quinta-feira, 26 de março de 2020

Alanis Guillen foi uma das melhores revelações de "Malhação - Toda Forma de Amar"

Não é fácil criar mocinhas que provoquem empatia no público e ainda ganhem torcida. No caso de "Malhação", seriado adolescente longevo da Globo, há outro agravante: lançar um novo talento com esse tipo de papel.  Ou seja, o autor precisa se preocupar com uma boa história, uma personagem bem construída e escolher (juntamente com a direção) uma intérprete desconhecida que convença em cena. É possível afirmar, portanto, que, apesar dos seus vários equívocos no conjunto da obra, Emanuel Jacobina conseguiu cumprir essa ingrata missão em "Malhação - Toda Forma de Amar".


Rita  é uma adolescente que teve sua filha tirada de seus braços pelo próprio pai e só soube da verdade durante a missa de sétimo dia do avô do bebê. Ao contrário do que acreditava, a menina não morreu no parto. A saga da personagem é lutar pela guarda da criança e enfrentar uma séria disputa judicial com a família que a adotou, no caso, Lígia (Paloma Duarte), Joaquim (Joaquim Lopes), Lara (Rosanne Mulholhand) e Filipe (Pedro Novaes), por quem ironicamente se apaixona e acaba correspondida. Um contexto que utilizou vários clichês da teledramaturgia e funcionou.

Alanis Guillen foi uma escolha bastante acertada para viver a determinada menina. No início da temporada, é preciso ressaltar, apresentou uma certa insegurança. Em algumas cenas mais pesadas, onde a emoção era muito exigida, acabou deixando a desejar. Compreensível. É sua estreia na televisão e quase sempre os jovens talentos do seriado começam irregulares.
A diferença é que uns amadurecem e despontam, enquanto outros permanecem fracos e não decolam. A atriz está no primeiro grupo. Ao longo das semanas, à medida que o enredo avançava, foi ficando perceptível o seu crescimento cênico. Tanto nas cenas leves quanto nas mais dramáticas.

Alanis passou a dominar a personagem com facilidade e emprestou seu carisma ao papel. Sua química com Pedro Novaes é visível e o casal desperta uma forte torcida dos telespectadores. São mocinhos cativantes. A atriz ainda apresentou uma faceta cômica durante o período em que Rita e Filipe tentaram ser "amigos", sem beijos ou carícias. Foram momentos deliciosos típicos de boas comédias românticas da "Sessão da Tarde". A atriz também se destaca em sequências delicadas ao lado de Pedro Novaes e João Pedro Oliveira, uma vez que Rita é confidente e apoiadora do romance de Guga e Serginho. A sua sintonia com Dora de Assis (Raíssa) e Mariana Santos (Carla) é outro ponto que merece menção.

Já a maior prova da evolução da intérprete foi durante o depoimento de Isaura (Anja Bittencourt), que mentiu durante a audiência de guarda da filha de Rita, meses atrás. O ódio misturado ao desespero daquela mãe vendo sua maior chance de uma virada naufragar foi exposto com maestria por Alanis e comoveu quem assistia. As lágrimas, inclusive, saiam sem qualquer esforço. E a atriz ainda brilhou na sequência seguinte, quando Rita deu uma bofetada em Lara, após mais um enfrentamento entre a mocinha e a advogada sem caráter da família.

Resumindo, a atriz nadou de braçada durante o período do auge do enredo. Isso porque o autor se perdeu por completo ao longo dos meses e aquela trama tão atrativa se transformou em algo jamais imaginado até pelos mais pessimistas. Nenhum ponto positivo se manteve. Jacobina simplesmente jogou todos os promissores conflitos fora e preferiu enrolar o telespectador com situações repetitivas. Ainda inseriu novos personagens que nada acrescentaram e só tiraram ainda mais o destaque dos demais. Infelizmente, Alanis foi uma das maiores prejudicadas. Repetindo um recurso já usado em todas as suas temporadas anteriores, o escritor inventou um sumiço de Rita para criar um falso suspense na reta final. A atriz não aparece há mais de um mês em virtude da enrolação da trama e o fôlego do embate pela guarda da filha já se esgotou há muito mais tempo.

O 'castigo' de Emanuel Jacobina veio através da pandemia do corona vírus. A Globo interrompeu todas as gravações de suas novelas e agiu corretamente. Mas os folhetins das 19h e das 21h poderão continuar depois que o caos passar. Já "Malhação - Toda Forma de Amar" não teve a mesma tolerância. O autor foi obrigado a antecipar o desfecho e vários personagens ficarão sem cenas, apenas com finais narrados. A fase acabaria no final de abril e agora tem que fechar seu ciclo semana que vem. Ao menos Alanis Guillen e Pedro Novaes gravaram o final do casal. Sem beijo, no entanto, por questão de segurança. A atriz terá a chance de concluir essa sua estreia na televisão de forma digna. E com certeza brilhará novamente ao lado de seu parceiro de cena. Seu nome merece ser citado como uma das melhores revelações da atual temporada e seu futuro nas novelas e séries da Globo é certo. Que venham melhores oportunidades para a valorização de seu talento.

27 comentários:

Eslane Costa disse...

Acertivo todo elogio, Guillen abrilhantou um personagem denso, porque não dizer, personagem com fortes características de horário nobre. A mesma merece todos os elogios possíveis. E evidentemente que, a Globo se for coerente, vai aproveitar seu imenso talento, diria, não só o dela, mas do parceiro Pedro Novaes, juntos exalam química e as produções atuais muito necessitam dessa interação.

Anônimo disse...

