sexta-feira, 10 de abril de 2020

Pandemia do novo coronavírus expõe a soberania do jornalismo da Globo

A pandemia do novo coronavírus vem provocando um caos no mundo e inúmeras mortes. Praticamente todos os países adotaram várias medidas de emergência para conter a contaminação e o isolamento social é a principal delas. No Brasil não é diferente. Mas esse momento tão preocupante tem algo positivo: a volta da valorização da imprensa no país, após um período onde a maioria das pessoas confiava mais em notícias falsas de correntes em WhatsApp. E a soberania da Globo novamente ficou em evidência.


A emissora foi a primeira a interromper os trabalhos no entretenimento em prol da segurança de seus funcionários e maior importância do jornalismo. Não demorou para as concorrentes copiarem as medidas. A maior surpresa foi o fim das novelas inéditas. Fato jamais visto desde o surgimento da Globo em 1965. Mas os programas também foram suspensos, como "Mais Você", "Se Joga" e "Encontro com Fátima Bernardes". Todos os telejornais tiveram suas durações estendidas, inclusive os locais, para preencher o tempo de grade com mais informação para o público.

"Bom Dia Brasil", "Jornal Hoje" e "Jornal Nacional" têm durado costumeiramente quase duas horas diárias. É muita notícia sobre o Brasil e o mundo em meio ao caos da pandemia. Claro que Record, Band, SBT e Rede TV! têm feito coberturas sobre o coronavírus com bastante intensidade, mas não tem como estabelecer um comparativo com a Globo.
A líder tem sido a principal fonte de informação da população e muitas vezes cumprido uma função que deveria ser do governo. Será que as pessoas aceitariam o isolamento social se não fosse pela cobertura intensa da proliferação do vírus?

É importante elogiar outra atitude da emissora que deu certo: a criação de um novo programa especialmente para a cobertura do caso. O "Combate ao Coronavírus" é apresentado pelo ótimo Márcio Gomes e sempre conta com a presença de dois médicos para o esclarecimento de dúvidas dos telespectadores. Várias vezes são ensinadas técnicas de higiene em casa ou excepcionalmente na rua, além de respostas sobre o risco de contágio em objetos ou sintomas mais graves da doença que é ainda mais perigosa para idosos e crianças. Recentemente, o apresentador ensinou a fazer uma máscara de pano e o vídeo 'viralizou' nas redes.

Não é por acaso que a audiência da emissora cresceu tanto. Claro que o fator quarentena tem muito a ver com o fato e por isso é desonesto estabelecer comparativos dos números nas novelas reprisadas, por exemplo. Não é surpreendente que algumas vezes ultrapassem a média das inéditas que saíram do ar. Mas os expressivos números dos telejornais provam o interesse da população. Na média das 24 horas, a Globo não registrava um resultado tão bom em um mês de março desde 2008. Segundo dados do Kantar Ibope, o canal registrou média de 15 pontos e 36% dos aparelhos ligados em março. Um aumento de dois pontos comparado ao mesmo mês de 2019. Porém, as concorrentes não apresentaram aumento. A Record teve perda de um ponto (de 6 para 5 pontos), enquanto Band (2 pontos), SBT (6  pontos) e Rede TV! (1 ponto) mantiveram seus índices. Já no horário nobre, das 18h à 0h, a Globo ainda registrou 27 pontos, um aumento de cinco pontos em relação a 2019. É algo significativo.

A questão do coronavírus está assustando o mundo, mas vai passar. Ao menos é o que todos esperam. Mas enquanto esse momento tenso não acaba, é muito importante seguir as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e acompanhar os telejornais para se manter sempre bem informado sobre a melhora ou piora da pandemia. E o jornalismo da Globo mais uma vez se destaca.

21 comentários:

Anônimo disse...

Aguardando aqueles fãs da Record bolsominions dizendo que a Globo é um lixo por causa da reportagem do Drauzio Varella no presidio.... O tipo de discurso idiota é o mesmo.

Anônimo disse...

Concordo plenamente.

Lisa disse...

