quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Record acerta na fotografia de José do Egito, mas repete erros de minisséries bíblicas anteriores

A Record estreou nessa quarta-feira (30/01) mais uma de suas séries bíblicas. Com cada capítulo custando R$ 850 mil em média, com um investimento de R$ 7 milhões em cenografia e R$ 23 milhões investidos no total, "José do Egito" apresentou lindas imagens e um bom figurino, mas deixou a desejar no restante pelo que se pôde ver no primeiro dia de exibição.


Com roteiro de Vivian de Oliveira e direção geral de Alexandre Avancini, a trama conta a história de José, que é vendido como escravo pelos irmãos, após despertar muita inveja de ambos por o ser filho preferido de Jacó (Celso Frateschi). Apesar de ser protagonizada por Ricky Tavares (primeira fase) e Angelo Paes Leme (segunda fase), o primeiro capítulo deixou José em segundo plano e deu mais destaque para Diná  ---- personagem de Marcela Barroso que foi estuprada por Siquem, vivido pessimamente por Paulo Nigro.

O alto investimento da minissérie ficou claro na fotografia e nas locações. Foi um acerto gravar no Chile e no Egito. O elenco se sacrificou muito, mas valeu a pena. E as imagens ficaram lindas, parecendo de cinema. As tomadas aéreas foram o ponto alto da estreia. A produção mostrou preocupação também com

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Apesar das inúmeras qualidades, Globo erra ao antecipar a volta de "Louco por Elas"

Os dilemas de Léo (Eduardo Moscovis) voltaram em 2013. Após exibir a excepcional microssérie "O Canto da Sereia" e o filme "Gonzaga - De pai pra filho" fragmentado em quatro capítulos, a Globo estreou a terceira temporada de "Louco por Elas" na terça-feira passada (22/01). A série escrita e dirigida por João Falcão continua a mesma e isso não é um demérito. Entretanto, a produção retornou sem dar tempo do telespectador 'respirar'.


Ao invés de apresentar um produto novo --- como fez às quintas-feiras com "Pé na Cova", novo seriado de Miguel Falabella ---, a emissora optou por trazer de volta uma série já consolidada e que fez sucesso em 2012. E foi exatamente o fato de não ter trazido uma novidade que causou estranhamento. Afinal, há anos que a programação da Globo 'pós-novela das nove' entra de férias durante o "Big Brother Brasil". E justamente nos horários vagos (às terças e às quintas, às 23h) há estreias de novos seriados ou então a volta do já tradicional "Amor & Sexo", apresentado por Fernanda Lima. Entretanto, a novidade mesmo ficou apenas restrita às quintas-feiras com o a série do Falabella.

"Louco por elas" foi uma grata surpresa da Globo que surgiu curiosamente em março de 2012. Ou seja, quase na mesma época do seu retorno à grade em 2013. A série continua ótima e o texto inspirado como de costume. As situações provocam o riso pela espontaneidade dos diálogos, que não transforma o humor em

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Jornal Nacional mais uma vez dá uma aula de jornalismo

O Brasil viveu mais uma tragédia no último domingo, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O incêndio ocorrido na boate Kiss deixou 231 mortos e milhares de feridos. Impossível não se chocar com essa grande desgraça que já entrou na lista das piores do país. E em meio a todo esse sofrimento, os telespectadores puderam se inteirar dos fatos por meio da imprensa, que fez uma extensa cobertura a respeito. Porém, é nessas horas que o público constata a supremacia do "Jornal Nacional".


O telejornal de maior audiência do país apresentou excelentes reportagens e mesmo cobrindo o fato depois do "Fantástico" --- que já havia feito uma grande abordagem no próprio domingo ---, conseguiu exibir matérias diferenciadas e informativas a respeito do incêndio, mostrando o desespero dos adolescentes, a inadimplência dos responsáveis e as medidas que estavam sendo tomadas a respeito dos culpados. Tudo sem apelação e com responsabilidade. 

