segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Silvio Santos precisa aprender a hora de parar

O apresentador, empresário e comunicador Silvio Santos é um ídolo nacional. O povo ama. E há razão de sobra para isso, afinal, são 88 anos de vida e mais de 40 dedicados ao público através de icônicos programas de auditório, além de ter conseguido sua própria emissora, o SBT. No entanto, nos últimos anos, Silvio vem se destacando pelas suas declarações infelizes e piadas de quinta categoria. O que antes era engraçado, de uns tempos para cá ficou constrangedor. E a última temporada do Teleton apenas comprovou isso.


A vigésima primeira edição do programa que busca ajuda para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), exibida no último sábado (10/11), contou com a presença de vários artistas --- alguns das emissoras concorrentes ---, como ocorre em todos os anos, e mais uma vez a meta foi atingida. A iniciativa é sempre muito importante. Todavia, a presença de Silvio Santos na parte final da atração acabou se tornando um momento de constrangimento ----- vale lembrar que anos atrás era justamente o maior trunfo do formato.

O que o apresentador fez com Cláudia Leitte foi um completo absurdo. Silvio simplesmente se recusou a abraçá-la porque a cantora poderia deixá-lo excitado. Ela não escondeu o desconforto com a situação, mas ele insistiu e chegou a repetir a frase várias vezes. Obviamente, era mais uma piada do comunicador. Mas não teve a menor graça. Para ninguém.
O pior foi o ambiente escolhido para tal colocação infeliz: um programa com várias crianças na plateia, famílias e até as filhas e a esposa de Silvio. Se esse gracejo idiota já seria constrangedor no programa de auditório exibido aos domingos à noite, imagine em uma atração beneficente.

A reação foi imediata com uma avalanche de comentários indignados no Twitter, Facebook e outras redes sociais. A própria Cláudia deu uma declaração no dia seguinte afirmando o seu constrangimento diante de tal atitude. Mas o pior é que tudo isso aconteceu na mesma semana em que o SBT se viu envolvido em uma polêmica. Para bajular o novo presidente eleito, Silvio mandou inserir frases de amor ao país nos intervalos. A questão é que um desses slogans era o famigerado "Brasil. Ame-o ou deixe-o", popularizado durante a Ditadura Militar durante o governo Médici. A péssima impressão que essa atitude provocou fez o SBT recuar. A emissora pouco tempo depois retirou a propaganda.

O dono do canal, todavia, tem se envolvido em outros casos de péssima repercussão e todos relativamente recentes. No "Programa Silvio Santos", por exemplo, gerou desconforto em Preta Gil ao chamá-la de gorda, o que implicou na defesa de Gaby Amarantos, que não mediu palavras para condenar a atitude do apresentador. Ainda disse que o Brasil estava "muito mal de ídolo". Também não dá para esquecer outro caso que ficou marcado em 2017, quando Silvio aborreceu Maísa ao insistir várias vezes para a menina ficar com Dudu Camargo, insinuando um namoro entre os dois. Ela não escondeu o constrangimento com a brincadeira e até se afastou da atração por um tempo. Além das  situações mencionadas, há várias outras nos últimos anos.

Silvio Santos é uma pessoa que merece tudo o que conquistou. Ninguém duvida da sua competência, do seu talento e do seu incontestável carisma. Domina o palco como poucos apresentadores nesse país. O amor de grande parte do público dificilmente será apagado. Mas, infelizmente, o dono do SBT tem se sobressaído pelo que tem de pior. E já está na hora de alguém dar esse "aviso" a ele. Não dá mais para passar pano e fingir que Silvio pode falar o que quiser porque está na televisão há séculos e tem 88 anos. É preciso aprender a hora de parar. Isso nada tem a ver com moralismo, apenas com um pingo de respeito. Principalmente com quem o prestigia.

26 comentários:

Anônimo disse...

Foi um absurdo o que ele fez com a Claudia Leitte.

William O. disse...

Tu como sempre sensato!!!!!

Unknown disse...

Amoo, amo mesmo ,lê tudo o que você escreve !!! 👏👏👏👏

Anônimo disse...

