terça-feira, 13 de novembro de 2018

"O Sétimo Guardião" faz boa estreia com toques de mistério e terror

"Existem lugares que guardam grandes histórias e histórias que guardam verdadeiros mistérios. Até quando você conseguiria guardar um segredo?" Esse é o principal questionamento de "O Sétimo Guardião", nova produção das nove. Após a problemática e decepcionante novela de João Emanuel Carneiro, a criticada "Segundo Sol", o horário nobre passa a contar com um folhetim de Aguinaldo Silva. Sai de cena uma história contada na Bahia e entra em seu lugar um enredo ambientado em Serro Azul, fictícia cidade interiorana --- cercada por montanhas que impedem sinal de celular e internet ---, onde tudo acontece.


O novo folhetim, que estreou nesta segunda-feira (12/11), marca a volta do autor ao realismo fantástico, estilo que virou uma de suas principais marcas como novelista. A cidade criada para ambientar a história é vizinha de Tubiacanca e Greenville, cenários de "Fera Ferida" e "A Indomada", respectivamente ---- duas produções de Aguinaldo. O intuito do escritor é justamente misturar as várias novelas fantasiosas que criou ao longo da carreira. É uma espécie de homenagem a si mesmo. Tanto que seu intuito era trazer vários personagens icônicos para a trama, como Nazaré. Mas, como Renata Sorrah não quis reviver a sua vilã inesquecível (decisão acertada, vale ressaltar), o autor acabou se contentando em escalar Paulo Betti e Luiza Tomé para relembrar o sucesso do casal Ypiranga e Scarlet, em "A Indomada" ---- eles aparecerão em breve.

Mas a premissa mesmo da novela é sobre sete guardiães, cuja missão consiste em proteger uma fonte de água com propriedades curativas e rejuvenescedoras. Todos precisam manter a discrição do lugar e impedir que caia nas mãos de pessoas erradas. E os protetores têm uma vida comum.
São eles: o prefeito Eurico (Dan Stulbach), o delegado Machado (Milhem Cortaz), o médico Aranha (Paulo Rocha), o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco), a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira), a esotérica Milu (Zezé Polessa) e Egídio (Antônio Calloni), o guardião-mór que descobre sobre o seu pouco tempo de vida assim que o seu enigmático gato León sai em busca de um novo guardião para ocupar seu lugar. O escolhido é Gabriel (Bruno Gagliasso), filho da vilã Valentina Marsalla (Lília Cabral) e mocinho do enredo.

O primeiro capítulo focou inicialmente nesses guardiães. Todos (bem caricatos) se mostraram preocupados com o sumiço do gato e já previram a morte de Egídio. O bichano saiu da cidadezinha do interior e foi até São Paulo, onde encarou Gabriel e o fez desistir de se casar, para o desespero de Valentina. O público também já soube que Egídio era o amor da vida da vilã. Obviamente, através dessa informação foi possível associar a origem de Gabriel. O mocinho é filho do guardião-mór e por isso Léon o escolheu para substituí-lo. Mas tudo ficou apenas subentendido. O cancelamento do casório provocou a fúria de Olavo (Tony Ramos), pai da noiva Laura (Yanna Lavigne), que prometeu destruir a vida de Valentina. Tony e Lília já se destacaram e vale mencionar a direção de Rogério Gomes que promete novamente ser um diferencial ---- ele fez um trabalho bem-sucedido com o autor em "Império" (2014).

O tom de mistério prevaleceu e a trajetória do gato preto era cercada de tensão. O clima sombrio sobressaía a cada olhada do animal. São usados quatro gatos de verdade em esquema de rodízio e um animatronic nas sequências mais difíceis. Ficou bem evidente que o bichano vai roubar a cena e Aguinaldo dificilmente conseguirá abrir mão dele quando ocorrer a transformação (o felino é na verdade um homem castigado e Du Moscovis o interpretará a partir de janeiro). O diretor ainda fez questão de inserir um toque de terror nas cenas de premonição de Luz (Marina Ruy Barbosa), provocando arrepios. A mocinha, aliás, é bem enigmática e as visões assustadoras da menina foram dignas de bons filmes ou séries de terror, vide o surgimento de Gabriel todo ensanguentado pedindo socorro ou então a mão que saiu da xícara de café.

