Vale tudo para vencer na vida? É a questão que separa mãe e filha no novo remake das nove da TV Globo, adaptado por Manuela Dias com direção artística de Paulo Silvestrini. A nova versão de ‘Vale Tudo’, um dos maiores títulos da teledramaturgia brasileira, escrito por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, e exibido originalmente em 1988, estreou nesta segunda-feira (31/03) e promete conduzir o público a uma jornada atual sobre caráter, ética, honestidade, com enfrentamentos morais e romance.
A relação entre mãe e filha com visões opostas sobre o caminho a se vencer na vida desencadeia um embate sobre se vale tudo para ser bem-sucedido e, ao mesmo tempo, honesto no Brasil. Enquanto Raquel (Taís Araujo), uma mulher batalhadora, típica mãe brasileira, acredita que é possível ganhar a vida com integridade e de forma honesta, sua filha, Maria de Fátima (Bella Campos), se dispõe a fazer qualquer coisa para alcançar o sucesso e abandonar a vida simples que leva em Foz do Iguaçu, no Paraná. O conflito entre essas duas mulheres está no centro da trama de ‘Vale Tudo’.
A história começa focando em Raquel, que foi criada por seu pai, Salvador (Antonio Pitanga), segundo as mais rígidas regras de ética e moral, e, tenta educar Maria de Fátima da mesma maneira. Mas a jovem não vê a hora de conquistar a vida glamourosa que tanto sonhou, custe o que custar.
Um ensaio fotográfico realizado em Foz do Iguaçu pela Tomorrow, uma das maiores agências de conteúdo da América Latina, marca o primeiro avanço de Maria de Fátima rumo a sua mudança de status social. A sessão de fotos realizada no hotel onde Raquel trabalha como guia de turismo parece a chance ideal para Maria de Fátima cavar uma oportunidade como modelo.
Um ensaio fotográfico realizado em Foz do Iguaçu pela Tomorrow, uma das maiores agências de conteúdo da América Latina, marca o primeiro avanço de Maria de Fátima rumo a sua mudança de status social. A sessão de fotos realizada no hotel onde Raquel trabalha como guia de turismo parece a chance ideal para Maria de Fátima cavar uma oportunidade como modelo.
Aberta a todas as possibilidades para mudar de vida, ela não só consegue um “bico” no ensaio, como também conhece César (Cauã Reymond), um charmoso modelo quem tem um quê de mau-caratismo que lhe é familiar e vai se mostrar o parceiro ideal para sua ambição.
Depois da morte repentina do avô, Fátima (Bella Campos), como prefere ser chamada, vende a casa em que moravam, sem a mãe saber, e se muda para o Rio de Janeiro com todo o dinheiro que embolsou. Mais próxima de conquistar a vida dos sonhos, ela desembarca na cidade com apenas dois contatos: o do seu pai, Rubinho (Júlio Andrade), que não vê há dez anos, e o de César (Cauã Reymond).
Como não consegue encontrar o pai, que é músico e vive de tocar seu piano em bares e restaurantes, Fátima acaba se hospedando num hotel simples e tenta a sorte com César. Não demora muito para ela ver que o modelo é tão interesseiro quanto ela. Logo, Fátima entra no jogo sujo, se passa por rica e conquista a atenção dele.
Com a ajuda de César (Cauã Reymond), Fátima (Bella Campos) dá os seus primeiros passos como modelo na Tomorrow, agência de Renato Felipelli (João Vicente de Castro). Seu olhar afiado encontra brechas em todas as situações para se dar bem. Fazendo-se passar por uma ingênua menina do Interior que é sustentada pela mãe rica, Fátima se aproxima de Solange (Alice Wegmann) e do seu fiel escudeiro, Sardinha (Lucas Leto), que conheceu no ensaio de fotos em Foz do Iguaçu.
Solange é diretora criativa da agência e a pessoa certa para Fátima ter por perto. A carinha de anjo e a percepção aguçada sobre a natureza – e insegurança - das pessoas leva Fátima longe. Logo, é convidada para morar com Solange e Sardinha. Com participações discretas e um tanto cansativas, Fátima não demora a descobrir que a vida de modelo não é só glamour e decidir que a solução mais rápida para sua ascensão social é se casar com um homem rico.
Sua mira ardilosa se volta para Afonso Roitman (Humberto Carrão), namorado de Solange e filho da poderosa Odete Roitman (Débora Bloch), dona do Grupo Almeida Roitman. Além de ter César (Cauã Reymond) como aliado no esquema, ela também contará com a ajuda da própria Odete para conquistar esse objetivo, pois passa a ter um papel importante nos planos da vilã para os filhos.