O Marcio Gomes deveria apresentar o Jornal Hoje com a Maju. Ele é maravilhoso.

chica disse...

Muito boa e necessária a atitude que a Globo tomou em primeiro lugar pra precaução e cuidados com seus funcionários! FELIZ PÁSCOA pra ti! abração,chica

Anônimo disse...

Parabéns a Globo e a Folha de São Paulo que publicou um dado alarmante.

Desde o inicio da Pandemia recebemos 92 mil pessoas que vieram de paises infectados para o Brasil sem um unico exame.

Enquanto faziam aquela quarentena com um avião , passaram só 92 mil sem exame....

Anônimo disse...

Nenhuma emissora do Brasil é 99,999% certinha. Veja a razão em

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-o-documentario-do-dcm-sobre-a-sonegacao-da-globo/

O DCM apresenta o documentário sobre o escândalo da sonegação da Globo na compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. O trabalho é resultado de um crowdfunding. Através da plataforma Catarse, os leitores ajudaram a bancar a série de reportagens assinadas pelo repórter Joaquim de Carvalho.

Anônimo disse...

Todas as emissoras, tanto da TV aberta como da fechada, vêm fazendo o possível para manter seus telespectadores informados sobre os desdobramentos da pandemia do novo coronavírus. A Rede Globo se destaca entre as da TV aberta com vantagem por ter tomado a iniciativa de adequar a grade de programação ao momento atual, propício para cuidados para frear o avanço da Covid-19. Nada mais que digno para a emissora.

Guilherme

Pedrita disse...

globo e globonews tem sido impecáveis nas informações. gosto tb q chamam infectologistas e outros profissionais de saúde com visões diferentes. nada radicalmente diferentes, mas q colocam seus pontos de vista sobre cuidados, especificidades do vírus. beijos, pedrita

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Soberania é um pouco de exagero, mas concordo que a emissora realiza um ótimo trabalho. Abs e Feliz Páscoa! Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, querido amigo, como vai?
O seu texto está impecável, como sempre, mas aqui em casa, por conta dos meus dois pais idosos que estou cuidando, precisei limitar o acesso à tv, pois eles estavam ficando apavorados com as notícias que viam, das mortes da Itália e tudo o que estava acontecendo... Eles são muito influenciados pelas notícias e estavam tendo problemas de pressão alta..Então modifiquei toda a programação aqui em casa, colocando mais filmes motivadores e programs de culinária para a mamãe ver, pois ela é ansiosa demais e acaba passando essa ansiedade em mim, fazendo com que a carga em cima de mim fique muito pesada... Mas vamos que vamos né?

Acabei de responder ao seu e-mail sobre os códigos para os posts relacionados! Está tudo lá!
Não se preocupe, pois se você instalar os dois códigos direitinho no HTML do seu blog , vai ficar excelente, acabei de testar os códigos e e está funcionando perfeitamente!!

Um grande beijo amigo e se cuida muito nesta pandemia, não está sendo fácil!!

Anônimo disse...

E aquele hipócrita do Em Pauta da Globo News que vive mandando o povo ficar em casa e ficou irritadinho porque foi pego no flagra caminhando na praia? Imagina se fosse um dos filhos do presidente o estardalhaço que a Globo ia fazer. A Globo esta explorando esse assunto na programação e fazendo sensacionalismo barato isso sim, mas como é a Globo tá tudo certo né? E a propósito, nos bastidores daquele lixo chamado Big Bosta que vc adora(porque é da Globo) já pensou qtas pessoas trabalham nos bastidores? Essas pessoas não correm risco algum, só os atres das novelas canceladas? Ah claro, o Big Lixo rende muito dindin pra Globo, não seriam loucos de cancelar...

Hypado disse...

Você é gado da Globo? Aquela emissora está deixando a população em pânico por conta de uma gripe comum.

Vira homem e pare de lamber saco de emissora controlada por gente do mal e que serve à elite satânica.

Sérgio Santos disse...

Sempre chegam, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sou fã tb, Lisa.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Assustador, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Sempre carinhosa, Adriana. bjs