O primeiro gancho deu vontade de seguir acompanhando a trama e isso é importante. Guiada por Léon, Luz encontra Gabriel enterrado em um lugar ermo e salva sua vida. O rapaz sofreu um grave acidente, após ter fugido de Sampaio (Marcello Novaes), capanga de Valentina que o perseguiu a mando da vilã. A cena do capotamento, aliás, foi muito bem feita. É preciso elogiar, ainda, a abertura, repleta de belas imagens que mostram Léon e vários elementos da cidade de Serro Azul. Tudo ao som de "The Chain", da banda anglo-americana Fleetwood Mac. Vale também ressaltar a bonita homenagem a diretores já falecidos da Globo, representando outros antigos guardiães da fonte (Carlos Manga, Gonzaga Blota, Herval Rossano, Roberto Talma e Roberto Farias) ---- eles também aparecem na abertura.

"O Sétimo Guardião" fez uma boa estreia. Aguinaldo Silva aparenta ter um enredo instigante em mãos e resta torcer para o autor seguir inspirado. O realismo fantástico já é um chamariz. O primeiro capítulo de muita novela costuma enganar provocando uma ótima impressão, que acaba se dissipando ao longo dos meses. Mas a nova história reúne bons elementos que podem render bastante.

22 comentários:

Felipe disse...

Também gostei mas as novelas do Aguinaldo me deixam sempre ressabiado...

Anônimo disse...

Eu achei ruim, mas pior que Segundo Sol é impossível.

Anônimo disse...

Sérgio não consegui terminar de assistir o primeiro capítulo porque a novela não me prendeu, a única coisa que gostei mesmo foi o gato hahaha Sério, o gato tá fantástico e eu só queria ver ele na tela rs

Adriana Helena disse...

Sérgio, muito bom dia amigo!! Ahh, eu gostei demais da sua narração que destacou os elementos do realismo fantástico nesta novela! O gatinho preto é insuperável e já daria a ele o título de melhor interpretação no capítulo inicial..rsrs
Notei várias cenas típicas baseadas em filmes de terror conhecidos, pois sou fã do gênero TERROR de Stephen King...Rapaz, quando vi a Luz (Marina Ruy Barbosa) saindo caminhando pela estrada à noite me lembrou Carrie - A Estranha, ACHEI MARAVILHOSO!! E aquela mão saindo da xícara que você mencionou? Uau!! Palmas amigo!! E a lua? O olhar do gatinho? A fonte escondida? Ahhhh, isso não tem preço!! Mil vezes melhor do que a novela Segundo Sol inteira...rsrs
Amei Sérgio e te desejo uma semana maravilhosa e promissora como a novela!!
Beijos!! :))))

Anônimo disse...

Eu achei péssimo, não curto o autor da trama. Fora os protagonistas insossos e sem carisma. Acho que essa novela tem tudo para virar um circo, até pior que segundo sol. Tenho pena da Elizabeth Savalla, Lília Cabral, Toni ramos que não mereciam fazer parte dessa vergonha alheia que vai ser... ah, eu espero que fracasse na audiência tbm. O Aguinaldo se acha, é soberbo e prepotente. Ele merece flopar

Anônimo disse...

Vc disse que o primeiro capítulo de OSG foi melhor que SS inteira, NÃO FOI! Esqueceu quem está escrevendo essa palhaçada? Essa novela vai ser um circo, porém ninguém vai poder cobrar coerência do autor, já que é de realismo fantástico. E coerência é uma coisa que o Agaynaldo Silva não tem! Mas vou ficar esperando pelas suas críticas, pq não vai demorar muito pro povo perder o encanto com essa porcaria e ver que é só mais do mesmo. Enfim.. Muito azar para todos dessa noveleca!

Anônimo disse...

