terça-feira, 5 de dezembro de 2017

"Tempo de Amar" e "Pega Pega" têm uma semelhança: os mocinhos insuportáveis

Criar mocinhas atrativas tem sido um dos maiores desafios para os autores. Afinal, os vilões sempre tiveram mais elementos para arrebatar o público, até porque movem o enredo. E elaborar bons mocinhos consegue ser ainda mais complicado por várias razões. No entanto, muitos escritores têm conseguido vencer essas dificuldades. Mas, atualmente, Alcides Nogueira, em "Tempo de Amar", e Cláudia Souto, em "Pega Pega", demonstram que fracassaram na missão.


O autor da atual novela das seis criou um tipo apático, sonso e totalmente idiota. Inácio (Bruno Cabrerizo) e Maria Vitória (Vitória Strada) se apaixonaram subitamente no primeiro capítulo da trama e logo decidiram se casar. Porém, uma sucessão de desgraças separou o par. Ele foi tentar um emprego melhor no Rio de Janeiro, mas, pouco depois de sair de Portugal, acabou assaltado e golpeado na cabeça, ficando cego. Foi encontrado por Lucinda (Andreia Horta), vilã que passou a manipulá-lo de todas as formas.

O rapaz acreditou piamente em tudo o que a nova 'amiga' lhe disse sobre Maria Vitória, garantindo que ela havia se casado e colocado o filho deles para ser criado pelo seu novo marido. Apesar disso, ainda tentou descobrir algo mais procurando seu grande parceiro, o vendedor Geraldo (Jackson Antunes), sem sucesso. Com o tempo, Inácio acabou voltando a enxergar e não demorou para pedir Lucinda em casamento.
O absurdo da situação é o fato dele ter simplesmente esquecido a existência da ex desde que sua visão voltou. Enquanto estava cego, o mocinho falava do seu amor todo o tempo e não se conformava com essa suposta união dela com outro. Agora a apagou da memória. Para culminar, é um personagem passivo, que não tem importância para o andamento da história. Aliás, bem diferente de Vicente (Bruno Ferrari), esse sim um perfil que seria um bom protagonista.

Já em "Pega Pega", a autora se mostrou completamente equivocada na condução de Júlio (Thiago Martins) e Eric (Mateus Solano). Os personagens são, teoricamente, os mocinhos do enredo. O primeiro é um dos ladrões que roubou quarenta milhões de dólares do Carioca Palace, junto de Malagueta (Marcelo Serrado), Sandra Helena (Nanda Costa) e Agnaldo (João Baldasserini). Só que, diferente dos colegas, o garoto se julga o paladino da moral e se acha mais honesto porque participou do crime para pagar o aluguel da casa das tias. Além do vitimismo irritante, sempre fazendo cara de sofrido e se lamentando pelos cantos, Júlio se indigna quando alguém o recrimina ou o julga pelo roubo.

A desculpa de Cláudia Souto para justificar o crime do rapaz não convenceu, afinal, ninguém precisa roubar uma fortuna daquelas para não ser despejado. A ambição dos demais ficou bem mais crível, pois muitas vezes pessoas se deslumbram com a possibilidade de uma vida luxuosa. Ou seja, as explicações dadas por Júlio são tão irritantes quanto suas atitudes e a sua relação com Antônia (Vanessa Giácomo) também abusa da paciência de quem assiste. Desde que terminaram por causa do crime cometido por ele, o mocinho corre atrás dela o tempo todo e ainda enfrenta Domênico (Marcus Veras) ---- colega da policial que também a ama ----, se achando o dono da razão. Também ficou indignado quando a mãe, Arlete (Elizabeth Savalla), começou a namorar Pedrinho (Marcos Caruso), dono do hotel que ele roubou. Não deveria ser o contrário?

Piorando a situação dos 'heróis' da trama das sete, há Eric. Seu início de relacionamento com Luiza (Camila Queiroz) não foi nada convincente e aquela paixão arrebatadora no primeiro capítulo foi forçada do primeiro ao último minuto. Não por acaso, os perfis perderam a importância, até por não terem conflitos. A sua relação conturbada com a filha, Bebeth (Valentina Herszage), era promissora, mas a autora resolveu tudo em pouco tempo, eliminando até o canguru que a menina idealizava. Então, tentando evitar uma maior falta de função, Claudia resolveu colocá-lo agindo junto com os policiais na caça aos bandidos do hotel. Porém, o tiro saiu pela culatra, pois o personagem acabou se tornando um mero intrometido. Agora, no entanto, o mistério que se arrasta sobre o assassinato de sua primeira esposa vem sendo mais explorado, provocando até sua segunda prisão. Todavia, nem essa segunda injustiça deixa o papel mais atrativo. Ele, inclusive, já foi liberado.

