terça-feira, 6 de novembro de 2018

"O Sétimo Guardião": o que esperar da próxima novela das nove?

A próxima produção da faixa nobre da Globo enfrentou uma saga digna de novela antes de ser confirmada como o novo folhetim das nove. Aliás, segue enfrentando. Isso porque um dos alunos de Aguinaldo Silva moveu uma ação contra o autor para ser reconhecido como coautor do enredo de "O Sétimo Guardião", que estreia no dia 12 de novembro. Silvio Cerceau alega que a história nasceu e tomou forma dentro da sala de aula ---- o novelista administra a Masterclass, um curso de roteiro para novos escritores.


A atitude do rapaz, obviamente, gerou uma polêmica que até hoje repercute e rende entraves na justiça. Silvio de Abreu, atual responsável pelo setor de teledramaturgia da Globo, resolveu arquivar a novela ano passado por conta dos possíveis desdobramentos desse processo. Afinal, haveria a chance até de proibir a exibição da trama. Porém, a emissora acabou se cercando de 'medidas protetivas' e se garantiu em torno de qualquer consequência jurídica. Então, a historia foi 'desengavetada'.

O problema é que Aguinaldo já estava produzindo outra novela e não queria retomar esse projeto de jeito nenhum. Outro impasse surgiu. Após um período de convencimento, o autor decidiu aceitar o pedido de Silvio de Abreu e arquivou seu novo projeto para voltar ao folhetim que com certeza rendeu um de seus maiores aborrecimentos na carreira. Detalhe que tudo isso aconteceu em 2017. Mas, ainda assim, a atual produção segue rendendo assunto em torno desse embate entre aluno e professor.
A primeira audiência de conciliação entre os dois foi realizada em maio deste ano e não durou nem cinco minutos. O acordo sequer foi cogitado. Silvio Cerceau continua exigindo a coautoria e agora ganhou o apoio de outros alunos que estavam no mesmo curso ---- e também querem seus nomes nos créditos. Para culminar, Aguinaldo entrou com um processo contra o aluno por quebra de sigilo contratual.

Ou seja, como se nota, a polêmica em torno da nova novela gerou muito mais repercussão do que o seu conteúdo e isso não é nada bom. Porém, deixando todo esse imbróglio de lado, o novo folhetim do autor marca a sua volta ao realismo fantástico, gênero que o consagrou, vide os sucessos "Roque Santeiro" (1985), "Tieta" (1989), "Pedra Sobre Pedra" (1992) e "A Indomada" (1997). Após uma sequência de novelas realistas ---- "Senhora do Destino" (2004), "Duas Caras" (2007), "Fina Estampa"(2011) e "Império" (2014) ----, o escritor decidiu retomar o estilo da fantasia para fugir um pouco do atual momento do país. É uma aposta arriscada, pois há tempos o horário nobre não contava com uma produção desse tipo e fica difícil saber se ainda é do gosto do grande público. No entanto, o risco é válido.

Dirigida por Rogério Gomes, a história ---- cujo clipe pode ser conferido aqui ---- envolve o mistério em torno de sete guardiões. A fictícia Serro Azul, vizinha de Greenville (local de "A Indomada") e Tubiacanca (cenário de "Fera Ferida"), é uma típica cidade interiorana, pacata e cercada de montanhas, onde avanços tecnológicos como internet e telefonia ainda não chegaram. A principal peculiaridade do local é uma fonte com propriedades curativas e rejuvenescedoras, que é a parte mais externa de um imenso aquífero, uma grande reserva de água. Essa fonte é protegida pelos sete guardiões que têm como missão garantir que a riqueza não chegue às mãos erradas.  Essas pessoas levam uma vida comum e são elas: o prefeito Eurico (Dan Stulbach), o delegado Machado (Milhem Cortaz), o médico Aranha (Paulo Rocha), o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco), a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira), a esotérica Milu (Zezé Polessa) e Egídio (Antônio Calloni em participação de poucos capítulos), o guardião-mor.

Escolhidos através de um ritual secreto, eles são substituídos cada vez que um morre. Sempre por perto dos guardiões está Léon, o gato de Egídio. Alguns comentam que o gato tem poderes, enquanto outros acham que é apenas um  animal. Quem também tem uma ligação com o bichano é Luz da Lua (Marina Ruy Barbosa), a mocinha da trama. A jovem, recém-formada professora, foi criada pelo avô, Sóstenes (Marcos Caruso), como uma menina comum. Porém, Luz tem sonhos enigmáticos desde pequena e alguns deles são visões de algo que está prestes a acontecer. Ela, inclusive, consegue se entender com o gato apenas através do olhar. O enredo da novela começa a ser contado a partir do desaparecimento de Léon. Quando Egídio percebe que o animal sumiu, logo trata de avisar aos outros guardiões, pois sabe o que isso significa: Léon foi em busca daquele que ocupará o posto de guardião-mor após sua iminente morte.

