segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

"Ritmo de Natal" é uma deliciosa surpresa

 O Globoplay a partir de agora também produzirá filmes em parceria com os Estúdios Globo, além das conhecidas séries, novelas e documentários. O projeto prevê de seis a dez longa-metragens por ano. E "Ritmo de Natal", disponibilizado na plataforma de streaming no dia 30 de novembro e exibido na Globo nesta segunda-feira, dia 18 de dezembro, marca o início da nova fase. Um começo bastante promissor, uma vez que a trama é repleta de qualidades e desperta atenção através de um enredo despretensioso e acolhedor. 

Com uma narrativa moderna e contemporânea, o filme conta a história de amor de uma cantora de funk e um violinista clássico. Mileny (Clara Moneke), a diva pop do momento, se envolve com o romântico Dante (Isacque Lopes) e decide passar o Natal com ele longe dos holofotes, na região serrana do Rio de Janeiro. Sua família não faz ideia do relacionamento com o rapaz. Preocupada em preservar a relação, ela esconde o namoro dos pais e, consequentemente, dos jornais e portais de fofocas. Ansiosa pelo Natal a sós com o crush, ela tem todos os seus planos arruinados co o súbito aparecimento de sua família e de sua conservadora sobra, e universos e personalidades muito diferentes. 

Mileny é filha de Soraya (Vilma Melo) e MC Barbatana (Paulo Tiefenthaler), um dos cassais mais populares a velha guarda do funk carioca, e Dante, de Inês (Taís Araújo), uma pianista consagrada.

O choque entre esses mundos culturais diferentes ---- o funk e a música clássica ---- é o ponto de partida para uma série de conflitos que impactam a relação do casal e que proporcionam um encontro de três gerações ---- a família da cantora também é composta pela avó Gorete (Teca Pereira) e o irmão mais novo Maikon (Guthierry Sotero). 

O interior da casa da serra, onde se passa a maior parte da história, foi montado no mesmo cenário onde funcionou o Refúgio Paz de Lumiar de "Vai na Fé", coincidentemente a mesma novela em que brilharam Clara Moneke, Isacque Lopes e Guthierry Sotero. Os três repetem o ótimo desempenho agora no longa-metragem. Clara e Isacque estão à vontade em cena e transmitem a cumplicidade do casal sem esforço, enquanto Guthierry aproveita bem o lado levemente cômico de seu personagem, além de também ter sintonia com Nina Tomsic, outra talentosa atriz que participa da trama interpretando Patrícia, secretária de Inês. Aliás, Taís Araújo se destaca na pele de uma mulher milionária, elitista e arrogante. A perua está longe de ser uma vilã e no final suas atitudes são explicadas através de uma cena emocionante com Clara, mas a atriz explora todas as facetas da personagem que muitas vezes acaba tendo um humor involuntário por conta das caras e bocas diante de tudo o que observa nos costumes da família de sua nora. 

O filme tem mistura de drama e comicidade, onde um não atrapalha o outro, como costuma acontecer em algumas produções do gênero. Há uma harmonia em toda a construção do roteiro que flui com tanta naturalidade que faz o tempo passar voando. Vale destacar também Vilma Melo, Paulo Tiefenthaler e Teca Pereira que divertem com personagens que parecem que foram escritos especialmente para eles. É preciso ainda ressaltar a importância a representatividade com o elenco majoritariamente negro em um filme natalino. 

"Ritmo de Natal" é o primeiro longa-metragem dos roteiristas Juan Jullian e Leonardo Lanna, que colecionam projetos há muitos anos no audiovisual. A estreia foi com o pé direito. Não há nada para criticar no delicioso filme, dirigido pelo também ótimo Allan Fiterman. Uma deliciosa surpresa natalina.

8 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

Me diverti e me emocionei.

Marly disse...

Que boa notícia! na minha opinião, já passa da hora de tomarmos as rédeas das nossas produções culturais! Este primeiro trabalho parece ser muito interessante!

Beijão

Giovana Oliveira disse...

Oi!
Já conheço o trabalho do Juan Jullian na literatura e fiquei curiosa para conhecer o trabalho dele como roteirista.

https://deiumjeito.blogspot.com/

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Uma beleza essas novas produções. Hoje venho deixar meus votos de um feliz tempo de festas e meu Bju.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Marly!

Sérgio Santos disse...

Que legal, Giovana.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ro.