William Bonner foi até o local da tragédia e de lá mesmo apresentou o jornal. É bom lembrar que fato semelhante --- com um dos âncoras saindo do estúdio --- já aconteceu em outras ocasiões, como no caso da ida da Fátima Bernardes até o local onde ocorreu o assassinato de várias crianças dentro do Colégio Tasso da Silveira, em Realengo, no

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"BBB Vai e Volta" movimenta o Big Brother Brasil e diverte o público

O "Big Brother Brasil" sofreu uma grande reviravolta. Após a polêmica envolvendo o Dhomini, o reality tinha ficado em segundo plano e a repercussão era apenas em cima do participante e de suas declarações deploráveis. Porém, depois da merecida eliminação do rapaz, Boninho apresentou o "BBB Vai e Volta" e conseguiu mexer no jogo e instaurar um clima de tensão e rivalidade na casa.


Pela primeira vez foi criado um paredão 'fake' no reality brasileiro. Tudo foi elaborado com antecedência através da suposta prova do líder. E o diretor foi sádico ao criar uma prova de resistência em cima de um benefício que estava mais para malefício. Eliéser foi o vencedor e não pensou duas vezes ao indicar Maroca, seu principal desafeto. Mas nem ele e nem ninguém do reality sabia que era um paredão falso. Na disputa, o público não votava em quem queria que saísse e sim para escolher o novo líder. Para isso, o participante vencedor seria 'eliminado' e assistiria, trancado em um quarto, a tudo o que se passava na casa por um dia. O resultado foi uma disputa entre Maroca e Marcello, tendo a vitória da faladeira.

E o programa de domingo foi recheado de, digamos, emoções. A volta da Anamara deixou todos da casa assustados e Eliéser transtornado. A rivalidade é o principal atrativo de um reality show e o retorno da participante foi muito benéfico para o andamento do jogo. Boninho acertou em cheio ao se inspirar no

sábado, 26 de janeiro de 2013

Lado a Lado: uma novela que se orgulha de ser novela

A trama das seis, exibida pela Globo, sem dúvida, é a melhor novela que está no ar. "Lado a Lado" demonstrou capricho e qualidade desde o primeiro capítulo e desde então não tem decepcionado em nenhum momento. A primorosa produção, o grandioso elenco e o texto bem escrito fazem da obra de João Ximenes Braga e Cláudia Lage a grande produção do momento. E todo esse agradável conjunto não busca nenhum tipo de ousadia ou renovação, muito pelo contrário. Apenas reforça o que há de mais tradicional na teledramaturgia.


"Lado a Lado" é uma novela que se orgulha das suas 'origens folhetinescas' e nunca buscou nenhum tipo de revolução dramatúrgica. Há duas mocinhas determinadas e corajosas (Laura e Isabel) que enfrentam muitos obstáculos para alcançar a tão almejada liberdade. Uma vilã preconceituosa  (Constância) que faz de tudo para proteger a família mesmo que para isso precise utilizar métodos tortos e condenáveis. Dois mocinhos (Edgar e Zé Maria) destemidos que lutam bravamente por justiça e igualdade. E, claro, há ainda um núcleo cômico, que representa o teatro da época e seus problemas. Em suma, todos os elementos tradicionais de uma telenovela.

Dentro desse universo folhetinesco, os autores ainda foram sábios ao inserir contextos históricos e pouco abordados na teledramaturgia. Ao mostrar um Rio de Janeiro do início do século XX, a trama retrata o início da favelização da cidade e foi muito feliz ao abordar a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata. Ainda exibe o

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Apesar do erro na apresentação dos personagens, Pé na Cova estreia com o pé direito

Após a ótima "A Vida Alheia" (2010), Miguel Falabella voltou a mergulhar no mundo dos seriados e estreou na noite dessa quinta-feira (24/01) "Pé na Cova". A nova série conta a história de uma família nada convencional que é dona de uma funerária, a F.U.I - Funerária Unidos do Irajá.  Repleta de personagens caricatos e irônicos, a história promete e tem tudo para render bons momentos. Entretanto,  a preocupação em apresentar todos os integrantes da turma acabou ofuscando o tema principal da trama e seu conflito primordial: a funerária e como a morte interfere no cotidiano da família.


Não foram poucas as vezes em que o telespectador teve a sensação de estar vendo várias pessoas conversando sobre assuntos sem a menor importância. Parecia que a série já tinha estreado há umas três semanas, deixando o público sem saber muito bem para onde a história se encaminhava. Os personagens deveriam ter sido apresentados aos poucos, porém, a pressa em mostrar todo mundo prejudicou o andamento da trama. Mas apesar desse equívoco inicial, ficou claro que o seriado tem potencial e muitas chances de agradar.

