sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Nicolas Prattes e Juliana Paiva honram o posto de mocinhos de "O Tempo Não Para"

A atual novela das sete segue agradável, apesar da evidente queda de ritmo e da questão envolvendo os congelados ter perdido o fôlego. "O Tempo Não Para", que chega ao seu centésimo capítulo, consegue se sustentar bem pelos diálogos inspirados de Mário Teixeira e alguns conflitos momentâneos que entretêm despretensiosamente. Já o romance de Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva) sempre foi um dos pontos altos da história, dirigida por Leonardo Nogueira.


O casal funciona e logo no primeiro capítulo ficou claro que o autor tinha acertado na escalação. Não se sabia, porém, se o desenvolvimento da relação seria bem realizado. Mas acabou sendo. Apesar do estranhamento inicial em torno das características do mocinho (um rapaz extremamente jovem ser um empresário bem-sucedido, dono de uma grande empresa, por exemplo), o seu encantamento por Marocas fez todo sentido. Afinal, nada mais fascinante do que uma menina de 1886, descongelada em 2018, que redescobre o mundo sem abrir mão de seus valores. Qualquer um em seu lugar se apaixonaria.

É preciso citar essa observação porque paixões súbitas em novelas andam cada vez mais catastróficas. Todos os casais recentes que se apaixonaram à primeira vista logo no primeiro capítulo não funcionaram ao longo da novela, vide Luiza (Camila Queiroz) e Eric (Mateus Solano), em "Pega Pega", ou Luzia (Giovanna Antonelli) e Beto (Emílio Dantas), em "Segundo Sol", por exemplo. O que costuma dar certo é o sentimento surgindo aos poucos e normalmente depois de algum embate, como em "Orgulho & Paixão".
Mas o acerto de Mário Teixeira foi não colocar Marocas como apaixonada logo no começo. Pelo contrário. A menina ficava chocada cada vez que via Samuca sem camisa ou então fazendo algo inconcebível em 1886.

Aos poucos, os dois foram ficando cada vez mais próximos, até o relacionamento se iniciar. A sintonia entre Nicolas e Juliana está presente nas várias cenas do jovem idealista com a destemida filha de Dom Sabino (Edson Celulari). As trocas de olhares e sorrisos viraram a principal característica do par. A química salta aos olhos em todos os momentos românticos e a canção Naked, de James Arthur, foi bem escolhida. Vale elogiar, inclusive, a preocupação em ter uma música tema ----- as últimas novelas das nove, por exemplo, abandonaram uma das maiores identidades dos romances folhetinescos e mesclaram várias músicas em cada par, sem qualquer necessidade.

Os mocinhos da trama das sete, por sinal, fazem jus ao posto. Aparecem bastante o tempo todo. Algumas vezes isso até merece críticas em virtude da falta de espaço de boas situações que deveriam ter mais destaque nos núcleos paralelos, como a questão dos ex-escravos, a médica Helen (Rafaella Mandelli) que ficou avulsa, a vilania de Amadeu (Luiz Fernando Guimarães), enfim. No entanto, Samuca e Marocas enchem a tela e os atores estão muito bem. Nicolas Prattes vive um evidente amadurecimento e conseguiu imprimir verossimilhança em um perfil que não bate com sua idade. Ele ainda convence em vários momentos dramáticos. Já Juliana Paiva é um conhecido talento. Sempre brilha em seus trabalhos e agora não é diferente. Prova que é boa na comédia e no drama. Após o papel escada em "A Força do Querer", onde emocionou em várias cenas, ganhou uma heroína cativante.

É preciso, inclusive, elogiar a linda cena do pedido de casamento que o filho de Carmem (Christiane Torloni) fez para seu grande amor, exibida recentemente. Ideia genial do autor colocar todos os personagens vestidos como se estivessem em 1886 para o bonito momento. Tudo a ver com a essência do folhetim. Os atores emocionaram e novamente esbanjaram sintonia.

"O Tempo Não Para" tem na relação de Samuca e Marocas um de seus principais êxitos. Mário Teixeira soube construir um casal que desperta empatia e torcida de quem assiste. O carisma dos atores conta muito, claro, mas os personagens bem construídos e a evidente química complementam o ótimo conjunto.

18 comentários:

Unknown disse...

Realmente um casal muito bom.O nicollas chegou devagarinho e ganhou seu espaço na novela

Anônimo disse...

Nícolas cresceu de mais do inicio da novela até aqui,no inicio ele estava meio perdido, talvez por não ter o mesmo tempo que os outros pra construir seu personagem,já que entrou estavam quase gravando

Dan Eliot disse...

Falando com sinceridade: o q me faz assistir a novela é o casal Marocas e Samuca. Eu até parei de ver qdo colocaram o Samuca com a Waleska. A quimica da Juliana com o Nicolas é impressionante. São excelentes juntos. Já tá dando saudade e tristeza de pensar q acaba em janeiro.

Anônimo disse...

De acordo com cada palavra sua. Há muito uma novela não me prendia tanto como essa. O texto é maravilhoso e atual, podendo ir da comédia ao drama como a mesma intensidade. Os protagonista são um caso à parte; a sintonia, química e cumplicidade entre eles é difícil de ver nos casais dos outros folhetins. E o grande sucesso da novela se deve em parte a eles. Nicolas cresce a olhos vistos e nos emociona a cada dia e Juliana está perfeita! OTNP vai deixar saudades.

Bruna disse...

Eles sao muito lindos, adorei o texto. Faz um de Carmem e Sabino também, por favor!!!!!!!!!

William O. disse...

Juliana é uma atriz maravilhosa e Nicolas me surpreendeu. Mas a novela no geral tem me decepcionado muito.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu adoro essa novela!!! Eu adoro o casal Marocas e Samuca. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Casal melhor que a das seis e a das nove.

solitude disse...



Olá Sérgio!
Alem do casal, outra coisa que eu amo nessa novela é a relação pai-filha da Marocas com o Dom Sabino. Escritores de novelas geralmente focam muito em historias e enredos entre mãe-filha e mãe-filho, mas as relações pai-filha é quase sempre pouco mostrado ou é mais apresentado sobre uma luz negativa, como em Verdades Secretas onde tanto Alex quanto o pai da Angel eram horriveis para as filhas, ou mais recente agora no Sob Pressão com toda a tragedia passada de Carolina. Mas Marocas e Dom Sabino tem uma interação muito bonita e positiva no enredo.
Como vc bem apontou, a novela é no seu geral bem agradável de acompanhar.

Sérgio Santos disse...

Isso, Paloma!

Sérgio Santos disse...

Boa observação, Unkonown.

Sérgio Santos disse...

Dan, eu ja acho que precisa foccar mais nos secundários.

Sérgio Santos disse...

Eles soa otimos mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Farei, Bruna.

Sérgio Santos disse...

Entendo, William.

Sérgio Santos disse...

Tb, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Isso sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Boa observação, Worm!