sexta-feira, 13 de março de 2020

"BBB 20": Marcela e a fragilidade de um favoritismo

"Fada sensata". O meme comum nas redes sociais logo virou o apelido de Marcela na vigésima edição do "Big Brother Brasil". Empoderada, feminista, defensora das minorias e jogadora com um bom raciocínio para montar suas estratégias com seus aliados, a participante se destacou rapidamente na atual temporada. E seu favoritismo explodiu quando se indignou com o plano do grupo masculino de seduzir as mulheres comprometidas para manchar a imagem de todas fora da casa. A mão no prêmio estava garantida. Mas tudo mudou com a entrada da dupla da Casa de Vidro.


A participante cresceu demais no jogo assim que recusou participar do plano de Hadson, Lucas, Petrix e Guilherme (que fazia parte, mas ninguém na casa descobriu ainda). Gizelly também achou um absurdo e resolveu contar para as meninas sobre o plano. Porém, após um choque inicial, Flay, Bianca e Mari ficaram com dúvidas a respeito e a verdade ficou sob suspeita. A grande catarse se deu quando Ivy e Daniel entraram por votação popular e contaram que Marcela estava certa, a pedido de várias pessoas que foram até ao shopping com cartazes exigindo que desmascarassem os homens.

As mulheres estabeleceram uma união contra os responsáveis pelo plano e os telespectadores vibraram. Porém, tudo começou a mudar quando Marcela se envolveu amorosamente com Daniel. Como nunca desconfiou do real interesse do rapaz?
Afinal, entrou contando que a participante ganhou mais de dois milhões de seguidores no Instagram e era querida pelo público. Começou também a menosprezar Gizelly, sua então melhor amiga, através de comentários aparentemente engraçadinhos mas em tom de crítica debochada. E não há nada pior que o famigerado "fogo amigo". Quem assistia já não entendia bem o que realmente estava acontecendo.

Outro fator que começou a pesar foi a memória seletiva de Marcela. A participante ignorou que Pyong estava ao seu lado desde o início com Thelma e Gizelly graças ao período em que o quarteto ficou na xepa, excluído da casa. Declarou várias vezes que ele se aproximou mais depois que Daniel e Ivy chegaram, dando a entender ser mero interesse. Também passou a criticar o jogo explícito do colega, que nunca escondeu ser um estrategista nato. Porém, para se salvar de um paredão ou tirar seu amado Daniel do risco de ser votado, o jogo de Pyong servia. Uma hipocrisia que até então não combinava com ela.

Os comentários maldosos sobre Babu são somados a essa perda de força de Marcela. O ódio que a participante passou a sentir pelo rival não é condizente com a realidade da casa. Babu não é santo e se opôs claramente ao grupo de Marcela. E vale ressaltar que ele sempre declarou que o olhar da colega o incomodava porque lembrava o de uma antiga patroa. O incômodo de Marcela com Babu é muito maior que seu desconforto com Prior, por exemplo. Por qual motivo? Declarações debochadas a respeito dele também não têm sido bem vistos.

E tudo ruiu de vez com a proteção irritante de Marcela com Daniel. O rapaz é um irresponsável e não admite seguir regras. Já perdeu várias estalecas (dinheiro fictício que a produção disponibiliza para comprar prêmios ou alimentos) por esquecimento de microfone, imprudências na cozinha, molecagem nas festas, enfim. E todos que criticam Daniel viram alvo de Marcela. A participante o defende sempre, inclusive quando finge criticá-lo em algumas atitudes indefensáveis. Não por acaso várias piadas surgiram na internet comparando o casal com Dona Florinda e Quico, do clássico "Chaves". Parece a mãe que protege o filhinho mimado e birrento. Até Pyong, Thelma e Rafa, aliados de Marcela, já se cansaram das defesas aos erros de Daniel.

Por falar em Thelma, mais um fato que terminou de afundar a então favorita. Marcela colocou Gizelly e Thelma em sua final durante um Jogo da Discórdia, cujo intuito é provocar constrangimentos. Mas a atitude foi antes da entrada da dupla da Casa de Vidro. Há duas semanas, Marcela mostrou no quarto do líder que priorizaria Daniel, Ivy e Gizelly. Thelma foi deixada de lado. Não por acaso, Boninho resolveu voltar com o joguinho do "pódio" na última semana para expor as contradições. Deu certo. Marcela colocou Gizelly e Daniel em sua nova final. Para culminar, Marcela vem falando mal de Thelma apenas porque a "amiga" tem defendido o Babu de seus ataques exagerados.