Os suburbanos formam uma espécie de Família Addams da classe C, onde a bizarrice predomina. Miguel Falabella criou personagens que abusam da caricatura e apresentam nomes peculiares, muito comuns em suas obras. Adenóide (Sabrina Korgut); Luz Divina (Eliane Rocha); Odete Roitman (Luma Costa); Alessanderson (Daniel Torres); Tamanco (Mart`nália); Giussandra (Karina Marthin) e Soninja (Karin Hils) são alguns

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Malhação acerta ao mudar de protagonista

Há algumas semanas atrás surgiram boatos a respeito do futuro do protagonista, interpretado por Guilherme Prates na atual fase de "Malhação". Alguns jornais noticiaram que --- após o grupo de discussão ter sido ouvido --- algumas mudanças ocorreriam na história, entre elas a saída de Dinho, que deixaria a temporada devido à rejeição sofrida pelo mocinho. Primeiramente o ator negou, mas depois assumiu a saída, alegando 'outros motivos'. E finalmente nessa quarta-feira (23/01) o rapaz se despediu de vez da novelinha.



Há cinco meses no ar, a vigésima temporada de "Malhação" enfrenta uma injusta baixa audiência. A história retratou com propriedade desde o primeiro capítulo a vida dos adolescentes, sem fantasias ou situações inverossímeis. Merecia ser um sucesso, mas infelizmente a fase estreou em um período conturbado e ainda não conseguiu se reerguer nos números. Entretanto, apesar de tantos acertos, ficava claro que o protagonista não tinha dado certo. 

Embora fosse uma pessoa de boa índole, Dinho era um personagem mimado, arrogante e egoísta, que não se importou nem um pouco ao ser o responsável pelo término da forte e intensa amizade de Ju (Agatha Moreira) e Lia (Alice Wegmann). Para piorar a situação, Guilherme Prates não tinha química com nenhuma das

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Salve Jorge subestima a inteligência do público

A morte de Jéssica era a notícia mais divulgada sobre "Salve Jorge". E isso antes mesmo da novela ter estreado. Mas o ótimo desempenho de Carolina Dieckmann fez Glória Perez adiar o quanto pôde. Entretanto, a tão comentada morte da personagem finalmente aconteceu e a cena foi ao ar nessa segunda-feira (21/01). Porém, antes da derradeira sequência, todos os acontecimentos do capítulo subestimaram a inteligência do telespectador. 


Morena (Nanda Costa) e Jéssica não conseguiram contar a verdade a ninguém desde que chegaram ao Brasil. E a desculpa é o medo de represálias dos traficantes, principalmente de Russo (Adriano Garib) e Wanda (Totia Meirelles). Elas até tentaram falar com Helô (Giovanna Antonelli), que tem investigado esse tipo de crime, mas sempre recuavam. O curioso é que ambas sofreram várias dificuldades até conseguir falar com a delegada. Telefone, e-mail e denúncia anônima nunca foram cogitadas pelas mocinhas. Sempre precisaram falar pessoalmente, necessitando fugir da vigilância dos traficantes. Porém, por mais incrível que pareça, Morena simplesmente tomou coragem e decidiu falar com Lívia (Cláudia Raia) a respeito de todo o esquema criminoso. E no meio de um desfile, organizado pela própria vilã. Ou seja, nunca falou nada com a própria mãe e nem com a polícia, mas quis contar tudo para uma mera desconhecida. 

