quinta-feira, 19 de março de 2020

Desaparecimento de Rita em "Malhação" é um recurso conhecido de Emanuel Jacobina

A atual "Malhação" termina em abril. O final foi antecipado por conta da pandemia do COVID-19. E o enredo de Emanuel Jacobina já se perdeu por completo, infelizmente. Após um promissor início, repleto de conflitos e personagens atraentes, o autor não soube conduzir a história ao longo dos meses e todo o encanto foi se perdendo aos poucos até virar uma produção recheada de situações que nada acrescentam ou movimentam. Mas o desaparecimento de Rita (Alanis Guillen) marcou uma virada em "Toda Forma de Amar".


A mocinha foi visitar o túmulo do seu pai com Felipe (Pedro Novaes), mas sumiu quando foi comprar água em um posto de gasolina, enquanto seu namorado a esperava. Antes, porém, a protagonista pareceu ensaiar uma despedida com Carla (Mariana Santos), quase sua segunda mãe, em um momento emocionante. Portanto, vários enigmas ficam no ar. Ela foi sequestrada? Fugiu? Por qual razão? O que pretende? Enfim.

A ideia de sumir com a personagem que move o roteiro é uma boa ousadia. Afinal, tirar de cena a mocinha ou qualquer perfil de importância em uma história, sem dar qualquer explicação para o público e os demais personagens, sempre provoca um impacto interessante.
Todavia, esse tipo de recurso virou uma espécie de vício de Jacobina e se tornou algo previsível, assim como os inúmeros sequestros promovidos por Duca Rachid e Thelma Guedes em seus folhetins. Basta lembrar das outras temporadas relativamente recentes de "Malhação" escritas por ele.

"Malhação - Cidade Partida", exibida em 2010, época em que o subtítulo ainda não era certeza, o autor despareceu com Raquel (Ariela Massoti), uma das personagens mais atrativas e bem construídas da excelente história criada por ele. Bipolar, a menina entrou com a trama já encaminhada e provocou boas viradas sendo uma até então desconhecida irmã de Catarina (Daniela Carvalho). Parecia uma vilã, mas se mostrou um tipo complexo. Em um certo momento, a garota desapareceu e acabou dada como morta. Porém, na verdade, tinha fugido para escapar da perseguição do padrasto. E quando reapareceu foi sequestrada por ele (Rique - Lucci Ferreira). A cena do desaparecimento, por sinal, foi quase idêntica ao de Rita: também em um posto de gasolina. E o sumiço durou mais de um mês.

Já a desaparecida de "Malhação - Seu Lugar no Mundo" (2016) foi Ciça (Júlia Konrad). Ameaçada pelo ex abusivo, a personagem tentou fugir do país com o filho pequeno, mas não conseguiu. O vilão agrediu a ex e sumiu com ela. Samurai (Felipe Tito) fingiu que estava viajando de férias com a sua vítima, postando fotos de viagens, e depois disse para todos que acabou abandonado com a criança. O mistério também teve uma longa duração, mas a temporada não tinha nem a metade da qualidade da anterior escrita pelo autor. Aliás, foi uma das piores do seriado adolescente e não teve sumiço enigmático que melhorasse. A fase "Pro Dia Nascer Feliz", em 2017, foi uma espécie de continuação de "Seu Lugar no Mundo", e o autor também foi o responsável pela criação. O que aconteceu? Outra personagem que sumiu, no caso, Sula, vivida por Malu Falangola.

Agora Emanuel Jacobina repete o recurso para tentar movimentar uma trama que se perdeu. A situação não provocou o impacto necessário, mas ao menos rendeu boas cenas para Mariana Santos, por exemplo, que emocionou quando Carla achou que Rita tinha morrido. Ou Paloma Duarte (Ligia) que também ganhou bons momentos ao lado de Pedro Novaes. Uma pena que esse desaparecimento de Rita tenha exposto de vez a falta de criatividade do escritor e desgastado um recurso que funcionaria se a história estivesse com a mesma qualidade dos primeiros meses.