"Tempo de Amar" e "Pega Pega" são dois folhetins com mocinhos muito mal representados. Infelizmente, Alcides Nogueira e Cláudia Souto não conseguiram criar personagens convidativos e acabaram desenvolvendo tipos irritantes e pedantes. Uma pena.

41 comentários:

Caio disse...

Nossa perfeito! Três mocinhos que tinham que morrer!

Anônimo disse...

Outra semelhança: tirando o Solano, os atores são péssimos.

Bruna disse...

Que ótima comparação!

chica disse...

Não assisto mas tive que rir da descrição dos mocinhos,rs..Devem ser o Ó do borogodó,rs...abraços,chica

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Aqui em Portugal essas duas novelas estrearam agora e já é notório que os mocinhos são uns chatos... Adorei sua crítica!!!



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

André disse...

São duas novelas completamente equivocadas, de um modo geral. Histórias rasas, personagens fracos e atores excelentes, desperdiçados.

Anônimo disse...

Analisando vê-se que é mais fácil criar antagonistas e vilões. Vicente em Tempo de Amar tem personalidade mais forte. E Vitor / Malagueta em Pega Pega é o personagem masculino mais interessante da novela.

Adriana Helena disse...

hahaha Sérgio você é espetacular!!

Sua descrição dos mocinhos foi perfeita e só pela cara deles na imagem que ilustrou o artigo, já demonstra que eles são bem irritantes e sem graça nenhuma...kkkkkkkkk
Uma pena, pois o Mateus Solano é um ator muito gabaritado, o mesmo não podendo dizer dos outros dois, que são completamente insossos...
Eu já estou curiosa é com a chamada da próxima novela das 7, que parece ser ambientada na Idade Média..Aquelas cores e luzes estão bonitas demais!!

Adorei amigo!!
Linda tarde e excelente semana!
Beijão!!

Anônimo disse...

Tu é destruidor mesmo!!!!!!!!!!

Lulu on the sky disse...

Atualmente não tem nenhuma novela que eu goste. Prefiro ver as reprises no VIVA.
big beijos

Daiana disse...

O que é aquele núcleo do Danton Mello em Pega Pega? Uma pena um ator tão talentoso ganhar um personagem tão ruim. Isso tem acontecido há tempos com ele já.

Malu disse...

Mais uma vez concordando contigo. Eu não tenho palavras pra descrever o quanto Júlio é insuportável! Sempre com o mesmo discursinho de vítima, ninguém pode julga-lo pelo roubo, mas ele vive dando lição de moral nos outros ladrões (aliás Sandra Helena me convence tão melhor de que se arrependeu, e não fica se fazendo de coitada). Antônia não pode namorar Domênico (com quem faz um par infinitamente melhor em todos os sentidos) mas ele vive saindo com várias mulheres. Sacaneou a Cíntia, mas foi tirar satisfação com o ex da Luiza que agora tá dando em cima dela. Que personagem mais caga regra!! Eric eu não odeio pq Solano, como excelente ator que é, tá tirando leite de pedra ali. Como que pode Eric e Luiza serem protagonistas sem função ALGUMA. Ele é dono de um hotel, mas parece que não tem nada pra fazer o dia inteiro que fica o tempo todo na cola da polícia. A relação com Bebeth realmente poderia ser tão melhor explorada... Inclusive pelo talento da menina que a interpreta, renderia cenas ótimas. Apesar de que esse mistério da morte dá mãe dela ser um plot totalmente sem noção, sem pé nem cabeça, onde à essa altura qualquer solução vai ser absurda pq, olha, quantos personagens tão metidos na morte dessa mulher?? E que história é essa de Maria Pia ter gerado Bebeth??? Essa novela é tão ruim que tu comenta uma coisinha dá vontade de falar tudo rs. Alguns meses atrás eu até aturava mas a autora começou a voar mais que Glória Perez em Salve Jorge aí não deu pra defender.

Já em Tempo de Amar a situação é menos pior. Tenho acompanhado mais e agora até acho a protagonista, Maria Vitória, interessante e bem defendida. Eu achava a atriz fraquinha, mas agora adoro. No entanto, o par dela... Péssimo ator, péssimo personagem. Galera adora reclamar quando a mocinha é burra mas tem mocinhos que também abusam da nossa paciência. E aí temos um perfil atrativo como Vicente, nas mãos de um ator talentoso como Bruno Ferrari e... Pronto. A torcida por ele já é maior e com razão. Foi um erro fazer aquelas juras de amor eterno no primeiro capítulo pra depois deixar os dois meses sem interagir. Parecem duas novelas diferentes (aliás três com o núcleo de Portugal). Aliás a tão prometida vilã maléfica de Andreia Horta até agora tá só na promessa mesmo porque nem precisa grandes coisas pra enganar aquele bocó daquele Inácio. Enfim eu tenho bastante coisa pra falar das duas novelas, mas vou esperar outros postos, rs.