Não se pode nem brincar mais. AFFFFF

Anônimo disse...

Finalmente! Achei q só eu pensava isso. Sérgio, antes de tudo, parabéns pela coragem ao escrever esse texto pq o que tem de puxa saco tratando esse episódio grotesco como "brincadeira" e passando a mão na cabeça do SS, n é brincadeira.
As pessoas pensam que sua longa trajetória como comunicador é razão para que ele cometa essa série de absurdos (Não é de hj que isso acontece) e sabemos que não é bem assim que funciona.

Anônimo disse...

Que bom que você pensa assim. Ele realmente precisa de limites. Não sei se você lembra, nem mesmo se você chegou a ver, mas teve um caso onde o Silvio Santos durante o seu programa fez comentários machistas e homofobicos com o João Guilherme, filho do cantor Leonardo. Ele declarou que o menino era homossexual e com palavras pejorativas Disse: "Bichinha", ao insinuar que o menino não era hetero, pelo simples fato de ter o lábio bem vermelho e usar touca. O menino na época tinha apenas uns 13 ou 14 anos e ainda atuava em uma novela infantil da emissora, Cúmplices de um Resgate. Inclusive, a roupa que Silvio criticou era o figurino da novela. Se eu não me engano, o grupo GGB (Grupo Gay Da Bahia) ameaçou processar o apresentador. A brincadeira dele foi idiota e um absurdo, mais uma vez!

Anônimo disse...

Silvio Santos é um dos maiores ícones da TV brasileira, mas as "brincadeiras" dele andam sem noção alguma, e ninguém pode mostrar um travo de desconforto com elas que já é espezinhado por Sonia Abrão e Danilo Gentili. Mas conheço também quem, além de Maisa Silva, Preta Gil, Gaby Amarantos, Xuxa Meneghel, João Guilherme Ávila, também tenha se incomodado com certas "declarações jocosas" de SS, como por exemplo: João Vicente De Castro (que teve antigas declarações preconceituosas expostas por Gentili ao este defender SS) e Fernanda Lima, que ao ouvir de SS que com ela não tem amor nem sexo, retrucou afirmando que ele é o maior comunicador vivo brasileiro, mas que nesse quesito de amor e sexo com ela, ela perguntou a SS por que ele não se calava. Essas declarações foram entendidas como brincadeira, mas ela deixou claro que falou sério quando fez essa pergunta. E mais adiante, Patrícia Abravanel saiu em defesa do pai, usando a mesma argumentação de que quem se incomoda com os "gracejos" dele. Já dizia a "jornalista opinativa" Fabiane Vasconcellos que a TV aberta no Brasil é uma vergonha. Aos poucos a declaração dela começa a fazer sentido, haja vista a grade matutina da programação da Rede Globo, por exemplo, e não tardará para as grades vespertina e noturna seguirem o mesmo rumo. Mas eu sei que o texto postado aqui no blog horas atrás não se trata da Rede Globo, e sim do SBT.

Anônimo disse...

Ele é o SILVIO SANTOS, ele pode tudo. E outra, a Cláudia se sentir ofendida? Logo ela, que no programa the Voice deu em cima de um participante, convidando o mesmo para sentar no seu colo. E vc viu a roupa provocante que ela usou? Não vi o Silvio Santos tentar estuprar ela a força, não vi ele falando que tava de pau duro e tbm não vi ele assediando ela. Eu acho engraçado que pra vcs, o que choca mesmo é um homem fazer elogios para uma mulher maior de idade. Mas vamos lembrar do episódio do museu? Cade a indignação por aquelas crianças passarem a mão em homem pelado. Ah, isso é normal! Muito normal! Agora o Silvio fazer brincadeiras com uma mulher de maior, é machismo e misoginia. E se ela se sentiu realmente ofendida, que abandonasse o palco e fosse embora. Agora não se pode mais fazer brincadeiras? E aquela roupa tava muito vulgar para um programa que tinha como objetivo ajudar CRIANÇAS. Quer criticar, crítica. Mas faz isso com todos! O episódio do museu foi a gota da água, ali estavam abrindo as portas para a pedofilia e vc não se indignou, agora quer pagar de feministo lacrador. Meu poupe!

