quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

"Deus Salve o Rei": o que esperar da próxima novela das sete?

A missão da próxima novela das sete da Globo é difícil porque manter os elevados índices de audiência de "Pega Pega" é quase impossível. Isso porque a trama que está chegando ao fim é um caso atípico. Superou as nove produções antecessoras, obtendo uma média que não era vista desde o fenômeno "Cheias de Charme", em 2012 ---- ainda que a repercussão seja nula e a história de Cláudia Souto não faça jus a esses números. Mas, se conseguir ao menos não derrubar em mais de dois pontos já é um mérito. E a proposta do novo folhetim é ousada para a faixa.


Ao contrário da atual produção, que aposta em tudo o que o horário das sete costuma ter, o enredo de Daniel Adjafre (que estreia como autor solo) é medieval, abordando reinos e romances entre plebeus e nobres. Apresentar uma novela de época nessa faixa é incomum e a última tentativa fracassou (vide o fiasco de "Bang Bang" em 2005). Entretanto, o capricho de "Deus Salve o Rei" é impressionante e as chamadas ---- assim como o clipe que pode ser visto aqui ---- prometem uma história clássica, repleta de cenas de ação e efeitos especiais. A música tema da trama também conquista facilmente através da voz doce de Aurora, cantando "Scarborouch Fair".

A premissa se baseia no acordo entre os fictícios reinos de Artena e Montemor. O primeiro é rico em água e o segundo em minério de ferro. Em troca do fornecimento de água de Artena, Montemor oferece minério. Tudo segue em paz por anos, mas o acordo acaba abalado com a morte de Crisélia (Rosamaria Murtinho), rainha de Montemor, avó de Afonso (Romulo Estrela). O íntegro rei Augusto (Marco Nanini), pai da maquiavélica Catarina (Bruna Marquezine), tentará manter a paz, mas a filha será o maior empecilho.
A princesa será o principal fator que estremecerá o clima de paz entre os reinos e a vilã é apaixonada por Afonso (Rômulo Estrela), príncipe herdeiro de Montemor, criado para assumir o trono. O sonho dela é que ele assuma seu posto e a tenha, claro, como rainha.

Porém, o mocinho da novela se apaixona por Amália (Marina Ruy Barbosa), plebeia de Artena, e para ficar com ela não pensa duas vezes em abdicar do trono. Ironicamente, o irmão caçula do protagonista, o deslumbrado Rodolfo (Johnny Massaro), também não se interessa muito pelo trono, pois só quer saber de aproveitar as mordomias que tem e paparicar a esposa Lucrécia (Tatá Werneck), princesa voluntariosa e fogosa. Ou seja, ao contrário das tramas clássicas que envolvem reinos, essa não tem como mote a luta pelo trono e, sim, a fuga dessa responsabilidade. É uma boa sacada do autor.

A sintonia entre Rômulo Estrela e Marina Ruy Barbosa já pode ser sentida nas chamadas e resta torcer para que o romance do par empolgue o público e não seja raso, como ocorreu com Eric (Mateus Solano) e Luiza (Camila Queiroz) em "Pega Pega". As cenas deles estão bem bonitas. E vale lembrar que Afonso seria de Renato Góes, que até participou dos ensaios com o elenco. Porém, em virtude de alguns desentendimentos com o diretor Fabrício Mamberti, o ator acabou deixando a produção. Ignorando os motivos da mudança, a situação acabou sendo ótima para a novela. Primeiro porque Renato acabou de ser o mocinho de "Os Dias Eram Assim" e segundo porque Rômulo merecia muito essa oportunidade. Há anos fazendo coadjuvantes ---- por sinal, faria mais um nessa trama ---- e mostrando talento de sobra, o ator merecia demais um protagonista. Finalmente ele veio.

