terça-feira, 3 de março de 2020

Pobreza de Vitória destrói trajetória da personagem em "Amor de Mãe"

Uma mulher negra bem-sucedida e respeitada. Advogada que virou uma referência na profissão e sabia diferenciar o seu lado profissional do pessoal. Aparentemente fria, sonhava em ser mãe. Defensora de um dos empresários mais corruptos do país, Vitória (Taís Araújo) nunca sentiu peso na consciência. Afinal, era apenas seu trabalho. Mas tudo começou a mudar quando adotou uma criança e ainda engravidou acidentalmente. Todas essas características faziam do perfil um dos melhores de "Amor de Mãe". Mas tudo foi por água abaixo quando a autora inventou uma ruína financeira para forçar uma virada nada convincente.


Toda a trajetória de uma das protagonistas da atual novela das nove da Globo acabou destruída. Vitória cansou de passar por cima de seus princípios para advogar para Álvaro (Irandhir Santos) e decidiu romper o contrato, pagando uma multa milionária. Era um momento aguardado pelos telespectadores. Mas resultou em uma reviravolta que afetou drasticamente a imagem da personagem. Aquela profissional inteligente, empoderada e cheia de atitude morreu. Manuela Dias parece ter criado outra mulher e colocado no lugar da anterior.

Vitória resolveu ajudar o ex, Davi (Vladimir Brichta), contra seu antigo cliente e em nenhum momento achou que havia o risco de ser flagrada. A situação, claro, resultou em um desvio de ética que acabou ocasionando a cassação de seu registro profissional e ainda culminou na influência do empresário para nenhum outro cliente poderoso a contratar.
E para expor a derrocada financeira da personagem, a venda do apartamento de luxo de Vitória --- na zona sul do Rio de Janeiro --- foi exibida, assim como sua mudança para o subúrbio. Para sobreviver, a ex-poderosa mulher ainda virou costureira e colou anúncios em postes para contratarem seus serviços.

A questão é simples: como uma advogada tão bem-sucedida acumulou apenas um bem ao longo de toda a carreira? Alguém já viu advogado de corrupto sem uma avalanche de reservas financeiras? O fato da multa ter sido milionária não justifica. Como já mencionado em outro texto sobre "Amor de Mãe" (cujo link pode ser acessado aqui), parece que para a pessoa ser íntegra na história é necessário um atestado de pobreza, uma vez que Raul (Murilo Benício) já teve atitudes nada louváveis no início do folhetim. O empresário também merece menção a respeito da virada boba de Vitória. Ela atualmente tem um relacionamento com o pai de seu filho, Sandro (Humberto Carrão), mas em nenhum momento cogitou pedir dinheiro emprestado. Preferiu fazer isso com Penha (Clarissa Pinheiro), a agiota e nova parceira de Belizário (Tuca Andrada). Uma advogada inteligente se utilizando de agiotagem?

O fato é que a condução de Vitória já tinha sido arranhada com a revelação nada crível sobre Sandro. A personagem ter dado o filho quando jovem faz total sentido, principalmente levando em consideração sua ambição profissional na época. Mas se mudar para um barraco de favela onde ficou durante todos os meses de sua gravidez --- aprendendo francês por meio de gravações --- só para fingir para as irmãs que viajou para a França soou ridículo. Não seria mais fácil um aborto clandestino? Porque se tivesse preocupada com a vida do bebê não daria para uma criminosa. Porém, é aquele típico furo presente em qualquer folhetim e que pode ser deixado de lado em prol do bom desenvolvimento das catarses ou futuros conflitos. O problema é que nada aconteceu. Pelo contrário, o contexto piorou. Sandro perdeu a relevância e a personagem de Taís teve essa virada financeira besta. O pior de tudo foi o pedido de casamento de Raul que também resultou na compra do apartamento de luxo da advogada. Ou seja, ela foi morar com o atual futuro esposo na sua antiga casa. Em menos de duas semanas. O conflito serviu para isso?

Taís Araújo continua ótima no papel, o que não é surpresa. Mas é inegável que a trajetória de uma das principais personagens de "Amor de Mãe" se perdeu por completo. Vitória era um perfil complexo interessante e virou essa bobagem. O que só comprova também ---- somado ao fato de Thelma (Adriana Esteves) nunca ter despertado interesse em virtude das situações repetitivas ---- que Lurdes (Regina Casé) é a única personagem que sustenta a produção das nove.

28 comentários:

Anônimo disse...

Mais um esculacho sensato e cheio de argumento. ENDOSSO.