Não demonstrei interesse em acompanhar "O Tempo Não Para" após me decepcionar com "Deus Salve O Rei", e da mesma forma agi com "O Sétimo Guardião" em relação a "Segundo Sol". Aliás, nem sei se quero acompanhar "Verão 90" porque temo que os rumos da trama me desapontem e a obra faça sucesso apenas pelos personagens com bastante apelo popular. Posso parecer inconstante com as afirmações feitas nos meus últimos comentários de alguns textos do blog, mas o único folhetim de 2019 que realmente pode me interessar e soar bem conduzido é "Bom Sucesso". E quanto à 28ª temporada de "Malhação", prevista para estrear em 2020, lerei atentamente a sinopse antes de decidir se quero acompanhá-la ou não.

Dean Winchester disse...

Tbm gostei da estreia.Amei o gato Leon, a vilã da maravilhosa Lilia Cabral e os toques de sobrenatural e terror, gosto muito, e a abertura tbm é muito boa.Mas não gostei do mocinho e vamos ver se o Bruno Gagliaso vai ter química com a Marina Ruy Barbosa(achei ela bem no papel, apesar dela estar saturada).E como já disseram essa novela pode virar um circo nível Fina Estampa e se perder, não gosto das novelas do Aguinaldo Silva(achei Senhora do Destino apenas boa, nada de fantástica e Duas Caras e Império medianas), não vou criar muitas expectativas, o que resta é aguardar como será o desenvolvimento dessa novela.

Anônimo disse...

Se essa novela se perder igual "segundo sol", vc vai descer o sarrafo. E esta certíssimo! Tem que apontar os erros e os defeitos, nada de ser parcial. Mas por outro lado, se essa novela surpreender igual "a força do querer", vc vai ficar só na vontade mesmo de criticar e não vai poder... Já que vc passou um pano bonito para as loucuras e absurdos de "o outro lado do paraiso", só por seu do seu escritor FAVORITO.

Anônimo disse...

Nem preciso ter bola de cristal ou ser uma vidente para saber a porcaria que essa novela vai ser, ainda mais sendo escrita pelo Agui e com a ruym saturadissima de protagonista. Me desculpe se tu gosta da atriz, mas vc não acha que ela precisa de uns 5 anos de férias? A Globo força essa menina ha anos, o que é uma pena, pois tem outras atrizes da mesma geração dela precisando de uma oportunidade no horário nobre. E atrizes melhores que ela, inclusive!
A novela só tá no começo, mas mesmo assim, não da pra confiar no autor.

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Confesso que nutro muitas expectativas para essa novela, pois sempre fui apaixonada pelo realismo fantástico do Aguinaldo Silva (A Indomada é, inclusive, uma das minhas novelas favoritas), ao mesmo tempo que tenho certo receio de que ele erre a mão, ou que esse gênero não caiba mais nos dias de hoje. Mas tenho gostado do que tenho visto nesses primeiros capítulos.
O melhor personagem da novela é, sem dúvidas, o Léon, que movimenta o roteiro estando em praticamente todos os lugares (além de ser muito fofo e atuar melhor que muitos por aí rs), mas também gosto dos outros guardiões.
Também gostei da Luz. Embora Marina Ruy Barbosa esteja emendando novelas, achei ela muito bem, por mais que não tenha visto química entre ela e Bruno Gagliasso (esse sim tá meio estranho). Quanto aos outros tipos, estão sendo introduzidos aos poucos, e até agora não desgostei de nenhum, vamos ver os rumos que as histórias vão tomar.
Por fim, queria destacar Elisabeth Savalla e Lília Cabral, que acho que vão mandar muito bem com suas megeras rs.
No mais, é isso. Abraços!!

Sérgio Santos disse...

Entendo, Felipe...

Sérgio Santos disse...

Isso é fato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, anonimo. kkkk

Sérgio Santos disse...

Eu que aggradeço o seu carinho de sempre, Adriana. Beijão!!!!!

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ta bem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Eu tb nao gosto das novelas dele, Dean.

Sérgio Santos disse...

Vc é vidente, anonimo??? Como acha que tive vontade de criticar A Força do Querer? Nunca gostei das novelas da Gloria e AMEI essa trama pq SOU JUSTO. E tudo o que vi de errado em OOLDP eu critiquei. Nao tenho culpa se o resto todo eu adorei, assim como o grande publico. Abçs

Sérgio Santos disse...

Acho, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb acho que a Savalla e a Lilia darão show, Germana. E o Leon é um show!!!