34 comentários:

Anônimo disse...

Pensei que só eu tivesse percebido que a cena do posto de gasolina tinha sido igual a da Raquel...

Anônimo disse...

Estou gostando casal Madureira e Lígia. Poderia fazer um texto sobre esse romance talvez quando a temporada acabar forçadamente por causa do corona vírus.

Anônimo disse...

Saiu um Spoiler tbm que para mim não faz sentido de quem sequestrou a Rita.

Ulisses disse...

Essa temporada começou tão bem e virou uma palhaçada. E nem lembrava que o autor já tinha repetido esse negócio de desaparecimento em todas as suas temporadas. Que mico!!!!

Unknown disse...

Estava aguardando essa critica. Ja tinha reparado que toda temporada ele usa esse artificio que na minha opiniao ta cansativo. O autor ta perdido sem criatividade, essa temporada era pra ter encerrado ja ha uns dois ou tres meses atras o roteiro esgotou.

Rafael disse...

Eu tava vendo hoje aleatoriamente depois de meses sem assistir e quando vi isso do sequestro, já vinha aqui comentar e surgir um post sobre esses vícios do Jacobina kkkkk. ele tb abusa ao extremo de gravidez e toda temporada dele alguém engravida (pior, ele trata isso como uma brincadeira e a única abordagem interessante foi a de Júlia, em Cidade Partida).

PS: Na temporada da Ciça, ele tava tão perdido que além dela, aquele garoto que gostava da Luciana (Pedro, acho) também sumiu em certo momento.

Unknown disse...

Comentei hoje isso com minha prima kkkk toda temporada dele tem sequestro, sumico e gravidez kkkkk ele se repete o tempo todo .ele ta sem criatividade veja cleber e anjinha so temm de historia a preocupacao pra ttansar kkkkk nanda e raissa nada muda rita desaparecida

Anônimo disse...

Chocada que todas as outras dele também tiveram isso porque eu só lembrava da Raquel!!! hahahahah Sérgio, te amo.

Anônimo disse...

Que bom que você citou a temporada de MALHAÇÃO 2010 a última escrita pelo Jacobina que prestou.
Agora Sergio você pode me informar por onde anda a protagonista desta temporada acho que o nome dela é Daniela Carvalho?Sempre achei que ela atuava melhor,
que o Bruno Gissoni mais eu o vi atuando em AV já ela acho que nunca mais fez novelas.

Anônimo disse...

Acho que isso de usar o mesmo artificio é de boa. Só que tem que saber usar. Os autores de Malhação sonhos,Totalmente Demais e Bom sucesso usam o mesmo artificio que é fingir que tem personagens que estão mortos e eles voltam para morrer de novo. Um exemplo são: Alan,Sofia e Elias.

Anônimo disse...

Adorei principalmente a comparação de Emanuel Jacobina a Duca Rachid e Thelma Guedes em se tratando da repetição de plots com o intuito de movimentar as tramas centrais de suas obras. "Malhação - Toda Forma De Amar" já se perdeu há meses e nenhuma intervenção no roteiro salvará a reputação desta temporada. Só resta aguardar daqui a duas semanas as considerações finais do blog a respeito dela, que provavelmente não serão avalanches de elogios.

Guilherme

Anônima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O Jacobina é bem previsível e não muito criativo, vamos concordar. Agora as últimas notícias que saiu sobre o final da Malhação me deixou de queixo caído de tanta indignação. Fez um total de -10 de sentido. Como ele pensou naquilo? Tudo bem que ele teve que refazer o texto às pressas por conta do coronavírus, mas parece que ficou pior aquilo que já era ruim.
Agora eu queria que você falasse sobre os novos personagens que integraram a trama DO NADA e se tornaram importantes DO NADA (o pessoal do grêmio estudantil). Confesso que achei bem aleatória a introdução deles, mas que traz a trama adolescente, algo que senti que estava faltando para a obra do Jacobina, que não parecia uma novela de adolescentes até então.

