sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: as melhores cenas do ano

Mais um ano está chegando ao fim e novamente o telespectador foi presenteado com várias cenas grandiosas da nossa teledramaturgia. Momentos marcantes de novelas, minisséries e séries emocionaram, impactaram ou divertiram o telespectador ao longo de 2017. E muitas sequências merecem menção, relembrando o show dos atores, a competência da direção e o talento dos escritores. Vamos a elas.





Zana se despede dos filhos, mas só deixa Yaqub ir embora em "Dois Irmãos":
A preferência da mãe passional, na trama escrita por Maria Camargo, adaptada da obra de Milton Hatoum, foi sacramentada nessa marcante cena, destacando o talento dramático de Juliana Paes, que emocionou com o olhar, expondo o sentimento doentio daquela mulher. Muito antes de surgir da Bibi em "A Força do Querer", outro tipo cego de amor que a intérprete viveu.




Zana e Halim discutem feio em "Dois Irmãos":
O casal principal da trama tinha uma linda história de amor, mas tudo começou a ruir com o nascimento dos gêmeos. O amor exagerado que Zana tinha por Omar era a principal razão para todas as brigas e essa discussão se deu logo após uma transa do par, destacando Antônio Calloni e Juliana Paes na segunda fase do enredo. Os dois brilharam em cenas complicadas e que continham nudez.







Omar surta em "Dois Irmãos":
A melhor cena da carreira de Cauã Reymond. O ataque que o problemático personagem teve impactou e o ator se entregou por completo. Omar quebrou a casa toda, cuspiu na irmã Rânia (Bruna Caram) e em Domingas (Silvia Nobre), além de ter segurado a corrente do pai e ameaçado bater até na mãe. Vale destacar as colegas de cena dele, igualmente ótimas.



Halim morre em "Dois Irmãos":
Que cena! O libanês sentou-se em seu sofá, lembrou do quanto era feliz ao lado de Zana no início da relação, deixou uma lágrima escorrer, sorriu e partiu. Antônio Fagundes deu um verdadeiro show de emoções em um momento relativamente breve e que nem teve texto.


Zana constata a morte do marido em "Dois Irmãos":
Depois do espetáculo de Fagundes, foi a vez de Eliane Giardini mostrar seu talento. O momento em que Zana percebe que Halim está morto na sala foi dilacerante. Deu para sentir toda a dor daquela mulher, se vendo sozinha e sem o grande amor da sua vida, após anos de um casamento de altos e baixos. Complementando a cena, Omar surge surtado e batendo no pai morto, provocando a revolta de Zana e dos familiares. Que momento impactante!


Nael comemora sua liberdade em "Dois Irmãos":
Irandhir Santos é um ator esplêndido e foi um dos trunfos da minissérie. A cena final do enredo, quando Nael navega sem destino e dá uma gargalhada libertadora, foi de lavar a alma, representando o fim de toda aquela história pesada e dramática, afetando psicologicamente todos os envolvidos.




Morte de Fausto em "A Lei do Amor":
A novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari foi repleta de problemas e um fracasso, porém, teve algumas boas cenas que merecem menção. A morte de Fausto, após um longo tempo se comunicando apenas por olhares, foi emocionante, destacando o magistral Tarcísio Meira, além de Reynaldo Gianeccini, Cláudia Abreu e todos os envolvidos no momento triste.




Magnólia mata Beth em "A Lei do Amor":
A melhor cena de Vera Holtz na trama. A vilã, após ser chantageada, levou Beth para um local vazio e a matou friamente, expondo um sorriso macabro. Depois do crime, ainda enterrou o corpo como se nada tivesse acontecido ali. Regiane Alves fez uma breve participação, mas também se destacou.



Letícia esbofeteia Isabela em "A Lei do Amor":
Após se enganada por longos meses, a personagem finalmente descobriu que o ex a tinha enganado com a misteriosa garota e fez questão de estapeá-la em meio a uma discussão. Isabella Santoni e Alice Wegmann se destacaram, mesmo diante de um enredo que se perdeu totalmente.



Laura Cardoso retorna às gravações de "Sol Nascente":
A novela das seis de Walther Negrão, Júlio Fisher e Suzana Pires foi insossa e esquecível. Porém, a volta da picareta Dona Sinhá representou o retorno da grande atriz, após um afastamento de cerca de três meses para o tratamento de uma infecção urinária. A cena mesclou ficção e realidade, pois todos os personagens aplaudindo a chegada da senhorinha simpática representaram a felicidade dos atores com a volta da maravilhosa atriz.


Briga de Joana e Bárbara em "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz":
Uma das poucas boas cenas da equivocada temporada de Emanuel Jacobina. As protagonistas brigaram a trama inteira, mas essa cena foi a melhor de todas, resultando em uma briga com direito a tapas da mocinha na vilã. Um clichê que quase sempre funciona. Aline Dias e Bárbara França convenceram e se destacaram.



Lorena e Júlia brigam em "Rock Story":
A autora Maria Helena Nascimento errou feio deixando a gêmea má aparecendo apenas atrás de um computador por quase a novela toda. Porém, quando a vilã veio para o Brasil, houve um ótimo acerto de contas entre as irmãs. Júlia se indignou com a canalhice de Lorena (que a incriminou por tráfico de drogas) e as duas discutiram feio, com direito a tapas. Vale mencionar os ótimos efeitos especiais, deixando o momento bem real.


Nicolau conta para os pais que tem câncer em "Rock Story":
A cena poderia ter sido muito melhor, pois a autora resolveu cortar o momento da revelação, preferindo mostrar imediatamente a reação dos pais do rapaz, já chorando com a notícia. Ainda assim, vale destacar o show dramático de Suzy Rêgo, que emocionou ao lado de Paulo Betti e Danilo Mesquita.



Lorena morre em "Rock Story":
Após o acerto de contas entre as gêmeas, a bandida acaba sendo atingida em um tiroteio com a polícia e não resiste. As suas cenas finais foram emocionantes, confessando seus crimes para inocentar Júlia, comovendo a irmã. Nathalia Dill emocionou duplamente e protagonizou a sua melhor cena na novela.