Anônimo disse...

Infelizmente é isso. Nunca pensei que uma das melhores novelas que estariam no ar seria Malhação. Os "mocinhos" que tudo podem fazer e criticam quando os outros fazem destroem as novelas, principalmente em Pega Pega, e de nada serve a opinião do público, pois a Cláudia Souto parece amar os personagens que são cada dia mais criticados e rejeitados... Já em Tempo de Amar percebi um pouco de esquecimento em relação ao enredo do Inácio e um crescimento no de Vicente, acredito que nessa ainda há esperança.

Gustavo Nogueira disse...

Concordo, esses mocinhos são bem chatos msm, a única diferença é na atuação msm, enquanto Matheus Solano está mt bem, apesar do mocinho mal construído, o Bruno Cabrerizo e Thiago Martins são péssimos e canastrões o que deixa tudo ainda pior.E Tempo de Amar e Pega Pega, além de terem em comum o fato de terem mocinhos fracos, as duas novelas são ruins.

Leitora disse...

Olá Sérgio! Onde eu assino? concordo em gênero numero e grau. Eu não paro pra assistir essas novelas, mas aqui em casa tem quem assiste então eu as escuto e sei tudo que tá acontecendo, sei quem é quem e me pergunto: "Como eles aguentam assistir isso?" (Hoje mesmo eles falaram que o Inácio é muito burro. Ainda bem que eles sabem) Não é surpresa esses mocinhos serem tão pamonhas, afinal as duas tramas estão longe de serem boas na verdade são os personagens que movem o enredo, mas se os personagens são uns lesados... Prova que se formos analisar as tramas andam em círculos porque quem deveria estar movimentando o enredo pra frente está na verdade fazendo cosplay de bananazzzzz. Verdade que Eu não tenho mais paciência com esse tipo de mocinho(a) tanto que ultimamente eu só tenho lido livros com protagonistas fortes sejam homens ou mulheres. Quando o personagem começa fraco, mas evolui com o passar da estória é uma coisa agora quando começa anta e termina toupeira (Com todo respeito aos bichinhos) aí não dá e pelo que eu sei é exatamente isso que acontece em Tempo de Amar e Pega pega. Não à toa que os casais são tão insossos. Eu até acho a Mª Vitória pelo que sei um perfil interessante (pra mim ela é uma personagem que cresceu) e também acho que ela combina com o Vicente. Agora sobre o Inácio não quero saber dela bem... É estranho? Sim, mas o mais estranho é ele não querer saber da criança, mesmo que ela tivesse casado com outro a criança não é dele? Olha só o Joaquim quando soube que era o pai de Vitória. Qualquer homem que se preze jamais iria ficar nessa passividade com relação à um filho. Tanto personagem quanto ator não me descem.

Quanto ao Eric a gente sabe que o Solano é um ótimo ator, mas é aquele protagonista tal como o Inácio que pensamos assim: "Se morrer não faz a menor diferença no caso de Pega Pega nem ele e nem a Luísa" Porque eles não tem estória. Ela era neta do dono do hotel, era rica, ficou pobre por causa do roubo, mas casou com o novo dono do hotel. Cadê o arco do personagem? Em toda estória o personagem sai do ponto A pro ponto B, mas no caso ela saiu do ponto A rodou, rodou e voltou pro ponto A de novo, mas o foco não é ela, porem como ela é o par dele indiretamente acaba afetando o personagem, todavia ele por si só tá longe de ser o cara (Ops... Não, não. O cara também conhecido como pasTheo era outro palerma.) Quanto ao Julio detesto personagem caga-regra, aliás acho que ninguém gosta de pessoas caga-regra porque todo mundo tem defeitos, todo mundo erra e geralmente o caga-regra é justo aquele que mais merda faz. A motivação do Julio pro roubo realmente... Não convence. Ia ser despejado? Procurasse outra casa. O despejo obviamente era por falta de pagamento, mas ele não trabalhava? E no fim das contas eram dez milhões e... Não, não. Não dá. Não dá. Não dá. Quanto a ele e a Antônia desde as chamadas não me convenciam não é só a Antônia que não combina com o Julio é também a Vanessa Giacomo que não combina com o Thiago Martins e ele pra mim é um ator oscilante em certos trabalhos está bem em outros péssimo. Lembrando que o problema não é os personagens serem bons, no sentido real da palavra o problema é serem bobos.

Quanto as fotos que você escolheu... Kkkkkkkkkkk. Juro que tô morrendo de rir porque defini exatamente o que eles são: Os Três Patetas

Anônimo disse...

sempre pense que podia ser pior, tipo o Júlio ser o Fiuk, hahahaha

Fernando Oliveira disse...

