terça-feira, 10 de março de 2020

Lurdes carrega "Amor de Mãe" nas costas

Há novelas protagonizadas pelos clássicos mocinhos, por apenas uma personagem ou um trio ou quarteto. O público já viu de tudo um pouco. "Amor de Mãe" foi apresentada tendo três mulheres como protagonistas: Lurdes (Regina Casé), Thelma (Adriana Esteves) e Vitória (Taís Araújo). As atrizes são talentosas e sempre brilham, ou seja, novamente fazem bonito em cena. Entretanto, é incontestável que a mulher nordestina roubou a cena e virou a figura central, ofuscando as outras duas.


É verdade que boa parte da culpa é de Manuela Dias. A autora não conseguiu construir conflitos realmente atrativos para Thelma e Vitória. A obsessão da primeira pelo filho Danilo (Chay Suede) se tornou repetitiva e logo cansou ao longo dos meses e só agora a personagem teve um leve crescimento em virtude da barriga de aluguel realizada para Danilo ter um filho com Camila (Jéssica Ellen). Enquanto a segunda teve um início promissor como advogada rica com dilemas éticos, mas o seu empobrecimento, após o rompimento com o vilão, se mostrou raso e fez o papel perder toda a força.

Já Lurdes é a única que tem uma saga sendo contada. E isso é vital para qualquer personagem. A procura de batalhadora nordestina pelo filho Domênico é o único drama de "Amor de Mãe" que realmente acabou comprado pelo público. Tanto que "memes" surgiram nas redes sociais e até fantasia de Carnaval.
É um tipo tão real que muitas vezes nem parece fictício e o talento de Regina Casé é o maior responsável pela credibilidade. Mas a autora também acertou quando criou uma mãe que faz tanta gente se identificar e se afeiçoar.

O apelo popular de Lurdes é parecido com o de Maria da Paz (Juliana Paes) em "A Dona do Pedaço", trama anterior, escrita por Walcyr Carrasco. Tanto que Manuela tem investido mais na comicidade em virtude das críticas sobre a falta de humor na novela ---- vale ressaltar que folhetim algum deve ter a obrigação de apresentar comicidade e "Amor de Mãe" tem vários problemas já expostos aqui, mas a questão de humor não é um deles simplesmente porque esse tipo de "necessidade" é um equívoco.

Entre os momentos mais hilários recentes da história esteve a viagem de Lurdes de avião para Malaquitas, sua cidade natal. O desespero da personagem provocou inevitáveis gargalhadas em quem assistia. Regina Casé sempre foi genial na comédia, vide os tempos de "Tv Pirata", e agora essa sua veia cômica está sendo mais explorada pela autora. É verdade que a personagem sempre apresentou um lado mais leve que provocava risos, mas houve uma elevação no tom, o que não é um demérito. Pelo contrário, tem funcionado. Além do medo no avião, Lurdes também esteve impagável quando bebeu gim tônico com Lidia (Malu Galli), sua nova patroa. Aliás, esse tipo de coincidência é natural em qualquer novela e válido. As duas se embebedaram e Regina interpretou uma senhora alcoolizada com maestria. Uma dos melhores situações da trama.

Vale citar ainda a genial tentativa de Lurdes de recuperar Lidia, após mais uma bebedeira: levando a patroa para passar um dia em sua casa. O ar de superioridade da ricaça era facilmente quebrado por qualquer afirmação sincera da matriarca. E a personagem também quis tirar foto dos filhos com a milionária porque era muito chique. Hilário. Ou seja, também fica evidente a estratégia da autora de inserir Lurdes em vários núcleos paralelos que não têm força. A própria trama de Lidia se esvaziou e a grande Malu Galli está deslocada. É a prova da força que o papel de Regina Casé tem no enredo.

Já a demora na revelação da identidade do verdadeiro Domênico, após muitas tentativas frustradas, não é por acaso. Como mencionado, é a única saga que vem sendo contada no folhetim. Embora o público saiba há muito tempo que Danilo é o filho de Lurdes, a revelação vem sendo postergada desde a estreia. Tudo em prol da maior catarse do enredo. Enquanto enrola o telespectador, Manuela vem conseguindo usar com competência a comicidade da personagem através de cenas que funcionam como esquetes. Todas deliciosas.

A maior qualidade de "Amor de Mãe" é a presença de Lurdes. Regina Casé voltou aos folhetins em grande estilo e não vem sendo cada vez mais exigida à toa. A atriz está irretocável e não tem como negar o crescimento da nordestina porreta que tomou conta de todas as situações e carrega a novela nas costas.

16 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez não mentiu!

Anônimo disse...

Lamento ver atrizes como Taís Araujo e Adriana Esteves com papéis que poderiam ter rendido tanto e viraram isso aí que temos visto...Só a Lurdes salva mesmo.

Heitor disse...

Regina roubou a novela pra ela. Sem ela nao tem novela e isso mostra como a novela é fraca.

chica disse...

N a o assisto mas bem sei da força,talento da Regina Casé! Abração,tudo de bom,chica

Anônimo disse...