Claro, a bandida logo se organizou para evitar que a denúncia da traficada viesse à tona. Pediu para que as duas ficassem no quarto e não saíssem. Mas elas acabaram saindo porque a vilã tinha esquecido a chave. Pois bem, enquanto não a encontravam, Morena foi ver a mãe e Jéssica se dirigiu ao banheiro. Surpreendentemente, a menina resolveu retocar a maquiagem. Afinal, segundo a lógica, tem que se preocupar com a beleza, mesmo sendo

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dhomini, cachorro, crueldade, BBB e a velha tentativa de camuflar uma polêmica

Na última sexta-feira (18/01), o "Big Brother Brasil 13" foi alvo de uma polêmica que ainda renderá muito. Em meio a uma conversa despretensiosa, Dhomini contou aos demais participantes que, após ser atacado três vezes, arrancou todos os dentes de seu cachorro a golpes de machado. Eis o trecho do show de horrores: "Na terceira vez eu tirei os dentes da boca dele. Ele me pegou no curral, onde nós matávamos vaca. Ele me mordeu, eu pisei na corrente dele, ele correu, eu segurei a corrente. Peguei o machado e os homens gritando 'não!'. Extraí os dentes da boca dele, tudo! Aí ficou meu amigo, o banguela." A declaração assustadora foi dita em meio a risos do rapaz. Obviamente que a repercussão do caso foi imediata e a revolta de várias pessoas se fazia presente nas redes sociais.


Os fãs do participante e os familiares do infeliz rapidamente fizerem questão de desmentir e enfatizar que tudo não passou de uma brincadeira de mau gosto. Mas brincadeira ou não, o Ministério Público de Goiás vai instaurar um inquérito contra Dhomini. O promotor de Justiça Juliano de Barros vai requisitar a abertura de um inquérito que será encaminhado ao delegado responsável. E mesmo que o crime tenha prescrito ou que tenha sido apenas uma 'brincadeira', ele não ficará livre de uma possível  acusação de maus tratos a animais ou incitação à violência.

Em meio a toda essa polêmica, a produção do BBB parece não ter aprendido a lição. Mesmo tendo plena consciência da repercussão negativa e da revolta do público, Boninho optou por não exibir o diálogo chocante. Ou seja, tentou mais uma vez camuflar uma situação amplamente divulgada e que todos viram. É verdade que

sábado, 19 de janeiro de 2013

Triângulo amoroso se transforma em um dos principais atrativos de Guerra dos Sexos

Quem acompanha "Guerra dos Sexos" desde a estreia percebe claramente uma melhora gradativa da novela. Nunca concordei com as críticas pesadas que a trama sempre recebia, mas é inegável que a história inicialmente apresentava alguns equívocos. Núcleos sem muita função e um ritmo nada atraente. Porém, não demorou muito para que o remake de Silvio de Abreu se encontrasse. E após uma nítida progressão geral, pode-se dizer que um dos atuais  e principais pontos positivos é o triângulo amoroso envolvendo Roberta Leone (Glória Pires), Nando (Reynaldo Gianecchini) e Juliana (Mariana Ximenes).


O casal formado por Reynaldo Gianecchini e Glória Pires funcionou perfeitamente e a diferença entre os personagens apenas ajuda a deixar o romance ainda mais atraente. Roberta se apaixonou pelo jeito inocente e puro do motorista de Otávio (Tony Ramos) e a atriz demonstra toda a ternura da empresária pelo olhar doce. Já Reynaldo deixou a conturbada fase inicial --- onde acabava incorporando o Pascoal de "Belíssima" em vários momentos --- há tempos e vem se mostrando um dos melhores atores do time masculino da novela. Só perde para o Tony.

Mas se por um lado Nando combina com Roberta, o mesmo pode-se dizer do par formado com Juliana. A química intensa entre Gianecchini e Mariana Ximenes já havia sido mostrada em "Passione", onde ambos viveram a dupla de vilões Fred e Clara. Agora, interpretando personagens bonzinhos, a dupla comprova que a sintonia em cena continua firme

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Camila Pitanga se destaca e elenco brilha em mais uma semana emocionante de Lado a Lado

O telespectador da atual novela das seis da Globo só tem motivos para sorrir. Afinal, "Lado a Lado" é uma linda novela e demonstrou isso logo no primeiro capítulo. Mas apesar de merecer elogios desde a estreia, é verdade que nas últimas semanas a trama de João Ximenes Braga e Cláudia Lage deu uma guinada e exibiu cenas grandiosas e muito aguardadas das duas protagonistas. A primeira foi a forte sequência em que Laura (Marjorie Estiano) é atacada pelo senador Laranjeiras. A segunda foi ao ar nessa semana: o momento em que Isabel (Camila Pitanga) descobre que seu filho está vivo e que Constância (Patrícia) roubou seu bebê anos atrás.