Além dos citados, o elenco ainda conta com Caio Blat, Fernanda Nobre, Marina Moschen (interpretando Selena, a primeira mulher que se tornará guerreira em meio aos homens), Debora Olivieri, Caco Ciocler, Tarcísio Filho, Marcello Airoldi, Pascoal da Conceição, Marcos Oliveira, Maria Manoella e Ricardo Pereira (vivendo Virgílio, vilão obcecado por Amália). Bia Arantes também está no time e a atriz viverá uma situação peculiar: pelo menos até maio estará na Globo e no SBT ao mesmo tempo ---- enquanto interpretará Brice, estará no ar como a doce Cecília, mocinha de "Carinha de Anjo", já toda gravada.

É preciso também mencionar o drama que a equipe da novela precisou enfrentar com um grave incêndio em um dos estúdios, destruindo todo o ambiente que já havia servido de cenário para várias cenas. Apesar desse horrível contratempo, a reconstrução foi rápida e a estreia ficou mantida para o dia 9 de janeiro, como já era previsto desde o começo. Eu, inclusive, estive na cidade cenográfica semanas antes do incidente e pude admirar todo o capricho da produção ---- as fotos podem ser conferidas aqui. Todos os locais que eu estive não foram afetados pelo fogo, vale ressaltar.

"Deus Salve o Rei" tem uma boa proposta e a coragem do autor em apresentar uma trama que combina mais com o horário das seis do que das sete merece atenção. Há uma produção muito bem cuidada sendo preparada e resta torcer para a estreia fazer jus ao que vem sendo exposto nas chamadas.

22 comentários:

Anônimo disse...

Acho que promete essa novela, mas ver a Marquezine num papel de destaque é desanimador...

Gustavo Nogueira disse...

Acho que essa novela promete e será bastante interessante, a ousadia é mt válida em apresentar uma novela de época em horário das 7, o que não é mt comum.Gostei dos protagonistas, Marina Ruy Barbosa e Rômulo Estrela são mt talentosos e já mostraram química em cena.Só tô com mt medo por ter a Bruna Marquezine em um papel importante e ainda mais como vilã.

Adriana Helena disse...

Sérgio, querido, tudo bem?
Estou entusiasmada com essa novela de proposta "medieval" no horário das 7 horas da noite!!
É raro um tema assim não é mesmo?
Os figurinos e as chamadas para a novela estão belíssimos!!
Tomara que dê tudo certo, pois só de ouvir a voz da Aurora na chamada já acalma e encanta!!

Amigo, vim lhe desejar um maravilhoso Natal e um início de ano de 2018 espetacular!!
Agradeço a sua amizade no decorrer de 2017 e pode ter certeza que em 2018 estaremos firmes, fortes e sempre unidos!!
Feliz Natal com muito amor e paz!!
Beijos!!!

Malu disse...

Concordo com os comentários preocupados com a Marquezine de vilã protagonista. Só nas chamadas ela já parece robótica tentando imprimir um tom altivo à sua princesa. Mas fazer o quê, né? Fico feliz por Rômulo Estrela, mas vale lembrar que ele também esteve no ar recentemente como Chalaça, onde foi muito bem, por sinal. Já Marina acho talentosa e versátil, e acho que apesar do rostinho e ar angelical, conseguirá ser uma mocinha "guerreira". Não curto muito o clima medieval, mas com certeza vou assistir porque o horário das sete é o mais favorável pra mim então sempre acabo assistindo todas, acompanhei até Haja Coração de cabo a rabo, haha.

Leitora disse...

Olá Sérgio! Minha ansiedade e expectativa com essa novela é grande. (Dá até medo porque se não for boa o tombo será épico.) Sou muito fã de estórias medievais. As chamadas estão muito lindas. A Aurora cantando é um espetáculo (Me lembra muito a Enya) O Rômulo e a Marina são muito talentosos e já demonstram uma baita química. A minha unica ressalva é a BM em um papel tão importante. Confesso que fiquei imaginando a Agatha Moreira no papel mesmo que isso desgastasse muito a imagem dela e bem suas ultimas personagens se não me engano não eram boazinhas. Falei da Agatha e lembrei da Letícia, mas também não seria legal ela fazer outra princesa, mesmo que oposta a Leopoldina tão imediatamente. Vamos torcer pra ser boa.

izabel disse...

