quinta-feira, 28 de abril de 2022

Tudo sobre a coletiva online da segunda temporada de "Desalma", série exclusiva da Globoplay

 A Globo promoveu na quarta-feira passada (dia 20) uma coletiva online sobre a segunda temporada de "Desalma", série exclusiva da Globoplay, cuja primeira temporada foi disponibilizada em 2019. Participaram a autora Ana Paula Maia, o diretor Carlos Manga Jr. e os atores Cássia Kiss e Fábio Assunção. Fui um dos convidados e aqui conto sobre o que rolou no bate-papo. 

Ana Paula Maia falou um pouco sobre o gênero da série tão pouco exposto na teledramaturgia nacional: "Poucos quiseram seguir por esse caminho do terror e eu sempre gostei. Mas as oportunidades estão aí e basta ter uma história que se adeque. Eu vejo "Desalma" como uma história de muitas camadas e subtextos. É uma roupagem muito agradável para se acompanhar com essa linguagem sobrenatural ao fundo. Talvez a minha geração comece a trazer mais o terror para a televisão e o cinema. E minha história na primeira temporada definiu todos os parâmetros da obra. Bruxaria, os elementos da mitologia eslava. A transitoriedade da vida, a aceitação da morte. A primeira termina no ápice. E não tem o mistério de quem matou quem. A gente sabe. Mas o que interessa é o que isso gera. Agora na segunda tem mais ação, mais terror e mais suspense. É mais potente. Porque a gente já está na estrada. Já ganhamos velocidade. O obra amadurece e vamos para outro estágio. Que é o que eu espero de uma série", contou a autora. 

Carlos Manga Jr. endossou a fala da autora: "As resoluções abrem para outras possibilidades. A primeira apresenta um lugar, as pessoas. A atmosfera. Que é um subgênero onde estamos acostumados a assistir ao que vem de fora. E a segunda temporada é realmente mais potente, a resolução é outra. A Ana já disse tudo. Eu não sou um diretor naturalista, mas Ana cria universos e não é maniqueísta.

Quando você fala que a segunda temporada é resoluta, com início, meio e fim, é tão interessante, tão dinâmico e tão complexo. Só que "Desalma", apesar disso tudo, ainda é uma passagem. Porque o telespectador vai terminar a segunda temporada cheio de perguntas. O público que já conhece a série vai, de certa forma, despertar a curiosidade do que vai acontecer pela frente. Esperamos cativar mais o telespectador. E esperamos fazer o telespectador, que não viu a primeira temporada e verá a segunda, volte para ver a primeira", confessou o diretor. 

Cássia Kiss, intérprete da protagonista Haia, rasgou elogios ao roteiro da série: "A trama é complexa e cheia de beleza. É tão atraente. Não é aquela obra que você pega um balde de pipoca para se entreter. Você precisa prestar atenção na história. Todo texto bom é complexo. Temos uma obra de arte e podemos falar isso de boca cheia mesmo. Eu não vi a segunda temporada ainda, mas lembro de coisas interessantíssimas que fizemos, longe do padrão de novela, desse nosso cotidiano. Fomos parar em um sobrenatural cheio de beleza. E muito frio. Porque lá a temperatura era baixa demais. Na minha primeira cena eu tive que ir para o hospital porque sofri de hipotermia. Chegamos a temperatura de -10. E o Manga teve pneumonia. Tivemos medo que ele morresse. Um inverno difícil que nos enfrentamos. Mas foi maravilhoso", finalizou a atriz. 

Fábio Assunção entra na segunda temporada na pele do bruxo Traian e o ator falou um pouco sobre a preparação para o novo papel: "A preparação para fazer um personagem que carrega consigo uma magia, algum tipo de sabedoria universal, eu acho que vem de uma característica minha com a própria vida. Nem houve algo específico. Tinha como referência uma foto dele no século XIX, o que me fez achar que ele poderia ter uns mil anos. Fui pelo lado do cara que está condenado à vida. Um ser que não morre. Quais são os castigos de não ter um fim? E que tipos de pensamento essa pessoa teria sem ter um julgamento final por Deus? Se ele está liberto deste julgamento, qual a liberdade que o personagem pode trazer em cena? Fui muito para esse sentido. A coisa física, primitiva, animal. Um castigo de existir. Foi um trabalho bastante diferente para mim. Ele entra na segunda temporada para um acerto de contas com a personagem da Cássia Kiss", expôs o intérprete. 

A segunda temporada de "Desalma" está disponível completa na Globoplay a partir de hoje, dia 28 de abril. 

10 comentários:

Ane disse...

Não assino a Globoplay, mas tenho vontade
de ver esta série, me parece muito boa!

Beijos!
Ane
De Outro Mundo

Maria Rodrigues disse...

Excelente análise.
Bom fim de semana
Beijinhos

Fatyma Silva disse...

Vai ser uma série muito boa, mas não sou assinante.

Sérgio, tenha um feliz fim de semana.

Um abraço

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sobre o post anterior: No Limite somente funcionou na primeira temporada. Veremos o que acontece agora. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Parece sim, Ane.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Maria.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, Fatyma. bjs

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Fabio.

Anônimo disse...

Maravilhosa!!!! Ansiosa para 3 temporada

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.