Se na semana passada o público aplaudiu de pé a atuação de Marjorie Estiano; nos últimos capítulos é Camila Pitanga que tem protagonizado grandes cenas. As duas mocinhas sempre carregaram a novela nas costas --- o que não deixa de ser natural já que são as protagonistas --- e ambas têm brilhado em todos os momentos mais fortes que Laura e Isabel têm vivido. Nos últimos dias, o telespectador pôde acompanhar o show da atriz e o drama da dançarina ao descobrir a verdade sobre Elias (Cauê Campos).

Camila Pitanga demonstrou todo o sofrimento e a revolta de Isabel ao constatar que a mãe de sua melhor amiga é muito pior do que ela pensava. Após descobrir que teve seu filho trocado logo depois de nascer, a mocinha entra em desespero e começa a unir as peças do quebra-cabeça que mostram Constância como autora do plano. A atriz honrou o

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Big Brother Brasil 13: saiu Aline, perdeu o público

O "BBB 13" começou bastante movimentado. Já teve uma briga logo no primeiro dia e durante a primeira prova. E o barraco foi protagonizado por Aline, Bambam e Eliéser. Dois 'veteranos' e uma novata. A partir daquele momento, o telespectador percebeu que Aline seria uma grande 'personagem' e carregaria o reality nas costas. Exagerada, explosiva e com um repertório de pérolas impagáveis, a participante mostrou que não seria apenas mais uma. Porém --- assim como ocorreu com Ariadna no BBB11, onde eliminaram logo no primeiro paredão uma pessoa que poderia render bons conflitos ---, o público mais uma vez se mostrou conservador e acabou tirando a barraqueira do jogo logo no início, que saiu com 77% de rejeição.


Mas se engana quem acha que Aline foi a maior prejudicada. O telespectador e o programa perderam muito mais. Ignorando os ex-BBBs, a escolha dos participantes novatos foi bastante equivocada. Com exceção da Fernanda ---  que apesar de irritar com sua obsessão por André, acaba fornecendo material para a edição ---, não há mais nenhum jogador que prometa grandes feitos. Ao menos por enquanto. Portanto, ficou claro que o maior acerto havia sido a escalação de Aline, uma barraqueira em potencial e uma 'frasista' nata. Não foi à toa que a cover da Penha de "Cheias de Charme" protagonizou a maioria das situações até o último minuto de sua participação.

É uma pena constatar que a maior parte do público de reality show não goste do tipo de pessoa que se entrega sem medos. Em meio a uma sociedade onde quase todos se veem obrigados a não se mostrar por inteiro, causa estranheza ver uma pessoa como Aline. Grosseira, sem papas na língua e que enfrenta quem bem entender em prol de

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ao fragmentar "Gonzaga - de pai pra filho", Globo repete o erro cometido em "Xingu"

Estreou nessa terça-feira (15/01), a versão televisiva do filme "Gonzaga - de pai pra filho". Com roteiro de Patrícia Andrade, colaboração de George Moura e dirigida por Breno Silveira, a produção fala da história do Rei do Baião, que por sua vez é contada através de gravações feitas por Gonzaguinha. O filme fez sucesso e alcançou mais de 2,5 milhões de telespectadores. Entretanto, ao optar novamente pela transformação de um filme em microssérie, a Globo acaba cometendo os mesmos erros de "Xingu".


Apesar de ter feito bem mais sucesso no cinema do que o filme dirigido por Cao Hamburguer, "Gonzaga - de pai pra filho" não é superior na qualidade. Afinal, há tanto capricho quanto na produção exibida e adaptada pela Globo no fim do ano passado. Elenco composto por grandes atores, direção e fotografia impecáveis, enfim, não há nada que mereça críticas. Mas da mesma forma que apresenta os mesmos acertos, a trama do Rei do Baião, assim como a história dos irmãos Villas Bôas, não é apropriada para ser dividida em quatro capítulos.

A produção, apesar de grandiosa, não prima pela agilidade e nem há grandes reviravoltas ou cenas impactantes, o que acaba dispersando o público. Até porque é exibida depois das 23h. Além desse fato, o filme foi exibido nos cinemas há pouquíssimo tempo. Como será que se sentiram as pessoas que pagaram ingresso para

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ataques, preconceito e falta de ética. Até quando, Record?