Unidas por interesses complementares, assim que se conhecem, Odete e Fátima se tornam parceiras e mostram que vale tudo para se ter o que se deseja. No caso de Fátima, até negar a própria mãe.
Enquanto Fátima segue focada na sua mudança de status social, Raquel (Taís Araujo) chega ao Rio de Janeiro machucada, mas certa de que a filha foi enganada pelo modelo.
Sua chegada à cidade é logo cruzada por Ivan (Renato Góes), um executivo de São Paulo que está no Rio atrás de uma oportunidade de emprego que o ajude a se manter. Em pouco tempo, ele se vê apaixonado pela garra e a honestidade de Raquel, e passa a ser um apoio na sua reconstrução de vida, que só é possível também graças à ajuda e acolhimento de Poliana (Matheus Nachtergaele) e Aldeíde (Karine Teles).
Antes mesmo de achar Rubinho (Júlio Andrade), seu ex-marido e único contato na cidade, Raquel encontra pouso e morada na casa de Aldeíde e Poliana, em Vila Isabel, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Esse apoio e acolhimento é tudo o que ela precisa para dar um rumo à sua vida, que ficou de cabeça para baixo depois da morte do pai e da fuga da filha. Com a ajuda do pai de Ivan, Seu Bartolomeu (Luís Melo), Raquel descobre que cozinhar é mais do que um dom, pode ser uma profissão. Sem medo de trabalho, ela investe em seu talento de cozinheira e passa a vender sanduíches na praia. A partir daí e com muito esforço, toda sua vida profissional deslancha, pautada sempre pela honestidade.
No alto de uma mansão na zona central do Rio, vivem os Junqueira-Roitman, uma das famílias mais ricas e poderosas do Brasil. Se, para uns, o sobrenome é símbolo de poder e requinte, para outros, é sinônimo de ambição, manipulação e falta de escrúpulos. Isso graças à fama de Odete Roitman (Débora Bloch), uma viúva intrigante, de uma frieza extrema, que faz de tudo para conseguir o que deseja, muitas vezes usando métodos cruéis e antiéticos.
Dona do Grupo Almeida Roitman, Odete é a soberba em pessoa. Mesmo já tendo vencido na vida, a vilã sente necessidade de odiar tudo o que tenha ar popular e detesta o Brasil, que julga um país subdesenvolvido. A empresária joga o jogo sujo dos que não têm caráter, dá seus golpes com muita classe e é temida por muitos. Até pelos próprios filhos.
Como Odete nunca teve tempo nem paciência para a maternidade, coube a sua irmã, Celina Junqueira (Malu Galli), criar Afonso (Humberto Carrão), Heleninha (Paolla Oliveira) e o filho mais velho, morto tragicamente num acidente de carro.
Completo oposto de Odete, Celina vive uma vida tranquila e dedica o tempo que tem de sobra ao cuidado dos jardins da casa. Sempre presente e permissiva com os sobrinhos, faz todas as vontades de Afonso e Heleninha para compensar a ausência dos pais na vida deles e conta com a primorosa ajuda de Eugenio (Luis Salem), mordomo da família, que está sempre pronto para servir e cuidar dos seus patrões.
O público vai levar cerca de um mês para ver a vilã no ar. Sua primeira aparição em cena será no capítulo 24, previsto para ir ao ar no dia 26 de abril, data do aniversário de 60 anos da TV Globo, quando volta ao Brasil para acompanhar de perto os negócios da TCA. Na ocasião, Odete se vê envolta em questões familiares que sempre evitou. A começar por Afonso (Humberto Carrão) e sua insistência em assumir os negócios da empresa no Brasil e não no Exterior, como ela sempre desejou.
Depois da morte do filho mais velho, é em Afonso (Humberto Carrão) que Odete (Débora Bloch) deposita todas as esperanças de um sucessor no Grupo Almeida Roitman, mesmo achando que falta ambição e sobra consciência social nele. Na condição de quem sempre teve tudo que quis na vida, a forma que Afonso encontrou de se desafiar foi como triatleta. Mas seu maior desafio mesmo é no campo profissional. Ao voltar ao Brasil, Afonso tenta convencer Odete a tornar a TCA uma empresa mais justa, inclusiva e, sobretudo, ecológica. A namorada do filho, Solange (Alice Wegmann), também é um problema para a empresária, que a vê como uma ameaça ao controle que tem na vida do filho.