Show épico de Gui Santiago, Tony Belotto, Paulo Ricardo e Paula Toller em "Rock Story":
Mesclando realidade e ficção, a trama proporcionou um show maravilhoso de três ícones do rock nacional com o mito do rock da ficção. Impossível não ter cantado junto quanto o quarteto tocou "Será", da lendária Legião Urbana.




Cena final de "Rock Story":
Arrepiante e tocante. A última sequência da trama das sete teve Gui Santiago e Milton Nascimento cantando "Paula e Bebeto" (Toda forma de amor vale a pena), com todo o elenco da trama atrás, fazendo coro e acompanhando a dupla, em clima de alegria e emoção. Vladimir Brichta, Milton e todos os presentes encerraram a novela em grande estilo, destacando ainda a direção de Dennis Carvalho e Maria de Médicis.




Batalha no navio pirata em "Novo Mundo":
A trama de sucesso escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão mal tinha começado e já apresentou para o público uma cena brilhantemente coreografada pela equipe do diretor Vinicius Coimbra, proporcionando uma sequência empolgante em pleno navio pirata. Anna e Joaquim tentaram fugir dos piratas de Fred Sem Alma, defendendo ainda a princesa Leopoldina. Isabelle Drummond, Chay Suede, Rodrigo Simas, Leopoldo Pacheco e todos os atores presentes merecem elogios.


Joaquim é baleado e cai no mar em "Novo Mundo":
Após a grande cena de batalha, o mocinho é atingido pelo vilão Thomas e cai no mar, deixando Anna em pânico. A cena foi brilhantemente defendida por Isabelle Drummond, que passou todo o desespero da menina com precisão. O grito dilacerante comoveu.




Leopoldina e Dom Pedro choram a morte do filho em "Novo Mundo":
Após perder João Carlos, a princesa fica destruída e chora copiosamente. Depois, conta a triste notícia para o marido, que também fica inconsolável. Letícia Colin deu um show de emoção e Caio Castro também fez bonito. Um momento tocante e de muitas lágrimas.


Jacira e Piatã se casam em "Novo Mundo":
Os índios mais cativantes da novela das seis se casaram em uma cerimônia indígena e a cena foi sensível em todos os instantes, destacando a singela troca de olhares entre Giullia Buscacio e Rodrigo Simas. Bonito.





Sebastião chicoteia Idalina em "Novo Mundo":
Uma cena revoltante e dolorosa de se assistir. O inescrupuloso vendedor de escravos castigou sua fiel cozinheira quando descobriu que ela escondia o romance da filha dele com Libério. Dhur Moraes emocionou e Roberto Cordovani expôs a crueldade do personagem com competência.



Cecília se revolta com o pai em "Novo Mundo":
A menina não aguenta a malvadeza do pai, que transforma jornalista Libério em escravo para impedir o relacionamento dele com a filha, e vomita tudo o que sempre guardou por anos. Ainda cospe no vilão e acaba apanhando. Isabella Dragão nem parecia uma estreante e vale novamente elogiar Roberto Cordovani, também em sua estreia na televisão, e Felipe Silcler.


Resgate de Anna em "Novo Mundo":
A melhor sequência da novela, sem dúvidas. Após ficar um longo tempo como prisioneira do marido Thomas, a mocinha é libertada das garras do vilão graças ao plano de Joaquim e seus amigos. O resgate proporcionou lutas muito bem coreografadas entre Miss Liu e Jacira, além de ter resultado em empolgantes momentos durante uma exposição de inventos. Isabelle Drummond, Chay Suede, Giullia Buscacio, Luana Tanaka, Sheron Menezzes, e todos os demais envolvidos deram um show.


Anna e Joaquim fogem de balão em "Novo Mundo":
Após a eletrizante fuga, os mocinhos escapam do vilão em um balão recém-inventado e voam diante de todos, exibindo sorrisos vitoriosos de liberdade. Isabelle Drummond e Chay Suede ótimos. Parecia até último capítulo.





Escravos rodeiam Diara e cantam para ela em "Novo Mundo":
Que cena sensível! A personagem passeava com o marido, Wolf, e de repente se viu diante de vários escravos cantando para ela, como uma bela homenagem pela coragem em sair livre e ao lado de um branco, enfrentando qualquer olhar torto. Sheron Menezzes, Jonas Bloch e todos os figurantes presentes arrancaram lágrimas de quem assistia.





Todos os momentos hilários de Germana e Licurgo em "Novo Mundo":
Seria injusto selecionar só uma cena desses dois. A melhor dupla da trama foi a responsável pelos melhores momentos cômicos da história e como foi vitoriosa a parceria de Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva! Que show!



Joaquim desmascara Elvira em "Novo Mundo":
Ingrid Guimarães é uma ótima atriz cômica, mas a grande Elvira Matamouros também proporcionou a ela cenas dramáticas difíceis. Como a briga feia que a personagem teve com Joaquim, após o mocinho ter descoberto que Quinzinho não era seu filho. Ingrid e Chay Suede protagonizaram a melhor cena deles juntos.



Leopoldina e Domitila se enfrentam em "Novo Mundo":
A princesa do Brasil não se intimidou diante da amante do marido e a humilhou com classe, enquanto a rival tentava manter a compostura, sem muito sucesso. Letícia Colin e Agatha Moreira protagonizaram uma grande e aguardada cena! O detalhe é que nem houve um tapa sequer.


Dom Pedro e José Bonifácio se agridem em "Novo Mundo":
Ao contrário das mulheres, que mantiveram a classe, os homens partiram para as vias de fato. O príncipe e seu fiel conselheiro brigaram feio na reta final, proferindo insultos guardados há um bom tempo. Tudo por causa de Leopoldina e das traições de Pedro, além de discordâncias sobre os rumos do Brasil. Caio Castro e Felipe Camargo ótimos.



Domitila é expulsa de casa por Dom Pedro em "Novo Mundo":
Após um longo tempo sendo cego de amor, o príncipe descobriu que sua amante não prestava e a expulsou da Quinta da Boa Vista. A cena foi uma licença poética da novela, pois nada disso ocorreu na história real do Brasil. Mas valeu a pena. A cena lavou a alma do público que não aguentava mais ver a vilã se dando bem. Agatha Moreira brilhou.



