quarta-feira, 9 de abril de 2025

Tudo sobre a coletiva online da quarta temporada de "A Divisão", série do Globoplay

 O Globoplay promoveu no dia 10 de março a coletiva virtual da quarta temporada de "A Divisão". Participaram o autor José Junior, o diretor Lipe Binder e os atores Silvio Guindane, Erom Cordeiro, Cinara Leal, Cissa Guimarães, Roberta Rodrigues, Catarina Abdalla, Aisha Jambo, Roberta Rodrigues, Thiago Tomé, Rogério Casanova e Felipe Roque. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo a seguir. 


José Júnior comentou sobre a produção: "É a quarta temporada e conta com a participação de novos atores que trazem para a trama algo mais intenso. 'A Divisão' mudou minha vida. Foi minha primeira série e meus primeiros protagonistas com Silvio e Erom. Devo muito a eles porque foi uma empreitada muito difícil. Foi difícil gravar a primeira e a segunda temporadas, já a terceira e a quarta foram bem mais tranquilas. Agora tenho um Afroverso com as minhas séries e estou consolidado".

Silvio Guindane se emocionou: "Quando eu falo de 'A Divisão' é um dos projetos mais importantes da minha vida. Completo 30 anos de carreira e esse personagem e esse projeto são os mais importantes. A gente conseguiu juntar três unidades: a qualidade dramatúrgica, a qualidade do projeto em si e une personagem desafiador.

Um personagem complexo que consegui ter a liberdade de compor desde a primeira temporada. É um tipo controverso. E o projeto deu muito certo. Encontrei o Erom que é um parceiro de cena e de vida. Tenho muito orgulho dessa quarta temporada porque o roteiro se superou".

Erom Cordeiro falou de seu personagem: "Santiago tem um percurso ao lado do Mendonça, mas sempre veio acompanhado da história com a Fernanda, personagem que a Cinara faz brilhantemente. Agora vem um fato determinante na vida do casal, que vive uma relação tensa na terceira temporada e agora acontece uma coisa que muda os pilares da relação. É um personagem muito importante na minha carreira e o Santiago tem muitas camadas para se perder nele. Foi um belo desafio e está lindo". 

Cissa Guimarães não escondeu a felicidade de estar na série: "Esse projeto do 'A Divisão' foi muito importante na minha vida. Eu ainda não estava fazendo o 'Sem Censura'. Estava afastada do audiovisual e quando o Júnior falou da personagem Margareth fiquei muito animada e me arrebatou de uma maneira que não esperava. Pedi pra ele um dia pra pensar, mas foi pra ter certeza. Uma mulher muito diferente de mim. Tenho 40 anos de profissão e normalmente acabam nos chamando pra viver o mesmo tipo. Lígia é uma mulher rígida, séria, tem uma vocação absurda pro trabalho dela, o que me identifico. O legal da personagem é que ela tem várias camadas. Acho repetitivo dizer esse termo, mas ela é complexa mesmo. É contra qualquer tipo de corrupção, mas aconteceu algo que não posso falar e isso mexe com ela a ponto de agir de uma maneira que não gostaria. E também tem a camada mulher dela porque é uma juíza dura, mas tem as histórias de mulher também. É mãe, juíza e mulher. E esse elenco é incrível, além da direção maravilhosa do Lipe".

Aisha Jambo falou de seu papel: "To muito feliz em estar com essa turma brilhante. Andreia é uma personagem que chega em 'A Divisão' e traz a questão da mulher na polícia. Minha personagem é interessante porque ela é da inteligência, é uma investigadora buscando o espaço na polícia. Tem um desenvolvimento bacana da personagem e ela foge do estereótipo. Uma mulher preta tendo uma autonomia e muito focada no trabalho. Tem uma curva bacana da personagem nessa temporada". 

Cinara Leal expôs sua realização em estar na produção: "'A Divisão' é um divisor de águas na minha carreira. Pela primeira vez pude construir e dar vida a uma doutora, a uma médica. São personagens tão complexos que eles acabam voltando em outras séries. A doutora Fernanda tem uma potência como mulher também, não só profissional. Ela traz um empoderamento muito grande para essas mulheres que vivem um amor, mas sem se anular. Ela tem uma paixão grande pelo Santiago e chama para a responsabilidade de formar uma família juntos. Quando descobre que ele não tá disponível resolve fazer isso sozinha. Acho a Fernanda uma série paralela tamanha a profundidade e a riqueza dela. Tenho muita saudade da personagem e sinto muita vontade de mais mais vida a ela, uma mulher potente e inspiradora. Acho que a gente encontra a Fernanda todos os dias na sociedade. Me inspira muito a música 'Maria Maria', do Milton Nascimento".

Roberta Rodrigues falou da importância do autor: "As séries brasileiras de grande sucesso vêm da produção do AfroReggae Audiovisual. O José Júnior quebrou os paradigmas e trouxe o olhar da diversidade. Quando o José me chamou para viver uma doutora eu já estava decidida a não atuar mais. Pra mim é um privilégio fazer parte da família do AfroReggae".

Thiago Thomé acrescentou: "Cresci em uma dramaturgia em que não me via. Quando vejo os atores pretos protagonizando séries é de uma autoestima muito grande. Porque costumo falar que a gente não tem problema em fazer bandido, mas é sempre um bandido estereotipado com um fuzil na mão e sem história nenhuma. O AfroReggae traz uma contramão disso". 

Rogério Casanova também deu o seu relato: "'A Divisão' pra mim foi desafiadora porque peguei um gancho em uma série que já é sucesso, ainda mais colocando nas minhas costas um policial. Não vou mentir que fiquei nervoso. A responsabilidade se torna muito maior". 

Felipe Roque comentou: "Sou um grande fã do trabalho do Silvio e Erom. Meu personagem é um policial baseado em uma pessoa real e tem uma construção linda. A preparação foi intensa, a gente estava em um pelotão muito unido e sincronizado. Cheguei a dar tiro de verdade em um estande de tiros, aprendemos a invadir cativeiro, enfim. O personagem mais incrível que fiz na minha vida". 

Catarina Abdalla finalizou: "Quero agradecer ao AfroReggae Audiovisual por ter me convidado. Gratidão. Espero que tenham gostado da minha pequena participação em meio a tantos protagonistas maravilhosos e fazendo uma coisa diferente que vocês ofertaram a mim".

A quarta temporada de "A Divisão" está disponível no Globoplay, assim como a primeira, segunda e terceira.

3 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

Oi
Já vai para quarta temporada? Olha, essa série não me pegou. Vi a primeira temporada e não voltei mais a ver.

ótimo blog sobre TV

Anônimo disse...

Excelente série. Arcanjo é muito bom tbm.

Anônimo disse...

A quarta deu gancho para uma quinta temporada. O final a gente sabe que dois personagens estão de boa. O que vc achou do final Sergio?