Filha mais velha de Odete, Heleninha Roitman (Paolla Oliveira) é a personalidade mais frágil da família. Dona de um talento único para pintura, ela vive entre idas e vindas em clínicas de reabilitação para alcoolistas e se mostra despreparada para os desafios da vida, marcada por tragédias e uso excessivo de álcool. De volta de um longo período de reabilitação, Heleninha começa a trama determinada a reconquistar a guarda do filho Tiago (Pedro Waddington), fruto do seu casamento com Marco Aurélio (Alexandre Nero), diretor na TCA e homem de confiança de Odete.
Para conseguir se manter cada vez mais tempo fora do Brasil, Odete (Débora Bloch) confia a TCA a Marco Aurélio Catanhede (Alexandre Nero), ex-marido de Heleninha (Paolla Oliveira). Apesar de não ser um Roitman, Marco Aurélio aprendeu a olhar tudo de cima. Como diretor da TCA, impõe o medo, estabelecendo relações abusivas com os funcionários, sobretudo com Freitas (Luis Lobianco), seu assistente, que usa da submissão para sobreviver.
Ambientada no Rio de Janeiro, ‘Vale Tudo’ terá suas tramas e ações desenvolvidas em bairros das zonas central, norte e sul da cidade, marcando o universo de contraste entre luxo e simplicidade que estão no centro da sua narrativa.
Com texturas e uma paleta de cores marcantes, ‘Vale Tudo’ tem a proposta de valorizar a brasilidade em sua essência, combinando artes plásticas, design, arquitetura e contemporaneidade com referências que vão desde nomes como Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi na arquitetura modernista brasileira, passando pelas artes plásticas, com Adriana Varejão, Arjan Martins, Leda Catunda, Luiz Zerbini, até os designs de Sérgio Rodrigues e Zalszupin. Ainda nas artes, a novela terá pinturas da uruguaia Stella Margarita, que, na trama, pertencerão a Heleninha Roitman.
A novela também buscou referências internacionais, como as séries “Industry”, “Succession” e “The Crown”, que serviram de inspiração para criar ambientes que exalam poder, sofisticação e tradição, além dos diretores David Fincher, Luca Guadagnino e Yorgos Lanthimos para compor atmosferas visuais que equilibram grandiosidade e intimidade.
Nesta versão, a mansão de Celina (Malu Galli) que abriga os Roitman tem como locação uma construção na zona central do Rio nunca usada pela TV Globo. Para a escolha do lugar, o cenógrafo da novela, Fábio Rangel explica a opção pelo símbolo das casas tradicionais ricas da cidade. “Escolhemos um luxo tradicional, mais inspirado nas construções portuguesas e achamos uma casa que nunca havia sido usada como locação por nós. Trata-se de uma construção colonial com ares de uma quinta ou uma residência na Toscana com um clima europeu e tradicional”.
Dos 17 cenários da novela, três são fixos e construídos dentro dos Estúdios Globo: a parte interna da casa da Celina, o apartamento de Marco Aurélio (Alexandre Nero) e a TCA.
Já a cidade cenográfica, com 7.800 m², representa as zonas sul e norte da cidade, com os cenários que compõem, respectivamente, a Tomorrow e o núcleo de Vila Isabel, onde vivem Consuelo (Belize Pombal) e Aldeíde (Karine Telles), e onde tem o bar do Poliana (Matheus Nachtergaele), e o prédio do Rubinho (Júlio Andrade).
Com uma estética mais colorida e popular, o bairro de Vila Isabel retratado na novela vai celebrar o Brasil em sua essência. Cada cenário que compõe este núcleo foi pensado para capturar a energia única desse espaço, desde os pequenos detalhes dos bares e praças até as casas dos personagens. Um dos cenários mais vivos e dinâmicos da novela, a Tomorrow foi pensada em uma estética industrial que reflete o ritmo intenso do mundo da produção de conteúdo e terá dois pátios, além de árvores dentro da sua construção.
Já o cenário da TCA traduz poder e controle. Com uma paleta neutra e linhas modernas, o ambiente é um reflexo do espírito corporativo frio e implacável que permeia o Grupo Almeida Roitman. Composta por uma grande mesa com 20 lugares, a imponente sala de reunião da empresa conta com uma parede formada por um painel de LEDs, que projetará imagens da vista de um prédio comercial do Centro do Rio.