A grande vilã da novela será Valentina Marsalla, vivida pela grande Lília Cabral. Famosa empresária no ramo de cosméticos, a ricaça só pensa no casamento de seu único filho, Gabriel (Bruno Gagliasso). Ele nem imagina, mas sua mãe foi abandonada no altar por Egídio, quando ambos ainda eram bem jovens, e fugiu de Serro Azul prometendo nunca mais voltar. Ver o casamento do filho seria um sonho realizado e, ao mesmo tempo, garantir o  futuro de seus negócios, pois Gabriel se tornaria genro do poderoso Olavo de Aragão (Tony Ramos). Todavia, subitamente, o rapaz desiste de subir ao altar com Laura (Yanna Lavigne) e vai embora, para o desespero de Valentina. Essa atitude, porém, tem a ver com o encontro de Gabriel com Léon: o gato ficou diante dele em meio a um engarrafamento. O mocinho acaba dirigindo até Serro Azul, sem nunca ter ouvido falar da cidade. Lá, ele cruza com Luz e ambos se apaixonam à primeira vista (vale citar o risco que isso implica no roteiro, pois romance sem construção não costuma agradar ultimamente).

O elenco ainda conta com nomes como Letícia Spiller, Elizabeth Savalla (vivendo uma beata intransigente), Vanessa Giácomo, Bruna Linzmeyer, Marcelo Serrado, Carolina Dieckmann, Fernanda de Freitas, Marcello Novaes, Giullia Buscacio, Ailton Graça, José Loreto, Caio Blat, Paulo Vilhena, Julia Konrad, Carol Duarte, Viviane Araújo, Isabela Garcia, Nany People, Flávia Alessandra, Eduardo Moscovis (a versão humana do gato Léon), Guida Vianna, Adriana Lessa, Marcelo Mello Jr., Theodoro Chochrane, entre outros.

"O Sétimo Guardião" é a típica novela que não terá o chamado meio termo. Ou fará sucesso ou fracassará. O enredo fantasioso e voltado ao realismo fantástico tem seus riscos, ainda mais no horário nobre. Agora só aguardando para ver como o início dessa saga será contado no primeiro capítulo.


A linda Marina Ruy Barbosa convida os leitores do blog para a novela.






17 comentários:

Anônimo disse...

Pior que Segundo Sol não tem como ser.

William O. disse...

Nossa, não sabia de todos esses problemas com o tal aluno.

Leitora disse...

Huuumm... Gosto de realismo fantástico, mas ultimamente às novelas estão tão enfadonhas... O tempo todo falando dos mesmos temas polêmicos. Um porre, principalmente pra quem quer relaxar e se divertir um pouco.Pior que são todas ai eu fico com a sensação de que tô assistindo uma coisa so. (Suspiro frustrado) Quero ver essa novelinha, mas não quero. Ahh... A correria me fez sumir e tbm não ando assistindo muita TV. Mas aos poucos vou voltando aqui.

Anônimo disse...

Concordo com a Leitora ao ver ela afirmar que ultimamente as novelas andam muito enfadonhas. E acaba que, no final das contas, acompanho religiosamente apenas um ou dois folhetins ao ano sem contestá-lo(s).

Unknown disse...

Parece interessante, mas só de ver a Ruy Barbosa e o Gagliasso já cansei hahahaha

Clara disse...

Não sabia de nada dessa história dos alunos do Aguinaldo...Pra quem chamava o Walcyr de plagiado, hem.... O jogo virou. kkkkkk

Mateus Sousa disse...

Confesso que tenho medo porque mesmo lendo sobre a trama no seu texto eu não consigo identificar sobre o que exatamente se trata e isso é perigoso. Mas vamos esperar.

Anônimo disse...

Tenho a sensação de que a novela flopará...

Malu disse...

A Globo está com uma trinca péssima, infelizmente. Depois de Orgulho e Paixão não vejo mais nenhuma, e nem estou empolgada com essa que parece mais um remake das novelas antigas dele, com os mesmos personagens: a beata, a cafetina, o prefeito, o padre, etc. Bruno Gagliasso não anda bem em suas últimas atuações, parece cansado, já não me convence como antigamente. Também não vi química alguma no casal principal, e vi que a ruiva chiou com vc no twitter. Preguiça dessa mimada. Acho que vai ser sucesso sim, Walcyr e Aguinaldo sempre conseguem boa audiência, já qualidade é outra coisa.

Sérgio Santos disse...

Isso é, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Uma novela à parte, William.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz em te ver de volta, Leitora.

Sérgio Santos disse...

Abraços, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Unknown...kkk

Sérgio Santos disse...

Virou, Clara...kkkk

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Mateus.

Sérgio Santos disse...

Malu, entendo, mas eu tenho curtido Espelho da Vida e O Tempo Nao Para. Claro, nao chegam nem perto de Orgulho e Paixão, mas são novelas agradáveis.