Discordo completamente da crítica. Pega Pega faz um sucesso indiscutível. Tempo de Amar cumpre bem o seu papel em termos de qualidade e está cima da meta da audiência. Quando não se tem uma linha para falar sobre o enredo, roteiro e direção, pega pra Cristo os mocinhos da novela. Duas tramas que estão em evidência, que fazem sucesso, quem está interessado em casal shippavel ou nos mocinhos da novela? Sinceramente, o sucesso incomoda muita gente.

Luli Ap. disse...

Ooooouuunn Sérgio onde eu assino?
Porque puxa vida, pipocas carameladas, o que são esses pseudo-mocinhos?
Inácio me dá vontade de partir com uma voadora pra cima dele!
Eric ainda não entendi o que é, deixa de ser, faz ou não faz hihihi acho que nem ele kkkk
Agora Júlio acho que é o pior dos três em um páreo duro viu?
Caraca ele é muito ruim!
Que personagem mais desperdício, totalmente desnecessário.
Aliás o novela sem graça essa!
Até melhorei minhas notas estudando nesse horário rsrs
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Realmente, três "mocinhos" péssimos, dá até vontade de mudar de canal quando aparecem.
Eu até tenho gostado de Tempo de Amar pela trajetória da Maria Vitória e das histórias que se interligam com a dela (como a da Celeste Hermínia vai fazer agora por exemplo), mas Inácio é absolutamente insuportável. Até o momento em que ele sofre o assalto dava pra aguentar, mas depois disso o personagem foi só ladeira abaixo. Tudo bem que ele ficou cego e dependente, mas assim que voltou a enxergar, ao invés de ir atrás da mulher que ele dizia amar e do filho dele, preferiu se casar com uma moça que ele tinha acabado de conhecer. Que raios de mocinho é esse? Não é à toa que o Vicente já roubou esse posto pra ele.
O Eric é o mais suportável dos três, mas pra um protagonista ele simplesmente não tem história. Eu gostava da construção da relação dele com a filha, mas isso foi resolvido num passe de mágica e esvaziou os dois personagens (aliás, Bebeth passou de uma menina com sérios traumas e problemas psicológicos pra uma garota mimada que odeia ser rica zzzzzz). Além disso, o romance dele com a Luiza é uma das coisas mais sem graça que eu já vi na vida.
E o Júlio consegue ser o pior dos três. Ele se acha muito correto, mas pra mim não passa de um hipócrita. Roubou o hotel tanto quanto os outros, mas não suporta ser chamado de ladrão só porque se entregou e devolveu o dinheiro, e ainda ficou com raiva da Antônia investigar ele, além de achar que tem moral pra bater de frente com o Domênico ou dar lição em algum dos outros ladrões. E o romance com a Antônia, que já era forçado, agora chegou no nível do absurdo.
No mais, é isso. Abraços!!

Thiciane Diniz disse...

Sinceramente, não é só os mocinhos não...Pega Pega é toda um erro. Merece ser esquecida. E a das 18h nem acompanho..nada alí conseguiu me atrair. Mocinho apático, nossa..

Sérgio Santos disse...

Insuportáveis, Caio.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Bruna.

Sérgio Santos disse...

São, Chica... rs

Sérgio Santos disse...

Mt chatos, Débora.

Sérgio Santos disse...

Infelizmente, André.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que bom que gostou, Adriana... rsrsrs bjão

Sérgio Santos disse...

Vlw, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu.bj

Sérgio Santos disse...

É deprimente, Daiana...

Sérgio Santos disse...

Malu, onde eu assino??? Concordo com absolutamente tudo qque vc falou dos personagens e das novela,s impressionante...

Sérgio Santos disse...

É uma pena, anonimo....

Sérgio Santos disse...

É isso, Gustavo....

Sérgio Santos disse...

Escolhi as fotos com cuidado, Leitora. E endosso tudo o que vc escreveu. rsrsrs

Sérgio Santos disse...

Isso é, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Fernando, seu argumento é bem pobre. Não é pq faz sucesso que não pode ser criticada.

Sérgio Santos disse...

São uma desgraça, Luli. E que bom que ajudou nos seus estudos. kkkk

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Germana. E é verdade, a relação de Eric e Bebeth tinha tudo pra creescer mas ficou raso e bobo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Thiciane...

Fernando Oliveira disse...

Sérgio, meu argumento é rico, eu assisto a novela! Eu quero sim muita crítica para a novela, mas os críticos se calaram perante o sucesso de Pega Pega, pois a alta audiência não sustenta o hate que vcs mandam pra ela. Tenho certeza da decepção dos críticos ao verem que a audiência corresponde à ótima novela de Cláudia Souto e não corrobora com a opinião rasa e pobre que vocês, muito de vez em quando, quase nunca, publicam nos sites.