Os espectadores já comparam novela Deus Salve o Rei com Game of Thrones, mas Globo nega inspiração. Quem a globo pensa que engana?
Um exemplo: A divulgação de fotos de personagens como Afonso, vivido por Romulo Estrela na trama, levou pessoas a comparar a produção à popular Game of Thrones, da HBO... Um Primo do Jon Snow?

Débora disse...

Tenho dois comentários pra fazer, um não tem nada a ver com outro rs mais lá vai:

Deus Salve o Rei tem um "q" de "Que Rei Sou Eu?" ótima trama do Cassiano Gabus Mendes exibida em 1989 também as 19hrs. E eu particularmente gosto da coisas que o Daniel escreve. (Ele é um dos redatores de "A Cara do Pai" e foi o criador do seriado "SOS Emergência" além de ter colaborado com a grande Lícia Manzo nas ótimas "A Vida da Gente" e "Sete Vidas", se não me engano foi colaborador do Walcyr também em alguns trabalhos, não me lembro em quais.) Bom currículo ele tem e a história está prometendo bastante... Pode ser que o público compre a novidade após tantas tramas "agua com açucar". Viveremos pra ver, Rs! Quanto a Marquezine, muito criticada aqui, também não gosto muito dos trabalhos dela, pra mim ela foi talentosa apenas quando criança e depois se perdeu, infelizmente. Já as Marinas (Ruy Barbosa e Moschen) acho ótimas, e to bem empolgada com a Selena, tenho pra mim que será um dos melhores perfis da trama.
Já que sugeriram nomes para viver a princesa "Catarina", farei o mesmo:
Acho que deveria ser da Barbara França, ao invés de estar mal aproveitada naquela bobagem das 18hrs.

Outro Assunto.

Desculpa voltar ao assunto "Por Amor", sei que a reprise já acabou, porém, tem MUITA coisa que me incomodou naquele último capítulo. Foi um belíssimo último capítulo, disso não há duvidas, Maneco é um autor admirável e eu gosto muito dele. Só que convenhamos, o César foi CÚMPLICE na troca dos bebês foi inadmissível ele ficar "de fora" do bafafá todo que rolou no último capítulo, ele foi praticamente ignorado. Cadê que a Eduarda foi tirar satisfações? No minímo era para ter aparecido os 3 (Eduarda, Marcelo e principalmente Atílio, que tanto o pressionou para saber a verdade) na porta da casa dele. Ia ser uma cena épica! Depois da briga, obviamente viriam as pazes e já que o final "Eduarda e Marcelo" foi inevitável essa era a hora
dos dois rivais se estenderem as mãos, obvio que depois da lavação de roupa suja rs. Também fiquei curiosa pra saber do julgamento, compreendo que essas cenas são longas mas a Helena poderia ter citado esse acontecimento no seu diário, o público merecia saber como foi , de fato, o fim dessa história.
A troca de bebês nunca poderia ter sido desvendada no último capítulo, deveria ter sido no início da última semana, foi uma correria desnecessária.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Sabe que estou animada com essa novela?
Siiiiiiiiim sou fã de enredos medievais!
Gosto dessa pegada do figurino, de capa/espada, de cenário e tramas de príncipes/princesas que usurpam tronos com suas vilanias e tocando o terror nos mocinhos/mocinhas rsrsrsr
Minha mãe diz que era muitooooo bacanudo assistir Que rei sou eu? e que na época era uma coisa assim bem diferentona. Original e que prendia a atenção.
Acho que pode ter um jeitão de GOT o que pode ser bem interessante, de um lado vai atrair a atenção dos fãs da série que estão roendo as unhas de ansiedade e por outro lado pode ser que exatamente essa galera possa achar um tema repetitivo. De repente pode até não ser bem aceito nas TV, mas bombar midiaticamente falando.
estou na torcida para que seja muito bom!
Adorooooooo as Marinas (Moschen e Ruy Barbosa) e o Rômulo Estrela.
Contagem regressiva!

