sábado, 25 de abril de 2020

Babu Santana merece ser mais valorizado depois do "BBB 20"

Grande parte do público desconfiou quando Boninho, o diretor do "Big Brother Brasil" e uma das figuras poderosas da Globo, anunciou no começo do ano a participação de famosos na vigésima edição do reality. O risco de copiar a extinta "Casa dos Artistas", do SBT, e a controversa "A Fazenda", da Record, era alto. E ainda havia outro questionamento: que pessoa realmente famosa se sujeitaria a estar no "BBB"? O programa, embora faça sucesso e o formato brasileiro seja o mais bem-sucedido do mundo, pode manchar a imagem de qualquer um para sempre. Mas as desconfianças foram quebradas. A novidade deu certo. E um dos êxitos foi justamente a presença de um ator: Babu Santana.


É verdade que todos os famosos que toparam participar do "BBB 20" não eram tão famosos assim. Muitos eram conhecidos apenas por nichos e a maioria se encaixa na categoria "Digital Influencer". As exceções eram mesmo o citado Babu e Manu Gavassi, cantora e atriz. E o ator acabou virando uma das figuras centrais da atual edição. Seu início foi apagado e parecia um estranho no ninho. Sua obesidade atrapalhava durante as provas de agilidade ou resistência. Nunca conseguiu entrar muito nas rodas de conversa por não se identificar com as temáticas, afinal, a faixa do atual elenco fica em torno dos 25 anos e ele tem 40. É o mais velho.

Porém, aos poucos, Babu foi traçando seu jogo. Cometeu muitos erros estratégicos ao preferir se aliar aos chamados ''machos escrotos" da edição (todos escorraçados pelo público) e algumas falas machistas renderam uma avalanche de merecidas críticas. Ao mesmo tempo, Babu era um dos poucos homens na casa que admitia ter resquícios da masculinidade tóxica que há séculos move a sociedade e nunca se importou em mudar ou rever atitudes.
Suas declarações a respeito do feminismo foram admiráveis e vários vídeos com alguns trechos 'viralizaram' nas redes. Sua inteligência também virou motivo de elogios e várias conversas viravam aulas do ator sobre negritude e até um pouco da história do Brasil. A bandeira contra o racismo foi levantada por ele, mesmo involuntariamente.

As pessoas passaram a saber quem era Babu Santana. E esse fato gera indignação quando a carreira do ator é analisada. Começou a atuar no grupo de teatro "Nós do Morro" em 1997 e estreou na televisão em uma pequena participação em "Malhação" em 2001. Porém, nunca conseguiu um bom papel em novelas ou séries na Globo. São sempre participações ou personagens que pouco aparecem. E quase sempre com o esteriótipo de bandido assustador, traficante ou escravo. É até difícil selecionar as produções que tiveram o intérprete no elenco fixo. "Cidade dos Homens" (2002), "Sabor da Paixão" (2003), "Da Cor do Pecado" (2004), "Duas Caras" (2007), "Caminho  das Indias" (2009), "I Love Paraisópolis" (2015) e "Carcereiros" (2019) foram algumas tramas que contaram com sua presença, mas em participações bem aquém de seu talento.

A consagração de Babu foi em 2014, quando viveu o saudoso Tim Maia no filme homônimo de grande sucesso. Seu primeiro grande papel. Era para o ator ter atingido um outro patamar na carreira. Mas Babu é obeso, não tem fisionomia de galã e é negro. Em uma sociedade que caminha para diminuir cada vez mais a segregação e o racismo, mas ainda está longe de conseguir, são características que impõem uma dificuldade ainda maior para um intérprete. Ou seja, nem com esse sucesso em seu currículo ganhou melhores oportunidades. Continuou interpretando bandidos, policiais ou escravos que muitas vezes mal apareciam. Por isso aceitou entrar no "Big Brother Brasil" Para que o público o visse. Para mostrar que está aqui a espera de melhores oportunidades.

O ator acabou virando um dos favoritos ao prêmio junto de Thelma, Rafa e Manu Gavassi. Mas caiu na maldição dos recordistas de paredão. Todos os participantes do reality que quebraram esse recorde não venceram, vide Ana Madeira ("BBB 9") e Marcelo ("BBB 14"). O ator foi eliminado em seu décimo paredão, neste sábado (25/04). Sua trajetória, no entanto, será lembrada. E já passou da hora dos autores, diretores e dramaturgos enxergarem Babu Santana. O autor Daniel Ortiz, que atualmente escreve "Salve-se Quem Puder", declarou que escreveu um personagem para o intérprete e a novela deve voltar quando a pandemia do coronavírus acabar. Babu ainda por ser visto da reprise de "Novo Mundo", às 18h, na pele do escravo Jacinto. Resta torcer para que esse novo papel não seja de bandido. Ele merece ser mais valorizado após o "BBB 20".

14 comentários:

Anônimo disse...

Assino embaixo, Sérgio! Babu Santana há muito tempo merece a oportunidade de interpretar personagens que se afastem dos estereótipos citados por você. Cometeu erros durante o confinamento na casa do "BBB", claro, mas como você disse há poucos minutos num tweet, aprenderá com eles, ao contrário dos "machos escrotos" que não cansam de passar vergonha, entre os quais um é acusado de estupro. Muito sucesso para Babu. Mudando de assunto, estou radiante com a final feminina formada neste antepenúltimo dia de "BBB 20" por Thelma, Manu Gavassi e Rafa Kalimann. Desbancou a final do "BBB 14" (2014) com força, que também era feminina, mas Ângela era uma das odiadas daquela temporada, ao contrário de Vanessa e Clara. E até repenso a opinião que dei no início do "BBB 20" a respeito dele, dizendo que era histérico e nada histórico, mas seus desdobramentos me fizeram morder a língua. E com esse recorde do paredão entre Manu, Mari Gonzalez e Felipe Prior que entrará no próximo livro do Guinness, então... Agora resta saber como será uma final de "BBB" em parte online no que tange à presença dos eliminados dessa temporada, e claro, torcer para Thelma abocanhar o prêmio de R$ 1.500.000,00, embora Manu e Rafa também se mostrem dignas de ganhá-lo.

Guilherme

Anônimo disse...

Que ganhe a Thelma!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Quero Thelma campeã ganhando, Manu em segundo e Babu com muita novela.

Anônimo disse...

Que texto maravilhoso, Sérgio. E mesmo não torcendo pra ele ganhar você fez uma postagem linda.

Anônimo disse...

Realmente nunca ganhou um bom papel na tv e sempre fazendo bandido. Que isso mude.

Anônimo disse...

Ele merece mesmo. Nao merecia ganhar, mas merece melhores papéis.

Anônimo disse...

Belo texto sobre o Babu,acho que ele entrou justamente pra isso mesmo,pra ter mais chance de ter melhores papéis depois do big brother pois no fundo sabia que seu estereótipo geralmente e infelizmente aqui fora e lá dentro não é nada valorizado,agora com a visibilidade e admiração merecida que ganhou de muitos é bem possível que consiga atingir seus objetivos e torço muito pra isso.Saiu gigante do bbb e foi muito importante nessa edição.Obrigado Babu.

Sérgio Santos disse...

E ela ganhou, Guilherme. Deu certo.

Sérgio Santos disse...

E ganhou, anonimo!!!

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que mude, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz que tenha gostado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Merece, anonimo.