Idalina é libertada em "Novo Mundo":
A escrava de Sebastião foi finalmente libertada na reta final da trama, graças a Joaquim, Anna e Cecília. Idalina chorou de felicidade e ainda fez questão de cuspir no antigo 'dono', dando também uns merecidos tapas no vilão. Dhu Moraes emocionou demais.


Joaquim descobre que é filho de Amália em "Novo Mundo":
Amália passou a novela toda procurando seu filho perdido e houve até um clima de enigma no enredo, com os autores soltando falsas pistas. Na reta final, a identidade do filho é revelada: Joaquim. O momento foi emocionante, destacando Chay Suede e Vanessa Gerbelli.



Proclamação da Independência em "Novo Mundo":
Desde que a novela das seis anunciou retratar momentos históricos do país na época de Dom Pedro, essa cena era aguardada. Foi o momento mais esperado e os autores exibiram justamente no dia 7 de setembro, aproveitando a chance que tinham. E valeu a espera. A cena que retratou a situação mais emblemática do Brasil foi arrepiante, destacando um entregue Caio Castro.




Parto de Keyla em "Malhação - Viva a Diferença":
O primeiro capítulo da temporada escrita por Cao Hamburger foi arrebatador. A cena em que as cinco protagonistas se conhecem emocionou, arrepiou e impactou. O encontro de cinco meninas totalmente diferentes se deu em um metrô de São Paulo, durante o parto de Keyla, que recebeu a ajuda das demais. O bebê nasceu sem chorar, provocando tensão. Mas, logo depois abriu o berreiro e ao som de Trem Bala, de Ana Vilela. Um começo com pé direito.


Ellen consola Benê em "Malhação - Viva a Diferença":
Após jogar suco em K1, se defendendo do bullying, Benedita se isola e fica pensativa. Ellen se aproxima e tenta animá-la. As duas, então, começam a conversar sobre o que é ser normal. Benê se recrimina por não ser normal e a amiga diz que ninguém é. Elas se emocionam e depois até riem da situação. Um momento de pura delicadeza, destacando o talento de Daphne Bozaski e Heslaine Vieira.





Tato apanha do pai e revida em "Malhação - Viva a Diferença":
O menino mais íntegro da temporada nunca teve uma boa relação com o pai alcoólatra, mas acabou tendo que voltar a morar com ele. Os dois acabam se desentendendo e trocam agressões. Uma cena forte e muito bem interpretada por Cláudio Jaborandy e Matheus Abreu.




Ellen faz discurso emocionante diante da turma em "Malhação - Viva a Diferença":
Após sofrer mais um bullying racista e social das colegas patricinhas, Ellen discursa emocionada a respeito do orgulho de ser quem é e não se envergonhar de qualquer tipo de trabalho, dando um basta nas humilhações sofridas na escola particular. Heslaine Vieira protagonizou sua melhor cena na trama. Comovente.


Dóris discursa sobre a importância do ensino público em "Malhação - Viva a Diferença":
A temporada de Cao Hamburger é primorosa e um dos acertos é a abordagem ótima de temas  importantes. Um deles é a dificuldade das escolas públicas no Brasil. Após reconstruir a escola, com a ajuda dos alunos, Dóris faz um discurso emocionante a respeito da necessidade da valorização da educação e de como é importante cuidar dos colégios como se fossem seus. Ana Flávia Cavalcanti brilhou e a cena arrepiou.


Lica tem overdose em "Malhação - Viva a Diferença":
Em uma temporada que retrata a adolescência com total realismo, nada mais "natural" do que uma festa de adolescentes regada a álcool e drogas. E a responsável pela reunião acabou bebendo demais e teve uma overdose em virtude do uso de MD (droga conhecida como Michale Douglas) somado ao álcool. A cena foi ousada para o horário e destacou Manoela Aliperti.



As ''Five'' brigam feio em "Malhação - Viva a Diferença":
A amizade do quinteto principal da trama foi abalada em virtude de uma séria discussão que acabou expondo uma sucessão de mágoas acumuladas. Ana Hikari, Daphne Bozaski, Manoela Aliperti, Heslaine Vieira e Gabriela Medvedosvski deram um show e vale destacar a direção de Paulo Silvestrini.



Beijo de Guto e Benê em "Malhação - Viva a Diferença":
O aguardado beijo do casal Gunê encantou o público com toda razão. Repleta de sensibilidade, a cena primou pela sintonia entre Daphne Bozaski e Bruno Gadiol, que protagonizaram um bonito momento no mar. Benedita finalmente se desarmou e Guto se sentiu à vontade para beijar sua fiel companheira. Tudo ao som de "Fly", cantada por Eric Silver.


K1 revela que é abusada pelo padrasto em "Malhação - Viva a Diferença":
Mais uma cena marcada pela ousadia e coragem do autor. Katherine sempre teve um comportamento sarcástico e até venenoso, mas estava deprimida. Após alguns capítulos, a revelação: ela era constantemente assediada pelo padrasto e chegou a um nível insustentável. A sequência em que ela conta para Dóris sobre o horror que passou foi emocionante e impactante. Talita Younan protagonizou sua melhor e mais difícil cena.


Dedé chora a ida de Bibi à delegacia em "A Força do Querer":
Já sofrendo com a prisão do pai, Rubinho, o menino se desesperou quando os policiais levaram sua mãe para a delegacia. O choro comoveu o telespectador e naquela cena ficou claro que João Bravo era a melhor revelação mirim do ano.



Simone encurrala Silvana em "A Força do Querer":
Dando um basta nas mentiras sucessivas da mãe, Simone a coloca contra parede e joga na cara o seu vício em jogo, deixando a jogadora compulsiva indignada. Juliana Paiva e Lilia Cabral fizeram uma grande dobradinha na novela de sucesso de Glória Perez e essa foi só uma das muitas boas cenas delas juntas



Jeiza e Bibi se enfrentam no banheiro em "A Força do Querer":
Foram muitos grandes embates entre a policial e a esposa de bandido. Porém, o melhor deles foi o enfrentamento das duas, se encarando e proferindo várias ameaças. O olho no olho foi um diferencial e tanto. Paolla Oliveira e Juliana Paes maravilhosas.



Joyce constata que está sendo traída por Eugênio em "A Força do Querer":
Irene armou para a perua concluir que ela era a amante de seu marido e a cena proporcionou um show de Maria Fernanda Cândido, que nem precisou de texto. O choro doído de sua personagem já bastou.