O "Big Brother Brasil" é um jogo cruel, assim como a maioria dos realities. O julgamento do público é implacável. Qualquer deslize é o bastante para o participante ir de amado a odiado. É verdade que muitas vezes depende da força da torcida ou das circunstâncias. Mas a questão é que Marcela perdeu um dos maiores favoritismos que o "BBB" já teve. Aliás, essa afirmação foi usada por Pedro Bial no dia da eliminação de Ana Mara, a Maroca, no "BBB 13". A barraqueira mais popular da casa foi odiada no "BBB 10", mas voltou amada três anos depois e chegou a inaugurar o primeiro paredão falso do reality. Porém, se deslumbrou e achou que tudo já estava ganho. Ledo engano. Marcela parece cometer o mesmo erro. Pena.

24 comentários:

Andie disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ela foi tão soberba e burra quanto a Maroca.

Anônimo disse...

Ela vai colher o que plantou quando o namorado dela sair.

Yasmin disse...

QUE TEXTO PRECISO!

Cassandra disse...

O melhor texto que li sobre a Marcela. Parabens.

Anônimo disse...

Marcela tinha tudo para ser uma finalista do "BBB 20", mas o envolvimento com Daniel destrói diariamente a imagem de "fada sensata" do início da temporada e faz com que ela adote uma postura errática no jogo. Não é de se espantar que perdeu o favoritismo.

Guilherme

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Ainda estamos na metade do jogo. Muita água vai passar debaixo dessa ponte....Não admiro Babu. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

E vc um desocupado.

Lulu on the sky disse...

A Marcela se queimou quando se envolveu e tolerou as criancices do Daniel. De certa forma descobrimos que de fada sensata ela não tinha nada.
Big Beijos,
Lulu on the sky

k disse...

o chororô porque viu que seu fav Pyong não é favorito de ninguém

Smareis disse...

Eu parei de ver reality, pois tem candidato que tem tudo ganhar, jogou direitinho, fez bonito la dentro, mais não ganha pois não tem uma quantidade razoável de seguidor. Se você não tiver uma lista extensa de seguidor você sai no primeiro paredão.
Boa semana Sérgio.
Beijos!

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,em 7 das últimas 9 edições do BBB,as mulheres venceram;além disso,dos 12 participantes q sobraram nessa edição,9 são mulheres(apenas a Bianca foi eliminada)que fatores explicam essa hegemonia feminina no BBB,sendo q nessa edição se discutiu a questão do machismo e do empoderamento feminino?abraços,cara

Anônimo disse...

Sérgio, qual é o seu participante preferido de todos os Bbb's? A minha é Ana Paula Renault. Gostei do seu texto e impressionante como essa situação mudou. Sabe aquela frase 'A primeira impressão é a que fica'? Essa frase é superficial e não tem compromisso com a verdade. Marcrela é a prova viva disso. Uma vez uma professora minha defendeu uma aluna cretina julgando conhecer ela bem. Só que na verdade ela a conhecia superficialmente. A menina era diferente quando os professores não estavam por perto. Era arrogante e soberba. Humilhava os colegas que achava não estar no padrão dela. Mas na frente dos professores era um doce, um amor de pessoa. E esse tipo de gente engana muitas pessoas, viu. Marcela aqui fora já deve ter dissimulado para muitas pessoas. Nada melhor do que o tempo para dizer quem é quem de verdade. E sabe uma coisa curiosa em relação a tudo o que eu falei? Eu imaginei no início do programa que você faria um texto diferente. Tipo: 'Marcela é a participante mais sensata do Bbb20'. E olha só o que aconteceu? O inverso. Seu texto é criticando a Marcela e a perca total de seu favoritismo. Amei o seu texto e achei uma boa surpresa. Nem esperava você escrever sequer para criticar essa mulher. Mas gostei muito. Imparcial e bem posicionado como sempre. Xau.

Matheus.

Sérgio Santos disse...

Fato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb acho, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Cassandra.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Ok, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Nao necessariamente, Smareis.

Sérgio Santos disse...

Dificil explicar, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Honrado em ler isso, Matheus. Olha, tenho vários favoritos dos BBBs. Difícil escolher um só. Mas fico com o Daniel Coqueiro ou Geralda.