sexta-feira, 15 de abril de 2022

O que esperar das mudanças nos programas de entretenimento da Globo?

 A Globo anunciou nesta quarta-feira (13/04) várias mudanças em sua programação a partir do segundo semestre. Umas já eram previsíveis, enquanto outras surpreenderam bastante. Tudo relacionado aos apresentadores da emissora que farão uma verdadeira dança das cadeiras. Sobrou até para o time da GloboNews, canal de notícias da empresa na TV a cabo. 

Em junho, Fátima Bernardes vai se despedir do "Encontro", depois de dez anos à frente do matinal. A novidade já nasceu velha porque já era de conhecimento geral que a apresentadora não estava mais feliz em seu programa. Mesmo antes dos problemas de saúde que precisou enfrentar, Fátima mal aparecia na atração. Estava mais de férias do que apresentando. Não por acaso, o subtítulo 'com Fátima Bernardes' foi extinto há um certo tempo. Ficou apenas "Encontro". Algo aconteceu para desmotivar a jornalista. 

Porém, como o contrato de Fátima com a Globo vai até 2025 e há uma multa milionária de rescisão, a empresa não quer vê-la recebendo sem trabalhar. Não por acaso, a selecionou para comandar a décima primeira temporada do "The Voice Brasil".

Neste caso, todavia, a notícia surpreendeu. Porque é estranho ver um nome como o de Fátima em um formato que não tem nada a ver com ela. Embora o apresentador da atração não apareça muito, sua função é improvisar com os jurados e animar a plateia. Algo que Fátima nunca fez em seu "Encontro". E vale destacar que a competição musical está cada vez mais desgastada. Há uma menor repercussão a cada ano. 

O programa matinal diário será assumido por Patrícia Poeta e Manoel Soares, ambos apresentando de São Paulo. A dupla tem uma ótima sintonia e já substituiu Fátima inúmeras vezes. Não provocará um estranhamento no público. E o formato segue o mesmo: discussão sobre assuntos do dia, bate-papos com convidados e apresentações musicais. A transferência para São Paulo, onde o time do "Mais Você" também está instalado, vai garantir maior sinergia entre as produções. Ana Maria Braga, acompanhada agora de um novo Louro José (será que é uma boa ideia ter um boneco exatamente igual ao do saudoso Tom Veiga?), seguirá à frente do programa.

Já as manhãs estarão diferentes: Maria Beltrão virá da GloboNews ---- onde trabalhou por 25 anos, desde a estreia do canal ---- para comandar o "É De Casa", ao lado de Thiago Oliveira, Rita Batista e Talitha Morete. O formato seguirá o mesmo. Entrevistas, apresentações musicais e dicas que facilitam a rotina doméstica. No time de apresentadores desde a estreia, André Marques, Manoel Soares e Ana Furtado deixarão o matinal. Vale lembrar que a atração teve muitos comandantes desde que começou a ir ao ar, incluindo Cissa Guimarães, Tiago Leifert, Zeca Camargo e a própria Patrícia Poeta. Ou seja, é um programa que não consegue ter a identidade de quem apresenta. Por isso a promoção da ótima Maria pareceu um rebaixamento. Claro que é maravilhoso uma profissional do gabarito da jornalista sair de um canal pago e entrar na tevê aberta, onde o alcance é infinitamente maior. Mas ainda assim sair do "Estúdio I", programa diário com três horas de duração, que sempre teve a sua cara, para um semanal com mais três pessoas soa decepcionante. 

E assistir ao "Estúdio I" sem a espontaneidade de Maria Beltrão não será fácil. A apresentadora faz falta até durante duas férias. Como o telespectador ficará sem as brincadeira entre a jornalista e o colega Octávio Guedes? Ou com Natuza Nery? Bem, o fato é que a audiência será obrigada a lidar com a saudade. Porém, Maria ganhou uma substituta de peso: Andréia Sadi, uma das melhores jornalistas da GloboNews e irretocável comentarista política de vários jornais da Globo. Multitarefas e ultraconectada, Sadi vai emprestar toda sua versatilidade para o comando do programa diário que antecipa tendências e discute os principais assuntos do dia, de maneira descontraída e com interatividade. Experiente er talentosa, muito respeitada na cobertura política, Andréia não terá dificuldades. E vale mencionar sua intimidade com os colegas, incluindo Guedes, o que já facilita a descontração.