Ritinha surra Irene em "A Força do Querer":
O clichê da vilã sendo espancada nunca se esgota e sempre empolga o público. Desta vez não foi diferente. A cena em que Irene foi estapeada por Ritinha e ainda levou sapatadas de Joyce foi ótima, destacando Débora Falabella, Isis Valverde e Maria Fernanda Cândido.



Dedé comemora a chegada de Iuri em seu aniversário em "A Força do Querer":
Vítima do preconceito dos colegas por ter um pai presidiário e uma mãe envolvida com a bandidagem, Dedé não teve nenhum amigo em sua festa de aniversário. Sua solidão dilacerou o coração de quem assistia e o momento em que Iuri chega vestido de Goku, para a alegria do menino e emoção de Bibi e Aurora, esbanjou sensibilidade. A cena mais delicada do ano, sem dúvida. João Bravo, Drico Alves, Juliana Paes e Elizângela maravilhosos.


Riitinha tenta manipular Zeca na cadeia, resultando em uma briga feia e um beijo em "A Força do Querer":
A melhor cena protagonizada por Marco Pigossi e Isis Valverde. O momento em que Ritinha vai até o presídio e tenta convencer Zeca a não denunciá-la por bigamia resultou em uma séria discussão entre eles que acabou acabando em um beijo ardente. Os atores se entregaram totalmente.



Ivana revela para a família que é trans e corta o cabelo em "A Força do Querer":
Que momento! A aguardada cena em que Ivana conta a todos que é um trans fez valer a espera, destacando o imenso talento de Carol Duarte, que mergulhou de cabeça no momento dramático. A personagem deixou a família chocada e desesperou Joyce quando destruiu seus cabelos com a tesoura, se libertando de uma identidade que não era sua.


Aurora bate em Bibi na cadeia em "A Força do Querer":
Após ter aconselhado a filha inúmeras vezes, a mãe mais sofredora da novela de Glória Perez se cansou da irresponsabilidade da filha e a encheu de tapas na cela da cadeia, durante uma visita. Juliana Paes e Elizângela formaram uma dupla irretocável na trama e essa foi uma das cenas mais dramáticas das duas. Show!



Jeiza resgata duas crianças em "A Força do Querer":
Baseada em um fato real, ocorrido no Rio de Janeiro no primeiro semestre desse ano, a situação não teve função no enredo, mas serviu para destacar Paolla Oliveira, que conseguiu mostrar toda a tensão da policial através da expressão facial. Destaque para a direção de Rogério Gomes.



Elvira prepara armadilha para Irene em "A Força do Querer":
Com o objetivo de recuperar as suas joias, roubadas pela 171, a perua arma um plano com os traficantes do morro e, com a ajuda de Sabiá, consegue encurralar Irene. Porém, a policia invade o morro no meio do plano de Elvira, provocando uma imensa confusão no local, resultando em cenas tensas e repletas de adrenalina. A vilã ainda perde o bebê que esperava de Eugênio. Betty Faria, Débora Falabella, Paolla Oliveira e Jonathan Azevedo ótimos.


Policial é assassinado por bandidos em "A Força do Querer":
Glória apoiou muito a polícia em sua novela e essa cena foi mais uma prova. Quase 150 policiais foram mortos no Rio de Janeiro só em 2017. Um dado alarmante. A autora retratou isso através da morte de um parceiro de Jeiza que entrou na trama com esse objetivo. O seu assassinato, durante um assalto, foi assustadoramente real e o desespero da policial pôde ser sentido pela entrega de Paolla Oliveira.


Joyce e Eugênio se desesperam com Ivan espancado por homofóbicos em "A Força do Querer":
A dor daqueles pais vendo o filho todo machucado em um hospital público foi transmitida com precisão por Dan Stulbach e Maria Fernanda Cândido. O horror com aquela imagem fez com que Joyce chamasse Ivan de filho pela primeira vez.



Elvira dança funk com Bibi em "A Força do Querer":
Quem imaginaria Betty Faria dançando funk em pleno horário nobre? Glória Perez imaginou. E colocou no ar. Simplesmente sensacional a cena de Elvira dançando funk com Bibi em pleno Morro do Beco, rebolando até o chão e animadíssima. Betty maravilhosa.


Simone se desespera após a mãe tentar se matar em "A Força do Querer".
Juliana Paiva protagonizou sua melhor cena na trama das nove. Silvana tentou se matar tomando remédios e a filha chorou copiosamente no hospital, enquanto ela se recuperava. Juliana e Humberto Martins brilharam e comoveram o público.


Irene morre em "A Força do Querer":
O desfecho da vilã foi cercado de momentos aterrorizantes e um tanto quanto bizarros. Após ver zumbis por todos os lados, a 171 se desequilibra e cai no poço de um elevador. Apesar do contexto ter soado ridículo e fora da proposta da novela, a direção de Rogério Gomes merece elogios, assim como a atuação de Débora Falabella. Foi um final ousado e inesperado.


Eurico vê Nonato vestido de Elis Miranda em "A Força do Querer":
A cena acabou virando uma das mais esperadas da trama. Tanto que Glória resolveu deixar pro penúltimo capítulo. Pena, pois a resolução do preconceito do empresário acabou sendo corrida demais. Porém, a situação rendeu um impagável momento protagonizado por Humberto Martins, que fez uma divertida dupla com o estreante Silvero Pereira.

Bibi conta para Rubinho que o traiu em "A Força do Querer":
Juliana Paes e Emílio Dantas brilharam na aguardada cena em que Bibi humilha Rubinho e diz que o traiu com Caio na trama de Glória Perez. O traficante se revoltou e a ex saiu vitoriosa, se livrando de vez do marido que arruinou sua vida.




Sabiá mata Rubinho e Jeiza o prende em "A Força do Querer":
Em meio a mais uma invasão da polícia no Morro do Beco, Rubinho e Sabiá se enfrentam pelo poder na favela e a múltipla guerra promove uma sucessão de cenas empolgantes. Foi a melhor sequência do último capítulo da novela. O momento em que Rubinho mira para atirar em Jeiza, sendo atingido por Sabiá, foi de tirar o fôlego. A policial, então, se livra de um de seus inimigos e acaba prendendo o outro, que, ironicamente, salvou sua vida. Paolla Oliveira, Emílio Dantas e Jonathan Azevedo excelentes.