Anônimo disse...

Percebi isso também. Rosanne Swaltman (acho que é assim que escreve o sobrenome dela) também não foge dessa de usar artifícios clichês de suas tramas. Acho que os autores tentam usar daquilo que conseguem.

Anônimo disse...

Verdade não fez nenhum sentido esse final da temporada. Acho que vc esta falando da relação do sequestrador da Rita.

Unknown disse...

arrisco em dizer que não só a Ciça (Júlia Konrad) foi vítima desse paradeiro, como um outro personagem também acabou desaparecendo,porém ele não tinha tanto destaque na trama, ele estudava no colégio Dom Ferrão e era apaixonado por Luciana (Marina Moschen), o personagem era Pedro, só que ele sumiu por umas duas semanas ou três, mas não causou tanto impacto assim, até pq essa temporada, foi uma que houve muita troca de antagonistas kkkk no início era a Alina, depois ficou Alina e Ciça, Daí a Alina ficou boa, Ciça ficou boa, colocaram uma tal de Dani que não deu certo e mais pra frente como de costume ele colocou uma vilã.fixa que era a Flávia (Marcela Fetter) que na minha opinião era péssima como inimiga de Luciana. daí o Roger ficou ruim e colocaram o tal do Samurai... perco até o fôlego escrevendo sobre... mas ele sempre faz as mesmas coisas, sempre os mesmos recursos,entra personagem no meio do nada alguns vão embora sem nem maior explicação, como foi o caso de Martinha nessa atual temporada coitada kkkk

Anônimo disse...

Não só sobre o sequestrador de Rita como também revelou quem matou o menino no começo da temporada (aquela lá que uniu os protagonistas e depois foi esquecida). Foi uma enrolação aquela história para concluir com um final NADA A VER.

Anônimo disse...

Nossa, eu me lembro da Dani e da Flávia. A Dani não ficou nem três semanas que foi embora e nunca mais voltou e a atriz que fazia a Flávia era só bonita.
Jacobina sempre tenta colocar uma vilã na protagonista para "competir" com o mocinho sem graça (Rodrigo e esse da temporada atual que não sabe nem chorar com a "morte" da Rita).

Anônimo disse...

Discordo acho o Felipe um bom mocinho.

Sobre o sequestrador da Rita acho que não tem nada a ver pq a temporada mostrou umas cenas que fica claro que não foi esse personagem que sequestrou.

Podia falar que quem sequestrou foi o Rugieri e com isso faria total sentido pelo que foi mostrado nas ultimas cenas até agora.

Anônimo disse...

Sobre a malhação seu lugar no mundo. Se a ideia era ter o Samurai entrando no meio poderia ter dado pistas no começo da temporada que o Pedro estava envolvido em algo perigoso. Poderia ter explicado melhor a relação do Tito,Ciça,João e Samurai pq ficou superficial demais.

Só que não concordo que a temporada era ruim pq teve muitos atores revelados daquela temporada e alguns personagens eram bons. Acho que era uma temporada de boa.

Claro que teve temporadas bem melhores que essa.

Unknown disse...

Assim como Toda Formade Amar (que é do mesmo autor) a gente não pode esperar algo tão diferente assim, era uma temporada assistivel !
.
.
.
muitas pessoas não gostam, mas eu amei a temporada Pro Dia Nascer Feliz, até em audiência ela foi boa !
mas algumas pessoas não gostaram, eu amei pq fez algo que a Malhação já não fazia a alguns anos.
alguém personagens permanecera, outros foram embora e outros chegaram !
fora que teve a Bárbara (Bárbara França) que foi simplesmente maravilhosa como vilã.

Anônimo disse...