Lucas disse...

Sérgio, leio o seu blog há um bom tempo e te acompanho no twitter. Estou comentando pela primeira vez porque fiquei indignado com o comentário totalmente ridículo aí de cima.
As pessoas deveriam parar de achar que o Sílvio Santos está acima do bem e do mal pela sua trajetória e significado para o Brasil. Ninguém está, e os vários comentários e "brincadeiras" que ele tem feito estão ultrapassados, são muitas vezes ofensivos não apenas para os receptores como também para grandes parcelas da população. Ainda mais como comunicador e influenciador de opiniões, os comentários dele tem um peso muito grande.
Além disso, não vi nada de mais na roupa da Cláudia Leitte. E mesmo que houvesse, ela tem o direito de usar a vestimenta que quiser e isso não justifica ser constrangida por um homem, que ainda por cima está em uma posição de poder ali no comando do programa. O uso de um vestido curto ser considerado "vulgar" é de um moralismo do século retrasado, sem contar que não legitima ela ser assediada e envergonhada em rede nacional. E as pessoas estão usando o que aconteceu no The Voice para desmerecer o constrangimento dela, como se um erro eliminasse o outro.
Agora, o pior de tudo foi a menção ao caso do museu. O que uma coisa tem a ver com a outra?
Mas voltando ao tema, coisa que o colega de cima não fez direito porque se perdeu em casos sem nenhuma relação com o texto, eu admiro o Sílvio Santos enquanto profissional; realmente ele é inigualável como apresentador no Brasil, seu carisma, seu jogo de cintura e seu talento são inquestionáveis. Mas já faz um tempo que deixei de admirá-lo enquanto ser humano. Acho que precisamos saber diferenciar as coisas.
Sérgio, desculpe o comentário enorme que em sua maior parte não foi direcionado a você. Parabéns pelo texto e pelo posicionamento sensato.

Unknown disse...

O Canal no you tube não minta para mim do Ricardo ventura fez uma análise corporal desse vídeo . Vale a pena conferir

Anônimo disse...

Está certo que essa "brincadeira" foi fora de hora, porém a Cláudia Millk e os fãs dela são grande de ums hipócrita porque ela também já assédio um participante no the voice é não rolou esse reboliço todo na epoca. Então ? acade os diretores iguais agora ? ele pode ser linchado na internet e ela por ser mulher ?putz

Anônimo disse...

O que eu acho mais absurdo são as defesas incansáveis da Sonia Abrão. Ela detona um monte de gente, mas quando se trata do Silvio Santos, ela finge que não ver e coloca um tapete em cima do erro. Impressionante, se acha a dona da verdade, vive dando lição de moral nos famosos e defende o Silvio só pela carreira que ele conquistou.

Unknown disse...

E Fazer ensaio de calcinha na revista vip não é sensual para Cláudia leite?Existe um sério conflito de imagem com essa moça. Se quer parecer mais senhora se vista igual a sandy.

Anônimo disse...

O que vc espera daquela ratazana puxa-saco dele? Se Silvio Santos cometesse um assassinato, ela seria capaz de se tornar sua advogada de defesa.

Sérgio Santos disse...

Foi, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, William.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Unknown.

Sérgio Santos disse...

Isso nao é brincadeira, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu nem vi isso, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Desculpe, anonimo, mas a roupa dela não dá liberdade para ninguém assediá-la. E num programa pra ajudar deficientes cabe uma brincadeira falando de excitação???? E o caso do museu foi ridiculo. Um homem nu não é pedófilo e se vc acha um absurdo não vá ao museu e nem leve seus filhos, mas não dê chilique com quem vai.

Sérgio Santos disse...

Desculpe nada, Lucas. Excelente o seu comentário e eu endosso TUDO. Venha mais vezes.

Sérgio Santos disse...

Verei, unknown.

Sérgio Santos disse...

Noa foi assédio, anonimo, pq o menino não se ofendeu.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.