Silvana admite que é uma viciada em "A Força do Querer":
Ela negou a novela toda que era uma jogadora compulsiva, mas admitiu o vício quando se deparou com a filha sequestrada. Pena que Glória tenha deixado um momento tão importante pro último capítulo, resolvendo tudo apressadamente. Porém, Lilia Cabral deu seu costumeiro show.



Ivana se liberta em "A Força do Querer":
A cena final da menina que se descobriu menino primou pela delicadeza. Feliz com a cirurgia de retirada dos seios, Ivan comemorou a nova fase sem camisa na praia, como sempre sonhou em fazer. Tudo ao som de "True Colors", música tema da personagem. Lindo.



Silvana recebe a visita da família em "A Força do Querer":
Depois de finalmente reconhecer que era uma viciada em jogo, Silvana acabou internada em uma clínica de reabilitação e a cena final, com a sua família chegando para visitá-la durante um depoimento, emocionou demais. Lilia Cabral, Humberto Martins, Juliana Paiva e Karla Karenina ótimos.



Arnaldo expulsa Renato em "Os Dias Eram Assim":
O grande Antônio Calloni fez uma breve participação na trama equivocada de Alessandra Poggi e Angela Chaves, mas conseguiu marcar mesmo assim. A cena em que o poderoso Arnaldo expulsa Renato de casa, após Alice levar o namorado para casa, foi defendida com brilhantismo pelo ator, sendo necessário destacar também Renato Góes, Sophie Charlotte e Natália do Vale.


Alice e Vitor brigam em "Os Dias Eram Assim":
Foram muitas discussões fortes ao longo da trama e uma das mais pesadas foi quando Vitor e Alice se estapearam, após o romance dela com Renato vir à tona. Casados na vida real, Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira convenceram em todos os momentos em uma relação nem um pouco parecida com a que eles têm fora da ficção.


Nanda revela que tem Aids em "Os Dias Eram Assim":
Sem dúvida, a cena mais emblemática da trama e uma das mais impactantes do ano. As autoras erraram muito ao longo da novela (ou supersérie), mas acertaram na condução desse tema importante. O momento em que Nanda contou para a irmã, mãe e mordomo que era portadora do vírus HIV dilacerou o público e proporcionou uma sequência extraordinária. Julia Dalavia provou que é uma das melhores atrizes da nova geração e Sophie Charlotte, Natália do Vale e Ricardo Blat a acompanharam com louvor. Impossível não ter chorado junto com eles.


Nanda morre em "Os Dias Eram Assim":
Após se casar com Caíque, a menina vai ficando cada vez mais debilitada e não resiste mais. Morre ao lado do amado e uma bela imagem de uma borboleta na janela fecha o ciclo da personagem de forma delicada. Julia Dalavia, Felipe Simas, Sophie Charlotte e Natália do Vale novamente emocionaram.



Paciente tenta se matar em "Sob Pressão":
Abusada pelo pai, Michele acabou internada após ter tentado se suicidar. Assim que acordou e viu o abusador tentando visitá-la, a menina se desesperou e se jogou da janela, tentando tirar sua vida novamente. A cena foi rápida, mas o impacto bem grande. Bruna Grirphao passou todo o horror da personagem e Marjorie Estiano também se destacou quando Carolina compartilhou seu drama com a paciente, ajudando a prender o criminoso. A série dirigida por Andrucha Waddington e inspirada no filme homônimo ---- por sua vez baseado no livro "Sob Pressão - A Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro" ----- foi um primor.


Carolina conta que foi abusada pelo pai em "Sob Pressão":
Durante um culto evangélico, levada pelo próprio pai, a médica resolveu contar a todos o horror que passou quando era molestada na infância/adolescência por ele. Marjorie Estiano protagonizou a sua cena mais difícil na série e, como não poderia deixar de ser, brilhou absoluta. Que atriz!


Mulheres dilaceradas se consolam em "Sob Pressão":
Duas pessoas destruídas por razões diferentes. Uma perdeu o filho em um acidente e lutou até deixar os órgãos serem doados. Já a outra era uma refugiada, explorada em uma casa de prostituição, que conseguiu escapar graças aos médicos do hospital que a socorreram quando chegou ferida ao local. As duas se viram unidas pela dor na capela do hospital. Laila Garin e Bintu Bah viveram as sofredoras Bete e Keicha com muita entrega.



Carolina tenta se matar em "Sob Pressão":
Após denunciar o pai, a médica corta os pulsos durante um banho de banheira e desmaia, sendo socorrida por Evandro. Marjorie Estiano nem precisou de texto e Júlio Andrade protagonizou uma das suas muitas ótimas cenas na série. Momento de impacto e muito bem realizado.



Helga humilha Fassur e o expulsa de casa em "O Rico e Lázaro":
A trama da Record expôs o esgotamento dos enredos bíblicos na Record e Paula Richard deixou a novela com uma barriga imensa. Porém, o final do folhetim presenteou o público com uma grande cena protagonizada pelos sempre ótimos Zécarlos Machado e Denise Del Vechio. Após várias humilhações, Helga se cansa da podridão do marido e o humilha, fazendo questão de se separar, o expulsando de casa. A cena foi longa e muito bem interpretada.





Dulce Maria volta a andar em "Carinha de Anjo":
Após muito sofrimento, a doce menina volta a andar, surpreendendo o pai, Cecília e Tia Perucas. A cena dela descendo as escadas e indo abraçar a mãe que escolheu foi emocionante, destacando Bia Arantes e a pequena Lorena Queiroz. Priscila Sol também merece menção. Lindo momento da gostosa novela do SBT.


José Augusto humilha Maria Vitória em "Tempo de Amar":
O pai se descontrola quando descobre que a filha engravidou e tem uma briga séria com ela, fazendo questão de dizer que a mocinha não era mais sua filha na trama de Alcides Nogueira. Tony Ramos deu um show como sempre e Vitória Strada provou que é uma das gratas revelações do ano.