Discordo, zamenzita! Acho ela péssima, fraca, sem talento, muito rasa a atuação dessa moça. Felizmente, a Paloma Duarte engole a bichinha em cena. Fora que quando tem uma cena intensa de choro, ela força pra lágrimas sair, mas ela não chora. Não se sabe se ela está fazendo força pra cagar tbm, né. Vai saber! E tbm não muda as expressões, esta sempre com a mesma cara de tédio. Pior protagonista de Malhação, as amigas que contracenam com ela são bem melhores!

Unknown disse...

Concordo a atriz atuou bem e rita nao era uma mocinha 100%chata nao era sonsa, nem bobinha demais que me irrita e ela tinha historia nao ficava so atras do mocinho que por sinal eles tem quimica. E certo que jacobina se perdeu mais uma vez mas vamos concordar que a globo tem culpa sao muitos capitulos se a historia nao fosse antecipada teria mais de 270 capitulos e um exagero sem tamanho . nao entendo pq malhacao tem q ser maior q as novelas tem q ser justamente o contrario pois e destinada ao publico jovem e ainda mais com tanto s atrativos nos dias de hj netfix, you tube, rede social emfim nao estamos no inicio dos anos 2000 .

Anônimo disse...

Sem dúvidas, Alanis Guillen é uma entre tantas gratas revelações desta temporada e merece ser aproveitada pela Rede Globo em outros trabalhos. Defendeu com maestria sua Rita em "Malhação - Toda Forma De Amar", ainda que acabasse vitimizada pelo estilo de Emanuel Jacobina no que tange à condução das tramas de suas obras.

Guilherme

Anônimo disse...

Concordo as temporadas são gigantes e isso meio que deixa a temporada sem assunto e o autor tem que inventar muita coisa.

Acho que se a temporada tinha alguns capítulos ainda a globo errou de adiantar o fim.

Deveria ter interrompido as gravações igual fizeram com Salve se quem puder e amor de mãe.

Depois voltava para encerrar historia pq fazer um final com comentários dos personagens e dizer que a temporada foi um fracasso e por isso interromperam.

Anônimo disse...

Eu discordo de vc. Acho ela muito boa atriz e deveria ser aproveitada em outras novelas.

Anônimo disse...

Concordo totalmente com a sua opinião

Anônimo disse...

Concordo achei que ela e o Pedro Novaes muito bom e eles tem que ser aproveitados em outras novelas.

Anônimo disse...

Acho que tbm pode elogiar o casal que se formou ao longo da historia que foi o Madureira e a Ligia e fez que o o do Henri Castelli ganhasse o destaque novamente.

Melhores casais na minha opinião dessa temporada:

Rita e Filipe
Madureira e Ligia
Marco Rodrigo e Carla
Thiago e Jaqueline e Anjinha e Cleber.

Anônimo disse...

Olha, acho que devia falar também da Gabz, intérprete da Jaqueline. Apesar da personagem não ser lá essas coisas, a atriz defendeu ela muito melhor que a "Rita". Na minha opinião, é a única o sexteto que atuou bem.

Anônimo disse...

Verdade, o modelo que usava nos anos 2000 não funciona mais. Já passou 20 anos.

Unknown disse...

E lsso sao enormes .malhacao era pra ter 150 capitulos por ai. Essa temporada foi muito longa ficou exaustiva. Sem contar que jacobina repetiu tudo que ele ja tinha feito antes sequestro, gravidez com misterio de quem e o pai que eu acho um trama horrivel, troca de vila a leila nao tem sentido nemhum poderia ter deixado a martinha ela era muito melhor . o personagem saiu do nada. Sem contar que beto e meg sao personagens muito chato. Nao acontecia nada tava dano sono os capítulos. E o sumico da rita? Ta chato ninguém aguenta mais .que venha malhacao transformacao!

Adriana Helena disse...

Oi querido amigo, excelentes colocações sobre a jovem atriz!
Não acompanhei o trabalho dela, mas o que importa é a transformação em cena!!
E se você disse que ela cresceu e melhorou, assino em baixo!!
Lindo final de semana!!
Beijos!! :)))))

danilo andrade disse...

a alanis estreou com o pé direito, gosto da química com o pedro novaes (fofos), mas essa temporada que até achava melhor que a catastrófica vidas brasileiras deixou a desejar por culpa do autor, criaram cenas repetitivas (principalmente com os também fofos anjinha e cléber), inventaram personagens que surgiram do nada (diana, andressa, fafi, henrique.), e o pior é que o autor não sobe criar situações melhores (como o sumiço da rita que fez se arrastar por capítulos), não verei o último capítulo pois novela sem beijo dos protagonistas é a treva, prefiro rever (melhor dizendo, ver direito pois na época estudava e tinha aulas noturnas) viva a diferença, sintia falta das five.

Anônimo disse...

Sergio Santos tenho algumas perguntas para você.
Do elenco adulto quais foram os destaques e os pontos negativos na sua opinião?

Do elenco jovem tirando a Alanis Guillen e o Pedro Novaes quais foram os destaques na sua opinião e quais foram os atores não aprovados dessa temporada?

Você considera o caso Ligia e Madureira um acerto nessa temporada?

Qual história poderia ter sido melhor desenvolvida na sua opinião sem ser a briga na justiça entre Rita e Lígia?

Se as malhações que o Jacobina escreve fossem menores vc acredita que a temporada dele seria mais envolvente?


Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Eslane.

Sérgio Santos disse...

Respeito sua opinião, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Tb acho, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mas o desenvolvimento de todos foi horrivel, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ja fiz um texto sobre ela quando teeve a tematica do racismo na trama, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Brigado pelo carinho de sempre, Adriana. bjssss

Sérgio Santos disse...

Entendo, Danilo.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, vc saberá de tudo isso no meu ultimo texto.

Anônimo disse...

Tomara que ela fique com o papel da Juma no remake de Pantanal.