Sérgio obrigada por compartilhar um ano cultural diversificado e instigante e por nos trazer sempre o que há de melhor em seus posts super fofíneos.
Desejo pra ti, familiares e leitores um Felizzzzzz Natal e um 2018 super ultra mega hiper tudo de melhor \0/
Bjs Luli
https://Café com Leitura na Rede

Sérgio Santos disse...

Tenho que concordar, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Compartilho da sua opinião, Gustavo.

Sérgio Santos disse...

Tb estou entusiasmado, Adriana. E tb desejo tudo em dobro pra vc e que em 2018 estejamos juntos novamente. bjsss

Sérgio Santos disse...

Haja Coração foi dose, Malu... rs Tb Bruna achei robótica... Enfim, tomara que seja uma ótima novela. bjs

Sérgio Santos disse...

De pleno acordo, Leitora!

Sérgio Santos disse...

Izabel, a Globo teve Que Rei Sou Eu? décadas antes dessa série existir...

Sérgio Santos disse...

Débora, endosso seus dois comentários. Em tudo. Aliás, esses foram apenas alguns dos muitos defeitos de Por Amor. Bárbara França seria um bom nome, hein...

Sérgio Santos disse...

Luli, eu que agradeço sua presença aqui sempre com ótimos comentá\rios. Feliz 2018 e que estejamos juntos ano que vem. bjssss

Anônimo disse...

As chamadas estão me chamando bastante atenção, a produção e a fotografia estão sensacionais e maravilhosas, se a história e o desenvolvimento for do msm nível a novela tem tudo para ser ótima e maravilhosa, confesso que tenho um pouco de receio do autor só querer focar no núcleo central o casal protagonista apesar de achar Marina Ruy Barbosa e Rômulo Estrela bonitos juntos não me chamou nenhum pouco a atenção e a Bruna Marquezine a personagem é interessante, mas a atuação dela me preocupa, enfim os personagens que eu mais achei interessante e que vou gostar bastante é a Selena que será interpretada pela Marina Moschen achei essa personagem super interessante e se o autor souber conduzir e desenvolver vai ser uma das melhores personagens da novela e fora que eu acho a Marina muito talentosa adorei ela em rock story, achei tbm o personagem do Johnny Massaro ótimo tbm e tbm acho q vou gostar bastante pelas chamadas eu gostei, mais vamos ver como vai ser essa novela o autor é novo então não sei o q esperar, estou torcendo bastante para ser uma ótima novela

Anônimo disse...

Essa novela parece msm bastante promissora, espero que cumpra com o q está prometendo nas chamadas e na divulgação, na sua opinião quais são as suas apostas que terão oportunidade de se destacar vendo pelos perfis dos personagens?

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Difícil, anonimo. Mas acho que Romulo e Marina, Marina Moschen, Nanini, Johnny Massaro e o Ricardo Pereira. Aguardemos.

CabeçadePorco disse...

Como "Que Rei Sou eu?" não há... era trama política, satírica. Depois vinha o enredo amoroso. Agora, os enredos amorosos não permitem desenvolver outros assuntos. Lembro dos conselheiros do Reino de Avilan discutindo que impostos poderiam cobrar: era um festival de siglas! Hilário!!

CabeçadePorco disse...

Lembrei de outras cenas: o sumiço dos alimentos, para fazer a inflação disparar (caberia piada econômica nas novelas atuais?); a importação do futebol (com o excelente Luis Gustavo); e, claro, a Dercy Gonçalves como a rainha-mãe. QUE REI SOU EU?