Acho que os críticos estão experimentando o próprio remédio e sinto muito. Os anti-walcyr que acompanharam e apoiaram muitos dos comentários que fizeram os críticos con blog na novela anterior com ecos de aplausos agora são fãs tóxico de amor de mãe, e quando um deles tenta apontar algo errado na novela atual, o número de fanservice tóxicos não é pouco, basta ler o Tweet que acompanha essas críticas. Eles não os deixam fazer o trabalho deles. e os fãs têm a coragem desculpar a trama de qualquer defeito com o desgastado "é uma novela" ou "você tem que voar". É brincadeira de criança, certo. Eles dizem que o povo que amo a farofa na dona do pedaço é ignorante. E eles que são?: psicóticos intolerantes, precisam de terapia.
Não aceitam nada além do que pensam em suas mentes estreitas.

Lulu on the sky disse...

Sem dúvida a Regina Casé merece todos os prêmios possíveis. Ela está ótima na novela, já as demais protagonistas me irritam.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Anônimo disse...

Lurdes (Regina Casé) é a única personagem de "Amor De Mãe" que ainda desperta empatia em quem acompanha a sua trajetória, já que Vitória (Taís Araújo) ficou acovardada e Thelma (Adriana Esteves), vilanizada. Aliás, as interações de Lurdes com personagens de vários núcleos da novela são um dos raros pontos altos que o folhetim apresenta.

Guilherme

Anônimo disse...

Hoje a Patricia Kogut escreveu uma critica falando dos péssimos casais dessa novela. Pelo visto vc iniciou mesmo uma campanha de libertação sobre poder odiar Amor de Mãe em paz, Sérgio. rs

Lois Racca disse...

Sempre perfeito em seus textos. Parabéns. Esperando o Boninho mandar a Lurdes pra casa do BBB e sentar a mão no sabugo. Kkkkk

Anônimo disse...

Estou começando a acreditar que Manuela vai desistir de que Danilo é Domenico, a história está demorando muito para esclarecer as coisas, acho que pouco a pouco, quando o DNA for feito resultará em negativo, Lurdes não será a mãe de Danilo, ele será muito dos filhos que Katia comprou. No final Lurdes pode não encontrar Domenico. Será a redenção da autora para tornar as coisas realistas, porque depois de uma promessa comprometida com o realismo tudo foi perdido, não há novela que perdure tanto tempo sem aplicar aquela parte da novela cheia de impossíveis, incluindo o excesso de coincidências que são mais do que aceitáveis. Somente a produção e a direção fazem durar a proposta do realismo.

Andie disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
danilo andrade disse...

deixei de ver a novela há semanas, não comprei esse universo "cabeça'' de manuela dias e nem por isso sou burro, gosto de novelas que tenham emoção, que tenha cara de novela, e essa não tem cara de novela, como disse na mensagem que escrevi: a novela funcionaria mesmo se a trama se concentrasse na história de lurdes e realmente a regina casé é a que mais segura o protagonismo, parabéns pela crítica.

Adriana Helena disse...

Mais um artigo de peso Sérgio!!
E você falou tudo, a Regina Casé carrega a novela nas costas, sem sombra de dúvida!!
Se não fosse ela nesta novela, sinceramente, eu não sei o que seria...
Agradeço por mais esse post amigo, você arrasa!!
Um grande beijo e uma semana maravilhosa! :))))

Anônimo disse...

Aquele que eu chamo de T fez uma publicação recente, esclarecendo que a ADM é a trama mais vibrante desde a Vale Tudo e cito as duas primeiras tramas de JEC no horário nobre como intermédias de igual exemplo, ele esqueceu por completo que apesar dos defeitos o outro lado do paraíso e a dona de Pedaço eram também vibrante ate ele mesmo falo isso como virtude de O Outro Lado Do Paraíso. https://tvefamosos.uol.com.br/blog/nilsonxavier/2018/04/22/haja-folego-maior-qualidade-de-o-outro-lado-e-a-trama-agil-e-dinamica/
https://m.huffpostbrasil.com/entry/amor-de-mae-novela-acima-da-media_br_5e6153a3c5b601904ea74812?ncid=other_homepage_tiwdkz83gze&utm_campaign=mw_entry_recirc

Anônimo disse...

É impossível, Sergio faz algo cara por amor de Deus, você tem os médios é enfermiço cada vez que os críticos de blog e twiter falam sobre a Carrasquicação de Manuela Dias, já não é Maneco nê, alguém com teus conhecimentos deve convencer que o que faz Walcyr e aprende a fazer agora Manuela já estava preestabelecido antes pela Janete, Ivani e Gilberto. perdão pelo meu tom com você mais no da mais. Gente chata pra caramba

Anônimo disse...

ela é de uma linhagem que à gente conhece bem: Sinhana Coragem, Souza e Silva (Naná), Raquel Accioli, Maria do Carmo Pereira, Maria do Carmo Ferreira da Silva, Griselda da Silva Pereira (Pereirão), Dulce Maria Pereira e claro Maria da Paz é um clichê que não sai de moda. Agora, o personagem foi coberto de comédia, aproveitando as habilidades de Regina Case.