O ano de 2013 mal começou e janeiro ainda nem chegou na metade. Mas a Rede Record já mostrou que continua a mesma e parece não ter aprendido nada com os equívocos cometidos em 2012. Nesse domingo (13/01), a emissora apresentou uma matéria vergonhosa no seu principal jornalístico: o "Domingo Espetacular" --- que perdeu esse posto há tempos, virando apenas um objeto de ataque à concorrência. A reportagem citava a campanha de um pastor evangélico contra a microssérie "O Canto da Sereia" e para culminar ainda falaram mal do "Festival Promessas" e novamente de "Salve Jorge".


Antes da microssérie da Globo ir ao ar, manifestações lideradas por um pastor chamado Divino Aleixo Marinho começaram a se espalhar na internet contra a trama. E tudo porque a história mostrava bissexualismo e Iemanjá. Além de demonstrar um gritante e deprimente preconceito, o tal pastor ainda dizia que as mídias estavam tentando acabar com o cristianismo por causa de escândalos de falsos pastores. A verdade é que um sujeito como esse não deveria ter espaço na televisão para vomitar suas intolerâncias, mas a Record fez questão de exibir uma entrevista com ele e ainda aproveitou para atacar a concorrente.

Na matéria, além das barbaridades já mencionadas, o pastor diz que as atitudes da microssérie iriam contra à bíblia. E a emissora ainda aproveitou a situação para criticar, de novo, "Salve Jorge". Uma antropóloga, enquanto era entrevistada, disse que o título da novela faz menção a Ogum, símbolo do Candomblé, ficando claro a intenção

sábado, 12 de janeiro de 2013

Com capricho e atuações marcantes, O Canto da Sereia surpreende e se despede do público em grande estilo

Nada mais apropriado do que um grandioso capítulo para encerrar uma microssérie de qualidade ímpar com chave de ouro. E foi exatamente isso o que aconteceu. "O Canto da Sereia" --- trama baseada na obra homônima de Nelson Motta e exibida pela Globo em quatro capítulos --- se despediu dos telespectadores nessa sexta-feira (11/01), apresentando cenas extraordinárias e atuações marcantes.


Sempre foi dito que o final não seria o mesmo do livro, afinal, os que já tinham lido saberiam e todo o mistério se perderia. Mas como seria possível alterar o desfecho sem fazer a história perder o sentido? Como manter a identidade do produto ao alterar justamente o enigma principal? Pois os autores tiveram uma sacada genial e cumpriram a promessa com louvor. Conseguiram manter todo o contexto da trama e ainda mudar a identidade do assassino, fato que muitos consideravam quase impossível. E a execução da sequência não poderia ter sido melhor.

Na obra literária, Sereia contrata um atirador para matá-la porque se desespera ao descobrir um tumor. Na microssérie, o contexto foi mantido, ou seja, a protagonista encomenda a sua morte. Mas ao contrário do livro, o assassino tem

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Tentativa de estupro em Lado a Lado mostra a coragem dos autores e o talento de Marjorie Estiano

Nesta quinta-feira (10/01), o telespectador de "Lado a Lado" foi surpreendido com uma grande sequência. A cena da tentativa de estupro, onde Laura era agarrada pelo senador Laranjeiras, gerou um grande impacto e já deve ser considerada uma das melhores cenas da teledramaturgia, sem nenhum tipo de exagero. A sequência foi extremamente ousada, levando em consideração o insuportável período do 'politicamente correto' que se instaurou no país.


Quem lê os resumos dos capítulos já sabia que o assédio iria acontecer, entretanto, a surpresa foi geral tanto para os que gostam de se inteirar quanto para os que ignoram qualquer tipo de 'spoiler'. A cena foi tensa do início ao fim. A música incidental foi totalmente apropriada e despertou ainda mais o nervosismo do público, intensificando o 'terror' da sequência. Aliás, a trilha escolhida foi a mesma amplamente utilizada em "Insensato Coração" e esse fato é explicado pela presença do grande Denis Carvalho na direção. O diretor também dirigia a novela das nove e acertou ao repetir a trilha, que foi um dos poucos acertos da trama passada.

