domingo, 25 de novembro de 2018

"Pais de Primeira" é uma série despretensiosa e agradável

Com o fim do "Popstar", a faixa vespertina dominical da Globo, antes do futebol e da "Temperatura Máxima", ficou vaga. Para preencher esse espaço, a emissora lançou mais uma temporada da "Escolinha do Professor Raimundo" (exibida no canal Viva meses antes) e estreou uma nova série: "Pais de Primeira". A história, escrita por Antônio Prata e dirigida por Luiz Henrique Rios, conta a saga de um casal que precisa lidar com todas as ''novidades" que a chegada de um bebê proporciona.


George Sauma e Renata Gaspar protagonizam a trama dando vida a Pedro e Taís, casal que está junto há seis anos. Ele é um rapaz sem muitas ambições que pede demissão do emprego para realizar o sonho: lançar uma banda com o amigo de infância (Pedro - Alejandro Claveaux). Ela é uma workaholic e recebe a notícia que está grávida em uma reunião com clientes da incubadora de start-ups em que trabalha. A inicial felicidade da personagem logo cede lugar para uma sucessão de preocupações, incluindo a demissão do marido, que não sabia de nada antes de tomar tal atitude.

Para culminar, Taís ainda se vê diante de vários palpiteiros de plantão que passam a invadir a privacidade do casal a todo instante. São eles: os próprios pais, Silvia (Heloísa Périssé) e Luis Fernando (Nelson Freitas); os sogros, Augusto (Daniel Dantas) e Rosa (Marisa Orth); e a cunhada, Patrícia (Monique Alfradique), que tem uma vida típica de comercial de margarina com Fred (Rodrigo Ferrarini).
O intuito da série é justamente expor o clichê das situações em torno do mundo das grávidas, deixando claro que aquele conceito de plena felicidade está longe de ser verdade. Mas tudo é feito de forma leve e com momentos engraçados.

O primeiro episódio já explorou a surpresa da gravidez e o nascimento do bebê. Começou com uma cena da bolsa de Taís estourando e os dois se desesperando em pleno restaurante. Logo depois, a história voltou no tempo e mostrou como chegou naquele ponto --- um padrão de séries americanas bastante explorado em produções nacionais. Os pais de primeira viagem se preparam para a chegada da criança, encontrando dificuldades em achar um bom médico responsável pelo parto. Uns só aceitavam cesárea, enquanto outros preferiam o famigerado parto naturalizado. Eles acabaram encontrando uma médica que transmitia segurança e no final, após alguns perrengues --- como passar por uma manifestação pedindo aumento salarial dos médicos ----, tudo deu certo e uma linda menininha nasceu.

A história flui bem e é agradável de ser acompanhada. Não é uma série cômica escrachada que abusa de situações exageradas ou se apoia em gritos para fazer rir. Os momentos engraçados ocorrem de forma natural através de contratempos que o telespectador se identifica. E nem precisa ser pai ou mãe para isso. Afinal, muitas vezes há familiares próximos ou amigos que vivenciaram contratempos parecidos. E a trama se apoia bem nisso. Antônio Prata, aliás, faz questão de afirmar que usou tudo o que vive como pai para escrever esse seriado. O bebê, ironicamente, funciona como antagonista. Ele é o responsável por muitos problemas, mas muitas alegrias também.

É ótimo ver George Sauma e Renata Gaspar longe de tipos mais caricaturais que costumam viver no "Zorra" e no "Tá no Ar: a TV na TV", respectivamente. Os atores podem mostrar uma outra faceta e estão ótimos como casal. Conseguiram deixar os protagonistas cativantes sem muito esforço. O elenco, por sinal, merece elogios. Marisa Orth e Heloísa Périssé são bons destaques, assim como Monique Alfradique, Daniel Dantas e Nelson Freitas.

"Pais de Primeira" é uma série despretensiosa que funciona. A segunda temporada já está garantida para 2019 e a atual terá apenas seis episódios. A história, escrita também com a colaboração de Tati Bernardi, Chico Mattoso, Thiago Dottori e Bruna Paixão, consegue divertir. É um programa para pais, avós, futuros pais e até para solteiros convictos.

14 comentários:

Chaconerrilla disse...

Adorei a proposta dessa série. Parece um tipo diferente. Algo leve e despretensioso é muito bem vindo atualmente. Que seja ótima até o final!

Anônimo disse...

Também curti muito e nem sabia que ia estrear.

Paula disse...

Não vi, mas me interessei pelo seu texto porque sou mãe e entendo bem desses assuntos rsrsrsrs

Heitor disse...

Vi a chamada e acabei me interessando. Fui ver na Globo Play e adorei. Pretendo ver.

Anônimo disse...

Seu blog é muito completo, Sérgio. Vc escreve sobre tudo!!!

Adriana Helena disse...

Oi Sérgio, muito boa tarde amigo!!
Ahhh que texto que prima pela suavidade, adorei!!
E também gostei muito da estreia da série ontem no domingo!
O casal de atores de primeira viagem está ótimo! :)))
Ah amigo, já te enviei o e-mail com o meu endereço desde a semana passada!
Se eu puder e souber ajudar, estamos aqui para isso!!
Um grande beijo e uma ótima semana!! :))))

Unknown disse...

Que série sensacional e boa é Pais de Primeira, ela é leve, despretensiosa, tem histórias atrativas e divertidos personagens, prende e ainda cita alguns personagens e novelas. Parece uma novela dominical. Ger@l.Com foi um seriado infanto juvenil bem divertido que tinha ares de Malhação e foi exibido no mesmo horário.

Sérgio Santos disse...

É mt gostosa, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

É uma boa surpresa, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Então vc vai adorar, Paula.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Eu tento, anonimo. Obrigado.

Sérgio Santos disse...

Adriana, só respondi agora. Desculpe. kkkk

Sérgio Santos disse...

Boa lembrança, Ricardo.