quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Abuso sexual é tratado de forma corajosa em "Malhação", destacando o talento de Talita Younan

Após tantos elogios seguidos e vários acertos constatados, seria possível elogiar mais uma vez a atual temporada de "Malhação"? A resposta é sim. Cao Hamburger está, com o perdão do trocadilho, fazendo a diferença. O autor vem abordando temas muito importantes e um dos mais difíceis de serem explorados ganhou destaque com o drama de K1: o abuso sexual. E Talita Younan está aproveitando a chance para mostrar seu talento.


K1 sempre foi a venenosa da turma e praticou muito bullying com vários colegas, incluindo Benê (Daphne Bozaski). No entanto, a menina sempre teve um lado mais humano e até inocente, principalmente nos momentos de conversa com K2 (Carol Macedo) ou quando tentava escapar das investidas mais pesadas de MB (Vinicius Wester). Foram muitas cenas hilárias e outras mais vilanescas ao longo da trama; mas, recentemente, a curva dramática começou a mudar. A garota passou a chorar escondido e fazia questão de se isolar. Era o primeiro sinal do abuso.

A personagem até se reaproximou de Keyla (Gabriela Medvedovski), que formava o trio K1, K2 e K3 no passado, antes da filha de Roney (Lúcio Mauro Filho) engravidar e formar as 'five'. Foi a partir dessa aproximação que o público teve maior conhecimento do drama que a menina enfrentava.
Aos poucos, foi confiando na antiga amiga até revelar que estava sendo alvo de abuso do padrasto. O namorado da mãe vinha dando em cima dela e isso acabou transformando uma periguete sarcástica em uma garota introspectiva, abatida e agressiva.

A cena em que K1 contou para Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), após receber o incentivo de K2 e Keyla, sobre o que estava acontecendo dentro de sua casa, primou pela emoção e pela entrega de Talita Younan, que protagonizou sua melhor cena na trama até então. Katherine disse que o padrasto começou lhe dando bombons e depois ofereceu Uísque. Até o dia em que ela estava tomando banho e ele abriu a cortina para lhe observar. Nesse instante, a menina caiu em prantos e acabou consolada pela diretora e amigas.

Não é fácil tratar um tema como o abuso sexual em "Malhação", às 17h45, pois o horário é impeditivo para assuntos mais pesados, ainda que a censura em torno da Classificação Indicativa tenha acabado. A atual temporada, inclusive, tem aproveitando bastante essa maior liberdade para explorar outras situações densas, como o uso de drogas e até o alcoolismo. Porém, a questão do abuso consegue ser mais complicada por envolver contextos sexuais, enfim. Até "O Outro Lado do Paraíso" vem abordando esse tema com cautela, envolvendo Laura (Bella Piero) ---- ao que tudo indica abusada pelo padrasto, o delegado canalha vivido por Flávio Tolezani.

Mas, mesmo diante das dificuldades da faixa, Cao Hamburger novamente se mostra habilidoso na condução de dramas importantes em "Malhação - Viva a Diferença". O caso do abuso sofrido por K1 serviu para levantar o necessário debate sobre um fato que está longe de acabar e ainda destacou a competência de Talita Younan, que se mostra uma atriz promissora e pronta para novos desafios.

19 comentários:

Cézar disse...

Você só faz textos ótimos!

Anônimo disse...

Ótimo texto! Me emocionei muito com a cena, Talita Younan é uma grande atriz, já era ótima no humor e em momentos de vilania, e agora também se mostrou perfeita no drama, essa menina tem muito talento, tomara que a globo aproveite ela depois, do jeito que a emissora anda louca não duvido nada dispensaram ela depois igual fizeram com a anaju dorigon (que graças a deus voltou agora) depois de msonhos, tomara que ela seja valorizada

Sol disse...

Essa menina é ótima e vai longe. Mais uma análise perfeita dessa Malhação tão boa!

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Essa temporada de Malhação está maravilhosa, muito realista!!!


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Chaconerrilla disse...

A Talita está brinlhando. Impossível não se emocionar com as cenas dela

Anônimo disse...

QUE TEMPORADA SUBLIME!!!!!!!!

Malu disse...

Eu chorei com a cena e olha que não sou muito de chorar. Tô ansiosa pra ver a reação do MB, porque adoro o casal que eles fazem, e embora seja bem fofo o apoio que Dogão está dando eu não o perdôo completamente e não quero um casal dele com a K1. Eu elogio tbm Gabi Medvedovski na cena em que K1 se abriu com K3, e também na cena da confissão à Dóris, onde Carol Macedo e Ana Flávia Cavalcante tbm esbanjaram sensibilidade. Já disse e repito, essa malhação tem o melhor elenco jovem em anos, infelizmente costumam "sobreviver" na globo poucos atores por temporada, vide a ótima Anaju Dorigon, de Sonhos, que acabou indo parar na Record, coitada, mas sorte que já voltou pra globo. Enfim, esse ano gostaria que todo esse elenco fosse aproveitado em produções futuras, porque é uma galera bem talentosa, como há algum tempo não se via na faixa.

Leitora disse...

Olá Sérgio! Tá ficando até difícil elogiar essa temporada maravilhosa. A Talita Younan esta brilhante, aliás como disse a colega acima esse é um dos melhores elencos jovens em anos, pois pra mim em algumas temporadas havia muito rostinho (não tão bonito assim) que só queria se aparecer. Queria ser famoso e não ser ator. Tambem tô ansiosa pra ver como o MB vai reagir porque eu amo o casal. Nos emocionamos com a K1 revelando tudo a Dóris.

Achei bom também o Cao se preocupar com a questão das provas do crime, pois infelizmente mulheres de má fé e mau caratismo estão acusando homens injustamente e esse tipo de acusação falsa não prejudica apenas o injustiçado, prejudica também o trabalho da policia e principalmente as reais vitimas, uma vez que atos assim acabam beneficiando os criminosos de verdade e transformando um crime hediondo e asqueroso em algo supérfluo. Vale lembrar também que a vitima nunca tem culpa.

E você viu como o Roger é agradável e simpático? Isso não é pra dizer que pessoas assim são abusadoras. Não! Isso é pra gente ver que muitas vezes um(a) abusador(a) está acima de qualquer suspeita.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Não assisti a cena, mas com certeza essa temporada de Malhação tem se destacado por excelência no roteiro e interpretações.
Essa pegada certeira da realidade dos adolescentes é simplesmente perfeita.
E os temas necessários e pertinentes com a realidade.
É preciso sempre denunciar e pedir ajuda é o primeiro passo.
Perfeito seu texto.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Mais um ponto pra essa temporada de Malhação! Incrível como o Cao Hamburger vem acertando nas abordagens (embora peque um pouco em algumas conduções). Foi impossível não se emocionar com os relatos da K1, mostrando que o abuso não precisa chegar às vias de fato pra ser denunciado. E foi igualmente revoltante a atitude da mãe dela, culpando a filha e dando razão ao namorado. Por mais revoltante que seja, essa é uma atitude que infelizmente acontece na vida real e deve ser mostrada na ficção.
E Talita Younan esteve mesmo perfeita nessa virada da personagem.
No mais, é isso. Abraços!!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Cézar.

Sérgio Santos disse...

Concordo mt, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Sol!

Sérgio Santos disse...

Está msm, Débora.

Sérgio Santos disse...

Impossivel, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Tb queria que todos fossem aproveitados, Malu. E vc fez adendos importantes, essas tb brilharam muito nas cenas.

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Leitora!!!!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Luli. Tente ver na Globo Play.

Sérgio Santos disse...

Foi emocionante demais, Germana. bjss