Maria Vitória perde a filha em "Tempo de Amar":
Depois de ser forçada pelo pai a ficar em um convento, a mocinha tem sua filha no local e poucos dias depois tem o bebê tomado de seus braços pelas freiras, que levam a criança para adoção. O desespero daquela mãe pôde ser sentido pela entrega de Vitória Strada, muito bem em sua primeira novela.


Maria Vitória descobre que Celeste Hermínia é sua mãe em "Tempo de Amar":
Após salvar a cantora de fado de um afogamento, a mocinha descobre que ela é sua mãe. O momento da revelação destacou o talento de Vitória Strada e Marisa Orth, ótima em um papel totalmente dramático.


Malagueta tenta fugir e Maria Pia se declara em "Pega Pega":
A melhor cena da novela de Claudia Souto. O mentor do roubo do Hotel Carioca Palace foi dedurado pelos seus comparsas e tentou fugir da polícia em uma ótima perseguição. Porém, ele acabou preso e Maria Pia finalmente constatou que sempre o amou, se declarando na frente de todos. Mariana Santos e Marcelo Serrado muito bem.


Gael estupra Clara em "O Outro Lado do Paraíso":
Cena forte e exibida logo no segundo capítulo da novela de Walcyr Carrasco. A direção de Mauro Mendonça Filho foi essencial para a sequência não ficar mais pesada do que já é. Enquanto Gael arrancava o vestido de noiva da esposa na noite de núpcias com violência, a mocinha se desesperava e mandava ele parar. O momento de horror foi mesclado com cenas de Clara se afogando, representando o desespero dela. Sérgio Guizé e Bianca Bin ótimos.


Gael bate em Clara, que cai da escada em "O Outro Lado do Paraíso":
Mais uma cena forte protagonizada por Sérgio Guizé e Bianca Bin. Em outro ataque de violência, o filho de Sophia tenta obrigar a esposa a assinar os documentos liberando o garimpo das esmeraldas, mas ela nega e acaba agredida, se desequilibrando e rolando as escadas. Após a sequência, um aviso surge no final do capítulo: "Violência contra mulher é crime. Denuncie."


Mercedes perdoa Caetana em "O Outro Lado do Paraíso":
Que privilégio poder ver Fernanda Montenegro e Laura Cardoso juntas em cena. Duas das maiores atrizes do país contracenando é um presente para o público. A cena em que Caetana surge para pedir perdão a Mercedes, após anos afastadas por conta do interesse em Josafá, primou pela delicadeza. As duas deram um show e a sequência foi tão maravilhosa que Laura ligou para Walcyr, pedindo para continuar na novela. O resultado: ele simplesmente desistiu de matar a cafetina e a manteve no enredo para a sorte do telespectador.



Beatriz conta para Clara que é milionária em "O Outro Lado do Paraíso":
Internada em um hospício isolado em uma ilha, a mocinha ganha uma amiga e mentora no meio do inferno. A refinada Beatriz acaba fazendo amizade com a menina e lhe ensina boas maneiras, ao mesmo tempo que lhe conta sobre sua fortuna em obras de arte. É o estopim para a virada da novela, inspirada claramente no clássico "O Conde de Monte Cristo." Bianca Bin e Nathalia Timberg emocionaram.


Mercedes desmascara Sophia em "O Outro Lado do Paraíso".
A vidente não se intimida diante da vilã e avisa que ela pagará por todo o mal que fez para Clara, deixando Sophia em choque. Fernanda Montenegro e Marieta Severo deram um show, o que não foi surpresa.



Sophia expulsa Josafá de casa e incendeia seu bar em "O Outro Lado do Paraíso":
A vilã tirou a máscara depois que internou Clara em um hospício e expulsou o avô da mocinha de sua casa, queimando o bar do senhor e expondo um sorriso vitorioso. Marieta Severo se destacou e Lima Duarte brilhou quando seu personagem enfrentou a vilã e ainda cuspiu na cara de Sophia. Um duelo de gigantes em cena, valorizados por Walcyr Carrasco.






Passagem de tempo de dez anos em "O Outro Lado do Paraíso":
A primeira fase da trama se alongou demais e a segunda fase era muito aguardada. Tanto que a passagem de tempo provocou um aumento impressionante na audiência da novela, a transformando em um fenômeno. A sequência foi excelente, focando em pequenas cenas dos personagens e finalizando com a mudança das velas dos aniversários de Thomaz, filho da mocinha.


Raquel volta como juíza e Nádia desmaia em "O Outro Lado do Paraíso":
Após ter sido humilhada quando era empregada doméstica na mansão da perua, Raquel volta triunfante como a nova juíza da cidade, deixando Nádia em choque. O momento em que a vilã desmaia foi impagável e Eliane Giardini brilhou, assim como Érika Januza.


Beatriz morre em "O Outro Lado do Paraíso":
A participação da grande Nathalia Timberg foi breve, mas marcante. A cena em que a personagem morre, se despedindo de Clara, emocionou demais e destacou o imenso talento dessa dama das artes cênicas. Bianca Bin também merece menção.


Clara jura vingança em "O Outro Lado do Paraíso":
O delegado, o juiz, o psiquiatra e Sophia. Todos foram jurados quando Clara prometeu a si mesma, diante de um penhasco, em pleno hospício, que arruinaria todos que destruíram sua vida. Bianca Bin fez uma cena visceral e o momento arrepiou, iniciando a virada da história.




Caixão com Clara é jogado ao mar em "O Outro Lado do Paraíso":
Que sequência arrepiante e extraordinária. A equipe de Mauro Mendonça Filho produziu uma sucessão de cenas incrivelmente reais, tirando o fôlego de quem assistia. Impressionante toda a cena tensa de Clara sendo trancada no caixão de Beatriz e depois lançada ao mar, se desesperando com a entrada da água. Bianca Bin deu um show e os efeitos ficaram primorosos.


Mercedez negocia com a morte em "O Outro Lado do Paraíso":
Que monólogo divino protagonizado pela grandiosa Fernanda Montenegro. Valorizada como merece na trama das nove, a atriz emocionou na longa e difícil cena em que a vidente negocia a partida de Josafá com a morte. Um momento que poderia cair no ridículo, mas foi de uma poesia tocante. Que show.