O problema de Pro Dia Nascer Feliz foi a própria novela cometer gordofobia em um dos capítulos e banalizar o abuso sexual. O próprio autor do blog já falou de Pro Dia Nascer Feliz e ressalta esses pontos, da mesma maneira que Seu Lugar No Mundo o Jacobina comenteu o erro de banalizar a transmissão de HIV e foi criticado até pela mãe do Cazuza.
E agora em Toda Forma De Amar (que não é "toda forma de amar" pq não explora quase nada sobre os vários tipos de amor) o autor pega o feminismo de Viva A Diferença e joga no lixo com aquelas protagonistas que não sabe viver longe de macho.
.
.
.
Mas concordo, a Bárbara foi um ÓTIMA vilã, bem melhor do que as quinhentas vilãs da temporada antecedida e essa atual.

Anônimo disse...

Eu acho Malhação seu lugar no mundo melhor que malhação Pro dia nascer Feliz.

Malhação seu lugar no mundo tinha personagens muito melhores que malhação pro dia nascer feliz na minha opinião.

Anônimo disse...

Acho estranho ninguém comentar sobre o casal Lígia e Madureira que para mim estão mostrando que tem muita química. E Estão se tornando um dos melhores casais dessa temporada depois de Filipe e Rita.

Unknown disse...

Acredito que ninguém deva comentar tanto assim pq foi o último casal a se formar (até o presente momento) na atual temporada.
muitas coisas já aconteceram, muito caos etc... eles são um casal bem legal, são leves, chamam atenção (mais até do que alguns casais jovens).

Anônimo disse...

Estou vendo que a maioria das criticas é sobre a queda de produção dessa temporada do Jacobina e só detonam ele.

Tem que elogiar quando ele acerta e esse casal Lígia e Madureira que foi formado foi um belo acerto na minha opinião.Fez o Personagem Madureira crescer novamente na historia.

Rafael disse...

Exato, todo autor pode repetir clichês, mas desde que bem trabalhados. O Alan em MSonhos sumiu por motivos maiores e pra proteger a vó e o irmão. Já a Sofia porque sempre quis dar o golpe na família. Ou seja, objetivos bem distintos. O Jacobina, infelizmente, usa a mesma explicação pros mesmos vícios sempre, por isso o dele fica escancarado

Anônimo disse...

Sim, Rafael. O que eu sinto do Jacobina, principalmente, é que ele não tem ideia do que fazer pra movimentar a história e então coloca sumiço/sequestro, enquanto que a Rosanne já planejou o sumiço do personagem antes da trama ir ao ar, e assim ela faz de modo vem trabalhado, como fez com Elias em Bom Sucesso, que foi dado como "morto" no início da novela, assim como Sofia e Alan.

Unknown disse...

Acho malhacao pro dia nascer feliz melhor porem o casal principal de seu lugar no mundo e melhor.

Unknown disse...

Malhacao pro dia nascer feliz nao foi uma Maravilha mas foi bem melhor que seu lugar no mundo . claro teve seus equivocos como o casal principal que seria joana e gabriel nao deu certo. O protagonista masculino nao tinha historia entre outros porem a vila era otima uma das melhores dos ultimos tempos e nao era tao chata quanto seu lugar no mundo que foi uma das piores temporadas

Anônimo disse...

Então pode copiar só que tem que ser bem feito. Discordo quando falam que não deve repetir as mesmas coisas.

Anônimo disse...

Discordo os personagens de malhação seu lugar no mundo eram melhores,os protagonistas são melhores,o elenco adulto tinha personagens melhores e acho o Samurai um vilão melhor que a Barbara e melhor que o Caio. Os autores que fazem a Barbara e o Caio que é o Thiago Fragoso são melhores atores que o Felipe Titto só que os personagens são piores.

João Pedro disse...

O problema é que esse sumiço já dura 84 anos... Capaz de Rita estar é em quarentena por causa do coronavírus e não pode mais sair pra dar uma satisfação

QUE NOVELÃO É ESSE, BICHO! disse...

Ela continua sendo atriz, mas se dedica ao teatro. De vez em quando dá as caras em uma participação ou outra. Ela tem um canal no YouTube chamado Dani Carvalho e recentemente descobriu uma gravidez.