatale ... muito original, só no México tem uns 500 folhetins iguais...

Sérgio Santos disse...

História originais na Record, anonimo??? Reciclando tudo da Bíblia???? Isso não pode ser sério...

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo, o que mais existe na ficção é vingança. E todo mundo ama.

Sérgio Santos disse...

Bianca tá excelente, Lucas. E no México tem muito, e aqui também. E sempre com sucesso, né?

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas disse...

Excelente na SUA opinião né meu amigo hehehehe... há críticos que não concordam. Mas há tempos percebi que os críticos, sempre são levados por seus gostos pessoais, e o crítico dessa página venera WC.

Sérgio Santos disse...

É que já tem um monte que o odeia mortalmente, Lucas, e nem fazem questão de disfarçar. Então deixa eu gostar pra dar uma equilibrada.