A Globo pegou muita gente de surpresa com tantas mudanças anunciadas em um só dia. Não é algo comum. O fato é que todos os profissionais são competentes e gabaritados para suas novas funções. Patrícia Poeta tem mais de 20 anos de carreira na emissora, foi âncora do "SP TV 1ª edição" em 2000, passou pelo "Jornal Hoje", foi correspondente em Nova Iorque e apresentou dois dois principais jornalísticos do canal: "Fantástico" e "Jornal Nacional". Manoel Soares começou como repórter na RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul e, em 2016,  entrou para a equipe do "Encontro". Fátima Bernardes inicia mais um novo ciclo, após sua saída do "JN" em 2012, após 14 anos na bancada do telejornal. E Maria Beltrão terá a experiência de estar na televisão aberta após 25 anos de destaque na GloboNews. Serão novas experiências para todos, mas também para o público. E resta saber como será a adaptação de tantas novidades.

26 comentários:

Anônimo disse...

Sérgio, endosso todas as suas considerações a respeito da substituição de apresentadores nos programas de entretenimento da Globo. Sejam para bem ou para mal essas mudanças, não há como demonstrar indiferença diante delas.

Guilherme

" R y k @ r d o " disse...

A vida é composta de mudança.
Votos de uma Páscoa feliz.
Cumprimentos

Maria Rodrigues disse...

É importante fazer mudanças para dinamizar os programas.
Boa Páscoa
Abraços

Artes e escritas disse...

O The Voice é um programa que me traz muita tensão emocional, e não o assisto em nenhuma televisão, como é que pode? Feliz Páscoa! Um abraço, Yayá.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Gostei da ideia da Fatima Bernardes no The Voice Brasil. Por outro lado, teria apostado em Sandra Annenberg no Encontro. Patricia Poeta é o mais do mesmo. Abs e Feliz Páscoa! Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Lulu on the sky disse...

Não acho que o The Voice tenha a cara da Fátima Bernardes sabia? Eu adoraria que colocassem a Sandra Annemberg no Encontro, a Maria Ribeiro é mais formal, não a vejo com cara popular sabe?
E no programa É de Casa incluiria a réporter Rita Batista como apresentadora, ela é incrível.
Feliz Páscoa!
Big Beijos,
Lulu on the sky

Sérgio Santos disse...

É bem assim, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade, Rykardo. Boa Páscoa.

Sérgio Santos disse...

Boa Páscoa, Maria!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Yaya!

Sérgio Santos disse...

Eu ja nao gostei mt dessa ideia nao, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Tb nao acho que a Fátima combine com o The Voice, Lulu. Bjs e boa Páscoa.

Fernanda Mendes disse...

Achei b nada haver com a Fátima. Super conceituada, ir parar num programa onde ficará escondida e que ainda por cima, ninguém aguenta mais.

Isa Sá disse...

Espera-se que as mudanças sejam para melhor.

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Fatyma Silva disse...

As vezes mudanças é necessário!

Sérgio, tenha uma boa semana.

Um abraço

Teresa Isabel Silva disse...

Vamos aguardar pelas alterações e ver como corre!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Ane disse...

Achei as mudanças estranhas, acho que Fátima não se dará bem no "The Voice", mas ela também não estava indo bem no "Encontro..."
Um novo louro no "Mais você" também não gostei...
Mas acho que a Andrea Sadi se dará bem.
Bora aguardar pra ver!

Ane😊😘

Jovem Jornalista disse...

A Globo está mudando como eu nunca vi. Espero que sejam mudanças para melhor.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

cintia disse...

Maria Beltrão deveria comandar o Encontro, tbm achei rebaixamento colocá-la no É de casa, mas creio q ela se dará bem por lá, ela é muito carismática e a acho versátil. Será um grande desafio para Sadi, boa sorte para ela pois competência ela tem.

Sérgio Santos disse...

Tb acho, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Isa.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Fatyma.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Endosso seu comentário, Ane.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Isso, Cintia.