Clara volta e emociona Josafá e Mercedes em "O Outro Lado do Paraíso":
O retorno da mocinha proporcionou cenas de pura emoção. Bianca Bin, Lima Duarte e Fernanda Montenegro se entregaram por completo e o momento em que Clara se revela para o avô e Mercedes arrancou lágrimas do público. O trio transbordou sensibilidade do início ao fim.


Retorno triunfal de Clara em "O Outro Lado do Paraíso":
O momento mais esperado da novela de sucesso de Walcyr Carrasco fez valer a espera. A chegada da mocinha, triunfante, durante uma festa beneficente de Palmas, foi arrepiante. A entrada de Clara, ao som de Blaze Of Glory (clássico de Jon Bon Jovi), alcançou picos de 45 pontos e deixou todos os seus inimigos em pânico. Bianca Bin deu show, assim como Marieta Severo, Luis Melo e todos os presentes na impactante cena. "Não imaginam o prazer que é estar de volta".


Clara apanha de Gael e ri em "O Outro Lado do Paraíso":
A primeira vítima de sua vingança foi o ex-marido, responsável por tantas agressões e abusos. O filho de Sophia caiu na armadilha da ex e, já bêbado, a agrediu com um tapa. Porém, Clara, surpreendentemente, solta uma gargalhada maquiavélica, deixando o rapaz sem reação. Após o segundo tapa, a mocinha chama por Patrick e o agressor acaba preso em flagrante. Bianca Bin mais uma vez perfeita.


Gael é espancado na cadeia em "O Outro Lado do Paraíso":
O castigo veio e lavou a alma do público. O violento ex de Clara se viu em uma cela lotada e repleta de marginais perigosos. Após o policial dizer que o novato era um estuprador, todos o espancaram e deixaram o rosto do rapaz desfigurado. A cena foi forte e muito bem feita, assim como a caracterização de Sérgio Guizé na pós-surra.


Ano Novo em "Pega Pega":
A passagem de ano da novela das sete foi muito bonita em um clipe de cerca de três minutos, ao som da tocante "É Preciso Saber Viver", cantada pelos Titãs. As cenas de todos os personagens comemorando a chegada de 2018 foram bem feitas e a experiência do diretor Luiz Henrique Rios contou muito, pois o mesmo já dirigiu várias cenas clipadas em "Malhação Sonhos" (2014).


Tonico aprende a andar em "Malhação - Viva a Diferença":
O capítulo foi focado em retrospectivas deliciosas, relembrando vários momentos marcantes da temporada. No final, as meninas foram correndo ver Tonico, a pedido de Roney. O filho de Keyla estava em pé e foi andando até a mãe, emocionando a todos. Ele completou um ano e o público pôde acompanhar toda a sua evolução, assim como a solidificação da amizade das Five. A simbologia foi linda e a cena, ao som de Trem Bala, sensibilizou demais. Lucio Mauro Filho, Gabriela Medvedovski, Heslaine Vieira, Daphne Bozaski, Manoela Aliperti e Ana Hikari em plena sintonia.





Quanta cena maravilhosa a teledramaturgia proporcionou para o público em 2017! Noventa e seis cenas! Isso apenas prova que as novelas e séries nacionais têm mérito de sobra para serem valorizadas no mercado exterior e os brasileiros deveriam perceber como o Brasil é rico em conteúdo. O país é cheio de problemas e está a cada dia pior, porém, o mundo das artes com certeza é um dos poucos setores que promove orgulho. Que em 2018 seja tão bom quanto.

35 comentários:

Décio Lucas Pereira Rodrigues disse...

Faço Retrospectivas no meu blog, mas ninguém faz melhor do que você, Sérgio! Imagina o trabalho que deve ter sido selecionar mais de 90 cenas e descrever elas assim. Parabéns!!

> http://deciolucasoficial.blogspot.com.br/

Fernanda disse...

Olha, não é bajulação barata. É sinceridade. A sua dedicação é fascinante.Dá pra ver a sua paixão em escrever e esse prazer é transmitido pra nós, leitores. Essa sua retrospectiva de cena me deixou embasbacada. Não existe crítico como você e aqueles pamonhas do Uol parecem amadores. Ainda ganham pra escrever aquelas merdas. Parabéns.

Anônimo disse...

Muito bom; ótima seleção de cenas! Só acrescentaria três cenas da A Força do Querer. A briga de Bibi e Rubinho quando ela descobre a traição, a cena que ela conta para ele na cadeia que tinha traido ele com Caio e a cena que a Silvana conta para Bibi que gastou o dinheiro dela com jogo.

Anônimo disse...

Que seleção fabulosa. Sua memória me espanta!Tu é o melhor. Outros podem tentar mas jamais serão!!!!!!!!

Cézar disse...

A melhor retrospectiva que já li. Nenhum outro fez algo sequer parecido.

Unknown disse...

Retrospectiva fantástica! Show. Mas eu senti falta da grande cena protagonizada por Marieta Severo e Lima Duarte em OOLDP quando ela diz que vai conseguir as esmeraldas. Além da outra quando ela bota fogo na casa dele. Será que poderia adicionar? Ficaria feliz! Enfim, baita seleção.

Eliton Ribeiro disse...

Ótima retrospectiva Sérgio, mas senti falta da cena em que Simone (Juliana Paiva)se desespera com o estado de Silvana (Lília Cabral) depois que ela tentou se matar, Juliana e Humberto deram um show de emoção, esperava ver essa cena entre as melhores.

Leitora disse...

Que retrô sensacional! Você é incrível! Lendo a sua retrospectiva fica mais explicito ainda as injustiças do Melhores do Ano. Confesso que haviam cenas aí que eu já nem lembrava mais. Outras quando eu vi eu pensei: "Ah... Essa vai estar na retrô do Sérgio." Você por acaso tem um caderninho pra anotar as cenas que te impactaram? Pois se você não tem devia ir lá no Huck tentar a sorte no Quem quer ser um milionário porque com essa memória boa...
Não tem muito haver não, mas vejo gente reclamando que o Walcyr esta "copiando" O Conde de Monte Cristo e Madame X, porém tava lembrando aqui que as novelas do Carrasco tem altas referências literárias e etc. O Cravo e a Rosa - A Megera Domada. Chocolate com Pimenta - A Viúva Alegre (Uma opereta) Eta Mundo Bom - Cândido ou o Otimismo e o conto o Comprador de Fazendas. Verdades Secretas - Lolita (Livro que eu tentei ler pela 1ª vez aos 9 anos de idade. Vê se pode?) A Padroeira - As Minas de Prata e em Caras e Bocas havia um núcleo claramente inspirado em Senhora. Eu acho ótimo isso porque pode despertar o interesse do publico em conhecer os livros.
E francamente o Walcyr não é o único autor a ter essas inspirações e não é de hoje que a TV bebe da Literatura se a gente for citar todas as adaptações literárias ficaríamos aqui por toda vida.