Pedrita disse...

tb estou muito incomodada. agora raul "salva" vitória com casamento. ela q nem aceitava dinheiro emprestado agora aceita ser sustentada por um homem. e o salão de beleza invisível? raul deu pra erika q nunca ia, erika devolveu pra raul. p q não ofereceu emprego de gerente pra vitória? muito mais digno q dar salão de presente. realmente o perfil inicial da vitória era muito instigante. mas para uma mulher q queria tanto ser mãe é displicente demais. os filhos invisíveis de vitória. qt mãe deve sonhar ter filhos como os da vitória q nunca atrapalham a vida social ou profissional dela. dormem como anjos, nao aparecem em jantares, noites de amor. verdade, vitoria esqueceu totalmente a ética ajudando guapori. e pior, ainda forneceu documentos sigilosos. sim, vitoria ia resolver muito a situação financeira dela fazendo barra de calça a R$ 50,00. concordo, nem aplicação vitória tinha. nunca me conformei q sandro não ajuda com os filhos da vitoria. continuou morando com o pai no conforto máximo, nem se ofereceu pra morar um pouco com a vitoria pra ajudar com os irmãos. beijos, pedrita

Anônimo disse...

E o Sandro que depois que virou o filho dessa personagem SUMIU DA NOVELA?

Lulu on the sky disse...

Certas tramas não fazem o menor sentido sabe? Como advogada achei muito burra ela ter aceito dinheiro de agiota e outra, mesmo tendo que pagar a dívida do Álvaro no mínimo ela teria um bom dinheiro investido e não iria tudo para o bolso dele.
Telespectador não é burro.
big beijos

Anônimo disse...

Mais uma entre tantas mancadas cometidas por Manuela Dias ao tentar desdobrar as tramas de "Amor De Mãe", e mais adiante os telespectadores dessa novela verão uma Thelma (Adriana Esteves) vilanizada ao esconder de Danilo (Chay Suede) a identidade de sua mãe biológica, sendo até capaz de matar para manter esse segredo. Mas como você disse, Sérgio, desde o terceiro capítulo essa charada foi morta, pois vários (incluindo você) apostaram que Danilo é Domênico, o filho desaparecido de Lurdes (Regina Casé). E "Amor De Mãe" falha inclusive na construção dos casais. Até então, Danilo e Camila (Jéssica Ellen) eram uma grata exceção, mas vai entender certos rumos criados para o folhetim. A novela "cult" e sem vilões que foi prometida há pouco mais de três meses está a cada dia mais descaracterizada e subestimando a inteligência dos telespectadores. Enfim, sigo aguardando a estreia de "Um Lugar Ao Sol".

Guilherme

Anônimo disse...

A Kogut também já cansou dessa novela e nem esconde. Pelo menos tem ela e voce, Sergio. Pq os outros continuam achando essa novela ruim a oitava maravilha do mundo.

Gabriella disse...

Taís Arapujo nao tem sorte no horário nobre. Depois do massacre em Viver a Vida ganhou uma personagem que tinha tudo para crescer e virou isso.

Anônimo disse...

Eu me impressiono com a quantidade de atores desperdiçados nessa novela e a critica não dá um pio. Ao menos tem você!

Leandro disse...

Essa novela se perdeu totalmente. Virou uma piada e aquele Nilson Xavier pra criticar fala de Walcyr Carrasco....Crítico de quinta.

danilo andrade disse...

por isso que abandonei a novela pela metade, da última vez que fiz isso foi há mais de 25 anos com pátria minha quando adolescente, sérgio, fale do ridículo desaparecimento da rita de malhação - toda forma de amar.

André Vinícius disse...

É por isso que eu não assistia A Dona do Pedaço, era uma novela que tinha uma reviravolta atrás da outra para movimentar a história, mas nunca se preocupava em como isso iria se encaixar na história ou se seria coerente e tudo saia extremamente sem lógica e apagava tudo de bom que os personagens tinham a oferecer

Anônimo disse...

pelo menos tinha viradas. já essa nem isso tem, é só um monte de cenas desconexas e casais sendo trocados a cada semana kkkk pru

Anônimo disse...

É por isso que eu gosto de ambas novelas, já dizem que a novela mais frenética não vista desde Vale Tudo, elas esqueceram o outro lado do paraíso e A Dona ... e até o Paraíso Tropical e Senhora do Destino, e não, não é destacando os defeitos do que Sergio gosta que sua opinião será desacreditada, se não os críticos que vêem virtudes demais em ADM e defeitos demais em ADDP.

Unknown disse...

Assino embaixo 👏👏👏👏👏👏

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É isso, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Fato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Exato, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Onde assino, Guilherme?

Sérgio Santos disse...

Tb percebi, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Gabi...

Sérgio Santos disse...

É visível, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Se perdeu total, Leandro.

Sérgio Santos disse...

Te entendo, Danilo.

Sérgio Santos disse...

Pelo menos tinha viradas e personagens carismáticos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É isso, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Quem diz isso anonimo nem esconde a parcialidade descarada...

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.