Como se não bastasse o clima pesado que se instaurou, o telespectador ainda foi presenteado com um show de atuações. Marjorie Estiano demonstrou todo o desespero de Laura enquanto que Dudu Sandroni se entregou totalmente em cena, fazendo o público sentir asco pelo senador Laranjeiras. Camila Pitanga e Isabela Garcia também

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Big Brother Brasil 13 estreia com o pé direito e acerta ao apostar na volta de participantes polêmicos

Para a alegria dos fãs e para o ódio dos intelectuais, o reality show mais importante e longevo do país estreou sua décima-terceira edição na última terça-feira (08/01). O "Big Brother Brasil", como acontece em todos os anos, já estava despertando polêmica e repercussão antes mesmo de ter estreado. Especulação a respeito de ex-participantes que voltariam, casa de vidro, divulgação de novos selecionados, enfim, não faltou assunto nas redes sociais desde que as chamadas do programa começaram a ir ao ar. E pelo que foi visto até agora, Boninho resolveu apostar na reunião de tipos polêmicos e com personalidade forte para despertar o interesse do público.


Após uma edição marcada por um suposto estupro, ocasionando uma forte campanha negativa na mídia e consequentemente uma queda do número de anunciantes, o "Big Brother Brasil" voltou prometendo muito para quem é fã do reality. Boninho apostou logo de cara na casa de vidro, dando a opção para o público escolher um homem e uma mulher para entrar na casa. Outra jogada de mestre foi trazer de volta seis ex-BBBs para a décima-terceira edição. Todas essas medidas aumentaram o interesse pela atração e o próprio Pedro Bial --- que continua apresentando com competência e desenvoltura --- não escondia a empolgação pelas 'novidades'.

O diretor optou pelos mais polêmicos, o que já despertou ódio e torcida dos telespectadores e incômodo dos novos BBBs. Ao escolher Bambam, Dhomini, Ana Mara, Fani, Natália e Eliéser, fica claro que a intenção é causar barracos, intensificar a rivalidade e ocasionar fortes discussões entre os grupos. Todos os ex-participantes

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O Canto da Sereia confirma a boa impressão inicial e estreia com qualidade de sobra

Finalmente estreou a produção mais aguardada pela crítica e pelos telespectadores. Baseada na obra homônima de Nelson Motta, "O Canto da Sereia" foi ao ar nessa terça-feira (08/01) e apresentou uma história recheada de suspense e drama, onde uma cantora de axé é assassinada na frente de seus fãs em cima de um trio elétrico. Ao exibir uma produção caprichada e uma trama instigante, não demorou muito para que as boas impressões causadas nas chamadas se confirmassem.


A microssérie representou muito bem a rede de interesses que rodeia uma cantora famosa. Era fã de um lado, assessor de outro, seguranças em volta, governador tentando se dar bem, enfim, a vida de Sereia se resumia a uma verdadeira aglomeração de pessoas. E curiosamente, a protagonista demonstrava uma tristeza profunda nos momentos em que conseguia ficar só.

Dirigida por José Luiz Villamarim e com texto de Sérgio Gondenberg, Patrícia Andrade e George Moura --- tendo a supervisão de Glória Perez e direção de núcleo de Ricardo Waddington ---, a obra de Nelson Motta foi muito bem adaptada para a televisão. Além do bom texto, ficou perceptível que a direção afiada, atores bem escalados e uma fotografia impecável completaram o conjunto de acertos. Isis Valverde conseguiu deixar Suelen, a periguete marcante de "Avenida Brasil", totalmente de lado e incorporou uma cantora baiana com

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Segunda temporada de Mulheres Ricas comprova que o reality não deve ser levado a sério

Primeiramente, o formato havia sido  adquirido apenas para tapar o buraco da programação, enquanto o "CQC" ficava de férias. Não havia maiores pretensões para a atração. No entanto, o famigerado "Mulheres Ricas" acabou gerando uma repercussão totalmente acima do que era esperado pela emissora. Além desse fato, e apesar de não ter sido um fenômeno de audiência, os números obtidos no ibope eram bem satisfatórios para os padrões da Band. Com tantos fatores favoráveis, é claro que o reality acabou ganhando um fôlego extra. E o resultado foi a estreia, nessa segunda-feira (07/01), da segunda temporada.