Esse mesmo recurso LED, que vai trazer imagens exteriores para dentro dos estúdios, é usado no apartamento do Marco Aurélio, onde serão exibidas imagens reais de diferentes momentos do dia – do amanhecer ao anoitecer - vistas de um prédio da Lagoa, zona sul da cidade.
‘Vale Tudo’ viajou para gravar em Foz do Iguaçu, no Paraná, marcando não só o início das gravações da novela, mas também o começo da história. No total, foram 11 dias de gravação em dez locações, entre elas, o Parque Nacional do Iguaçu, que, com toda sua exuberância, foi cenário das primeiras cenas da obra, em que Raquel (Taís Araujo) apresenta a força e a beleza das Cataratas para dezenas de turistas que a acompanham maravilhados, e onde Maria de Fátima (Bella Campos) participa do seu primeiro ensaio de moda, que dá início à sua ambiciosa jornada.
As cerca de 30 cenas gravadas na cidade paranaense tiveram como cenário a Ponte da Amizade, onde Salvador (Antonio Pitanga) atua como fiscal na alfândega, inspecionando os carros que passam pela fronteira com o Paraguai, além do Parque das Aves e do Marco das Três Fronteiras, entre outros lugares que contextualizam a origem de Maria de Fátima (Bella Campos) e Raquel (Taís Araujo). Alguns hotéis da região serviram de cenário para o encontro de César (Cauã Reymond) com a aspirante a influencer.
Para a casa de Salvador, a produção da novela buscou por uma casa na região. Na decoração, foram utilizados objetos adquiridos na cidade, como peças de antiquários, louças, roupas de cama, porta-retratos, panos de prato com estampas turísticas de Foz do Iguaçu e até ímãs de geladeira.
‘Vale Tudo’ também tem cenas gravadas em Angra dos Reis e em Paraty, no Rio de Janeiro. Durante cerca de 20 dias, entre janeiro e fevereiro deste ano, equipe e elenco viajaram para as paradisíacas cidades da Costa Verde do Estado e gravaram um total de 70 cenas, incluindo a que Maria de Fátima (Bella Campos) encontra Rubinho (Júlio Andrade), em Paraty, em um evento da Tomorrow.
Entre elenco e equipe, foram cerca de 85 pessoas envolvidas nas gravações das cenas que tiveram como cenário uma casa na Ponta do Algodão e a Ilha dos Coqueiros, em Angra. Já em Paraty, foram gravadas cenas em diversos locais do Centro Histórico, no Saco do Mamanguá, e no interior de uma pousada da região.
A influência dos anos 80, época que a primeira versão foi exibida, será observada de forma sutil na caracterização de alguns intérpretes. A personagem de Alice Wegmann, por exemplo, tem a icônica franja que foi defendida pela Solange da versão original.
Com personagens que habitam universos tão opostos, a novela mergulhou em diversas referências para compor os diferentes núcleos da trama. Para a criação dos Roitman, que seguem o conceito quiet luxury, estilo de vida e tendência da moda que valoriza a qualidade e a discrição, Marie conta que se inspirou em séries internacionais, como “Industry” e “Sucession” e o filme “Anatomia de Um Escândalo”. Já para compor o Marco Aurélio, personagem de Alexandre Nero, e a TCA, foi o filme “Wall Street – Poder e Cobiça”, com Michael Douglas.
'Vale Tudo’ é escrita por Manuela Dias, com colaboração de Aline Maia, Luciana Pessanha, Sérgio Marques, Claudia Gomes, Márcio Haiduck e Pedro Barros, baseada na obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. A pesquisa é de Luciane Reis. A novela tem direção artística de Paulo Silvestrini, direção geral de Cristiano Marques e direção de Augusto Lana, Fábio Rodrigo, Isabella Teixeira, Matheus Senra e Thomaz Cividanes. A produção é de Luciana Monteiro, a produção executiva, de Lucas Zardo e a direção de gênero, de José Luiz Villamarim.
8 comentários:
Incrível texto, Sérgio. Eu estou esperando um novelão, depois do TRAUMA da novela anterior. E você, o que espera?
Genial
Sérgio quais são as suas expectativas por Vale Tudo? O que está achando da atuação da Bella Campos e Cauã Raymond?
Um novelão que vale a pena ser visto. Devo começar a assistir essa semana.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Nao to esperando mt nao... kkk
obg
Baixas
Abçs, emerson
Postar um comentário