Malu disse...

Sérgio, nem sei o que dizer! Parabéns e obrigada pelo primoroso trabalho! É tanto cenão que nem dá pra comentar tudo. Esse ano foi um ótimo ano para a dramaturgia, com vários novelões uma temporada ótima de malhação, e séries ótimas também. Apesar disso, até novelas fracas como Pega Pega, tiveram algumas cenas boas. No caso da Malhação, quem gostar indico irem no Globo Play ver o "Malhação Ao Vivo" especial de natal, onde as "Five" comentam algumas dessas cenas, e outras pedidas pelo público.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? A Força do Querer foi a melhor novela do ano. Isso é inquestionável. Porém, a cena da Nanda em Os Dias Eram Assim, para mim, foi o momento mais tocante da teledramaturgia brasileira neste ano. Aproveito para desejar um ótimo Ano Novo! Publicarei a relação dos melhores no meu blog. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Anônimo disse...

O Sérgio acrescentou todas as cenas que vcs reclamaram. Melhor blogueiro mesmo!!!!

Anônimo disse...

Nossa tinha ate esquecido das cenas incriveis de Dois irmãos, me arrepiaram. E o retorno de Clara foi mesmo O Momento do ano, concorda?

Vane M. disse...

Sérgio, só temos certeza que o Natal chegou quando há o especial do Roberto Carlos e que o final do ano chegou quando vemos retrospectivas, hahaha! Arrasou! Abraços, feliz 2018, tudo de bom!

Chaconerrilla disse...

Que maravilha relembrar tantas cenas marcantes e lindas. Obrigada, Zamenzito! Feliz ano novo! Que seja cheio de bons sentimentos e energia positiva.

Débora disse...

QUE RETRÔ FODA!!!! PARABÉNS INFINITAMENTE POR ISSO. Jamais lembraria de tantas cenas assim. Rs De fato foram todas impactantes e muito bem interpretadas.

Posso acrescentar só mais 3 de A Força do Querer?

- A cena em que a Bibi salva a Silvana do cativeiro no morro. Foi muito bonita, um dos momentos que mais marcaram a novela pra mim. E ainda mostrou que perigosa no fundo tinha um bom coração.

- Rubinho toma o morro. Quando o Sabiá é atingido por um tiro ( na frente da Bibi, inclusive) Rubinho pega o rádio e começa a dar ordens no morro, se tornando o "barão do pó".

- Bibi conta para Caio que foi ela que incendiou o restaurante.
Foi uma cena muito bem interpretada, com um dialogo forte. E a decepção estava estampada na cara do Rodrigo. Nessa cena, de certa forma, a Bibi tirou um peso das costas.

PS: A cena em que o Zeca leva um tiro tb seria foda não fosse pela canastrice do Fiuk.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Décio.

Sérgio Santos disse...

Fernanda, seu comentário me emocionou quando li. Fiquei tão feliz. E só faço isso tudo pra vocês mesmo. bjão!!!

Sérgio Santos disse...

Anonimo, acrescentei a confissão da traição da Bibi na cadeia pq havia me esquecido.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz demais, Cesar!

Sérgio Santos disse...

Adicionei, Johnny. Tinha esquecido msm.

Sérgio Santos disse...

Eliton, acrescentei. Havia me esquecido também... rs

Sérgio Santos disse...

Leitora, sabe que nao tenho? Mas é uma boa ideia pq vou me recordando e algumas coisas esqueço... rs E concordo totalmente sobre o comentário a respeito do Walcyr. É coisa de hater e assusta ver que tem até críticos que se comportam como tal...

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Malu. Faço com carinho pra vcs. bjs!!!!

Sérgio Santos disse...

Concordo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo. rs

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Vane... rsrsrsrs bjss

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, chaconerrilla! bjsssss

Sérgio Santos disse...

Claro que pode, Débora. Tb achei essas 3 cenas maravilhosas. Mas a do tiro do Zeca seria acrescentada no piores do ano, né. Foi deprimente. bjsss

Unknown disse...

Primeiro, feliz 2018 Zamenza :3

Segundo, amei real essa lista! Eu acrescentaria as cenas da Isis nadando com sua cauda de sereia (nem precisava de diálogo, eu ficava muito hipnotizada, a Ritinha tinha que ser dela), o parto dela feito pela Jeiza, a cena que Ritinha vai buscar o Ruyzinho e depois tem ele tirado dos braços pelo policial (a única pessoa que ela amava mais do que a si mesma era o filho, chorei copiosamente), e de CdA: Cecília desesperada gritando por ajuda quando encontra Dulce desacordada com a cabeça sangrando, Emílio chorando quando descobre que a amiga está no hospital, Cecília tirando o hábito, primeiros beijos de Gucilia e Fatóvão, Cristóvão consolando Fátima após descobrir que é estéril e todos desesperados pensando que Dulce foi sequestrada e morreu num acidente aéreo (muito amô por essa novela, ela deixa minha criança interior mais viva do que nunca) <3

Que em 2018 tenhamos muitas outras cenas maravilhosas pra você fazer mais listas lacradoras!

Unknown disse...

P.S.: também acrescentaria o parto da Anna, que eu sei que você amou também!

Sérgio Santos disse...

Feliz 2018, Vittoria! E adorei todas essas cenas que vc citou. E, sim, amei o parto da Anna tb. Bjsss

clary disse...

falei mal da Dóris em outro post mas preciso defender uma cena neste: quando ela conta pro Tato como era o pai dela revelando aos poucos que era da própria história q ela tava falando... linda, acho que chorei quase tanto quanto na do parto do Tonico

Sérgio Santos disse...

Verdade, Clary.