Na primeira edição, era impossível o telespectador não ficar constrangido com o festival de cafonice que predominou do início ao fim do reality. Roupas exageradas, festas bregas, enfim, era um grande conjunto de tosquices. As quatro participantes --- Lydia, Brunete, Val e Narcisa --- protagonizaram cenas totalmente artificiais e faziam questão de pronunciar frases de efeito. Até mesmo as brigas pareciam falsas. E pelo que se viu na segunda edição, com exceção das quatro participantes, nada mudou.

Os exageros, as frases nada naturais e os diálogos claramente forçados continuam. Até Narcisa Tamborindeguy e Val Marchiori permanecem. A primeira se juntou ao novo quarteto (agora composto por: Cozete Gomes, Aileen Varejão, Mariana Mesquita e Andrea Nóbrega) e a segunda fará apenas uma participação e pouco disse na estreia. Já Narcisa fez questão de

sábado, 5 de janeiro de 2013

O que a televisão reserva para o telespectador em 2013

O ano de 2013 está começando. E o telespectador será presenteado com muitos produtos novos na programação televisiva ao longo dos meses. Apesar de ainda não ter sido divulgado muitos detalhes a respeito de várias estreias, pelo pouco que se sabe, vem coisa boa por aí. Mas claro, também percebe-se que produtos nada empolgantes virão no pacote, como ocorre em todos os anos. Afinal, a perfeição não existe nem na tevê. Então, é hora de observar todas as futuras estreias e analisar o que cada produção  poderá proporcionar ao público.



O Canto da Sereia: A estreia vem sendo muito aguardada desde que as chamadas começaram a ser exibidas pela Globo. Protagonizada por Isis Valverde, a  microssérie de quatro capítulos é baseada na obra homônima de Nelson Motta e tem texto de Sérgio Gondenberg, George Moura e Patrícia Andrade. Misturando drama e suspense, a trama conta a história de Sereia, cantora de sucesso e rainha do axé, que é misteriosamente assassinada em cima de um trio elétrico. A julgar pelo que já foi mostrado, tem tudo para ser uma grande produção.


Big Brother Brasil 13: O reality mais amado e odiado do país vai começar na próxima terça-feira (08/01) e já desperta curiosidade. A identidade dos participantes foi divulgada no site da Globo e ainda haverá a presença de ex-BBBs. Boninho prometeu surpresas na décima-terceira edição e os fãs do programa estão ansiosos pelo início da tão esperada espiadinha. É um bom entretenimento para quem gosta do formato.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Carolina Dieckmann e Nanda Costa convencem e formam uma boa dupla em Salve Jorge

Infelizmente, quase nada mudou em "Salve Jorge". A trama de Glória Perez continua sem ritmo e com uma quantidade absurda de atores subaproveitados. Praticamente impossível se empolgar diante do que está sendo apresentado até agora. Entretanto, duas personagens têm tido um bom destaque. Jéssica e Morena. A primeira sempre despertou a simpatia do telespectador, já a segunda, protagonista,  enfrentou uma forte rejeição inicial, mas conseguiu reverter a situação assim que foi traficada. É fato que as duas 'mocinhas' representam o que há de menos pior na novela das nove.


Jéssica era a única mulher do prostíbulo de Lívia (Cláudia Raia) que realmente se mostrava indignada e tentava a todo custo fugir do lugar. Com a chegada de Morena, a coitada ganhou uma aliada. E se a protagonista enfrentava uma grande rejeição ao protagonizar inúmeros barracos desnecessários no Complexo do Alemão e vivendo cenas românticas ao lado de Théo (Rodrigo Lombardi), ao ser traficada passou a despertar simpatia e torcida pela Morena. Glória Perez acertou ao unir as duas em um mesmo núcleo.

Após apresentar um péssimo desempenho em "Passione" e ter exagerado em "Fina Estampa", Carolina Dieckmann acertou na composição de sua personagem desde que apareceu na trama. Percebe-se que a atriz está totalmente entregue e faz de Jéssica uma espécie de mocinha sofredora, mas sem par romântico. Já Nanda Costa,